Você sabe o que é financiamento empresarial e qual a importância dele dentro de um negócio?

Empréstimos Jun 10, 2020

Qualquer tipo de negócio, seja ele pequeno, grande ou médio, precisa de uma receita, um capital inicial ou um capital de giro para funcionar. Não só para iniciar suas atividades, mas uma empresa também precisa de recursos para ser sustentável de forma contínua.

Para conseguir isso, muitos empresários recorrem aos investimentos e uma das opções disponíveis hoje no mercado é o financiamento empresarial. Por isso, hoje vamos fazer um post explicando o que é financiamento empresarial e qual a importância dele para uma empresa.

O que é financiamento empresarial

Muitos se perguntam o que é financiamento empresarial e alguns até podem achar que é o mesmo de um empréstimo comum para empresas. Mas, na verdade, um financiamento para empresas, assim como o financiamento para pessoas físicas, é uma espécie de investimento temporário de terceiros, que tem o objetivo de auxiliar a aquisição de um bem específico.

No caso de uma pessoa física, um financiamento pode ser solicitado quando alguém precisa comprar uma casa ou um carro e não possui recursos para tal, por exemplo. Sendo assim, alguma instituição privada empresta um determinado valor à pessoa para que ela possa adquirir um bem.

Depois de um tempo, o credor precisa devolver esse dinheiro parcelado por meio de um acordo pré-definido por ambas as partes à instituição financiadora, que ganha em cima dos juros, encargos e multas.

Já no contexto da empresa, o financiamento serve muitas vezes para adquirir parte do próprio negócio em si. Um exemplo é um empreendedor que deseja comprar uma franquia e ainda não tem o dinheiro da entrada.

Dessa forma, ele procura por um banco ou instituição financeira e solicita um financiamento de acordo com suas condições e necessidades no momento. Como um financiamento implica em juros posteriormente, vamos avaliar depois se realmente vale a pena solicitar um financiamento para sua empresa.

Quais os tipos de financiamento empresarial

Agora que você já conseguiu entender o que é financiamento empresarial, vamos apresentar os tipos de financiamentos disponíveis hoje no mercado e as principais linhas de crédito existentes.

Com a constante mudança e a evolução digital, veremos que muitas startups surgiram para solucionar essas demandas por custos mais competitivos e com serviços tão bom quanto de instituições tradicionais. No entanto, as formas de financiamento que todas prestam são as mesmas e cada empresário decide qual é a melhor.

Empréstimo bancário

Assim como um empréstimo pessoal, o empréstimo bancário para empresas consiste da mesma forma. Se trata de uma solicitação tradicional de um determinado valor para uma instituição bancária. O que varia neste caso é a porcentagem de juros cobrado, que vai depender muito do valor solicitado e do prazo de pagamento.

O valor pago no final pode ser bem diferente do que foi emprestado, e esse valor  é o chamado custo efetivo total (CET).

Em relação às outras formas de financiamento, o empréstimo aos bancos pode ser mais caro, justamente pelas taxas e juros cobrado pelo serviço.

Leasing

O Leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, é uma forma de financiamento para empresas que consiste em utilizar um bem por um tempo determinado. Exatamente igual um empréstimo financeiro, neste caso o que se empresta é um material por um tempo que um solicitante precisar utilizar.

Assim, quando o empresário precisa de algum produto com um valor caro e que não consegue comprar naquele momento, mas precisa para conseguir produzir, ele solicita um leasing. Exemplos de leasing solicitados: automóveis, maquinários de fábricas.

Investimento anjo

Investidores anjo são empresários experientes ou pessoas entusiastas que apostam parte de suas economias e investimentos em empresas em que vêm potencial de crescimento e prazo de retorno a médio e longo prazo.

Neste caso, o investidor anjo investe uma parte de seu dinheiro no negócio e espera uma parte do lucro e retorno para si mesmo. Como ele se torna parte do negócio, ele espera que o empreendimento dê resultados financeiros e por isso existe uma cobrança por parte deste financiador.

Crowdfunding

O crowdfunding talvez seja a forma mais simples e fácil de um financiamento para empresas. Isso porque o crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo feito por meio de uma plataforma online. O que significa que várias pessoas, de qualquer lugar, podem investir com um valor rateado para o custo total do projeto ou negócio.

Esta modalidade é usada geralmente para financiar projetos culturais, programas sociais e até mesmo produtos inovadores que tenham o objetivo de solucionar algum problema.

O que o empresário solicitante deve saber neste caso é que ele precisa dar alguma bonificação para aqueles que investiram, como uma espécie de recompensa. Por exemplo, se o crowdfunding for de um produto cultural, como um livro, a recompensa pode ser uma cópia da obra ou até mesmo o nome do investidor nos créditos do material.

Antecipação de recebíveis

Uma das formas mais eficazes de financiamento empresarial é a antecipação de recebíveis. Isso porque você não vai precisar pedir dinheiro emprestado a terceiros, mas vai apenas pedir a antecipação de pagamento de um valor que já é seu por meio de uma instituição ou plataforma que preste este serviço.

Por exemplo, se você realiza vendas e oferece como forma de pagamento os cartões de crédito, é possível solicitar a empresa credenciadora da maquininha uma antecipação de pagamento de um valor que você receberia daqui 30 ou 90 dias. As taxas de juros para este serviço também podem ser mais baixas.

Mas vale a pena fazer um financiamento empresarial?

Além de entender o que é financiamento empresarial, sua importância e as opções disponíveis atualmente, é importante se perguntar se vale a pena solicitar um financiamento empresarial, afinal juros são cobrados em cima de um investimento de terceiros. Dependendo do tamanho do seu negócio e da sua previsão de lucro em cima do valor investido, pode não ser viável pedir um financiamento.

Mas se, no seu caso, não existem opções para iniciar as atividades da sua empresa sem um empréstimo temporário, ou se precisa comprar algum produto ou matéria prima, pedir um financiamento não é nem uma opção, mas sim uma necessidade.

Neste vídeo, o youtuber Gustavo Cerbasi explica se é viável solicitar empréstimo quando se está empreendendo:

Como conseguir um financiamento empresarial

É importante o empresário estar atento às empresas, plataformas e soluções que oferecem este serviço. E para que seu financiamento seja aprovado, seja qual for sua escolha de financiador, é necessário que o projeto ou o descritivo do negócio esteja bem detalhado. É crucial que o negócio a ser investido seja bem explicado, para que o investidor consiga enxergar vantagens para aplicar o seu dinheiro.

É importante também ter uma prestação de contas transparente e objetiva com todos os balanços financeiros da empresa, além de relatório sobre suas atividades e quais são os seus retornos para o cliente. Neste post, damos dicas valiosas para você conseguir um empréstimo para sua empresa.

Se você gostou desse post explicando sobre financiamento empresarial e seus tipos, fique atento e acompanhe os conteúdos aqui no blog para saber mais sobre finanças e gestão empresarial.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.