Vender em marketplace vale a pena? 5 razões para investir no canal
Se você está pesquisando sobre vendas online, você já deve ter percebido que o marketplace é o assunto do momento. Mas será que vender em marketplace vale a pena?
Será que é melhor criar sua própria loja virtual ou vender em marketplace?
A primeira coisa que você deve saber sobre marketplace é que vender por esses canais, não impede que você tenha seu próprio e-commerce.
Ao contrário, os especialistas apontam que ter uma loja virtual e também vender no marketplace vale a pena para potencializar suas vendas.
Se você já tem uma loja virtual e deseja expandir seus negócios, ou se ainda está considerando investir em vendas online, saiba que marketplace vale a pena e é uma oportunidade para alcançar clientes de maneira mais rápida e eficaz, com menos investimento inicial em publicidade!
Vender em marketplace vale a pena? Sim. Mas, porque?
O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil e em 2019 alcançou US$ 3,1 bilhões em vendas.
Bom não é mesmo? Melhor seria se você pudesse ter uma pequena parte desse valor em sua conta bancária, correto?
Para isso você precisa cadastrar sua loja virtual no marketplace e começar a vender.
Você não paga nada por isso, até realizar uma venda.
O Mercado Livre cobra uma comissão por cada venda realizada em sua plataforma. Isso acontece em todos os marketplaces com atuação nacional, seja a Amazon, B2W, Netshoes, entre tantos outros exemplos de marketplace.
Se você ainda não conhece os principais nomes do marketplace nacional, indicamos que acesse o artigo; “[REVELADOS] 5 melhores marketplaces do Brasil – versão 2019” e descubra as principais opções para quem deseja vender para grandes mercados.
A seguir, listamos alguns dos motivos que nos levam a acreditar que vender em marketplace vale a pena. Esperamos te ajudar nessa decisão.
#1 Ele faz todo o marketing que você deveria fazer em seu e-commerce
Essa é, sem dúvida, uma das grandes vantagens de vender em marketplace.
Primeiro porque quando a sua empresa investe em publicidade ela não tem a garantia de que irá converter visitantes em compradores, correto?
Normalmente, no marketing digital, os anúncios online são pagos a cada clique dos usuários. Com uma campanha de publicidade você pode conseguir muitos cliques, mas poucas vendas, o que eleva seu custo e pode trazer prejuízo.
Esse ciclo é bastante comum quando você tem uma loja que ainda não é muito conhecida.
As pessoas vão clicar em seus anúncios por causa da oferta, mas podem demorar a se sentir seguras para realizar a compra.
Quando você resolve fazer parte de um marketplace sua empresa não vai precisar aplicar capital em divulgação.
É a plataforma a responsável por atrair clientes e para isso faz todos os investimentos necessários para trazer esses clientes e fazê-los comprar.
Sim, você precisará pagar uma comissão a cada venda, mas só precisará pagar se vender alguma coisa.
Vendo por esse ângulo, a comissão é um valor bem justo, correto?
É claro que o percentual de comissão varia de acordo com o marketplace. As novas tarifas do Mercado Livre, por exemplo, não são as mesmas praticadas por plataformas B2W.
Apenas no Mercado Livre você pode fazer um cadastro e começar a vender imediatamente. Nos demais marketplaces será necessário passar por uma fase de negociação com cada sistema, para alinharem, entre outras coisas, as taxas a serem cobradas.
#2 É uma plataforma de credibilidade e com grande tráfego de clientes
Não apenas pelo investimento em publicidade, mas por todo o histórico e confiança que a marca já desperta nos clientes, os marketplaces possuem grande tráfego de usuários e potenciais compradores.
Você concorda que um cliente confia mais no Magazine Luiza do que na sua loja com poucos meses de funcionamento, correto?
Essa confiança é valor agregado ao seu produto quando vendido no marketplace.
Toda essa confiança se traduz, novamente, em maior tráfego.
Quando você deseja comprar uma geladeira, por exemplo, você acessa diretamente sites como Magazine luiza, Americanas.com, Pontofrio, entre outras lojas que já conhece e confia.
Essas lojas agora são marketplaces e você, como empreendedor, pode usar tudo isso a seu favor.
#3 É uma plataforma de vendas pronta e testada
Quando você começa um negócio online, você precisa criar seu site, integrar formas de pagamento, criar soluções de logística e muito mais. Quando você começa a vender em marketplace você já tem tudo isso pronto.
Hoje em dia as melhores plataformas de e-commerce oferecem grande parte do serviço pronto, restando a você começar a vender. É por isso que ter seu e-commerce próprio e, em conjunto, vender em marketplace vale a pena.
Aqui, se faz relevante explicar que já é possível integrar loja virtual com Mercado Livre e outros marketplaces para que você não precise atualizar estoques e outras informações duas (ou mais) vezes.
#4 Permite que você teste a venda de produtos sem grande investimentos
Vamos imaginar que você tenha uma loja virtual de vinhos e espumantes, mas queira investir em brinquedos infantis.
O seu e-commerce tem um nicho de clientes e misturar os dois negócios pode não ser a melhor das soluções, por isso, usar os marketplaces para testar a venda de produtos que não estão, originalmente, no seu nicho de mercado é uma ótima opção para validar outros nichos.
Essa também é uma excelente ideia para quem vende produtos sazonais.
#5 Marketplace é um potencializador da loja virtual
Citamos rapidamente que o marketplace é um potencializador de vendas de uma loja virtual, isso acontece por todos os elementos que citamos acima. Por isso, vender em marketplace vale a pena e deve ser considerado por você.
Uma dica importante é que você não dependa de apenas um marketplace. Diversifique seus canais e venda mais.
Briga acirrada por preço: a dúvida para começar a vender no marketplace
Uma das questões que geram mais dúvida se vender em marketplace vale a pena é a briga por preço, afinal, você e seus concorrentes estarão um do lado do outro para que o cliente possa comparar seus preços e produtos.
Eu entendo esse receio, mas a verdade é que com o Google e os sites como Buscapé e Zoom essa comparação existe, estando você dentro ou fora dos marketplaces.
Para você alcançar seu espaço e aprender a se diferenciar, indo além do preço oferecido, leia nosso guia; “Passo a passo de como vender em marketplace! +bônus”.
Se você deseja investir em seu negócio, a Gyra pode ser seu braço direito nessa empreitada.
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