Aprenda como ser subadquirente e conheça as vantagens do negócio!

Meio de Pagamento 4 de Jul de 2023

Muitos varejistas precisam lidar com adquirentes e subadquirentes na hora receber o pagamento de seus clientes. E a popularização desse novo ambiente de transações bancárias leva empreendedores a quererem aprender como ser subadquirente e entrar nesse meio promissor.

Ser um subadquirente significa participar como intermediário de pagamento para outras empresas, em sua maioria lojas pequenas de varejo. No entanto, há diversas dúvidas sobre esse modelo de negócio e se realmente vale a pena adquiri-lo.

É por isso que neste artigo você vai aprender o que é, quais são as vantagens e como se tornar um subadquirente de sucesso! Quer saber como? Basta seguir com a leitura!

O que é subadquirente?

Subadquirentes são empresas intermediadoras de pagamentos de cartão de crédito e débito, principalmente de modo online. Elas são responsáveis pela comunicação entre lojistas e empresas que garantem o processamento das transações financeiras, também chamadas de adquirentes.

Portanto, as empresas subadquirentes são as responsáveis por conduzir toda a tecnologia de pagamento dos lojistas para as empresas que vão efetuar esse pagamento diretamente com as instituições financeiras.

As empresas subadquirentes são bastante utilizadas por pequenos varejistas, porque são processos simples, com poucos custos de implantação. A arrecadação delas vem da comissão e de uma tarifa por cada transação realizada, que é descontada antes do valor final chegar para o empreendedor.

Mas antes de você aprender como ser subadquirente, que tal entender melhor qual a diferença entre adquirente e subadquirente? Veja a seguir!

Qual a diferença entre adquirente e subadquirente?

Você já sabe o que é uma empresa subadquirente, certo? Mas para que o trabalho dessa empresa seja completo, é necessário o intermédio de um outro tipo de empresa, chamada de adquirente.

Enquanto a empresa subadquirente faz o papel de intermediária entre lojista e a empresa adquirente, a empresa adquirente faz a conexão entre a subadquirente e a instituição financeira ou bandeiras de cartões, para a conclusão do pagamento.

Portanto, a maior diferença entre uma empresa adquirente e subadquirente está onde cada uma atua na cadeia de pagamento entre lojistas e instituições financeiras e bandeiras de cartões.  

Para exemplificar melhor, os adquirentes são as operadoras de cartão de crédito, como Cielo, Stone e GetNet. Já os subadquirentes são empresas que fazem a conexão entre os lojistas e essas operadoras, como Pagseguro, Mercado Pago e PayPal.

Mas antes de aprender como ser subadquirente, conheça quais as vantagens desse tipo de empresa!

Vantagens em aprender como ser subadquirente

Algumas vantagens do serviço que farão você querer aprender como ser subadquirente são:

  • Integração facilitada: a integração do sistema das subadquirentes é facilitado. Por conta disso, diversos consumidores são atraídos, de pequenas e médias empresas, até mesmo pessoas físicas. A prospecção de clientes é enorme;
  • Segurança: a solução oferece redução de riscos e de burocracia para o lojista, o que muitos vem buscando cada vez mais no mercado;
  • Oferta de praticidade: a praticidade e a menor burocracia faz com que os lojistas optem pelo alongamento da cadeia, contratando subadquirente ao invés de uma adquirente diretamente;
  • Melhora na gestão de vendas: permite maior rapidez no processamento das informações, e consequentemente, na gestão de vendas.

Mas afinal, como ser subadquirente? Conheça a seguir o passo a passo!

Como se tornar subadquirente?

Atualmente, é possível que uma Fintech se especialize em ser uma subadquirente e ofereça esse serviço aos seus clientes. Se esse é o caso, confira a seguir o que é necessário para tornar a sua empresa uma subadquirente.

Encontre um parceiro para ser adquirente

Como você já viu anteriormente, para ser um subadquirente é necessário ter uma relação com um adquirente. Na hora de escolher o seu parceiro, avalie os níveis de inovação, a tecnologia para segurança e a confiança da empresa com quem você fará negócio.

Invista na tecnologia do seu serviço

É muito importante que você ofereça uma boa experiência ao usuário, visando praticidade e acessibilidade no uso do serviço. Além disso, garanta também tecnologias de segurança, principalmente de antifraude, já que fraudes de cartão são cada vez mais comuns.

Ofereça a experiência de gerenciamento de recebíveis

Para garantir um bom serviço na área, é fundamental que existam boas soluções para o gerenciamento de recebíveis dos seus clientes. Desse modo, você garante uma vantagem competitiva a mais para a sua empresa e ainda ganha a confiança dos usuários.

Tenha um bom relacionamento com o cliente

Qualquer empresa que queira se destacar no mercado precisa dispor de um bom relacionamento com o cliente. Disponibilize um canal de atendimento que seja prático e ágil, capaz de solucionar as demandas rapidamente e que seja empático com o consumidor.

O que fazer para ser subadquirente?

Resumindo, subadquirente é a empresa intermediadora de pagamento online, responsável pela comunicação entre lojistas e empresas adquirentes. As empresas adquirentes, por sua vez, garantem o processamento das transações financeiras.

Para se tornar subadquirente, você precisa encontrar um bom parceiro como adquirente, investir na tecnologia do serviço, oferecer gerenciamento de recebíveis para os seus clientes e ainda investir num bom relacionamento com eles.

Neste artigo você aprendeu como ser subadquirente e quais são as vantagens de ser um intermediário para o pagamento de pequenos negócios.

E se você chegou até aqui e decidiu que quer ser um subadquirente, mas ainda não tem os recursos necessários para começar, está na hora de conhecer melhor a Gyra+! Ela oferece soluções financeiras, como crédito facilitado, para seu negócio de modo rápido, seguro e digital!

A Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente!

Com a análise realizada e aprovada, você recebe o dinheiro em até 72h na sua conta. Venha conhecer!

Marcadores

Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan