Vendas de Natal: como vender mais nessa época do ano? 12 dicas práticas
A época de final de ano sempre movimenta muito o mercado, principalmente o varejo. Todos buscam lucrar o máximo com as vendas de Natal, mas se por um lado existe muita procura também existe muita demanda e concorrência no mercado, por isso é preciso se preparar. Veja aqui algumas formas de aumentar seus ganhos com as vendas de Natal.
As vendas online têm crescido muito neste ano, só no primeiro semestre de 2021, os e-commerce aumentaram suas vendas alcançando R$53 bilhões, mostra Ebit|Nielsen.
Esse crescimento se manteve e isso representou não só um aumento no número de vendas no mercado virtual, mas também um crescimento de novos consumidores que passaram a se “aventurar” em compras online, uma vez que as lojas físicas não podiam funcionar devido à pandemia do coronavírus.
Os novos consumidores tendem a manter esse hábito daqui pra frente, pelo menos é o que aponta o estudo da Social Miner em parceria com a Opinion Box que apontou que 64% dos consumidores pretendem continuar comprando tanto online quanto na loja física.
Se as perspectivas de vendas são boas, uma coisa que também aumentou foi o número de lojas que migraram para e-commerce, o que faz aumentar a concorrência.
Com todos esses dados e informações em mãos é hora de agir e se preparar para aproveitar o grande número de consumidores em compras e enfrentar a concorrência.
Por isso, separamos algumas dicas de como vender mais no Natal e se destacar nesse período, confira a seguir.
Como se preparar para as vendas de Natal?
A seguir, listamos algumas das melhores dias para aproveitar o movimento de vendas de Natal e bombar seu e-commerce, confira:
- Atualize seu site para as vendas de Natal
- Invista em divulgação de Google e Redes Sociais
- Otimize seu site
- Torne as etapas de compra mais fáceis
- Reduza o tempo de entrega
- Promoções crescentes e frete grátis
- Amplie suas formas de pagamento
- Estabeleçam parcerias temporárias
- Use gatilhos mentais
- Invista em temporários para o time de suporte
- Faça parcerias com influenciadores
- Prepare seu estoque
Entenda tudo sobre cada uma delas, a seguir.
1. Atualize seu site para as vendas de Natal
A primeira dica aqui fica na parte visual, atualize o layout da sua página (contrate um programador se necessário) para ficar no clima natalino.
Parece bobo, mas nessa época do ano todos os sites de compra estarão com esse visual e se o seu não estiver pode dar a impressão de estar desatualizado.
Além disso, explore as possibilidades dos seus produtos para essa época, por exemplo, um e-commerce de moda por investir em páginas com menus temáticos como roupas para a noite de Natal.
Faça uma aba especializada em presentes de amigo-oculto, inclua uma oferta como “leve 3 pague 2” ou mesmo descontos progressivos.
Tente ser criativo, um blog com dicas de presente ou com ideias para o menu da ceia de Natal também atraem cliques e tráfego para você.
2. Invista em divulgação no Google Ads e Redes Sociais
Outro ponto fundamental para aumentar suas vendas de Natal é investir em estratégias de anúncios em plataformas como Google Adwords para e-commerce e anúncios em redes sociais.
Nessa época do ano várias empresas fazem esse investimento em anúncios pagos, pois a concorrência por vendas é grande e se destacar organicamente fica mais difícil.
Por isso, é importante que primeiro você otimize seu site para ser bem visto pelo Google, atualize sua equipe e contrate um programador para fazer um check-up no seu e-commerce uma vez que ele vai receber um tráfego bem mais intenso que o normal.
3. Otimize seu site
É importante otimizar seu site para ser bem rankeado no Google e, principalmente, para oferecer uma boa experiência de acesso para seus clientes, para isso:
- invista na utilização de links internos e externos;
- confira se suas páginas são responsivas para dispositivos móveis;
- garanta que as páginas de produtos abrem rápido.
Para entender um pouco melhor como otimizar as páginas do e-commerce, confira o vídeo abaixo.
4. Torne as etapas de compra mais fáceis
Os clientes nessa época do ano são bombardeados por publicidade de diversos sites de vendas e por isso a concorrência para levá-los até suas páginas é maior. Quando conseguir fazer um usuário acessar seu site tenha certeza que está oferecendo uma excelente experiência para ele.
74% dos consumidores provavelmente mudarão de marca se acharem o processo de compra muito difícil. A dica aqui fica por conta de:
- melhorar as funcionalidades do seu sistema de vendas,
- aumentar a velocidade no carregamento das páginas,
- oferecer a possibilidade de compra por dispositivo mobile.
Busque melhorar as formas do cliente fechar a negociação com gateways de pagamento seguros e funcionalidades como check-out transparente, por exemplo.
Inclua também certificados de segurança no seu e-commerce e considere a instalação de chats para atendimento online para sanar dúvidas de seus potenciais clientes.
5. Reduza o tempo de entrega
Ninguém quer dar o presente de Natal depois do Natal, não é mesmo?
Por isso, outro ponto importante para aumentar as oportunidades de venda e fidelização do cliente no Natal é buscar formas de diminuir o prazo de entrega dos produtos.
Sabemos que nessa época tudo é muito concorrido, mas um investimento certeiro pode aumentar suas vendas e compensar esse “gasto” com um serviço de frete mais veloz.
Leia também: Calculo do frete: principais fatores que influenciam o preço de entrega
6. Promoções crescentes e frete grátis
Outra forma de como vender mais no Natal pelo e-commerce é apostar em promoções, claro que você precisa fazer suas contas de margem de lucro para saber o quanto pode oferecer, mas uma dica legal nesse caso é apostar em descontos crescentes.
Faça uma ligação entre alguns produtos onde o cliente ganhe descontos quanto mais peças ele comprar, as vezes você abaixando um pouco a margem de lucro, mas condicionando o desconto a um número maior de produtos pode lucrar mais no volume e ampliar o ticket médio.
O frete grátis é sempre um atrativo, mas sabemos que nem todos tem condição de oferecê-lo por conta do orçamento, neste caso, uma opção é estipular um valor de compra onde possa valer a pena você “bancar” o frete.
7. Amplie suas formas de pagamento
A época do Natal costuma ser uma das mais concorridas do comércio tradicional e eletrônico. Por conta disso, ampliar as formas de pagamento neste momento pode ser uma boa dependendo da estratégia que você está seguindo.
De nada adianta ampliar o financiamento para 10x sem juros se a intenção for arrecadar mais receita no mês de dezembro, por exemplo. Se o seu e-commerce só trabalha com cartão de crédito ou débito talvez valha a pena ampliar para outras opções como:
- boleto à vista (com ou sem desconto);
- boleto parcelado;
- pix;
- carteiras digitais: Ame, PicPay, Mercado Pago e etc.
8. Estabeleçam parcerias temporárias
Em um momento tão agitado quanto o Natal, cada espaço é disputado por várias marcas, no entanto, muitas delas podem nem ser concorrentes, pelo contrário, ocupam nichos parecidos, mas vendendo produtos e serviços diferentes.
Nessa hora é preciso ser criativo tanto para identificar essas oportunidades quanto para propor uma parceria que tenha potencial de fato e que tenha tudo descrito.
Vamos supor que a sua loja vende equipamento de ciclismo, vale a pena buscar um parceria com uma loja de bikes e oferecer kit com produtos vendidos em conjunto com um preço diferente na época do Natal.
O mesmo vale para o setor de serviços, essa mesma loja de equipamentos de ciclismo pode fechar parceria com uma oficina ou com empresas que organizam corridas e por aí vai. A ideia é fazer presença onde os públicos se encontram e propor o bom e velho ganha-ganha.
9. Use gatilhos mentais
Outro artifício muito útil são os gatilhos mentais no e-commerce. São alguns macetes utilizados para gerar estímulos nos consumidores de modo que os mova em direção a compra. A ideia é usá-los como uma forma de persuadir os clientes apelando para aspectos psicológicos.
Quando bem aplicados os gatilhos servirão como truques que buscam induzir os consumidores a realizar uma ação mais ou menos previsível que os provocará a necessidade de comprar de forma instintiva, automática e às vezes até impulsiva.
Se você busca saber como vender mais no Natal vale a pena conhecer alguns gatilhos que podem ser bem úteis nesta época. Veja alguns.
Reciprocidade
Um dos gatilhos mentais mais poderosos, a reciprocidade funciona quando nos sentimos à vontade para retribuir o valor que vemos em alguma coisa.
Para identificar o momento correto é preciso ficar atento para quando o cliente te mostrar indícios de alguns pequenos problemas, é nesse momento que você se antecipa e oferece a solução.
Quando você mapeia a situação de um cliente e consegue antever uma necessidade antes dele ter que ter solicitar isso irá agregar valor a sua marca e tende a levar seu cliente a concluir uma compra.
Prova social
O gatilho da prova social tem a ver com a sensação de pertencimento. É da natureza humana gostar de estar próximo de quem tem gostos em comum e isso tem muito impacto na decisão de compra.
Para usá-lo em suas campanhas, destaque quantas pessoas já compraram o seu produto ou um público específico que o consome muito, dessa forma você faz com que as pessoas se identifiquem com seu público-alvo, o que aumenta as chances de conversão.
Autoridade
As pessoas, no geral, tendem a seguir aquilo que consideram referência, por isso, se colocar como uma especialista no ramo é um gatilho tende a ser bem poderoso.
Mas como você deve imaginar, autoridade não é algo fácil de adquirir. Será necessário tempo e investimento na criação de conteúdos como vídeos, podcasts, cursos e até se associando com grandes nomes da área para ir se colocando como autoridade de fato.
Escassez
O gatilho da escassez busca mexer com o senso de urgência, um apelo criado para aproveitar uma oportunidade.
Nesse sentido, você pode oferecer descontos esporádicos, cumulativos ou outros benefícios que aumentam o ticket médio e fazem o cliente ter medo de perder uma oportunidade. Outra forma de fazer isso é distribuir avisos que sinalizam o número de produtos que faltam para o estoque acabar.
10. Invista em temporários para o time de suporte
Se você trabalha com um e-commerce no Natal talvez não veja tanta necessidade de colaboradores temporários, uma vez que as pessoas não necessitam de vendedores para atendê-las e conduzi-las até a venda.
No entanto, durante esse período o seu site pode receber muito mais pedidos e visitas que épocas normais, por conta disso ele pode sofrer alguns bugs e falhas que não podem perdurar pois significam perda de dinheiro.
Logo, ter profissionais de TI temporários pode ser uma saída importante. Além disso, pode ser que você tenha problemas para dar conta de uma alta demanda de suporte e atendimento que costuma vir próximo a essa data.
11. Faça parcerias com influenciadores
Tá aí uma dica valiosa para o ano todo, mas que se torna ainda mais importante no período de vendas de Natal. Hoje as redes sociais ditam tendências e volta e meia surge um expoente dentro de um nicho que se destaca.
Durante o período natalino os valores destas parcerias costumam ficar mais caros por serem espaços concorridos, por isso, estabeleça um planejamento no começo do ano e monitore os principais influenciadores do seu mercado.
Leia também: [Lista] 5 dicas de como atrair clientes para loja virtual
12. Prepare seu estoque
O período do Natal sempre é sinônimo de mais vendas, seja para empresas menores que mal começaram e claro para grandes marcas. Para dar conta de tudo isso é preciso investir em estoque de maneira geral, mas nem sempre é possível.
Por conta disso, se você começou agora e tem pouco dinheiro para investir, busque focar em produtos mais procurados pelos clientes.
Leia também: Como funciona o frete grátis no Mercado Livre: conheça as regras e as novas tarifas
Uma outra saída para aumentar suas vendas de Natal, e garantir o estoque para isso, é solicitar um empréstimo em plataformas que oferecem boas taxas de juros.
Nós da Gyra+ sabemos que gerenciar um e-commerce em uma época tão movimentada quanto essa não é nada fácil, investir em publicidade, contratar profissionais para atendimento e suporte no site geram alguns custos.
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