Vantagem competitiva: o que é? Entenda e alavanque seu e-commerce

E-commerce 21 de Jul de 2021

Vantagem competitiva é o diferencial ou conjunto de diferenciais que o seu negócio consegue oferecer aos clientes, agregando valor à marca e se destacando dos concorrentes.

Entender como a sua empresa agrega valor para os clientes e como esses valores são percebidos ajuda a conhecer suas vantagens e a utilizá-las a favor do desenvolvimento do negócio.

Com essas informações sendo bem aproveitadas, os resultados das vendas podem crescer, a satisfação com a marca aumentar, assim como o número de clientes fidelizados.

Se você está começando um negócio ou quer divulgar melhor sua loja virtual, entenda o que é vantagem competitiva.

Nesse post, reunimos tudo que você precisa saber sobre o assunto: o que é, tipos, como identificar e como destacar as vantagens competitivas do seu e-commerce.

Boa leitura!

O que é vantagem competitiva de uma empresa?

Vantagem competitiva é aquilo que seu negócio oferece para os clientes que o destacam de outras oportunidades concorrentes do mercado e conseguem gerar bons resultados.

O impacto das vantagens competitivas se reflete tanto na imagem da marca no mercado quanto no sucesso das vendas.

O preço, por exemplo, sempre é considerado uma vantagem competitiva, mas se a qualidade do produto ou serviço não está à altura, a vantagem se perde, concorda?

Por isso, ao começar um novo negócio, é essencial conhecer as características e tendências do seu mercado, os concorrentes, o que sua marca vai agregar e o perfil do seu público-alvo e da sua persona.

Percebe como a vantagem competitiva está integrada a outras informações importantes para a existência da sua empresa?

Mas mesmo se você já trabalha há bastante tempo, pode estudar esses detalhes para melhorar o posicionamento e o marketing do seu negócio.

Tipos de vantagem competitiva

O economista Michael Porter definiu dois tipos de vantagem competitiva principais.

O primeiro tipo é a vantagem de menor custo, ou seja, quando o serviço ou produto de uma empresa é mais barato e mais eficiente em relação aos concorrentes.

Já a segunda, é a vantagem de diferenciação. Nesse caso, o que destaca a empresa no mercado é uma qualidade especial no produto ou serviço que a concorrência não oferece.

Dependendo do setor de mercado que seu e-commerce, um desses tipos de vantagem competitiva vai se encaixar melhor.

A partir daí, as ações de marketing devem ser direcionadas para valorizar essa vantagem e torná-las atrativas para os potenciais clientes.

Leia também: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos.

Vantagens competitivas: exemplos práticos

Uma vantagem competitiva pode estar ligada a detalhes conceituais ou práticos em relação à atividade da empresa.

Alguns exemplos de vantagens competitivas são:

  • a identidade visual da marca: o formato da embalagem, a logo, as cores e todos os detalhes do design são facilmente reconhecíveis;
  • o local da empresa: esse detalhe facilita tanto a venda física quanto a venda online, pois o envio de produtos pode ser mais rápido e barato, dependendo de onde a empresa está;
  • o preço: que sempre é um atrativo para compras seja na precificação normal ou em promoções ou campanhas;
  • a qualidade do produto: muitas empresas investem na venda de produtos com diferencial na qualidade do material ou de desempenho;
  • o suporte ao cliente: assistência técnica ou atendimento 24h são essenciais para gerar confiança na aquisição de um produto ou serviço.

Como identificar vantagens competitivas

Para identificar as vantagens competitivas do seu e-commerce, você focar:

  1. na variedade do que você vende;
  2. nas necessidades do seu segmento de clientes;
  3. na forma como seu cliente tem acesso ao seu produto ou serviço.

Para fazer uma definição mais assertiva, estude o mercado que você está entrando. Saiba quais são as tendências consolidadas e as novidades que estão chegando nessa área.

Conheça a concorrência, o que é mais vendido, as ações que já foram realizadas, opiniões dos clientes sobre as marcas, etc.

Depois, entenda a vantagem competitiva que seu negócio pode agregar nesse segmento. O que vai ser igual? O que pode ser diferente?

Em seguida, conheça seu público-alvo. Trace um perfil demográfico (idade, cidade, status civil, escolaridade, entre outros) e também liste quais são as necessidades principais que esse público busca atender com a compra do produto.

Para tornar esses dados mais palpáveis, crie perfis de persona para os seus clientes. As personas são descrições do seu cliente ideal e contam uma pequena história — nome, onde trabalha, dilemas que enfrenta, etc.

Assim, você consegue visualizar o potencial de impacto que a vantagem competitiva escolhida possui e como isso pode ser valorizado na divulgação do seu e-commerce.

3 dicas para destacar as vantagens do seu e-commerce

Quando se trata de vendas online, alguns detalhes operacionais do negócio fazem a diferença ao serem agregados à vantagem competitiva principal.

Conheça algumas dicas que você pode investir:

1. Invista em uma infraestrutura de entrega eficiente

Vender pela internet exige bastante atenção a parte de logística que começa na confirmação do pedido e vai até a entrega para o cliente.

Esse processo precisa ser seguro e rápido. Para isso, você precisa pesquisar os custos de diferentes tipos de frete — contrato com os Correios, transportadora, retirada no local, etc.

Como esses serviços têm um custo, eles impactam no valor pago pelo cliente também. Por isso, busque formas de otimizar o valor para o cliente de forma que não traga prejuízos para o seu financeiro.

Leia mais: Como criar a estratégia de frete do seu e-commerce.

2. Tenha um processo de pagamento seguro

Uma vantagem competitiva muito valorizada pelos clientes que compram online é a segurança do pagamento.

O checkout transparente no qual o cliente não é redirecionado para fora do site do e-commerce para pagar é um detalhe que traz segurança.

Outro detalhe que protege as operações de um e-commerce é o protocolo SSL (https) que protege o domínio com uma criptografia e evita o roubo de informações.

3. Faça pesquisas de satisfação com o público

Quer ter certeza que a comunicação da sua vantagem competitiva está sendo compreendida adequadamente pelo seu público?

Faça pesquisas para avaliar a experiência e a satisfação do cliente com a sua marca. Abra espaço para feedbacks e sugestões de melhoria.

Crie questionários anônimos para incentivar as pessoas a darem opiniões sinceras.

Pronto para comunicar sua vantagem competitiva?

Entender o que é vantagem competitiva vai melhorar o domínio que você tem do seu negócio e também de como você pode inovar.

Os seus clientes, por outro lado, vão conseguir criar associações para a sua marca e usar esses diferenciais como referência.

Quer contratar uma assessoria especializada em marketing, por exemplo, para auxiliar nesse trabalho?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.