Vantagem competitiva: o que é? Entenda e alavanque seu e-commerce

E-commerce 21 de Jul de 2021

Vantagem competitiva é o diferencial ou conjunto de diferenciais que o seu negócio consegue oferecer aos clientes, agregando valor à marca e se destacando dos concorrentes.

Entender como a sua empresa agrega valor para os clientes e como esses valores são percebidos ajuda a conhecer suas vantagens e a utilizá-las a favor do desenvolvimento do negócio.

Com essas informações sendo bem aproveitadas, os resultados das vendas podem crescer, a satisfação com a marca aumentar, assim como o número de clientes fidelizados.

Se você está começando um negócio ou quer divulgar melhor sua loja virtual, entenda o que é vantagem competitiva.

Nesse post, reunimos tudo que você precisa saber sobre o assunto: o que é, tipos, como identificar e como destacar as vantagens competitivas do seu e-commerce.

Boa leitura!

O que é vantagem competitiva de uma empresa?

Vantagem competitiva é aquilo que seu negócio oferece para os clientes que o destacam de outras oportunidades concorrentes do mercado e conseguem gerar bons resultados.

O impacto das vantagens competitivas se reflete tanto na imagem da marca no mercado quanto no sucesso das vendas.

O preço, por exemplo, sempre é considerado uma vantagem competitiva, mas se a qualidade do produto ou serviço não está à altura, a vantagem se perde, concorda?

Por isso, ao começar um novo negócio, é essencial conhecer as características e tendências do seu mercado, os concorrentes, o que sua marca vai agregar e o perfil do seu público-alvo e da sua persona.

Percebe como a vantagem competitiva está integrada a outras informações importantes para a existência da sua empresa?

Mas mesmo se você já trabalha há bastante tempo, pode estudar esses detalhes para melhorar o posicionamento e o marketing do seu negócio.

Tipos de vantagem competitiva

O economista Michael Porter definiu dois tipos de vantagem competitiva principais.

O primeiro tipo é a vantagem de menor custo, ou seja, quando o serviço ou produto de uma empresa é mais barato e mais eficiente em relação aos concorrentes.

Já a segunda, é a vantagem de diferenciação. Nesse caso, o que destaca a empresa no mercado é uma qualidade especial no produto ou serviço que a concorrência não oferece.

Dependendo do setor de mercado que seu e-commerce, um desses tipos de vantagem competitiva vai se encaixar melhor.

A partir daí, as ações de marketing devem ser direcionadas para valorizar essa vantagem e torná-las atrativas para os potenciais clientes.

Leia também: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos.

Vantagens competitivas: exemplos práticos

Uma vantagem competitiva pode estar ligada a detalhes conceituais ou práticos em relação à atividade da empresa.

Alguns exemplos de vantagens competitivas são:

  • a identidade visual da marca: o formato da embalagem, a logo, as cores e todos os detalhes do design são facilmente reconhecíveis;
  • o local da empresa: esse detalhe facilita tanto a venda física quanto a venda online, pois o envio de produtos pode ser mais rápido e barato, dependendo de onde a empresa está;
  • o preço: que sempre é um atrativo para compras seja na precificação normal ou em promoções ou campanhas;
  • a qualidade do produto: muitas empresas investem na venda de produtos com diferencial na qualidade do material ou de desempenho;
  • o suporte ao cliente: assistência técnica ou atendimento 24h são essenciais para gerar confiança na aquisição de um produto ou serviço.

Como identificar vantagens competitivas

Para identificar as vantagens competitivas do seu e-commerce, você focar:

  1. na variedade do que você vende;
  2. nas necessidades do seu segmento de clientes;
  3. na forma como seu cliente tem acesso ao seu produto ou serviço.

Para fazer uma definição mais assertiva, estude o mercado que você está entrando. Saiba quais são as tendências consolidadas e as novidades que estão chegando nessa área.

Conheça a concorrência, o que é mais vendido, as ações que já foram realizadas, opiniões dos clientes sobre as marcas, etc.

Depois, entenda a vantagem competitiva que seu negócio pode agregar nesse segmento. O que vai ser igual? O que pode ser diferente?

Em seguida, conheça seu público-alvo. Trace um perfil demográfico (idade, cidade, status civil, escolaridade, entre outros) e também liste quais são as necessidades principais que esse público busca atender com a compra do produto.

Para tornar esses dados mais palpáveis, crie perfis de persona para os seus clientes. As personas são descrições do seu cliente ideal e contam uma pequena história — nome, onde trabalha, dilemas que enfrenta, etc.

Assim, você consegue visualizar o potencial de impacto que a vantagem competitiva escolhida possui e como isso pode ser valorizado na divulgação do seu e-commerce.

3 dicas para destacar as vantagens do seu e-commerce

Quando se trata de vendas online, alguns detalhes operacionais do negócio fazem a diferença ao serem agregados à vantagem competitiva principal.

Conheça algumas dicas que você pode investir:

1. Invista em uma infraestrutura de entrega eficiente

Vender pela internet exige bastante atenção a parte de logística que começa na confirmação do pedido e vai até a entrega para o cliente.

Esse processo precisa ser seguro e rápido. Para isso, você precisa pesquisar os custos de diferentes tipos de frete — contrato com os Correios, transportadora, retirada no local, etc.

Como esses serviços têm um custo, eles impactam no valor pago pelo cliente também. Por isso, busque formas de otimizar o valor para o cliente de forma que não traga prejuízos para o seu financeiro.

Leia mais: Como criar a estratégia de frete do seu e-commerce.

2. Tenha um processo de pagamento seguro

Uma vantagem competitiva muito valorizada pelos clientes que compram online é a segurança do pagamento.

O checkout transparente no qual o cliente não é redirecionado para fora do site do e-commerce para pagar é um detalhe que traz segurança.

Outro detalhe que protege as operações de um e-commerce é o protocolo SSL (https) que protege o domínio com uma criptografia e evita o roubo de informações.

3. Faça pesquisas de satisfação com o público

Quer ter certeza que a comunicação da sua vantagem competitiva está sendo compreendida adequadamente pelo seu público?

Faça pesquisas para avaliar a experiência e a satisfação do cliente com a sua marca. Abra espaço para feedbacks e sugestões de melhoria.

Crie questionários anônimos para incentivar as pessoas a darem opiniões sinceras.

Pronto para comunicar sua vantagem competitiva?

Entender o que é vantagem competitiva vai melhorar o domínio que você tem do seu negócio e também de como você pode inovar.

Os seus clientes, por outro lado, vão conseguir criar associações para a sua marca e usar esses diferenciais como referência.

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