Tudo sobre marketplace: um guia para vender online
Comprar online é um hábito que já faz parte da vida do brasileiro. Uma pesquisa da CNDL e do SPC Brasil sobre as intenções de compra para o Natal 2019 mostrou que 41% dos consumidores pretendem adquirir produtos em lojas online. Já pensou em abrir uma loja virtual, mas achou o processo complexo? Saiba tudo sobre marketplace e como ampliar as vendas do seu negócio com a internet.
Criar uma loja virtual não é tão complexo quanto era antigamente. Hoje, não é necessário montar uma estrutura complexa de e-commerce do zero para começar a vender.
Com a chegada do modelo de marketplace no mercado, grandes sites abriram sua estrutura para pequenos vendedores comercializarem seus produtos.
Com uma lista de regras do marketplace, cada empresa criou sua forma de analisar os lojistas para oferecer segurança aos consumidores.
Quem escolhe vender pela internet tem a disposição os melhores marketplaces do Brasil para começar.
Mas antes de fazer seu cadastro em algum, continue lendo este post e aprende tudo sobre marketplace que você precisa saber.
GUIA | Tudo sobre marketplace
O que é marketplace?
Um marketplace é uma loja virtual que “oferece” sua estrutura para integrar diversos lojistas através do seu sistema.
Sites conhecidos como Americanas.com, Submarino, Casas Bahia, Amazon, dentre outros são alguns exemplos marketplaces que operam no Brasil.
Vendendo através de um marketplace, você tem a disposição um sistema pronto para cadastrar seus produtos e a estrutura de pagamento também é fornecida pelo site escolhido.
Para criar seu canal de vendas em um marketplace, o lojista paga uma taxa de comissão sobre as vendas concluídas. Cada marketplace cobra uma porcentagem padrão, mas essa é uma prática comum a todos.
Os sites do grupo B2W que inclui Americanas Marketplace, Submarino e Shoptime, além dos grandes magazines como Casas Bahia, Magazine Luiza e outros sites como Amazon e Walmart também vendem seus próprios produtos.
Assim, é comum vê-los na primeira posição da lista de vendedores com seu preço pré-selecionado. Essa posição é chamada de buy box e é o maior destaque dentro da página de um produto.
Submarino em destaque na Buy Box e outras opções de vendedores abaixo.
Nessa posição está sempre a empresa que oferece o melhor custo/benefício em relação ao preço e prazo de entrega. A competitividade pela venda é uma característica dos marketplaces.
Mas esse modelo comparativo não é o único. O Mercado Livre, por exemplo, também é um marketplace, mas opera apenas como um intermediário entre vendedores e compradores.
As vendas também são taxadas com uma comissão e o empreendedor usa a estrutura do site para criar um canal de vendas seguro.
Demos o primeiro passo para entender tudo sobre marketplace. Agora vamos abordar com mais detalhes como um marketplace funciona.
Como funciona um marketplace
Adicionar o marketplace a sua estratégia online é uma maneira de aumentar as vendas no seu e-commerce.
Isso porque tanto os lojistas que já possuem uma loja virtual própria ou em uma plataforma de e-commerce quanto aqueles que vão começar do zero podem usar o marketplace para vender.
Entenda como funciona o marketplace para cada caso.
Integração com lojas online
Se você já vende pela internet e quer aumentar as vendas dos seus produtos pode integrar o seu site a um marketplace.
Assim, você não precisa cadastrar todos os produtos de novo. Fazendo as etapas de integração, você importa todas as suas informações para o marketplace.
A maioria das plataformas de e-commerce como Loja Integrada, Woocommerce, Tray, Nuvem Shop, dentre outras, possuem integração com vários marketplaces com destaque para o Mercado Livre.
Assim, basta conferir os requisitos de integração na parte de ‘Configurações’ da plataforma da sua loja virtual, criar um cadastro no marketplace de sua escolha e seguir o passo a passo necessário.
Mas porque começar a vender em um marketplace se já tenho minha própria loja, você pode se perguntar.
O marketplace é uma maneira de ampliar seus canais de venda e você pode integrar a sua loja virtual a vários marketplaces com a comodidade de gerenciar todo o processo de vendas da sua plataforma original.
Sem estrutura de loja online
Já para aqueles que vão começar a vender online do zero, o marketplace também é um canal de vendas excelente.
Para começar a vender é fácil:
- pesquise as regras dos marketplaces;
- crie uma conta no marketplace de sua escolha;
- cadastre as informações necessárias (ter um CNPJ é requisito padrão);
- aguarde a aprovação do seu cadastro pela empresa.
Depois de aprovado, faça o cadastro dos seus produtos e comece a vender.
Mas quais são as opções de marketplace existentes? Confira no próximo tópico.
Principais marketplaces do Brasil
B2W Marketplace
O grupo B2W Marketplace é o responsável pelo sistema de três grandes e-commerces do Brasil: Americanas Marketplace, Submarino e Shoptime. De acordo com o site do grupo, são 635,5 milhões de pageviews e 154,7 milhões de visitas únicas todos os meses.
Mercado Livre
O Mercado Livre é uma empresa argentina com operação em toda América Latina. De acordo com a Similar Web, empresa de marketing intelligence, o Mercado Livre é líder em tráfego entre os sites de varejo do Brasil com 55 milhões de visitantes únicos por mês.
Amazon
Há mais de 20 anos no mercado, a Amazon revolucionou as vendas pela internet e criou o conceito de marketplace. Quem deseja vender pela plataforma de e-commerce da empresa tem acesso a um sistema completo com várias ferramentas que facilitam o gerenciamento das vendas.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza é um case de sucesso do mercado de varejo brasileiro com uma marca forte e consolidada diante dos consumidores. Hoje, o site também opera no modelo de marketplace e oferece a oportunidade aos lojistas de vender através de um grande magazine.
NetShoes
A NetShoes foi de startup promissora a um negócio consolidado no mercado nacional e internacional em pouco tempo. Destaque no nicho esportivo, o site também é um dos grandes marketplaces que oferecem ótimas condições de venda.
Vantagens e desvantagens de vender via marketplace
Você já sabe (quase) tudo sobre marketplace até agora. Para fechar nosso guia, vamos falar de algumas vantagens e desvantagens de vender em um marketplace.
Entre as vantagens destacamos:
- mais visibilidade para o negócio por estar dentro de um grande site;
- custos iniciais baixos e bom retorno no médio/longo prazo, a medida que você escala vendas;
- crescimento das vendas por estar acessível ao grande público consumidor;
- ferramentas de SEO que permitem ser encontrado pelos mecanismos de busca como o Google;
- contato com um público diverso.
Entre as desvantagens:
- ser dependente da estrutura e regras do marketplace para operar. Se você não tem outra plataforma e o site parar de operar, perde-se o canal de venda;
- criar uma identidade de marca, pois os consumidores associam a compra mais ao site do marketplace do que a marca da sua empresa.
Tudo sobre marketplace: vale a pena investir?
Depois de saber tudo sobre marketplace, se você ficou interessado em ampliar seu negócio através de um desses sites pode ter, sim, grande sucesso.
É importante planejar os investimentos necessários, contar com bons fornecedores de estoque e ter um capital de giro disponível nos primeiros meses.
Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.
Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
- a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.