Trabalhar com vendas online: o que é preciso e como funciona

E-commerce 27 de Nov de 2020

Quer trabalhar com vendas online?

A pandemia da Covid-19 potencializou a utilidade da internet como meio para fazer negócios. De produtos a serviços, gerar e manter vendas em tempos de crise é desafiador.

Mas entendendo como funciona a venda online e suas principais características é possível criar uma loja virtual para pequenos negócios de sucesso.

Tudo começa com um planejamento que vai guiar tanto a sua rotina como vendedor quanto as ações para que os clientes saiam sempre satisfeitos.

Se você está pronto para este desafio, continue lendo e aprenda o que é preciso para trabalhar com vendas online:

1. Faça um planejamento

2. Escolha uma plataforma de venda

3. Estruture a logística

4. Organize o estoque

5. Invista em SEO para crescer organicamente

6. Crie perfis nas redes sociais

7. Faça anúncios

7 dicas para trabalhar com vendas online

Começar a trabalhar com vendas online neste momento alinha o seu negócio com a tendência do mercado de investir pesado em estratégias digitais.

A pesquisa “A digitalização do varejo brasileiro pós-pandemia“ do E-Commerce Brasil com a agência Raccoon, aponta de 89.1% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos no mercado digital.

Isso significa mais concorrência e os negócios que conseguem colocar as técnicas de vendas online em prática com mais excelência saem na frente.

Como tudo tem um começo, criamos uma lista com o passo a passo para você que quer trabalhar com vendas online. Confira!

1. Faça um planejamento

Mergulhar de cabeça sem saber a profundidade da água não é uma maneira inteligente de começar, certo? Para trabalhar com vendas online a longo prazo é preciso planejamento.

A primeira parte envolve uma análise do mercado para definir qual vai ser seu nicho de atuação: produtos de massa com bastante concorrência por preço ou produtos de nicho, personalizados e com valor mais alto?

Depois é preciso unir a esse planejamento inicial a um estudo do público-alvo de interesse deste produto ou serviço. Pense na capacidade de compra, nas principais necessidades, estilo de vida, idade, faixa etária, etc.

Para essas duas primeiras etapas do planejamento, uma pesquisa por negócios similares que já existem pode ajudar a descobrir o que ainda não foi explorado no mercado digital. Olhe sites, blogs, redes sociais e até Reclame Aqui da concorrência.

Fechando a fase de planejamento, crie um planejamento financeiro para os primeiros três meses de operação do negócio. Projete uma margem de quanto você vai precisar para começar como:

  • gastos iniciais com a criação da loja virtual (pagamento domínio, mensalidade da plataforma, material para embalagem, etc);
  • compra de estoque;
  • capital de giro;
  • se precisará de um empréstimo, entre outros.

2. Escolha uma plataforma de venda

Para trabalhar com vendas online você precisa ter um site ativo e para criá-lo você precisa escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.

É muito importante pesquisar com atenção para conhecer as funcionalidades oferecidas, taxas, vantagens e poder compará-las.

Avalie os recursos de segurança contra fraude ou roubo de dados, opções de integração de pagamento, suporte de logística, usabilidade do sistema (facilidade de mexer, o layout é chamativo?, quais as opções de personalização?), entre outros fatores.

Confira na lista abaixo os comparativos entre plataformas que já fizemos aqui no blog:

3. Estruture a logística

A logística é outro ponto importante para quem escolhe trabalhar com vendas online. Esse processo vai do embalo do produto, envio para o cliente até o recebimento no endereço desejado.

Depois do pagamento, esse é uma etapa que nunca deve dar errado, pois impacta diretamente a satisfação do cliente.

Para minimizar ao máximo os erros é importante escolher qual será o meio de envio dos pedidos: contrato com os Correios ou com uma transportadora?

Outro detalhe é a possibilidade de entrega pessoal, caso você também tenha uma loja física, por exemplo, ou via motoboy para entrega na mesma cidade.

Alguns plataformas de vendas como o Mercado Livre possuem serviços de logísticas, nesse caso o Mercado Envios.

Tenha em mente que a logística não acaba na hora que você despacha o produto. Essa etapa também tem um depois e você precisa garantir que seu cliente recebeu e não tem nenhuma reclamação.

Para isso, crie um canal de atendimento ao cliente oficial — via WhatsApp Business, e-mail ou chat virtual — e tenha um responsável monitorando o andamento das entregas.

4. Organize o estoque

Com o apoio do planejamento financeiro da primeira etapa, o próximo passo para trabalhar com vendas online é organizar o estoque.

Calcule o gasto inicial com o primeiro pedido, pesquise e negocie com os fornecedores as condições de pagamento e o volume mínimo de compra.

Assim, você vai conseguir fazer uma previsão se será necessário capital de giro para fazer essa compra inicial. Além de conseguir planejar as futuras reposições de estoque.

DICA: na hora de escolher a plataforma de venda que você vai usar, confira se ela possui uma ferramenta de controle de estoque. Assim, você não corre o risco de deixar o cliente na mão e pode repor o produto a tempo a tempo.

5. Invista em SEO para crescer organicamente

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para mecanismos de busca que significa aplicar um conjunto de técnicas para aparecer em uma posição melhor nos resultados das pesquisas dos usuários no Google, por exemplo.

Pode parecer um tema complexo para quem está começando a trabalhar com vendas online, mas é possível sim aplicar algumas técnicas básicas logo de cara.

Por exemplo, você vai vender smartphones e acessórios. Na hora de cadastrar os produtos no site, use as principais palavras-chave pelas quais o usuário se refere a cada um deles. Use essas palavras no título do produto e reforce-as na descrição.

No futuro, crie um blog para escrever sobre o que você vende, dar dicas e aumentar sua presença na internet com o SEO para e-commerce.

6. Crie perfis nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da estratégia de marketing para trabalhar com vendas online. Você conhece seu público-alvo então aposte nas redes onde há mais probabilidade de encontrá-lo.

Use os produtos como conteúdo, mas também dê dicas de como usar, upgrades que o cliente pode fazer, compras relacionadas, promoções, benefícios atrativos e muito mais.

7. Faça anúncios

Seguindo as técnicas de SEO e produção de conteúdo nas redes sociais, outro investimento importante para trabalhar com vendas online é fazer anúncios pagos.

É um investimento importante, principalmente para quem está começando do zero. Não precisa investir muito dinheiro, se você não tem.

Inclua uma quantia X no orçamento mensal e comece devagar, investindo valores menores e acompanhe os resultados. Assim, você vai aumentando o investimento de forma organizada.

Pronto para trabalhar com vendas online?

Com as dicas acima você vai conseguir dar o ‘start’ para trabalhar com vendas online e encontrar uma fatia do mercado digital para os seus produtos.

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