Trabalhar com vendas online: o que Ă© preciso e como funciona

E-commerce 27 de Nov de 2020

Quer trabalhar com vendas online?

A pandemia da Covid-19 potencializou a utilidade da internet como meio para fazer negócios. De produtos a serviços, gerar e manter vendas em tempos de crise é desafiador.

Mas entendendo como funciona a venda online e suas principais caracterĂ­sticas Ă© possĂ­vel criar uma loja virtual para pequenos negĂłcios de sucesso.

Tudo começa com um planejamento que vai guiar tanto a sua rotina como vendedor quanto as açÔes para que os clientes saiam sempre satisfeitos.

Se vocĂȘ estĂĄ pronto para este desafio, continue lendo e aprenda o que Ă© preciso para trabalhar com vendas online:

1. Faça um planejamento

2. Escolha uma plataforma de venda

3. Estruture a logĂ­stica

4. Organize o estoque

5. Invista em SEO para crescer organicamente

6. Crie perfis nas redes sociais

7. Faça anĂșncios

7 dicas para trabalhar com vendas online

Começar a trabalhar com vendas online neste momento alinha o seu negĂłcio com a tendĂȘncia do mercado de investir pesado em estratĂ©gias digitais.

A pesquisa “A digitalização do varejo brasileiro pĂłs-pandemia“ do E-Commerce Brasil com a agĂȘncia Raccoon, aponta de 89.1% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos no mercado digital.

Isso significa mais concorrĂȘncia e os negĂłcios que conseguem colocar as tĂ©cnicas de vendas online em prĂĄtica com mais excelĂȘncia saem na frente.

Como tudo tem um começo, criamos uma lista com o passo a passo para vocĂȘ que quer trabalhar com vendas online. Confira!

1. Faça um planejamento

Mergulhar de cabeça sem saber a profundidade da ågua não é uma maneira inteligente de começar, certo? Para trabalhar com vendas online a longo prazo é preciso planejamento.

A primeira parte envolve uma anĂĄlise do mercado para definir qual vai ser seu nicho de atuação: produtos de massa com bastante concorrĂȘncia por preço ou produtos de nicho, personalizados e com valor mais alto?

Depois Ă© preciso unir a esse planejamento inicial a um estudo do pĂșblico-alvo de interesse deste produto ou serviço. Pense na capacidade de compra, nas principais necessidades, estilo de vida, idade, faixa etĂĄria, etc.

Para essas duas primeiras etapas do planejamento, uma pesquisa por negĂłcios similares que jĂĄ existem pode ajudar a descobrir o que ainda nĂŁo foi explorado no mercado digital. Olhe sites, blogs, redes sociais e atĂ© Reclame Aqui da concorrĂȘncia.

Fechando a fase de planejamento, crie um planejamento financeiro para os primeiros trĂȘs meses de operação do negĂłcio. Projete uma margem de quanto vocĂȘ vai precisar para começar como:

  • gastos iniciais com a criação da loja virtual (pagamento domĂ­nio, mensalidade da plataforma, material para embalagem, etc);
  • compra de estoque;
  • capital de giro;
  • se precisarĂĄ de um emprĂ©stimo, entre outros.

2. Escolha uma plataforma de venda

Para trabalhar com vendas online vocĂȘ precisa ter um site ativo e para criĂĄ-lo vocĂȘ precisa escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negĂłcio.

É muito importante pesquisar com atenção para conhecer as funcionalidades oferecidas, taxas, vantagens e poder compará-las.

Avalie os recursos de segurança contra fraude ou roubo de dados, opçÔes de integração de pagamento, suporte de logística, usabilidade do sistema (facilidade de mexer, o layout é chamativo?, quais as opçÔes de personalização?), entre outros fatores.

Confira na lista abaixo os comparativos entre plataformas que jĂĄ fizemos aqui no blog:

3. Estruture a logĂ­stica

A logística é outro ponto importante para quem escolhe trabalhar com vendas online. Esse processo vai do embalo do produto, envio para o cliente até o recebimento no endereço desejado.

Depois do pagamento, esse é uma etapa que nunca deve dar errado, pois impacta diretamente a satisfação do cliente.

Para minimizar ao mĂĄximo os erros Ă© importante escolher qual serĂĄ o meio de envio dos pedidos: contrato com os Correios ou com uma transportadora?

Outro detalhe Ă© a possibilidade de entrega pessoal, caso vocĂȘ tambĂ©m tenha uma loja fĂ­sica, por exemplo, ou via motoboy para entrega na mesma cidade.

Alguns plataformas de vendas como o Mercado Livre possuem serviços de logísticas, nesse caso o Mercado Envios.

Tenha em mente que a logĂ­stica nĂŁo acaba na hora que vocĂȘ despacha o produto. Essa etapa tambĂ©m tem um depois e vocĂȘ precisa garantir que seu cliente recebeu e nĂŁo tem nenhuma reclamação.

Para isso, crie um canal de atendimento ao cliente oficial — via WhatsApp Business, e-mail ou chat virtual — e tenha um responsável monitorando o andamento das entregas.

4. Organize o estoque

Com o apoio do planejamento financeiro da primeira etapa, o prĂłximo passo para trabalhar com vendas online Ă© organizar o estoque.

Calcule o gasto inicial com o primeiro pedido, pesquise e negocie com os fornecedores as condiçÔes de pagamento e o volume mínimo de compra.

Assim, vocĂȘ vai conseguir fazer uma previsĂŁo se serĂĄ necessĂĄrio capital de giro para fazer essa compra inicial. AlĂ©m de conseguir planejar as futuras reposiçÔes de estoque.

DICA: na hora de escolher a plataforma de venda que vocĂȘ vai usar, confira se ela possui uma ferramenta de controle de estoque. Assim, vocĂȘ nĂŁo corre o risco de deixar o cliente na mĂŁo e pode repor o produto a tempo a tempo.

5. Invista em SEO para crescer organicamente

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para mecanismos de busca que significa aplicar um conjunto de técnicas para aparecer em uma posição melhor nos resultados das pesquisas dos usuårios no Google, por exemplo.

Pode parecer um tema complexo para quem estå começando a trabalhar com vendas online, mas é possível sim aplicar algumas técnicas båsicas logo de cara.

Por exemplo, vocĂȘ vai vender smartphones e acessĂłrios. Na hora de cadastrar os produtos no site, use as principais palavras-chave pelas quais o usuĂĄrio se refere a cada um deles. Use essas palavras no tĂ­tulo do produto e reforce-as na descrição.

No futuro, crie um blog para escrever sobre o que vocĂȘ vende, dar dicas e aumentar sua presença na internet com o SEO para e-commerce.

6. Crie perfis nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da estratĂ©gia de marketing para trabalhar com vendas online. VocĂȘ conhece seu pĂșblico-alvo entĂŁo aposte nas redes onde hĂĄ mais probabilidade de encontrĂĄ-lo.

Use os produtos como conteĂșdo, mas tambĂ©m dĂȘ dicas de como usar, upgrades que o cliente pode fazer, compras relacionadas, promoçÔes, benefĂ­cios atrativos e muito mais.

7. Faça anĂșncios

Seguindo as tĂ©cnicas de SEO e produção de conteĂșdo nas redes sociais, outro investimento importante para trabalhar com vendas online Ă© fazer anĂșncios pagos.

É um investimento importante, principalmente para quem estĂĄ começando do zero. NĂŁo precisa investir muito dinheiro, se vocĂȘ nĂŁo tem.

Inclua uma quantia X no orçamento mensal e comece devagar, investindo valores menores e acompanhe os resultados. Assim, vocĂȘ vai aumentando o investimento de forma organizada.

Pronto para trabalhar com vendas online?

Com as dicas acima vocĂȘ vai conseguir dar o ‘start’ para trabalhar com vendas online e encontrar uma fatia do mercado digital para os seus produtos.

E se vocĂȘ precisa de apoio financeiro para começar, saiba que a GYRA+ te ajuda a conseguir um emprĂ©stimo online em atĂ© 24 horas.

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NĂŁo se esqueça que se vocĂȘ for usuĂĄrio de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o emprĂ©stimo sĂŁo maiores.

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