Tipos de financiamento para empresas: 7 opções para seu negócio

Empréstimos 26 de Abr de 2023

Quando temos um negócio, sempre chega o momento em que percebemos que é necessário investir mais para poder continuar crescendo. Nesse ponto, a pergunta que fica é: quais os melhores tipos de financiamento para empresas?

A resposta para essa questão tem algumas variáveis, que dependem do objetivo que você tem para seu empreendimento.

Como conseguir capital de giro?

Como investir na ampliação da equipe e do estoque?

Existe uma maneira de conseguir dinheiro para ampliar o mercado ou inserir novos produtos no portfólio?

É importante que você entenda, antes de tudo, porque sua empresa precisa de um financiamento. O artigo “Quando fazer um empréstimo? Confira nossa análise!” pode te ajudar nesse foco.

Mas se você já sabe isso, que tal conhecer os financiamentos mais comuns disponíveis atualmente? Basta seguir a leitura!

Quais são os financiamentos mais comuns?

Neste artigo, você vai conhecer 7 tipos de financiamento para empresas. São eles:

  • investidor-anjo;
  • antecipação de recebíveis;
  • crowdfunding;
  • empréstimos bancários;
  • microcrédito;
  • cheque especial;
  • linhas de crédito online.

Vamos conhecer melhor cada um deles?

7 tipos de financiamento para empresas

Cada modalidade de financiamento para empresas é projetada para uma necessidade comercial diferente.

Se você deseja levantar recursos para comprar equipamentos e ampliar o estoque, o modelo de empréstimo é um. Se você precisa de capital de giro, a melhor opção pode ser outra.

Neste guia, detalhamos os diferentes tipos de financiamento para empresas de pequeno a grande porte. O objetivo é te ajudar a identificar opções e analisar qual é a melhor para sua realidade.

1. Investidores-anjo

Os investidores-anjo são, em geral, empresários experientes, que colocam seu próprio dinheiro em empresas em estágio inicial, esperando por um retorno futuro.

Esses investidores passam a ter uma parte minoritária do negócio em que investiram, e contribuem não apenas com o investimento financeiro, mas também atuam como mentores em alguns casos. A proposta é apoiar empresas iniciantes, que possuem alto potencial de crescimento.

Esse tipo de financiamento para empresas é positivo, pois não sobrecarrega o fluxo de caixa com o pagamento de mensalidades de empréstimos.

Saiba mais neste vídeo:

2. Antecipação de recebíveis

Entre os tipos de financiamento para empresas, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa solução para quitar contas imediatas e arcar com compromissos financeiros a curto prazo. Ou seja, essa modalidade pode ser uma injeção de capital de giro para a empresa.

A antecipação de recebíveis funciona da seguinte forma: você vai até a instituição financeira que realiza esse trabalho e "troca" boletos, cheques e comprovantes de venda no cartão de crédito, em troca do adiantamento desses valores a receber.

Uma vantagem da antecipação de recebíveis é a rapidez com a qual você consegue esse capital. Além disso, você não estará pegando dinheiro emprestado e criando uma dívida, pois apenas estará adiantando um recebimento.

É claro que existe uma taxa de juros a ser paga à securitizadora ou factoring que, em geral, gira em torno de 3 a 12% a.m.

Se interessou e quer mais informações sobre esse tipo de financiamento para empresas? Sugerimos que acesse o conteúdo: “Como funciona a antecipação de recebíveis: quando solicitar?”

3. Crowdfunding

O crowdfunding também é conhecido por outro nome: vaquinha online.

Nesse caso, qualquer pessoa pode doar um valor para o seu negócio, contribuindo para o desenvolvimento de um produto ou serviço, por exemplo.

É um tipo de financiamento para empresas que não podem (ou não querem) lidar com outras opções mais "caras", como os empréstimos bancários.

Para criar um crowdfunding, você deve:

  • escolher uma plataforma que oferece esse tipo de serviço;
  • apresentar sua ideia;
  • criar uma conta;
  • indicar o valor e prazo que precisa arrecadar.

Quando atingir o valor definido, receberá o dinheiro arrecadado, pagando uma taxa para a plataforma. E, depois que receber os fundos, é só colocá-los em uso!

O crowdfunding, geralmente, é uma boa opção para empresas que têm objetivos como lançar um novo produto ou serviço que tenha grande impacto na vida de seus potenciais clientes.

Aliás, como fazer as pessoas doarem para sua causa? Para responder essa pergunta, nada melhor que especialistas no assunto. Por isso, acompanhe o vídeo abaixo.

4. Empréstimos bancários

Um dos tipos de financiamento para empresas mais conhecidos é a solicitação de empréstimo aos bancos.

Mesmo sendo a primeira opção de muitos empresários, recorrer ao empréstimo bancário pode ter taxas e juros mais altos do que as demais opções oferecidas.

É preciso que você fique atento ao custo efetivo total (CET) da transação para saber realmente quanto você estará pagando ao final do parcelamento.

Por sinal, antes de solicitar um empréstimo bancário, é importante que você siga alguns passos como:

  • faça um planejamento financeiro;
  • defina os valores necessários para solicitar o empréstimo;
  • planeje o valor teto da parcela do pagamento;
  • faça uma pesquisa entre os bancos para comparar taxas, juros, multas e o CET do empréstimo.

5. Microcrédito

Outro tipo de financiamento para pessoa jurídica que é muito popular é o microcrédito. Essa é uma modalidade destinada para MEIs (microempreendedores individuais) e até mesmo para empreendedores informais que pretendem abrir ou manter seu negócio em dia.

Os valores oferecidos no microcrédito são de até R$ 20.000,00, contando com juros mais baixos.

Logo, é uma forma interessante de financiamento para empresas, especialmente para aquelas que não costumam ter acesso às formas convencionais de crédito nas instituições tradicionais.

6. Cheque especial

O cheque especial é uma modalidade de crédito com altos juros e que pode ser utilizado quando o saldo disponível na conta corrente é ultrapassado.

É a modalidade com juros mais altos do mercado, mas a rapidez com que é possível utilizá-lo ainda influencia muitas pessoas. No entanto, é necessário ter muito cuidado ao fazer uso do cheque especial.

O mais recomendado é que ele seja utilizado apenas em caso de emergência e que você se programe para pagá-lo rapidamente, já que isso pode evoluir para um endividamento grande e se transformar em uma bola de neve.

7. Linhas de crédito online

Capital rápido e flexível. Essas são as principais vantagens desse tipo de financiamento para empresas.

O conceito das linhas de crédito online é emprestar o dinheiro solicitado e receber o pagamento por meio de parcelas ou mensalidades pré-fixadas.

As linhas de crédito online podem ser extremamente benéficas para proprietários de pequenas e médias empresas que desejam:

  • criar uma reserva financeira;
  • fazer investimento em estoque;
  • ampliar o capital de giro;
  • quitar despesas inesperadas ou emergenciais.

Em geral, as taxas praticadas por instituições bancárias virtuais são menores do que as de instituições financeiras tradicionais.

Não conhece ou tem medo de fazer transações digitais? Sugerimos que leia o material: “Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um”.

Como funcionam os juros para financiamento?

Os temidos juros são justamente o que viabilizam que as instituições forneçam os financiamentos. Simplificando, oferecer crédito é um negócio como qualquer outro. O lucro de quem oferece está precisamente nos juros.

Isto é, uma determinada empresa empresta um valor para a sua e, portanto, você paga futuramente esse mesmo valor acrescido dos juros e outras taxas.

Quanto mais arriscado é o financiamento em termos de inadimplência, maiores são as taxas de juros. Isso significa que os juros dependem das especificidades de cada pedido e do histórico da empresa que está requisitando o empréstimo.

Mas não apenas isso, outros fatores também influenciam, como a inflação, a taxa Selic e até mesmo o cenário político e econômico do Brasil e do mundo.

Cada modalidade de crédito tem juros específicos. Inclusive, cada instituição que oferece o crédito também vai oferecer juros diferentes. Sendo assim, vale pesquisar algumas instituições financeiras na hora de tomar crédito para avaliar onde estão as melhores condições para você.

Gostou de conhecer todos os tipos de financiamento para pessoa jurídica?

É muito importante que você escolha o tipo de financiamento mais adequado para a sua empresa. Isso envolve analisar qual o modelo de negócio, entender a capacidade de pagamento  e calcular quanto você realmente precisa (desde que seja possível pagar sem afetar a saúde financeira da empresa).  

E, se você busca um financiamento confiável, o sistema de financiamento online da GYRA+ é 100% seguro e está inserido nessa realidade moderna e empreendedora. A propósito, nossa plataforma fornece capital de giro para empresas investirem em seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu empreendimento:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, por exemplo;
  • com a análise realizada e, se aprovado, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.
    Faça uma avaliação para empréstimo capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio!

Marcadores

Rodrigo Cabernite

Sócio co-fundador e co-CEO da GYRA+, está transformando o mercado de crédito PJ e já ajudou milhares de pequenas empresas a conseguir uma linha de crédito para capital de giro.