Tipos de financiamento para empresas: 5 opções para seu negócio

Empréstimos 27 de Set de 2018

Quando temos um negócio, sempre chega o momento em que percebemos que é necessário investir mais para poder continuar crescendo. E ai, a pergunta que fica é: quais os melhores tipos de financiamento para empresas?

A resposta para essa pergunta tem algumas variáveis, que dependem do objetivo que você tem para seu negócio.

Como conseguir capital de giro?

Como investir na ampliação da equipe e do estoque?

Existe uma maneira de conseguir dinheiro para ampliar meu mercado ou inserir novos produtos em meu portfólio?

É importante que você entenda, antes de tudo, porque sua empresa precisa de um financiamento. O artigo, “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa” pode te ajudar nesse foco.

5 tipos de financiamento para empresas

Cada tipo de financiamento para empresas é projetado para uma necessidade comercial diferente.

Se você deseja um financiamento para comprar equipamentos e ampliar o estoque o modelo de empréstimo é um. Se você precisa de capital de giro, a melhor opção pode ser outra.

Neste guia, detalhamos os diferentes tipos de financiamento para empresas. O objetivo é te ajudar a identificar opções e analisar qual é a melhor para a sua realidade.

1. Investidores Anjos

Os investidores anjos são, em geral, empresários experientes, que colocam seu próprio dinheiro em empresas em estágio inicial, esperando por um retorno futuro.

Esses investidores passam a ter uma parte minoritária do negócio em que investiram, e contribuem não apenas com o investimento financeiro, mas também atuam como mentores, em alguns casos.

O objetivo é apoiar empresas iniciantes, que possuem alto potencial de crescimento.

Esse tipo de financiamento para empresas é positivo também, pois, não sobrecarrega o fluxo de caixa com o pagamento de mensalidades de empréstimos.

2. Antecipação de recebíveis

Entre os tipos de financiamento para empresas, a antecipação de recebíveis, pode ser uma boa solução para quitar contar imediatadas e arcar com compromissos financeiros a curto prazo. Ou seja, a antecipação de recebíveis pode ser uma injeção de capital de giro para a empresa.

A antecipação de recebíveis funciona da seguinte forma: você vai até a instituição financeira que realiza esse trabalho e "troca" boletos, cheques e comprovantes de venda no cartão de crédito, em troca do adiantamento desses valores a receber.

Uma vantagem da antecipação de recebíveis é a rapidez com a qual você consegue esse capital.

Além disso, você não estará pegando dinheiro emprestado, criando uma dívida, você apenas estará adiantando um recebimento.

É claro que, existe uma taxa de juros a ser paga à securitizadora ou factoring, que, em geral, gira em torno de 3 a 12% a.m.

Se interessou e quer mais informações sobre esse tipo de financiamento para empresas? Sugerimos que acesse o conteúdo; “Como funciona antecipação de recebíveis: quando solicitar?

3. Crowdfunding

O crowdfunding também é conhecido por outro nome: vaquinha online.

Ao criar uma "vaquinha online" qualquer pessoa pode doar um valor para seu negócio, contribuindo para o desenvolvimento da empresa, de um produto ou serviço específico.

É um tipo de financiamento para empresas que não podem, ou não querem, lidar com outras opções mais "caras" como empréstimos bancários.

Para criar um crownfunding você deve:

  • escolher uma plataforma que oferece esse tipo de serviço;
  • apresentar sua ideia;
  • criar uma conta;
  • indicar o valor e prazo que precisa arrecadar.

Quando atingir o valor definido, receberá o dinheiro, pagando uma taxa para a plataforma.

Depois de receber os fundos, você pode colocá-los em uso!

O crowdfunding, geralmente, é uma boa opção para empresas que tem objetivos como lançar um novo produto ou serviço que tenha grande impacto na "vida" de seus potenciais clientes.

Como fazer as pessoas doarem para sua "causa"? Para responder essa pergunta nada melhor que especialistas. Por isso, acompanhe o vídeo abaixo.

4. Empréstimos Bancários

Um dos tipos de financiamento para empresas mais conhecidos é a solicitação de empréstimo aos bancos.

Mesmo sendo a primeira opção de muitos empresários, recorrer ao empréstimo bancário pode ter taxas e juros mais altos do que as demais opções oferecidas.

É preciso que você fique atento ao custo efetivo total (CET) da transação para saber realmente o quanto você estará pagando ao final do parcelamento.

Antes de solicitar um empréstimo bancário é importante que você siga alguns passos como:

  • Faça um planejamento financeiro
  • Defina os valores necessários para solicitar o empréstimo
  • Planeje o valor teto da parcela do pagamento
  • Faça uma pesquisa entre os bancos para comparar taxas, juros, multas e o CET do empréstimo

5. Linhas de crédito online

Capital rápido e flexível. Essas são as principais vantagens desse tipo de financiamento para empresas.

O conceito das linhas de crédito online é emprestar o dinheiro solicitado, e receber o pagamento por meio de parcelas ou mensalidades pré fixados.

As linhas de crédito online podem ser extremamente benéficas para proprietários de pequenas e médias empresas, que desejam:

  • criar uma reserva financeira;
  • fazer investimento em estoque;
  • ampliar o capital de giro;
  • sanar despesas inesperadas ou emergências.

Geralmente, as taxas praticadas por instituições bancárias virtuais são menores do que as praticadas por instituições financeiras tradicionais.

Não conhece ou tem medo de fazer transações digitais? Sugerimos que leia o material; “Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um”.

O sistema de financiamento online da GYRA+ é 100% seguro e está inserido nessa realidade moderna e empreendedora. A plataforma fornece capital de giro para empresas investirem em seus negócios.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação para empréstimo capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.