Segurança nas compras online: soluções para proteger seu e-commerce

E-commerce 23 de Abr de 2021

Quer investir no mercado digital e vender seus produtos na internet? Então, você precisa se atentar para a segurança nas compras online.

À medida que os tipos de e-commerce começaram a se expandir e as pessoas compraram a ideia de que é mais fácil adquirir seus produtos online, a quantidade de golpes e fraudes também aumentou.

Apesar desses tipos de crime cibernético acontecerem, existem muitas soluções de segurança no e-commerce atualmente que protegem os usuários.

Com elas, os dados pessoais, de localização, de contato, além de informações bancárias podem ser informados em ambientes seguros por protocolos atuais como o certificado SSL.

Dessa maneira, tanto quem vai começar quanto quem já investe na internet, deve pesquisar muito bem para escolher ferramentas confiáveis.

E não subestime seu público-alvo. Se um cliente duvidar da segurança, ele não vai finalizar a compra.

Quer evitar que isso aconteça no seu negócio? Aprenda como proteger seus clientes seguindo as dicas de segurança nas compras online abaixo.

Segurança no e-commerce: o perigo está no mobile

Antes de falarmos das dicas de segurança virtual para e-commerce, é importante entender o panorama deste cenário no Brasil.

O estudo ‘Raio-X da fraude 2021’, organizado pela consultoria antifraude Konduto, analisou 244 milhões de pedidos online realizados em 2020 e concluiu que a maioria das tentativas de fraude foram realizadas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Durante a pandemia do novo coronavírus, as vendas realizadas via dispositivos móveis aumentaram bastante, então faz sentido que os golpes pelo celular tenham crescido mais.

Os pedidos analisados representaram R$ 35 bilhões em compras e, deste total, R$ 1,3 bilhão foram tentativas de fraudes evitadas.

Sim, mesmo com um crescimento nas tentativas de fraude, as soluções de segurança nas compras online se mostraram eficientes e evitaram um enorme prejuízo aos lojistas e aos meios de pagamento.

A taxa de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro ficou em 2,07% (em 2019 foi 2,52%), o que corresponde a 3,07% do valor em R$ transacionado.

Diante desse cenário, é  fundamental colocar as tecnologias antifraude a favor do seu e-commerce e garantir o máximo de segurança possível aos seus clientes.

Dicas de segurança nas compras online

Além de um marketing eficiente, para aumentar as vendas online você precisa oferecer segurança nas compras online.

Conheça as principais soluções de segurança no e-commerce que o seu site deve ter:

1. Proteja seu e-commerce com um certificado SSL

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia usada mundialmente para segurança nas compras online e também em outros tipos de transações como as bancárias.

Ele faz a criptografia dos dados trocados pelo navegador com a internet. Dessa forma, as informações não são expostas e chegam até a fonte seguras.

Para um e-commerce, o certificado SSL é essencial para proteger o nome do usuário, as informações do cartão de crédito, endereço, número de telefone, e-mail, entre outros dados.

Mas como saber se um site tem certificado SSL? Você pode conferir de duas formas:

  • observe se na barra de navegação existe um ícone de cadeado verde;
  • confira se a URL do site contém “HTTPS://”.
Como funciona o certificado SSL | Imagem: Hostinger.

Quando o usuário fizer essa conferência, ele vai entender que sua segurança nas compras online está garantida.

2. Obtenha selos de segurança

Os selos de segurança são outra solução de segurança nas compras online que vai trazer credibilidade para sua loja virtual.

Esses selos analisam critérios que validam a experiência de compra no site, garantindo que ele cumpre todos os requisitos de segurança necessários.

É um recurso que reforça a reputação da loja e que ela é uma empresa que leva a sério os devedores perante o comércio.

As principais empresas que avaliam e fornecem selos de segurança são:

3. Crie e divulgue os canais de contato da empresa

Para evitar dúvidas dos clientes e aumentar a segurança nas compras online, crie e divulgue os canais de contato oficiais da sua empresa.

Tenha um e-mail e um telefone exclusivos para receber solicitações, dúvidas e reclamações sobre as compras.

Os perfis oficiais nas redes sociais também contribuem com a segurança, pois os usuários podem entrar em contato por elas.

Deixe essas informações em destaque e reforce para o cliente que a loja não envia pedidos de cobrança ou pede confirmação de dados sigilosos em nenhum desses canais.

Isso porque a maioria dos e-mails de fraudes e golpes online são relacionados a ações de urgência como confirmação de e-mail, senha e código de segurança.

Quem vende em marketplaces, pode concentrar todas as comunicações pré, durante e após a venda dentro da plataforma. Isso ajuda bastante na organização das demandas.

4. Escolha um meio de pagamento confiável

Escolher um meio de pagamento confiável e conhecido também é importante para a segurança nas compras online.

Quem usa as melhores plataformas de e-commerce tem a facilidade de conseguir incluir essas ferramentas através das integrações disponíveis que facilitam a ativação do serviço.

Nos marketplaces, existem recursos nativos desses sites que possuem todos os protocolos de segurança. Um exemplo é o Mercado Pago que é o meio de pagamento do Mercado Livre.

Vende pelas redes sociais, você pode enviar para os clientes links de pagamento seguros que vão direcioná-lo para páginas protegidas para finalização da compra.

O Pagseguro e a Cielo são algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço.

5. Proteja seu computador de trabalho

O equipamento que você usa para gerenciar seu negócio influencia muito na segurança nas compras online.

Isso porque se o computador do administrador de todos os recursos estiver vulnerável, o sistema pode ser utilizado de má fé para aplicar golpes. Então, siga essas dicas:

  • Use um antivírus de qualidade no computador;
  • Não baixe anexos de e-mails desconhecidos;
  • Não clique em links de confirmação se não tiver certeza do que se trata;
  • Ative a configuração em duas etapas de todos os serviços, principalmente do WhatsApp e das redes sociais, canais muito usados para fraudes.

Invistam na segurança nas compras online e venda mais!

Seguindo as dicas de segurança nas compras online acima, você tem chances de aumentar, e muito, as vendas no seu e-commerce.

Utilizar as soluções existentes é um investimento que você consegue reverter facilmente se também oferecer um bom produto e atendimento de qualidade.

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