Saúde financeira da empresa: o que é e qual a importância?

Finanças 20 de Jan de 2021

A saúde financeira da empresa significa que o negócio tem controle total do seu capital, sendo capaz de gerenciar despesas e planejar investimentos a curto, médio e a longo prazo.

Segundo a pesquisa “Sobrevivência das empresas no Brasil” do SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas (PMEs) fecham por falta de capital, inadimplência ou falta de lucro.

Por essa estatística, é fácil entender qual a importância da saúde financeira da empresa, pois ela é que vai garantir que o negócio sobreviva no mercado.

Dessa forma, é importante fazer um planejamento que trace um caminho para orientar o crescimento financeiro com metas viáveis.

Continue lendo e saiba mais sobre saúde financeira e como manter sua empresa organizada em relação ao dinheiro do negócio.

O que é saúde financeira?

A saúde financeira da empresa é um status do negócio que mostra que o mesmo tem condições de cumprir com todos os pagamentos.

Além disso, também significa que a empresa tem dinheiro para manter seu estoque bem abastecido, os funcionários pagos e toda logística ativa.

Uma empresa com saúde financeira também é lucrativa e, por isso, pode fazer investimentos para que o negócio tenha capital de giro e mantenha as operações.

Outro fator que reforça a existência da saúde financeira é quando o CNPJ também tem score positivo.

Esse fator de saúde financeira é ainda mais relevante, principalmente no momento da requisição de empréstimo empresarial.

Qual a importância da saúde financeira da empresa?

A importância da saúde financeira da empresa se reflete na organização das finanças.

Um negócio que faz o controle do fluxo de caixa, por exemplo, consegue acompanhar o ritmo das entradas e saídas de dinheiro.

Com isso, é possível analisar se as despesas estão superando as entradas, o que pode indicar que as operações não estão vantajosas.

Esse acompanhamento pode ligar o sinal amarelo, indicando que a empresa pode ter dificuldades para honrar seus pagamentos.

Multas podem gerar dívidas que vão deixar o CNPJ da empresa sujo no mercado, dificultando a possibilidade de conseguir produtos financeiros como empréstimo ou até um simples cartão de crédito.

Dessa forma, ter uma gestão financeira eficiente e organizada vai permitir que o seu negócio seja saudável e tenha o retorno desejado que você tanto sonhou.

Como medir a saúde financeira de uma empresa

Para medir a saúde financeira da empresa, é importante manter alguns processos financeiros como:

Planejamento de gastos

O planejamento de gastos ajuda a medir a saúde financeira, pois ele descreve quais são os gastos fixos e variáveis para manter o negócio operando.

É importante listar desde o início quais são as contas a pagar para analisar se elas diminuíram, aumentaram ou se mantiveram estáveis.

Muitas vezes, as despesas escalam em um nível que as entradas não conseguem acompanhar. Com isso, os pagamentos podem ficar atrasados, gerando uma imagem negativa com os fornecedores e prestadores de serviço.

Planejamento de investimentos

O planejamento de investimentos é outra forma de medir a saúde financeira, pois indica que a empresa consegue guardar dinheiro.

Esse crédito que entra como lucro pode ser reinvestido no próprio negócio, aumentando estoque, comprando um maquinário novo ou ampliando a área de atendimento.

Outra possibilidade, é fazer aplicações de parte do lucro para que o rendimento seja uma fonte de capital de giro no futuro, por exemplo.

Planejamento de estoque

As empresas que vendem produtos sabem a importância de um bom planejamento de estoque. Isso porque ninguém quer acabar o mês com produto encalhado, não é mesmo?

Para ter uma gestão de estoque eficiente, é preciso acompanhar as vendas e a velocidade com a qual os produtos saem.

Quem vende produtos com alto giro de estoque precisa garantir uma reposição rápida para não desapontar o cliente.

Ter poder de barganha com os fornecedores também contribui para que o planejamento de estoque esteja sempre atualizado.

Conheça outros indicadores financeiros que são importantes de acompanhar:

Boas práticas para a saúde financeira da empresa

Além dos planejamentos acima que ajudam a medir a saúde financeira da empresa, outras boas práticas de gestão do dinheiro também contribuem para a organização:

1. Procure gastar menos do que ganha

Esse é um princípio básico para a saúde financeira da empresa. Quando as saídas ficam abaixo das entradas significa que existe capital de giro para manter o negócio funcionando.

2. Evite gastos altos no cartão de crédito

Uma compra alta, mesmo diluída em parcelas no cartão, ainda significa uma dívida não paga pela empresa.

E essa informação chega aos birôs de crédito, podendo comprometer seu score de crédito, mesmo que você pague as parcelas em dia.

3. Estabeleça um teto de gastos

Essa é uma boa prática para manter a saúde financeira da empresa, pois ajuda a manter a disciplina e ser mais estratégico nos investimentos do seu negócio.

Além disso, também garante que você não vai gastar além do que pode pagar, prejudicando a imagem da sua empresa.

4. Corte gastos desnecessários

Para manter a saúde financeira da empresa, analise constantemente os gastos gerais para cortar alguma despesa desnecessária.

É natural que alguns gastos deixem de fazer sentido com o tempo, mas sem um acompanhamento eles se estendem de forma desnecessária.

Por isso, seja rigoroso para manter apenas aquilo que é extremamente necessário.

Gostou das dicas de saúde financeira da empresa?

Sua empresa segue essas dicas e, por isso, mantém a saúde financeira da empresa organizada?

Com um status positivo no mercado, fica mais fácil conseguir empréstimos para investir em melhorias na empresa. A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta em nosso site, e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, SafraPay, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.