Por que minha loja virtual não vende? Descubra o que fazer!

Marketing 3 de Fev de 2021

O mercado está favorável para as vendas digitais, mas, ainda assim, muitos empreendedores se perguntam “por que minha loja virtual não vende?”.

Com a exigência de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o setor de e-commerce deu um salto e cresceu 47% no primeiro semestre do ano passado, segundo a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen.

Apesar do dado positivo, a taxa de mortalidade dos e-commerces no Brasil ainda é alta: apenas 30% das lojas virtuais não terminam o segundo ano de operações.

Entender o porquê uma loja virtual não vende exige uma análise da gestão de e-commerce para aperfeiçoar as práticas.

Quer parar de se perguntar “por que minha loja virtual não vende”? Continue lendo e conheça os motivos mais comuns e dicas certeiras para contorná-los.

Por que minha loja virtual não vende?

Existem diversos motivos do porque sua loja virtual não vende. Abaixo reunimos os cinco motivos mais frequentes que podem estar gerando problemas no seu e-commerce.

Volume de tráfego baixo

Você investiu uma grana para montar seu e-commerce e tudo que você mais deseja agora é que sua loja venda e dê lucro, certo?

E o raciocínio está certo, mas só desejar não vai trazer automaticamente as vendas para engordar seu faturamento.

Um dos maiores desafios das lojas virtuais que estão começando é atrair tráfego para as suas páginas e, consequentemente, fechar mais vendas.

Se você não investir em estratégias de atração de tráfego que podem ser orgânicas ou pagas, seu negócio pode levar tempo para decolar ou nunca engajar vendas.

Valor alto do frete

Quem compra online está sempre em busca de uma boa oportunidade e não falamos só de preço. As lojas que oferecem facilidades para comprar saem na frente.

O frete é aquela informação que se decepciona, faz o cliente abandonar o carrinho sem pensar muito.

Por isso, a logística de entrega e o valor cobrado do cliente devem ser o mais atrativos possíveis e é importante estudar as possibilidades para otimizar o custo para você e para o cliente.

Ausência de investimento em marketing

Quem se pergunta “por que minha loja virtual não vende?” se identifica com essa brecha nos investimentos em marketing.

Criar perfis nas redes sociais e postar seus produtos, já não é mais suficiente. A concorrência nessas redes é altíssima e os algoritmos são cada vez menos favoráveis.

O objetivo? Fazer sua empresa virar um anunciante. Se bem feita, o investimento realmente faz a diferença para obter melhores resultados.

Não veja o marketing como um gasto nunca, mas principalmente se você está começando. Um destaque orgânico raramente acontece. É preciso planejar e ter uma fatia do orçamento mensal para investir.

Comentários negativos no site

Em uma pesquisa da Lett em parceria com a Opinion Box, 84% dos entrevistados responderam que  já desistiram de uma compra depois de ler comentários sobre o produto.

Isso é muito importante, porque as pessoas escolhem comprar online para conseguir ofertas melhores do que conseguiriam em lojas físicas.

Então, oferecer produtos de qualidade é essencial e isso passa pela compra com fornecedores qualificados também.

Concorrência de mercado alta

A concorrência em diversos nichos do mercado é alta como eletrônicos, vestuário e eletrodomésticos.

Principalmente, porque nessas categorias as lojas virtuais menores esbarram nos grandes varejistas que também estão online.

Por isso, analisar o mercado e descobrir onde existem oportunidades ajuda a direcionar seu investimento.

Veja mais motivos no vídeo abaixo:

5 dicas para sua loja virtual dar dinheiro

Lendo os motivos acima, você identificou o porquê sua loja virtual não vende? Veja algumas dicas para contorná-los:

1. Invista em atração de tráfego

Se o tráfego para sua loja virtual está baixo, investir em formas de atrair mais acessos pode mudar esse cenário. E todas as dicas abaixo contribuem de certo modo para aumentar o tráfego.

De início, você pode criar um blog para falar dos seus produtos, explicar melhor sobre as funcionalidades, divulgar novidades, promoções e campanhas especiais.

Outra opção é fazer parcerias com lojas virtuais de segmentos complementares para que seu negócio seja conhecido entre o público do parceiro.

Os influenciadores digitais de nicho (com menores seguidores, mas com público engajado) também podem já ser uma boa aposta, se bem selecionados e utilizados.

Os recursos do WhatsApp Business também favorecem muito os micro e pequenos negócios e você pode divulgar novidades, promoções e ofertas especiais para os clientes que autorizarem o envio de mensagens.

2. Aplique SEO no site

O SEO é um conjunto de técnicas que vão otimizar o seu site e aumentar as chances das páginas de produtos da sua loja virtual aparecerem nas buscas.

A técnica central é o uso de palavras-chave. Usando as expressões mais buscadas pelos consumidores nos títulos dos produtos, nas descrições, nos arquivos de imagem e até na URL, sua loja virtual pode crescer bastante.

Quer saber mais? Leia também o post: 4 técnicas de SEO para Mercado Livre para fazer a acertar 🎯.

3. Invista em campanhas pagas

Ter seus canais de marketing ativos, gerando conteúdo de qualidade, seguindo as técnicas de SEO, abre caminho para que suas campanhas pagas sejam mais eficientes.

As campanhas no Facebook Ads são estratégicas para que as pessoas descubram sua marca. Já o Google Ads permite que suas páginas de produtos apareçam justamente quando o usuário busca pela palavra-chave na qual está interessado.

Inclua no seu planejamento financeiro uma fatia do orçamento para a criação de campanhas de marketing.

4. Venda para um nicho

Sair do mainstream pode parecer uma estratégia ousada, mas se você fizer uma pesquisa pode encontrar nichos de mercado com ainda pouca concorrência.

E essa pode ser a porta pela qual você vai entrar e conseguir fazer sua loja virtual vender.

Quer ter uma ideia dos produtos em alta? Leia também o post: “O que mais vende no Mercado Livre: conheça os mais buscados”.

5. Melhore as opções de frete

O frete pode ser uma pedra no sapato das suas vendas. Reanalise sua logística para e-commerce e busque novas opções de frete para otimizar o valor cobrado.

Estude formas de oferecer frete grátis, faça um contrato com os Correios para ter um preço melhor e segurança para sua entrega, use o Mercado Envios, se vender no Mercado Livre.

Curtiu as dicas para sua loja virtual dar dinheiro?

Esses são alguns motivos do porque sua loja virtual não vende e possíveis soluções para você colocar em prática e melhorar o desempenho do seu e-commerce.

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