Tudo sobre o que é marketplace: exemplos, vantagens, como funciona e como começar?

Marketplace Jun 21, 2020

O mercado de vendas online não para de crescer. Só no primeiro trimestre de 2019 as vendas aumentarem em 23%, em relação ao mesmo período de 2018. Um dos grandes protagonistas desse sucesso são os marketplaces. Mas, afinal, o que é marketplace?

Os sites e aplicativos de venda do Mercado Livre, Americanas Marketplace, Amazon, Magazine Luiza e Shoptime, são apenas alguns dos exemplos dos marketplaces de maior sucesso no Brasil.

Em suma, essas e todas demais empresas que adotaram o que é marketplace como o modelo de negócio, possuem uma loja virtual, que permite que outras lojas também realizem vendas.

Calma! A seguir destrinchamos o conceito do que é marketplace, suas vantagens para vendedores e empreendedores digitais.

O que é marketplace?

Como dissemos, rapidamente, acima, os marketplaces são lojas virtuais, que “abrem as portas” para que outras lojas utilizem sua estrutura e alcance para realizar vendas. Em troca, a loja cadastrada deve pagar comissão sobre as vendas realizadas dentro do marketplace.

Se, recentemente, você realizou alguma compra em um site como a Americanas.com, deve ter observado uma página de pagamento de produto, com uma estrutura como a apresentadas abaixo:

Marcamos de verde o local onde o cliente é apresentado às opções de lojas que trabalham com o produto que está sendo comprado.

Nesse local o cliente poderá identificar qual loja apresenta melhores benefícios (como confiança, preço e prazo) e escolher com quem comprar.

No exemplo acima, a própria loja da Americanas apresenta o melhor preço, entretanto, nem sempre é isso que acontece. Além disso, muitas vezes o preço não é o principal diferencial para o cliente, mas sim a forma de pagamento oferecida ou mesmo o prazo de entrega.

Um outro modelo de marketplace é o Mercado Livre. Ao contrário do exemplo da Americanas.com que também é uma loja que vende seus próprios produtos, o Mercado Livre apenas conecta vendedores e compradores.

No vídeo abaixo, a B2W, um dos grandes grupos de marketplace do Brasil, reforça a explicação que apresentamos até aqui. Vale conferir para tirar qualquer dúvida que tenha ficado sobre o que é marketplace.

Leia também: Como vender mais na B2W + 7 dicas para alavancar vendas

O lugar de destaque, dentro da página de produto, ocupado, no exemplo acima, pela Americanas.com, é chamada de Buy Box e é o lugar de maior destaque de um e-commerce, super disputado por todas as empresas que vendem pelo marketplace.

A Buy Box está presente, não apenas na loja da Americanas, mas em todos os demais marketplace nesse modelo.

Como você viu até aqui, os marketplaces são canais de vendas, que oferecem a opção de uma outra loja usar sua plataforma para vender.

Para aproveitar essa oportunidade, as lojas devem se cadastrar, assim como a seus produtos, dentro da plataforma do marketplace. Como? É sobre isso que falaremos a seguir.

Como funciona um marketplace?

Esperamos que você tenha compreendido o que é marketplace. A partir daqui falaremos sobre como ele funciona, ou melhor, como você pode usar esse modelo de negócio para aumentar as vendas no e-commerce ou mesmo iniciar um negócio online.

As plataformas de marketplace, como o Mercado Livre, não exigem que você tenha uma loja virtual para realizar vendas. Basta criar uma conta, cadastrar seus produtos dentro das diretrizes do marketplace e começar a vender.

Dessa forma, os marketplaces, além de ajudarem você a vender, também são uma opção para quem não deseja investir na abertura de uma loja virtual própria.

Entretanto, se você já tem um e-commerce, também deve aproveitar a oportunidade de ampliar seu alcance e conquistar novos clientes, por meio dos marketplaces.

Mas, como começar a vender em um marketplace?

Sem loja virtual

Caso você não tenha uma loja virtual, você deve seguir os seguintes passos:

  • criar uma conta em um marketplace de sua preferência;
  • cadastrar suas informações e produtos;
  • aprender as regras do canal e esperar ser aprovado.

A partir disso, pode começar a realizar vendas.

Com loja virtual

Caso você tenha uma loja virtual, existem duas opções para começar a vender por meio de marketplace:

  • seguir os mesmos passos explicados para negócios que não possuam um e-commerce próprio;
  • integrar sua loja ao marketplace desejado.

Nós recomendamos a segunda opção, afinal, com ela você terá liberdade para praticar preços diferentes em cada canal e ofertar produtos diferentes em cada plataforma, ao mesmo tempo, que pode:

  • cadastrar seus produtos uma única vez;
  • fazer a gestão do banco de clientes a partir de um único sistema;
  • gerenciar estoque e financeiro de maneira mais eficaz.

As principais plataformas de e-commerce do mercado oferecem uma série de integrações e plug-ins, para permitir que sua loja realize vendas pelos maiores marketplaces do Brasil.

Para saber se a sua plataforma te oferece essa possibilidade, acesse seu sistema administrativo e vá até à seção de plug-ins ou integrações. Também confira no site do sistema que você contratou se existem parcerias firmadas com alguns marketplaces.

Atenção: é possível estar presente em mais de um marketplace ao mesmo tempo.

Para completar se entendimento sobre o que é marketplace e como começar a aproveitar suas vantagens, indicamos que leia o artigo; Regras de marketplace que você precisa seguir para vender”.

Grandes vendas exigem grandes responsabilidades

O objetivo de começar a vender por meio de um marketplace é fazer a loja virtual vender mais, correto?

Isso quer dizer maiores faturamentos, mas também uma necessidade de ampliar seu estoque, o que significa fazer maiores investimentos em seu negócio.

Se essa é uma preocupação, você pode contar com a Gyra+ como seu braço direito nessa empreitada.

Na Gyra+ você acessa nossa plataforma, conecta sua conta do Mercado Livre e, se nossa equipe aprovar seu empréstimo, o dinheiro estará em sua conta no banco em até 72 horas.

Você só precisa seguir 3 passos simples para ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail – antes desse passo aprenda como calcular o capital de giro da empresa, será ideal para você.
  • Conecte sua conta do Mercado Livre
  • Análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta

Solicite uma proposta em nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.