O que é fluxo de caixa: 4 dicas para ajudar a gerenciá-lo

Finanças 26 de Mar de 2019

O dinheiro é rei quando se trata da gestão financeira de uma empresa em crescimento. O atraso entre o tempo que você paga aos fornecedores e funcionários e o tempo que você recebe dos clientes é o problema, e a solução é o gerenciamento do fluxo de caixa.

Na sua forma mais simples, o gerenciamento do fluxo de caixa significa atrasar o gasto de dinheiro o máximo possível, ao mesmo tempo em que incentiva qualquer pessoa que lhe deva dinheiro a pagá-lo o mais rápido possível.

Mas antes de entrar nas maneiras de gerenciá-lo, vamos entender o que é fluxo de caixa e os tipos existentes e seus usos.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa (FC) é o aumento ou a diminuição da quantidade de dinheiro que uma empresa, instituição ou indivíduo possui.

Em finanças, o termo é usado para descrever a quantia de dinheiro (moeda) que é gerada ou consumida em um determinado período de tempo.

Existem muitos tipos de fluxos de caixa, com vários usos importantes para administrar um negócio e realizar análises financeiras. Este guia irá explorar todos eles em detalhes.

Tipos de fluxo de caixa

Existem vários tipos de fluxo de caixa, por isso é importante ter uma sólida compreensão de cada um deles.

Quando alguém se refere a FC, pode significar qualquer um dos tipos listados abaixo, portanto, certifique-se de esclarecer qual termo de fluxo de caixa está sendo usado.

Tipos de fluxo de caixa incluem:

  • Caixa das atividades operacionais – caixa gerado pelas principais atividades empresariais de uma empresa. Não inclui fluxo de caixa de investimentos.
  • Fluxo de caixa livre para patrimônio líquido – representa o dinheiro disponível após o reinvestimento no negócio (despesas de capital).
  • Fluxo de caixa livre para a empresa – esta é uma medida que assume que uma empresa não tem alavancagem (dívida). É usado na modelagem e avaliação financeira.
  • Variação líquida no caixa – a mudança no valor do fluxo de caixa de um período contábil para o próximo. É encontrado na parte inferior da declaração de fluxo de caixa.

Usos do fluxo de caixa

O fluxo de caixa tem muitos usos tanto na operação de um negócio quanto na execução de análise financeira. Na verdade, é uma das métricas mais importantes em todas as finanças e contabilidade.

As métricas de caixa mais comuns e os usos do fluxo de caixa são os seguintes:

  • Valor Presente Líquido – calcula o valor de um negócio construindo um Modelo DCF e calculando o valor presente líquido (VPL);
  • Taxa Interna de Retorno (TIR) – determina a TIR que um investidor alcança ao ser investido;
  • Liquidez – avalia o quanto uma empresa pode cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo;
  • Rendimento do fluxo de caixa – mede quanto dinheiro um negócio gera por ação, em relação ao preço da ação, expresso em porcentagem;
  • Fluxo de caixa por ação – caixa gerado pelas atividades operacionais dividido pelo número de ações em circulação;
  • Relação P/CF – o preço de uma ação dividido pelo fluxo de caixa por ação, às vezes usado como uma alternativa para a relação Preço/Lucro;
  • Taxa de Conversão de Caixa – o período de tempo entre o momento em que uma empresa paga pelo seu estoque (custo das mercadorias vendidas) e recebe o pagamento dos seus clientes é a taxa de conversão de caixa;
  • Abertura de Financiamento – uma medida do déficit que uma empresa tem que superar;
  • Pagamentos de dividendos – FC pode ser usado para financiar pagamentos de dividendos para investidores;
  • Despesas de capital – O FC também pode ser usado para financiar o reinvestimento e o crescimento do negócio.

Fluxo de Caixa vs Renda

Os empreendedores de negócios se preocupam profundamente com o fluxo de caixa porque ele é a força vital de uma empresa.

Você pode estar se perguntando, “Como o fluxo de cauxa é diferente do que é relatado na demonstração de resultados de uma empresa?”.

A receita e o lucro são baseados nos princípios de contabilidade de exercício, que suavizam as despesas e combinam as receitas com o momento de entrega dos produtos/serviços.

Devido às políticas de reconhecimento de receita e ao princípio de correspondência, o lucro líquido de uma empresa pode, na verdade, ser materialmente diferente de seu fluxo de caixa.

As empresas prestam muita atenção ao seu fluxo de caixa e procuram administrá-lo com o maior cuidado possível. Profissionais que trabalham em finanças, contabilidade e planejamento financeiro em uma empresa gastam um tempo significativo avaliando o fluxo de fundos no negócio e identificando possíveis problemas.

analise-fluxo-caixaFonte: CCPRLeite.

Como gerenciar melhor seu fluxo de caixa

1. Medição do fluxo de caixa

Prepare projeções de fluxo de caixa para o próximo ano, para o próximo trimestre e, se você estiver em terreno instável, para a próxima semana. Uma projeção de fluxo de caixa precisa pode alertá-lo para problemas bem antes de eles começarem.

2. Melhorando recebíveis

Se você foi pago pelas vendas no instante em que as fez, nunca teria um problema de fluxo de caixa.

Infelizmente, isso não acontece, mas você ainda pode melhorar seu fluxo de caixa gerenciando suas contas a receber.

A idéia básica é melhorar a velocidade com a qual você transforma materiais e suprimentos em produtos, estoque em contas a receber e recebíveis em dinheiro. Aqui estão algumas técnicas específicas para fazer isso:

  • Oferecer descontos para clientes que pagam suas contas à vista;
  • Pedir aos clientes para fazerem pagamentos de depósito no momento em que os pedidos forem feitos;
  • Exigir verificações de crédito para todos os novos clientes que não pagam em dinheiro;
  • Fazer queima de estoques antigos e desatualizados;
  • Emitir faturas prontamente e fazer o acompanhamento imediatamente se os pagamentos demorarem a chegar;
  • Acompanhar as contas a receber para identificar e evitar clientes que pagam com folga. A instituição de uma política de pagamento na entrega é uma alternativa para fazer negócios mais lucrativos.

3. Gerenciando contas a pagar

O crescimento das vendas de primeira linha pode esconder muitos problemas – às vezes, muito bem. Quando você está gerenciando uma empresa em crescimento, você tem que observar as despesas com cuidado.

Não se deixe levar pela complacência simplesmente expandindo as vendas. A qualquer hora e em qualquer lugar que você veja, as despesas crescem mais rápido do que as vendas, examine os custos cuidadosamente para encontrar lugares para cortá-los ou controlá-los.

Aqui estão mais algumas dicas para usar dinheiro sabiamente:

  • Tire o máximo proveito dos termos de pagamento do credor. Se o pagamento for devido em 30 dias, não o pague em 15 dias;
  • Use a transferência eletrônica de fundos para efetuar pagamentos no último dia de vencimento. Você permanecerá atual com os fornecedores, mantendo o uso de seus fundos o maior tempo possível;
  • Comunique-se com seus fornecedores para que eles saibam sua situação financeira. Se você precisar adiar um pagamento, precisará da confiança e da compreensão deles;
  • Considere cuidadosamente as ofertas dos fornecedores de descontos para pagamentos anteriores. Estes podem equivaler a empréstimos caros para seus fornecedores, ou podem fornecer uma mudança para reduzir os custos gerai;
  • Não se concentre sempre no preço mais baixo ao escolher fornecedores. Às vezes, termos de pagamento mais flexíveis podem melhorar seu fluxo de caixa mais do que um preço de barganha.

4- Sobrevivendo déficits

Mais cedo ou mais tarde, você vai prever ou se encontrar em uma situação onde você não tem dinheiro para pagar suas contas.

Isso não significa que você seja um fracasso como empresário – você é um empreendedor normal que não consegue prever perfeitamente o futuro. E há práticas de negócios normais e cotidianas que podem ajudá-lo a gerenciar o déficit.

A chave para administrar os déficits de caixa é tomar conhecimento do problema o mais cedo e com a maior precisão possível.

Os bancos estão cautelosos com os tomadores de empréstimos que precisam ter dinheiro hoje. Eles preferem emprestar para você antes que você precise, de preferência meses antes.

Quando a razão pela qual você é pego de surpresa é que você não se planejou, uma instituição financeira não estará muito interessada em ajudá-lo.

Escolha as contas que você pagará com cuidado. Não basta pagar as menores e deixar o resto deslizar.

Pague os funcionários não-remunerados da folha de pagamento para que eles não sejam em breve ex-funcionários. Priorize os fornecedores cruciais em seguida. Pergunte ao resto se você pode pular um pagamento ou efetuar um pagamento parcial.

Entendeu o que é fluxo de caixa e como como ele é importante para o seu negócio? Aprenda mais cinco dicas no artigo ‘Como administrar o fluxo de caixa das empresas’.

Precisando de uma força no capital da sua empresa?

Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais. Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.