O que é CET: o custo efetivo total em linhas de crédito

Empréstimos 7 de Ago de 2018

CET é a sigla para custo efetivo total e, geralmente, está relacionado a quanto você vai pagar por um empréstimo. Por isso, é importante compreender o que é CET, na prática, antes de realizar qualquer movimentação financeira pessoal ou empresarial, que envolva taxas e juros.

Neste artigo iremos te explicar detalhadamente o que é CET e o que significa custo efetivo total.

O que é CET?

A resposta para o que é CET está no uso do termo completo: custo efetivo total.

O custo efetivo total de uma transação financeira é a soma de:

  • juros;
  • taxas;
  • encargos e outros custos financeiros que incidem sobre o valor de um empréstimo ou financiamento.

Quando você precisa contratar um empréstimo para sua empresa, por exemplo, a maioria das pessoas confere apenas o valor do juros que terá que pagar e o número de parcelas, mas não temos apenas os juros como encargos de um empréstimo (ou financiamento).

Existem outras taxas que irão incidir sobre o valor total que você irá pagar e o total delas é o que representa o que é CET.

Se você ainda está em dúvida se é o momento certo, ou não, de fazer um empréstimo, sugerimos a leitura do artigo, “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

O que quer dizer CET e qual sua importância?

Você provavelmente já viu uma propaganda de televisão divulgando o financiamento de um carro com taxa 0%. Ou seja, sem juros.

Em quase todos os casos, propagandas como essa querem dizer que o juros é 0%, porém, existem outras taxas e encargos que irão incidir no valor total da compra.

Por isso é importante tomar cuidado com financiamentos e empréstimos que se dizem sem juros.

Outras taxas, que não recebem o nome de juros, podem estar embutidas no seu contrato e o custo, muitas vezes pode sair maior do que em alguns contratos “com juros”.

Lei que regulamenta o CET

É importante que você entenda porém, que todos os contratos, sejam de financiamento ou empréstimo, devem conter o valor do CET.

O Conselho Monetário Nacional, por meio da Resolução 3.517 de 2007 passou a tornar obrigatório a apresentação do CET nos contratos. Ele deve ser expresso na forma de percentual anual. Por lei, todas as instituições são obrigadas a informar o CET.

Razões para obrigatoriedade da apresentação do CET

O principal objetivo do que é CET, é dar mais transparência às operações que conferem crédito tanto à pessoa física como jurídica, tais como financiamento e empréstimo.

Em suma, o que quer dizer CET? Ele é a junção de todos os custos que incidem nessas operações.

O custo efetivo total tem a função de apresentar ao cliente que está contratando um crédito financeiro, qual o real custo da sua operação.

A importância do que significa custo efetivo total está ligada a:

  • Aumentar a transparência das transações financeiras
  • Contribuir com a construção de um bom relacionamento entre as instituições financeiras e consumidores
  • Evitar que tarifas sejam incluídas sem o consentimento do cliente

Entenda o que é CET antes de fechar qualquer negócio

Agora que você já sabe o que é custo efetivo total e já entende a sua importância, deve imaginar o quanto é importante analisá-lo antes de fechar qualquer negócio, principalmente antes de se comprometer com um financiamento ou empréstimo.

A atenção sobre o que significa CET deve ser especial ao analisar diferentes propostas de negócios.

Se você aprendeu a como calcular a necessidade de capital de giro, e agora precisa de um empréstimo para sua empresa, por exemplo, é importante que analise não apenas a taxa de juros e o total de parcelas, mas compare também o percentual sobre o que é custo efetivo total anual.

Leia também: Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um.

Novamente, esses valores estarão no contrato, mas antes de assiná-lo você deve estar ciente desses custos, analisando cada uma das opções de negócio e tomando uma decisão mais embasada, entendendo o que é CET e como ele pode influenciar em um negócio bem feito.

Entendeu o que é CET e como é importante aprender o que significa custo efetivo total para realizar melhores negócios financeiros?

Então que tal agora conhecer uma instituição que acredita na redução das taxas praticadas pelo mercado, através do uso da tecnologia para acesso transparente às informações?

A Gyra + é uma plataforma que tem como propósito a democratização de crédito para pequenas e médias empresas online através do uso da tecnologia e compartilhamento das informações.  Você pode solicitar um empréstimo para seu capital de giro e recebe-lo em até 72 horas após nossa análise.

Solicite uma proposta de crédito agora mesmo e faça sua empresa crescer!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.