Nuvem para e-commerce: conheça 7 vantagens!

E-commerce 6 de Jun de 2023

Existem inúmeras vantagens em adotar a nuvem para e-commerce. Afinal, esse é um conceito inovador que expande as possibilidades do seu negócio.

De modo geral, há 3 tipos de computação em nuvem: Infraestrutura como serviço (IaaS), Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS).

Cada um deles pode ser mais indicado para um determinado porte de empresa, assim como para diferentes segmentos. E, neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens em adotar a nuvem para e-commerce.

Boa leitura!

7 vantagens da nuvem para e-commerce

A seguir, listamos as principais vantagens de adotar a nuvem para seu e-commerce:

1 - Redução de custos com Tecnologia da Informação (TI)

A primeira vantagem em usar a nuvem para e-commerce é que ela tira a necessidade de você ter uma infraestrutura de TI no local. Esse, geralmente, é um dos investimentos mais pesados para quem deseja empreender na área.

Com a nuvem, você não tem que adquirir novos servidores a cada três anos, nem ter uma equipe para essa finalidade. Com isso, pode-se repassar a redução de custo ao seu produto ou serviço, o que torna seu negócio mais competitivo.

Além disso, você pode distribuir seus gastos, equilibrando o fluxo de caixa, o que possibilita investir mais dinheiro no que realmente importa para sua empresa.

2 - Recuperação mais rápida de desastres

Uma das principais dores de cabeça de quem faz vendas online são os desastres que podem ocorrer e comprometer os dados, a estabilidade do site e afins.

Esses desastres podem acontecer de forma natural (como as tempestades) ou ser causados pelo homem (como os danos à infraestrutura). Dessa forma, qualquer organização, seja ela grande ou pequena, precisa investir em um plano de recuperação de desastres.

No entanto, com a introdução da nuvem para e-commerce, você passa a ter esse plano em vigor para os processos do seu negócio, de forma bem mais simples.

Com essa implementação, pode-se atender aos requisitos específicos de recuperação de dados, até porque a maioria dos servidores em nuvem oferecem backup automático, replicação para centros de dados externos etc.

3 - Maior flexibilidade e adaptação às necessidades

Outra vantagem da nuvem para e-commerce é que você tem mais flexibilidade operacional. Desse modo, fica mais fácil adaptar suas necessidades à medida em que seu negócio aumenta ou diminui.

Essa adaptação oferece às empresas uma grande vantagem competitiva, bem como remove a dor de cabeça e os atrasos de TI.

Quando você investe em equipamentos para ter um servidor próprio, tudo se torna mais engessado, e você tem menos flexibilidade. Por esse e por outros motivos, a computação em nuvem é tão importante.

4 - Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

A nuvem também permite que você e sua equipe trabalhem de qualquer lugar. Basta somente ter um acesso à internet. Hoje em dia, muita gente se desloca diariamente por conta do trabalho. E isso envolve uma grande perda de tempo.

Já com a computação em nuvem, além de possibilitar o trabalho de qualquer lugar, você pode ainda contar com colaboradores atuando em regime home office.

Isso garante uma maior produtividade de todo o time, pois possibilita que os funcionários não precisem perder uma grande parte do tempo do seu dia  estando presos no trânsito.

Em paralelo, os colaboradores podem viajar a negócios e realizar alguns ajustes na plataforma remotamente, se isso for necessário. O resultado é que você terá sempre um bom funcionamento do seu e-commerce.

5 - Atualizações automáticas de apps

Outro ponto bem interessante da computação em nuvem é que as atualizações são feitas automaticamente, sem que você tenha que se preocupar com isso.

Em geral, as empresas que oferecem esse tipo de serviço já fazem as atualizações regularmente. Então, você não precisa se preocupar. O resultado é que você vai economizar muito tempo da sua rotina.

Ademais, fazer atualizações também envolve custos para seu negócio e, ao aderir a um plano de assinaturas em nuvem, esses valores já estão incluídos no contrato.

Em resumo, essa solução traz uma grande economia para a empresa, que não precisa se preocupar em gastar tempo e dinheiro com atualizações constantes, repassando isso para o preço do produto.

6 - Mais segurança dos seus dados

A segurança de dados é uma necessidade cada vez maior dentro das organizações. Pois, com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tornou-se imprescindível cuidar da segurança deles para evitar problemas com os consumidores, além de multas.

Nesse sentido, a nuvem oferece os melhores protocolos e medidas de segurança, evitando assim que você tenha dores de cabeça com vazamentos de dados.

Isso é muito importante para as pequenas e médias empresas que não costumam ter uma capacidade de TI para implantar as medidas necessárias. Até porque os provedores em nuvem já fazem tudo o que você precisa.

Só para citar alguns exemplos, eles realizam: backups de dados, restaurações, instalações de patches de segurança etc. E, em especial, você elimina o risco de alguém acessar indevidamente os dados da empresa.

7 - Implementação bem mais rápida

Existe um velho ditado que diz que “tempo é dinheiro”. E, quando você opta por uma implementação em nuvem, ela é bem mais rápida do que se você fosse criar um servidor local.

Por sinal, ela já está pronta para ser usada por qualquer novo cliente. Isso reduz a necessidade de investimentos em equipamentos, a contratação de técnicos de TI e assim por diante.

Só o tempo do processo seletivo já é enorme, ainda mais em um cenário onde a mão de obra qualificada de TI está cada vez mais escassa. Portanto, é notório o quanto você vai economizar não só de tempo, como também de dinheiro.

De modo geral, podemos ver que quem deseja iniciar um e-commerce ou, até mesmo, expandir seu negócio, tem claros benefícios ao adotar a tecnologia de nuvem. Afinal, essa é uma forma de ter um negócio muito mais competitivo.

E, em um mundo no qual a concorrência está cada vez mais agressiva, quem não tem competitividade estará fora do mercado. Este post foi escrito pela equipe da Safetec, que contribui para a inovação na forma de trabalhar das organizações, por meio de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.