Mercadoshops ou Loja Integrada: em qual plataforma devo criar meu e-commerce?
Dádá barriga para os investidores da primeira são vários fatores que serão um novo teste durante a preparação. A grande dúvida é: Mercadoshops ou Loja Integrada ? Afinal de contas, ambas são plataformas de grande utilidade.
Não é à criação que o comércio eletrônico possui gradativo desde os primeiros registros de análise. Em meio à pandemia, o Brasil teve números expressivos. Em 2021, por exemplo, houve uma expansão de quase 1,59 milhões de lojas online , 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%, o que revela a 7ª edição da pesquisa "Perfil do E -Commerce Brasileiro", parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp.
Nesse contexto, vamos fazer um comparativo entre duas plataformas: Mercadoshops ou Loja Integrada? Afinal, vale a pena escolher uma delas? E qual é a melhor para o seu negócio? Continue lendo e conheça os atributos de cada sistema.
Como funciona o mercado digital?
Para qualquer um que planeja iniciar um novo negócio de e-commerce em 2019, é importante entender primeiro como o comércio digital evoluiu nos últimos 2 a 3 anos e para onde está indo.
Além de dispositivos móveis e sociais, vemos todos os aspectos do comércio eletrônico aprimorados e aprimorados.
É preciso destacar em meio a essa luta estruturada, apenas um modelo de negócio e uma plataforma de e-commerce sobreviverá. Isso porque a tração no mundo do comércio eletrônico depende muito do tipo de tecnologia com o qual você está equipado.
Você precisa escolher uma plataforma que atenda aos seus requisitos de recursos de forma tão adequada e exclusiva quanto ao seu modelo de negócios individual.
Logo, se você deseja lançar um e-commerce convencional ou um mercado de vários fornecedores, essa comparação entre Mercadoshops ou Loja Integrada poupará um pouco do trabalho pesado.
Em última análise, no entanto, somente você pode determinar qual plataforma é melhor para o seu negócio.
Por que apostar em Mercadoshops ou Loja Integrada?
As duas plataformas são serviços pelos quais você paga para ter acesso a um sistema pronto para montar sua loja virtual.
Investir na abertura de um e-commerce do zero pode variar entre R$ 5.000 e R$ 10.000 , se você contratar uma agência. E esse levantamento mostra que em meio a desafios e dificuldades para criar novas formas de trabalho, o número de micro e pequenas empresas cresceu no Brasil.
Segundo o Sebrae, mais de 1 milhão de pequenas e micro empresas (PMEs) foram abertas no país somente no primeiro semestre de 2021.
Ou seja, em meio à pandemia do coronavírus, esse é um saldo positivo. Em termos de geração de empregos, os pequenos negócios contratam mais de 2 milhões de pessoas com carteira assinada , o que significa 71,8% das vagas no país.
Nesse contexto, plataformas como Mercadoshops ou Loja Integrada são opções viáveis para criar uma loja virtual, sem precisar de um grande investimento.
O que é Mercadoshops?
Mercadoshops é uma plataforma virtual que serve para otimizar as vendas dos produtos do Mercado Livre. Sendo assim, o vendedor cria o próprio estabelecimento online com os produtos já integrados na conta do Mercado Livre.
Ao usar o Mercadoshops, você ganhará um espaço dentro do Mercado Livre, capacitando seu próprio nome na URL, o que aumentará a credibilidade do trabalho.
Mas isso não significa que, ao cadastrar a sua empresa na plataforma do Mercadoshops, você não terá mais sua conta no Mercado Livre. Pelo contrário, ela seguirá no mesmo ambiente, a diferença é que você também terá sua loja própria virtual.
Vale frisar que o Mercadoshops é uma plataforma do grupo Mercado Livre e conta com mais de 200.000 usuários. Você pode começar a montar sua loja totalmente grátis e usar por 30 dias, sem contrato e ampliar seus negócios com as vendas online. Ou seja, seu projeto sai do papel na hora que você decidir.
Como funciona o Mercadoshops?
O Mercadoshops é uma plataforma pronta onde você pode configurar diversos produtos. Por conta disso, existem recursos personalizados que facilitam no dia a dia do manuseio. São eles:
- Ferramentas de marketing que criam promoções e cupons de descontos para campanhas ou para clientes específicos;
- É possível acompanhar o momento em que o cliente fecha o pedido, como o pagamento e o ticket médio, o que ajuda a criar estratégias para fortalecer a experiência do usuário;
- Vinculação da loja online com o Facebook, proporcionando mais interação entre os usuários e ampliando o canal de vendas com a rede social;
- A plataforma permite a criação de campanhas de e-mail marketing, com modelos pré-formatados que facilitam o processo. Assim, só é preciso determinar os produtos e textos para fazer o disparo;
- A plataforma disponibiliza um programa de fidelização de clientes por meio de um sistema de pontos automáticos. Ou seja, a cada compra, o cliente acumula pontos e pode trocá-los por benefícios na loja;
- Conta integrada da loja do Mercado Livre e da sua do Mercadoshops. Assim, é possível administrar em um só lugar os anúncios dos dois estabelecimentos virtuais, facilitando a alteração de preços, quantidades e outros dados;
- Emissão de notas ficas eletrônicas de forma rápida e prática com a assistência de parceiros à plataforma.
Quais são os planos do MercadoShops?
O Mercadoshops possui três planos pagos que podem ser testados gratuitamente por 30 dias e serem cancelados quando você solicitar. Os valores são:
- Profissional Plus: R$149 por mês;
- Profissional: R$99 por mês;
- Essencial: R$ 89 por mês.
Todos os nossos planos incluem:
- Gerenciador de clientes;
- Loja otimizada para celulares e tablets;
- Integração de anúncios com o Mercado Livre;
- Integração com o Mercado Pago;
- Gerenciador de vendas;
- Integração com meios de envio;
- Variações de produto (cor, tamanho etc.);
- Vendas e tráfego ilimitados.
Como é o processo de vendas do Mercadoshops?
Com o Mercadoshops, é possível criar cupons de desconto e promoções especiais para atrair clientes em períodos estratégicos do ano e aumentar as vendas.
Como já citamos, você pode vincular sua loja do Mercadoshops à página do Facebook da sua marca de forma fácil e rápida. Assim, os clientes podem comprar os produtos direto da rede social.
Além disso, a plataforma ainda fornece chat online para atendimento ao cliente, campanhas de e-mail marketing, sistema de pontos para fidelização de clientes e otimização automática para SEO.
Mercadoshops: vantagens e desvantagens
Vantagens
1. Personalizar sua loja
Você pode alterar os modelos de layout disponíveis como quiser, mudando as cores, tipografias, imagens e até criar as suas próprias categorias.
Também existe a opção de modificar o código diretamente, se desejar ainda mais personalização para sua loja.
O Mercadoshops oferece suporte de especialistas certificados que ajudam com todas as necessidades que você precisar, caso não saiba executá-las.
2. Use o seu próprio domínio
Outro detalhe que fará os usuários encontrá-lo mais facilmente é ter um endereço web próprio – de preferência que seja o nome da sua marca.
No Mercadoshops você pode escolher o endereço que desejar. Caso o que você escolher estiver disponível, poderá comprá-lo e o conectá-lo com sua loja automaticamente.
3. Gmail personalizado para sua marca
Está acostumado a usar o Gmail? Você pode usar sua conta personalizada (@suamarca.com) e aproveitar as ferramentas do Google para negócios como:
- Calendar;
- Hangouts;
- Drive;
- Docs;
- Sheets.
Esses recursos vão facilitar o seu trabalho diário e permitir que você seja ainda mais produtivo e profissional na hora de se comunicar com os clientes.
Desvantagens
São poucas as desvantagens de uma loja no Mercadoshops, fatores que acontecem na maioria das lojas virtuais.
Geralmente as plataformas estabelecem um limite de acessos diários, o que, dependendo da quantidade de visitas, pode congestionar o site.
Além do mais, em caso de algum tipo de alteração, você dependerá da plataforma para implementar os ajustes previstos.
Para quem está em início de carreira no mercado online, esses pontos em desvantagens não são grandes problemas, já que o modelo de negócios tem mais pontos positivos, principalmente em relação ao custo-benefício.
O que é Loja Integrada?
Loja Integrada é uma plataforma de gestão e criação de lojas virtuais que tem como objetivo gerar oportunidades de crescimento para pequenos e médios empreendedores.
Entre os grandes motivos para usar a plataforma estão os planos acessíveis, design responsivo, disponibilidade de personalização e integração com outras aplicações.
A Loja Integrada é uma plataforma da VTEX, maior grupo de e-commerce da América Latina.
Como funciona a Loja Integrada?
Para o funcionamento, o usuário deve fazer os seguintes passos:
- 1. Cadastro no site;
- 2. Configuração de envio, onde é possível decidir entre os serviços dos Correios como PAC ou SEDEX;
- 3. Configuração da forma de pagamento;
- 4. Cadastro de produtos com preenchimento de dados, estoque, descrição e fotos;
- 5. Selecionar o tema do layout. Vale ressaltar que ele pode ser personalizado por você ou, em caso de necessidade, contar com um profissional especializado;
- 6. Definir o domínio, onde você pode gerar um subdomínio com o nome da sua marca.
Quais são os recursos da Loja Integrada?
1.Diário de Bordo
É uma ferramenta do plano PRO para auxiliar na gestão estratégica do negócio. Com ela é permitido acompanhar o faturamento, vendas por região e ticket médio do seu e-commerce comparado com outros do mesmo segmento.
2. Ferramentas
A Loja Integrada também oferece vantagens que agregam um diferencial competitivo para a plataforma.
Algumas ferramentas disponíveis são: criação e disparo de e-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado, comentário nos produtos, ferramentas Google, dentre outras.
3. Edição HTML/CSS
Não é preciso saber tudo sobre programação web, é possível editar sozinho o código HTML/CSS e personalizar sua loja online com layout exclusivo.
Quais são os planos da Loja Integrada?
A Loja Integrada disponibiliza quatro planos pagos mais um plano grátis:
- Pro 1: R$49;
- Pro 2: R$99;
- Pro 3: R$199;
- Pro 4: R$399.
Qual é o processo de vendas da Loja Integrada?
Os recursos de vendas da Loja Integrada são úteis para os donos de e-commerce gerenciarem todo o processo de compra do cliente.
- Splitcheckout: aumenta a conversão de vendas ao facilitar a experiência de compra dos clientes;
- Relatórios: controle de produtos mais e menos vendidos e outros números para monitorar o desempenho do seu e-commerce;
- Diário de bordo: mais segurança com uma visão 360º do seu negócio;
- Ranking de faturamento: acompanhe a posição da sua loja no ranking de faturamento em relação a outros negócios hospedados na Loja Integrada;
- Status de compra: envie mensagens detalhadas aos clientes sobre a compra e o status do pedido;
- Impressão de pedidos: tenha um controle interno de coleta e despacho de produtos através da impressão dos seus pedidos.
Loja Integrada: vantagens e desvantagens
Vantagens
Facilidade
É uma ferramenta de fácil operação, independentemente do seu grau de conhecimento sobre linguagem de informática. Isso significa que você não precisa ser expert em CSS ou HTML.
Praticidade
O acesso ao dashboard é simples, embora a instalação dos aplicativos não seja intuitiva.
Desvantagens
Como nem tudo é perfeito, você deve ficar atento às desvantagens da loja integrada.
Suporte
Não há atendimento telefônico para auxiliar os usuários sobre problemas com a plataforma. Mesmo assim, é possível utilizar o suporte via chat ou um FAQ.
Instabilidade
Um motivo de reclamação dos funcionários é a constante queda de sinal do site, deixando a plataforma fora do ar por um longo período.
Mercadoshops ou Loja Integrada: qual a melhor?
Escolher entre o Mercadoshops ou Loja Integrada é uma opção que você deve fazer de acordo com as características do seu negócio.
Podemos dizer que usar uma loja Integrada é bom porque traz recursos fundamentais para começar um investimento no mundo de vendas online.
Os planos PRO, por exemplo, atendem as necessidades dos pequenos e médios empreendedores.
Ao mesmo tempo, o Mercadoshops vale a pena para quem costuma usar o Mercado Livre, devido ao uso das ferramentas da plataforma.
Vale ressaltar que ele é indicado para quem está iniciando no ramo de vendas e não use outros pontos, uma vez que a loja tende a crescer e você terá que se dedicar ainda mais para multiplicar seus canais de venda.
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