Mercado Pago ou Pagseguro: 6 critérios para te ajudar a decidir o melhor para seu e-commerce

Meio de Pagamento 15 de Jul de 2020

Ao decidir montar uma loja virtual, é preciso estar atento a cada etapa de toda a operação. Entre as mais importantes está o momento do pagamento.

Segundo pesquisas cerca de 70% dos carrinhos são abandonados pelos consumidores e otimizar o processo de pagamento é uma das formas de reduzir esse número e conquistar mais vendas. Para isso, escolher um sistema de pagamento eficiente é um passo fundamental. E aí surge a pergunta: Mercado Pago ou Pagseguro, qual é melhor?

É claro que Mercado Pago ou Pagseguro não são as únicas plataformas de pagamento que você pode adotar em seu e-commerce, entretanto, segundo o Relatório NuvemCommerce de 2019, ambos são os dois meios de pagamento mais usados por consumidores no Brasil, tendo, o PagSeguro atraído 46,8% das vendas, e o Mercado Pago cerca 15,8%.

Então, se você deseja contar com bons parceiros para gerenciar o e-commerce, optar por Mercado Pago ou Pagseguro é uma boa escolha! Mas qual é melhor?

Para responder a essa pergunta, vamos analisar alguns critérios que consideramos relevantes para vendedores e compradores. Entre eles:

  • segurança de dados para realização de transações;
  • confiabilidade de marca;
  • taxas;
  • tempo para recebimento;
  • facilidade de integração com plataformas de e-commerce;
  • opções de checkout.

Continue acompanhando e decida entre Mercado Pago ou Pagseguro.


Mercado Pago ou Pagseguro: 6 requisitos que você deve considerar antes de escolher

1. Segurança de dados para realização de transações

A segurança é um fator ainda bastante discutido quando o assunto é compra pela internet. Mesmo com a popularização das compras online, que não param de crescer em volume e valores, os consumidores ainda se preocupam em oferecer seus dados de cartão de crédito a sistemas que não conhecem.

Quando o assunto é segurança de informações e dados, tanto Mercado Pago como Pagseguro batem um bolão! As duas plataformas possuem políticas de segurança bem rígidas que beneficiam tanto os vendedores quando os clientes das lojas que usam os sistemas para receber os pagamentos.

2. Confiabilidade de marca

O tópico que abordamos acima é um dos principais motivos para que o público em geral confie tanto no Mercado Pago como no Pagseguro.

Além disso, como já vimos, ambas as plataformas são bastante usadas por lojas virtuais de todo Brasil, e é provável que um cliente da sua loja já tenha se relacionado com elas alguma vez. A confiança sentida em uma primeira compra acaba sendo compartilhada em situações futuras.

Além disso, os dois meios de pagamento possuem marcas bastante consolidadas e reconhecidas pelos consumidores, o que os fazem sentir confiança e agrega valor à sua empresa.

3. Taxas

Esse é, com toda certeza, um dos tópicos mais aguardados por você, afinal diz respeito ao quanto você vai pagar para usar o sistema de pagamento.

Mercado Pago

Quando integrado a um e-commerce, a taxa do Mercado Pago é de 4,99% sobre cada compra aprovada, caso você opte por receber o valor da venda no mesmo dia de sua realização.

Entretanto, caso você tenha um capital de giro mais robusto e possa esperar mais alguns dias para receber o valor da sua venda, poderá aproveitar um “desconto” nessa taxa. Para recebimento em 14 dias a tarifa passa a ser de 4,49% e com o prazo de 30 dias ela chega a 3,99%.

Também existe a opção de boleto bancário, neste caso a taxa é fixa por valor em reais, sendo de R$ 3,49 para recebimento em 3 dias.

Leia também: Novas tarifas Mercado Livre: o que mudou e como se adaptar?

PagSeguro

Se você optar pela integração da sua loja virtual com o Pagseguro as taxas serão de 4,99% + R$0,40 por transação.

Caso você opte por oferecer a opção de parcelamento na compra, você pode repassar para o cliente ou absorver como um custo da sua empresa. Nesse segundo caso a taxa é de 2,99% ao mês.

4. Facilidade de integração com o e-commerce

As melhores plataformas de e-commerce já possuem integração com Mercado Pago ou Pagseguro. Nesses casos você deve estar atento se a plataforma que você escolheu possui essa integração com uma das duas ou buscar por soluções que resolvam essa questão.

Caso você realize vendas no Mercado Livre, o Mercado Pago é a escolha mais simples, afinal, estamos falando do sistema de pagamento desenvolvido pelo próprio marketplace.

Já o Pagseguro, mesmo com a integração com outras plataformas de loja virtual, também  possui seu próprio sistema de e-commerce, o VirtUOL.

5. Opções de checkout

A página de checkout é um dos requisitos valiosos para a conversão de um lead ou usuário em cliente. Como dissemos logo no início deste artigo, uma enorme quantidade de potenciais compradores abandonam seus carrinhos e uma das razões pode estar relacionada a qualidade de seu checkout.

Nesse quesito, tanto Mercado Pago como Pagseguro oferecem opções para você personalizar e, principalmente, otimizar seu checkout.  

O Pagseguro oferece as opções de:

  • Checkout transparente;
  • Lightbox;
  • Padrão;
  • Checkout in APP.

Para conhecer mais, acesse o vídeo abaixo:

Já o Mercado Pago criou o Smart Checkout, com funcionalidades especiais como:

  • otimização para melhorar a aprovação dos pagamentos;
  • pagamento de usuários cadastrados;
  • tela de finalização de pagamento;
  • pagamento com dois cartões.

6. Tempo para recebimento

Acima demos alguns “spoilers” sobre o tempo para recebimento de uma venda pelo sistema do Mercado Pago, que pode ser realizado no mesmo dia, em 14 ou 30 dias após a transação. Você deve acessar a área de configurações para fazer a sua escolha.

Já no PagSeguro o tempo padrão para recebimento é de 14 dias.

Como você percebeu, manter um capital de giro ideal pode ajudar você a reduzir taxas em ambas as plataformas, além de possibilitar maiores investimentos em estoque e divulgação, por exemplo.

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