Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras

E-commerce Fev 10, 2020

Se você estivesse interessado em abrir uma loja física de roupa, eletrônicos, sapato ou qualquer outro produto, o local para abrir o seu negócio, seria uma de suas principais preocupações, correto? Imagine como o endereço de uma loja pode afetar seus resultados de vendas! Quando falamos de lojas virtuais, não é o endereço, mas a plataforma em que ela é construída que faz toda a diferença para a capacidade de conversão de clientes. Mas, quais são as melhores plataformas de e-commerce?

Com uma estimativa de crescimento contínuo, o setor de lojas virtuais se mostra a cada ano uma oportunidade real para empreendedores de todos os nichos.

Entretanto, um dos passos mais importantes para garantir que você terá sucesso em um empreendimento online é a escolha da plataforma para e-commerce certa.

Não importa se você já tem um comércio virtual ou se deseja iniciar um e está buscando maneiras de como gerenciar um e-commerce. Conhecer quais são as melhores plataformas de e-commerce é o primeiro passo para ampliar a sua capacidade de crescimento e suas taxas de conversão.

> Aprenda também como definir uma estratégia de expansão de mercado para seu negócio?

Então, vamos ao que realmente interessa: uma lista com as nove melhores plataformas de e-commerce do mercado.

Definimos suas principais vantagens e desvantagens para que você possa analisar o que é mais importante para seu negócio.

Quais as melhores plataformas de e-commerce?

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1. Shopify

O Shopify tem ajudado empresas online em todo o mundo com um foco nítido na tendência de comércio social e compras por dispositivos mobile.

A empresa com sede no Canadá já soma mais de 75 mil lojas online hospedadas, o que a torna uma das melhores plataformas de e-commerce.

Fundada em 2004, o Shopify sempre acompanhou o ritmo das tendências e tecnologias de e-commerce. Por isso, está entre as principais plataformas de e-commerce do mundo!

Entre suas inovações mais marcantes está a possibilidade de fazer compras sociais, em que seus clientes nunca deixam sua plataforma de mídia social favorita para comprar no seu negócio.

Vantagens

  • A plataforma apresenta muitas opções de templates e temas. Além disso, possui uma otimização de SEO de alta qualidade;
  • O Shopify também possui um suporte ao cliente disponível 24 horas por dia;
  • Você pode integrar o Shopify diretamente com sua conta do Facebook e torná-la uma loja de comércio eletrônico.

Desvantagens

Mesmo com todas as vantagens do Shopify, existem algumas desvantagens na plataforma:

  • A desvantagem mais proeminente é a taxa de transação adicional que você deverá pagar se não usar o Pagamento do Shopify;
  • A plataforma também é um pouco complexa para iniciantes.

2. WooCommerce

O WooCommerce é um plugin WordPress, então você terá que instalar o WordPress (código aberto) e, em seguida, instalar o plugin WooCommerce no seu site.

Ele transforma automaticamente qualquer site WordPress em uma loja online totalmente funcional, com:

  • Gerenciamento de estoque;
  • Criação de cupons de desconto;
  • Página de cadastro de produtos.

Vantagens

  • O plugin é gratuito para baixar e instalar. Muitas lojas não precisam de nada além do plugin;
  • Com um tema do WooCommerce, você dificilmente tem que fazer qualquer trabalho além de adicionar conteúdo.
  • Você pode oferecer cupons e descontos, além de adicionar vários outros recursos com a ajuda da biblioteca de extensões de uma das melhores plataformas de e-commerce.

Desvantagens

  • Não é recomendável para lojas virtuais muito grandes e operações mais robustas.

3. Magento

O Magento é considerado uma das melhores plataformas de e-commerce de código aberto do mundo e por boas razões.

Para começar, ele tem mais recursos do que você pode imaginar e esperar usar. No entanto, isso abre todos os tipos de caminhos quando se trata de criar estratégias de marketing digital para e-commerce para seus clientes e criar benefícios como planos de filiação, pagamentos recorrentes e descontos.

Você procura controle total sobre o design e a funcionalidade do site?

Se a resposta for um sonoro “Sim!”, considere o Magento como plataforma para e-commerce. Você pode escolher entre centenas de milhares de temas e há muitas extensões para colocar em ação.

Vantagens

  • Como já falado, a plataforma disponibiliza inúmeros plugins para a sua loja;
  • Além disso, é conhecida por seu elevado nível de segurança;
  • Em relação à capacidade de crescimento, o Magento é fácil de se ajustar às necessidades crescente de venda da sua loja.

Desvantagens

  • Embora você possa aprender como usar o Magento, o principal motivo que muitos usuários o escolhem é por terem habilidades de desenvolvimento;
  • Empresas maiores são conhecidas por usar o Magento porque elas têm maior poder de investimento para contratar um desenvolvedor que conheça e tenha experiência com códigos;
  • Você também vai precisar em um servidor de alto desempenho para dar rapidez ao site.

4. OpenCart

Comparado com outras plataformas de e-commerce mais usadas de código aberto, o OpenCart é realmente muito fácil de usar e leve.

É muito recomendado para startups, já que não leva muito tempo para personalizar o site, mesmo partindo do zero. Também possui uma boa comunidade de suporte.

Devido à facilidade de uso, o custo total de configuração de uma loja normalmente diminui.

Por exemplo, você não precisa pagar por um desenvolvedor especial e os temas não são caros.

Vantagens

  • Os custos iniciais são bem baixos;
  • Os recursos são sólidos e a funcionalidade de catálogo faz maravilhas para o processamento de pedidos.

Desvantagens

  • Principalmente comparado às outras principais plataformas de e-commerce, existem poucos plugins disponíveis para serem usados;
  • Em algumas ocasiões, apresenta problemas com instalação de temas e atualizações.

5. VTEX

A VTEX é uma plataforma de e-commerce SaaS que oferece toda a tecnologia necessária para os varejistas venderem online.

A empresa foi fundada no Brasil, em 1999, e rapidamente a plataforma de e-commerce conquistou alguns dos mais importantes clientes do comércio digital no Brasil como: Walmart, Nokia, Sony, TIM e muitos outros.

Esse destaque a colocou entre as melhores plataformas de e-commerce do mercado!

Atualmente, a VTEX está presente em mais de 16 países e conta com mais de 1.500 clientes que vendem e utilizam sua tecnologia.

Vantagens

  • Atualização constante da plataforma para oferecer mais recursos;
  • Conectado com outros serviços que ajudam os varejistas a vender (como serviço de pagamentos, provedores e gateway);
  • API aberta;
  • Smart Checkout – etapas de checkout seguras e rápidas que permitem que os clientes finalizem a compra de maneira eficiente;
  • Plataforma muito forte e estável, mesmo com muito tráfego em dias importantes como as Black Fridays.

Desvantagens

  • É preciso contar com uma equipe de desenvolvimento para ser capaz de iniciar a utilização da plataforma;
  • Trata-se de um sistema robusto para o qual você vai precisar de um servidor de alto desempenho.

6. NuvemShop

Com o propósito de potencializar histórias de sucesso, a Nuvemshop é considerada a plataforma para e-commerce líder da América Latina, contando atualmente com mais de 28 mil lojas.

A partir de diferentes planos, mostra-se ideal tanto para pequenas e médias empresas (PMEs) quanto para grandes marcas.

Vantagens

  • Disponibilidade dos mais de 40 modelos de layout customizáveis (adequados para todos os tipos de dispositivos);
  • Administração de estoque simplificada, em massa e a associação com grandes players de pagamento e de envio do mercado;
  • Apresenta integração com o Google Analytics (para a verificação das métricas do negócio) e com ferramentas de marketing, como WhatsApp, Google Shopping, Instagram Shopping e Facebook Store;
  • Aplicativo para Android e iOS e a garantia de 99,9% de uptime durante o ano.

Desvantagens

  • Oferece atendimento aos empreendedores somente por e-mail. Por WhatsApp (em horário comercial), o suporte está disponível apenas para planos avançados.
  • Em seus planos de entrada, a Nuvemshop não concede a exibição da loja virtual em diferentes idiomas – o que pode não ser indicado para quem deseja vender para o exterior.

7. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma empresa brasileira do grupo VTEX (que já falamos aqui na lista). Assim como a empresa mãe também é uma das melhores plataformas de e-commerce que ajuda pequenos e médios vendedores a começarem uma loja virtual.

A plataforma reúne mais de 988 mil lojas que já venderam mais de 20 milhões de produtos, atingindo um faturamento superior a R$ 12 bilhões.

Vantagens

  • Design responsivo: as lojas criadas na plataforma são acessíveis de computadores, smartphones e tablets, com layout adaptado para cada dispositivo;
  • Temas variados: você pode escolher o visual da sua loja de uma galeria ampla de temas oferecidos e personalizar tudo com a identidade visual da sua marca;
  • Integração com marketplaces: Mercado Livre, Americanas, Submarino, Ponto Frio, dentre outros;
  • Preço acessível: tem um plano grátis e mais quatro opções de plano PRO, começando a partir de R$ 49.

Desvantagens

  • A Loja Integrada não disponibiliza suporte telefônico para atendimento direto do cliente e resolução rápida de problemas;
  • Usuários falam bastante sobre a instabilidade da plataforma que fica fora do ar em algumas situações.

8. Tray

A Tray é outro nome de destaque na lista de melhores plataformas de e-commerce onde você pode criar sua loja virtual do zero, personalizando o layout e recursos ideais para o seu tipo de negócio.

Com 16 anos de atuação no mercado, a empresa tem um pacote de soluções completo com mais de 200 recursos que podem ser adicionados às lojas hospedadas na plataforma para aumentar as vendas.

Vantagens

  • Loja demonstração: o usuário pode se cadastrar para ter acesso a uma loja virtual pronta e testar todos os recursos na prática;
  • Opencode: disponibiliza acesso total ao front end da plataforma com o Opencode para desenvolvedores ou agência de comunicação;
  • Easy Checkout: otimiza o processo final da compra e o torna mais amigável para o usuário;
  • Integração com os principais marketplaces: depois da sua loja pronta, basta integrá-la a qualquer um dos principais marketplaces do mercado que você escolher;
  • Gestão via aplicativo: gerencie as funções básicas da sua loja virtual do seu celular, onde quer que você esteja;
  • Suporte online e telefone: a equipe da Tray atende usuários tanto pela web quanto pelo telefone para tirar dúvidas e resolver problemas;
  • Desk360: auxilia na criação de um processo profissional de atendimento ao cliente.

Desvantagens

  • A limpeza de cache no site acontece de 30 em 30 minutos e não de forma automática como em muitos sites;
  • Os temas disponíveis para compra são caros;
  • Velocidade de carregamento das páginas mais lento;
  • Não possui ferramentas de marketing digital.

9 . Xtech Commerce

Fechando a nossa lista de melhores plataformas de e-commerce temos a Xtech Commerce.

A plataforma permite que o usuário crie sua loja virtual ou e-commerce com flexibilidade, customizando cada item da maneira ideal para o seu negócio.

Vantagens

  • Layout personalizável: é possível personalizar todos os detalhes da aparência da sua loja virtual seja no editor de temas do Xtech ou pelo HTML/CSS para os usuários avançados;
  • Segurança: oferece sistema de checkout transparente com finalização em duas etapas ou one page checkout que encurta o caminho de pagamento;
  • Meio de pagamento: integra as principais soluções do mercado como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, MOIP, BCash, Mundipagg, dentre outras;
  • Marketplaces: permite a integração com os maiores marketplaces do mercado para automatizar e gerenciar todo o trabalho.
  • Ferramentas com recursos de SEO no e-commerce para otimizar sua loja virtual;
  • Controle de estoque: a plataforma oferece ferramentas para o vendedor controlar o estoque e receber aviso do interesse dos usuários em produtos acabados;

Como escolher entre as principais plataformas de e-commerce

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Então, qual das melhores plataformas de e-commerce é a melhor? Essa resposta é individual para cada negócio. Algumas dicas rápidas e essenciais:

Vai depender do seu momento e capacidade de investimento, de suas prioridades e do acesso a profissionais capacitados que sua empresa possui.

Entretanto, as opções apresentadas acima são todas sugestões eficientes que trazem um grande ganho para os empreendedores que as aplicarem.

De acordo com a pesquisa E-commerce Quality Index (EQI) que entrevistou diversas pessoas, os principais problemas levantados pelos entrevistados em relação aos e-commerces brasileiros estão:

  1. Falta de informações nas páginas de produto;
  2. Dificuldade em integrar a experiência de compras online e offline;
  3. Processo de cadastro de produtos ineficiente.

Com esses critérios em mente avalie as plataformas de e-commerce mais usadas e compare suas funcionalidades para atender essas brechas do mercado.

O mercado online é tão competitivo quanto o mercado físico e exige estratégia e investimentos em ações de marketing.

Mas o principal é ter um meio de venda — a sua loja — bem estruturada, com uma layout fácil de navegar, categorias organizadas e opções de pagamento online seguras e flexíveis.

Como a compra é processada sem a presença de um vendedor esteja atento a qualquer dúvida dos clientes nos canais de comunicação da empresa.

O feedback dos clientes que já compraram também devem ser lidos e respondidos e todas as reclamações devem receber uma posição clara e pública da empresa.

Escolher uma das melhores plataformas de e-commerce é o primeiro passo para vender mais e ter um negócio de sucesso na internet.

Tenha capital para investir na melhor plataforma de ecommerce

Se você ainda não tem ou se já possui uma loja virtual, mas deseja expandir sua capacidade de vendas com as melhores plataformas de e-commerce do mercado, é preciso organizar também o seu planejamento financeiro para ser capaz de investir em outras áreas fundamentais.

Estoque, equipe, investimento em marketing e outras ampliações precisarão ser feitas para acompanhar os resultados que as melhores plataformas de e-commerce do mundo te trarão.

Defina os principais pontos que você precisa investir e crie uma lista por prioridade para alocar os investimentos e, aos poucos, desenvolver cada área do seu negócio.

Com uma estratégia de investimento, você consegue se planejar para ter capital de giro e impulsionar o crescimento da sua loja virtual sem gerar dívidas.

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Mercado Pago, PagSeguro, Stone, Bling, B2W (Skyhub), Pagar.me, PayPal ou Conta Azul;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

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