Marketplace ou loja virtual? Como funciona e vantagens de cada plataforma

Marketplace 2 de Out de 2020

Marketplace ou loja virtual? Essa é uma dúvida comum entre os empreendedores que querem começar a vender seus produtos na internet.

As duas opções são plataformas de vendas online, um tipo de vitrine onde além de expor os produtos, o cliente pode comprar, pagar e receber em casa o pedido.

Se você é novo no universo das vendas online, é importante conhecer as opções disponíveis para entender qual se encaixa melhor na realidade do seu negócio.

Quer saber qual opção — marketplace ou loja virtual — é mais vantajosa? Continue lendo e entenda o que é cada plataforma e as respectivas vantagens.

Marketplace ou loja virtual: qual a melhor escolha?

Para te ajudar analisar se marketplace ou loja virtual tem o melhor encaixe para o seu negócio, separamos as duas plataformas em dois tópicos para facilitar a explicação.

Continue lendo e confira!

O que significa marketplace?

Marketplace é uma plataforma de venda online gerenciada por uma empresa grande do mercado que abre sua infraestrutura digital de venda para que outros lojistas possam comercializar através dela.

O maior exemplo de marketplace do Brasil é o Mercado Livre. Além dele, outras empresas se tornaram referência no segmento como:

  • Grupo B2W (gerencia os sites Submarino, Americanas e Shoptime);
  • Amazon;
  • Netshoes;
  • Dafiti;
  • Magazine Luiza, entre outros.

Para vender nesses sites, é importante pesquisar as regras de marketplace que cada empresa estabelece para ter certeza de que seu negócio se enquadra.

Antecipamos que ter uma empresa formalizada com CNPJ e estar habilitado para emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) são os requisitos básicos para operar em todos os marketplaces.

Vantagens do marketplace

Entre as principais características do marketplace podemos destacar:

- Cadastro gratuito: você não paga nada para se candidatar para ser um vendedor na plataforma da empresa escolhida.

- Plataforma de vendas pronta: a empresa dona do marketplace oferece toda sua estrutura tecnológica de venda: cadastro de produto, meio de pagamento, canais de promoções e, algumas empresas, oferecem até serviços de entrega para os vendedores.

- Começar uma operação de venda em uma plataforma com alto tráfego: uma das vantagens do marketplace é vender em um site no qual os consumidores já pesquisam tradicionalmente. Muitos marketplaces acumulam milhões de visualizações mensais e ter seus produtos lá te colocada no radar de quem está interessado em comprar.

- Poupar na verba de marketing: a divulgação do marketplace e as ações para atrair ainda mais tráfego dos usuários é feita pela empresa dona da plataforma. Os vendedores devem aproveitar essa vantagem para oferecer produtos de qualidade e com preços competitivos.

Mas se um vendedor quiser anunciar para ter mais visibilidade dentro do marketplace, ele pode. O Mercado Livre é uma das plataformas com essa ferramenta. Saiba mais nos post: ‘Conheça quais são os tipos de anúncio do Mercado Livre’.

- Baixo custo no investimento inicial: outra vantagem do marketplace é que uma vez que você não paga nada para usar a infraestrutura do site, o seu investimento inicial para começar a vender é menor. Pode ser necessário reforçar o estoque ou criar um comprando produtos de um fornecedor.

- Visibilidade do negócio: mesmo sendo um ambiente concorrido, o marketplace fornece uma visibilidade maior para seus produtos logo de cara. Com descrições de produtos usando palavras-chave estratégicas, você é encontrado pelas pessoas e isso atrai visitantes para suas páginas.

- Segurança nas vendas: outro fator importante para qualquer pessoas decidir comprar online é a segurança na hora do pagamento. Os marketplaces oferecem todos os protocolos de segurança necessários para que o cliente compre sem medo de ter dados roubados. Além disso, a confiança de que vai receber é maior, pois sabe que pode contar com o SAC da empresa.

As vantagens do marketplace são grandes, mas é importante considerar algumas desvantagens também como:

- dependência das regras do marketplace: é preciso seguir as regras estabelecidas e se atualizar, pois as empresas renovam os requisitos. Estar em conformidade com elas influencia na sua ‘reputação como vendedor’.

- alta concorrência: além do próprio marketplace, a concorrência com outros vendedores do mesmo segmento é alta e exige uma atenção constante ao processos de vendas, preços e qualidade de atendimento.

- pagar uma porcentagem das vendas para o marketplace: não é necessário pagar para fazer o cadastro, em contrapartida, todos os marketplaces cobram uma porcentagem de comissão em cima de cada venda realizada.

Agora que você sabe mais sobre marketplaces e suas possibilidades, vamos falar das lojas virtuais.

O que é loja virtual?

A loja virtual é outra opção de plataforma de venda online na qual você criar seu próprio site para vendas usando uma plataforma de e-commerce ou criando toda a estrutura do zero.

Para começar é preciso se planejar bem e investir um dinheiro inicial para montar a infraestrutura, escolher os meios de pagamentos, definir logística de entrega, comprar estoque, etc.

Vantagens loja virtual

- Liberdade para gerenciar suas vendas: criando uma loja virtual, você faz suas próprias regras. É mais trabalhoso estruturar cada detalhe, mas no final você terá um ambiente de compra online no qual você tem total controle de todas as etapas de venda.

- Custo de manutenção baixo: se você criar sua loja usando alguma plataforma de e-commerce, a mensalidade não será algo que vá onerar sua gestão financeira. Falando exclusivamente da manutenção da loja no ar, você terá a mensalidade e o domínio (seu endereço depois do www) para manter em dia.

- Canal de venda ativo 24h: se você tem loja física, pode continuar suas vendas na internet depois do horário comercial.

- Grande potencial de crescimento da marca: investir na divulgação da sua loja virtual vai atrair e fidelizar clientes, o que ajuda a consolidar o nome da empresa no mercado digital.

Entre as desvantagens estão alguns desafios para consolidar a imagem da sua empresa:

- Investimento contínuo: para que a sua loja cresça e atraia visitantes será necessário investir em anúncios online nos mecanismos de busca e nas redes sociais para atrair tráfego e começar a conquistar clientes;

- Desafios para consolidar tráfego: o maior desafio de uma loja virtual é gerar tráfego qualificado e constantemente para o site. A concorrência por vendas na internet é grande e, dependendo do seu nicho de produto, pode ser ainda maior.

O vídeo abaixo traz informações extras importantes para avaliar o investimento em uma loja virtual:

Onde seu negócio deve estar: marketplace ou loja virtual?

Depois de analisar as vantagens e desvantagens de cada plataforma, você pode decidir com mais segurança entre marketplace ou loja virtual.

O volume e a sua experiência na área de vendas serão cruciais para ter resultados positivos em ambas as plataformas.

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