Log√≠stica para e-commerce: como funciona + import√Ęncia para as vendas

E-commerce 23 de Jan de 2019

Se tem um detalhe para vender na internet que é tão importante quanto a qualidade do produto ou do serviço que você oferece, é a logística para e-commerce.

A logística de uma loja virtual não inclui apenas o serviço de entrega ao cliente seja por uma transportadora ou pelos Correios.

√Č um conjunto de processos que engloba desde o planejamento de estoque, armazenamento at√© a pol√≠tica de troca e devolu√ß√Ķes ‚ÄĒ chamado de log√≠stica reversa.

Um levantamento da NZN Intelligence apontou que 74% dos consumidores brasileiros têm preferência pelas compras online ao invés das compras em lojas físicas.

Diante desse p√ļblico em potencial, uma gest√£o de e-commerce bem estruturada √© determinante para que a organiza√ß√£o da empresa contribua para o aumento das vendas e a satisfa√ß√£o dos clientes.

Se você vai abrir uma loja virtual ou está precisando rever seus processos, neste post você vai aprender TUDO sobre logística para e-commerce. Continue lendo!

O que é logística para e-commerce?

A logística para e-commerce é um conjunto de processos que organiza desde o pedido dos produtos até a entrega para o cliente.

Essa é uma das áreas onde os empreendedores devem ter mais atenção, pois é onde acontecem mais erros que comprometem a satisfação e o relacionamento com os clientes.

Um relatório da Episerver monitorou o mercado virtual e apontou que 62% dos consumidores faz, no mínimo, uma compra online por mês.

O que destaca ainda mais a import√Ęncia da log√≠stica para e-commerce. Com tantas pessoas querendo comprar √© preciso ter as mercadorias dispon√≠veis e faz√™-las chegar at√© os clientes.

Import√Ęncia da log√≠stica no e-commerce

Investir em uma log√≠stica para e-commerce bem estruturada tem uma import√Ęncia determinante na satisfa√ß√£o do cliente.

Com todo passo a passo organizado, o cliente nunca encontra p√°ginas de produto com estoque esgotado, o que pode lev√°-lo direto para o concorrente.

Além de garantir agilidade na entrega dos produtos com feedbacks para o cliente e acompanhamento da entrega com código de rastreio.

Todos esses detalhes impactam na experi√™ncia de compra do cliente que, se positiva, vai resultar em avalia√ß√Ķes 5 estrelas, contribuindo para o crescimento da sua loja virtual.

Como funciona a logística de uma loja virtual?

A logística para e-commerce tem algumas etapas básicas e a maioria dos negócios de pequeno e médio porte funcionam com essa estrutura.

Quanto maior for o fluxo de vendas, maior √© a complexidade e a import√Ęncia da log√≠stica no e-commerce.

Então confira o passo a passo para começar a estruturar sua logística da forma certa para aumentar suas vendas.

1. Abastecimento do estoque de produtos

O ponto de partida da logística para e-commerce começa na compra e gestão de estoque de produto ou dos produtos, caso você trabalhe com mais de uma categoria de vendas, que estarão disponíveis na sua loja virtual.

No in√≠cio das opera√ß√Ķes, √© dif√≠cil prever quanto de estoque √© suficiente e o que vai vender mais. Portanto, para come√ßar, planeje uma compra pequena e acompanhe a sa√≠da dos produtos ‚ÄĒ aprenda como calcular giro de estoque para ter indicadores seguros.

Caso já exista uma operação de vendas consolidada, crie um planejamento para compra de estoque e refaça os pedidos de acordo com o fluxo de vendas.

Leia também: 7 ferramentas de controle de estoque que você precisa usar.

2. Armazenamento de produtos

Outro passo da logística para e-commerce é o armazenamento dos produtos. Mesmo que você tenha uma loja pequena, seu estoque é um investimento valioso.

Por isso, desde o começo é importante ter um espaço reservado para o estoque ou, no mínimo, ter caixas para cada tipo de produto com etiquetas para facilitar a identificação.

Para o e-commerces maiores, um espaço arejado, com prateleiras bem organizadas é essencial para manter a logística funcionando.

Ao escolher um local para ser o centro da gestão do seu negócio, priorize a segurança para evitar que sua carga seja roubada e tenha bastante cuidado na hora de despachar os pedidos.

Aprenda tamb√©m como calcular o prazo m√©dio de estocagem para evitar o ac√ļmulo de mercadoria ¬†no estoque.

3. Embalo e etiquetamento de pedidos

Essa etapa da logística para e-commerce também requer bastante atenção, pois será como uma cartão de visita para o cliente.

Tenha embalagens nos tamanhos adequados para os produtos que você vende. Assim, você gasta menos com enchimento dentro da caixa.

Reserve um espaço do escritório para colocar:

  • as caixas desmontadas (ocupam menos espa√ßo);
  • as fitas adesivas (de prefer√™ncia as grossas);
  • a cola para fixar as etiquetas (se n√£o forem de papel adesivo);
  • os materiais de enchimento (papel de seda, isopor, pl√°stico bolha, etc).

Tenha um momento específico do dia para separar os produtos para entrega, embalar e incluir a nota fiscal da forma correta em cada um dos pedidos.

Vende pelo Mercado Livre? Confira o post com ‚Äė5 dicas de como embalar um produto do Mercado Livre ūüﶂÄô.

4. Tipo de entrega

Com os produtos prontos para a entrega, é necessário despachá-lo pelo tipo de entrega escolhida para sua loja virtual.

Nesta etapa √© importante avaliar qual a melhor op√ß√£o. No primeiro momento, os Correios s√£o a forma mais econ√īmica de enviar os pedidos.

Com as vendas mais consolidadas, uma transportadora ou até um contrato com os Correios  para e-commerce pode contribuir para agilizar ainda mais o processo de entrega dos pedidos.

√Č fundamental escolher um m√©todo seguro, pois por menor que seja o valor da mercadoria, algu√©m fez este investimento e est√° ansioso para receb√™-la.

Quem vende pelo Mercado Livre tem o apoio da plataforma para enviar os pedido feitos pelo marketplace de forma economiza e segura. Confira dois posts aqui do blog sobre esse serviço:

- O que é Mercado Envios e como funciona o sistema de frete.

- Como enviar pelo Mercado Envios + vantagens da entrega.

5. Acompanhamento e pós-venda

A log√≠stica para e-commerce n√£o termina com o despacho dos produtos. √Č importante acompanhar os canais de comunica√ß√£o do site para responder a qualquer d√ļvida dos clientes.

Além disso, é importante que ele receba o código de rastreio para acompanhar o andamento do processo de entrega.

Outra etapa importante da logística no e-commerce é o pós-venda e comunicação para saber se o cliente recebeu e está satisfeito com o seu pedido.

Se tudo aconteceu da forma correta e no prazo esperado, é o momento perfeito para pedir uma avaliação do produto na página.

Tipos de logística de entrega

De acordo com as opera√ß√Ķes do seu neg√≥cio, √© poss√≠vel ter mais de um tipo de venda. Conhe√ßa os tipos de entrega mais usados na log√≠stica para e-commerce:

Entrega pessoal ou retirada no local

As primeiras op√ß√Ķes de log√≠stica para e-commerce que podem existir em paralelo com o modelo de envio √† dist√Ęncia s√£o as op√ß√Ķes de entrega pessoal e retirada no local.

A entrega pessoal funciona com você ou um funcionário indo até o endereço do cliente fazer a entrega. Um motoboy também pode ser usado para esse tipo de entrega.

Já a retirada no local deve ser uma opção se você também tiver uma loja física. Isso porque não é seguro levar o cliente até o local onde você armazena estoque ou tem o seu escritório.

Estando na mesma cidade, o cliente economiza no frete indo até a loja ou pagando um motoboy que tem um valor bem mais baixo.

Por√©m, tudo depende do tamanho da cidade, complexidade do tr√Ęnsito, etc. Mas √© uma op√ß√£o eficiente.

Correios

Os Correios são uma empresa mais usada pelos donos de loja virtual na logística para e-commerce.

E as op√ß√Ķes de servi√ßo v√£o das mais simples √†s mais complexas, atendendo a diversas opera√ß√Ķes de vendas online.

O Correios Log+, por exemplo, √© uma solu√ß√£o completa de e-fulfillment que faz toda a log√≠stica de entrega ‚ÄĒ do armazenamento, embalagem at√© o despacho dos pedidos.

DICA: conhe√ßa as medidas de embalagem necess√°rias para enviar seu tipo de produto e as op√ß√Ķes que garantem seguran√ßa (para voc√™ e para o cliente) no caso de extravio e perda.

Transportadora

As transportadoras também são uma opção de tipo de entrega eficiente de logística para e-commerce.

As empresas de logística para e-commerce especializadas em carga fracionada enviam produtos de pequeno porte, despachando conforme a fluxo de pedidos.

Além disso, oferecem ferramentas de monitoramento atualizadas, permitindo um acompanhamento eficiente por parte do e-commerce e do cliente. Sem contar na agilidade da entrega.

Vale a pena estudar os custos e analisar se eles se encaixam no seu gerenciamento financeiro.

Logística reversa para e-commerce

A log√≠stica reversa e-commerce tem uma import√Ęncia grande no processo de vendas online. Mas primeiro vamos entender o que significa log√≠stica reversa, n√£o mesmo?

Logística reversa é o fluxo contrário ao de entrega, ou seja, quando o cliente escolhe trocar ou devolver um produto que não gostou.

Esse processo é importante porque o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução dos produtos em até sete dias, sem custo, se o cliente não gastar quando recebê-lo.

Por isso √© importante ter uma Pol√≠tica de Troca e Devolu√ß√Ķes que vai envolver tanto a Log√≠stica quanto o setor Financeiro.

Tanto a transportadora quanto os Correios fazem esse serviço para os e-commerces garantindo agilidade e segurança no processo.

Para que oferecer essa fun√ß√£o √© importante que no site exista a op√ß√£o de ‚ÄėTroca ou devolu√ß√£o‚Äô para cada item de um pedido.

Estruturando um processo claro, o cliente consegue fazer tudo atrav√©s de instru√ß√Ķes por e-mail, mas √© importante ter um SAC dispon√≠vel (chat online ou telefone) em caso de d√ļvidas.

Os principais tipos de logística reversa que podem ser oferecidos são:

  • Coleta no local: o cliente recebe um encarregado em casa para pegar o produto a ser devolvido;
  • Coleta com hor√°rio pr√©-agendado: o mesmo processo acima, por√©m com hora marcada para pegar o produto;
  • Troca simult√Ęnea: o cliente devolve e pega o produto certo em caso de troca na mesma visita;
  • Ponto de entrega: geralmente, acontece pelo Correios e o cliente precisa levar o produto embalado e com a etiqueta de devolu√ß√£o para que o mesmo seja despachado.

Boas práticas para logística de loja virtual

Tenha fornecedores confi√°veis

√Č fundamental na log√≠stica para e-commerce acertar na escolha dos seus fornecedores. Afinal, sem produtos n√£o h√° como desencadear todo o processo que vimos acima.

Conheça o poder de barganha dos fornecedores para entender como o seu e-commerce depende dos fornecedores para funcionar.

Assim, você garante produtos de qualidade, de fornecedores que podem atendê-lo com agilidade, respeitando os prazos combinados.

Estude o custo médio de envio dos produtos

O peso dos produtos interfere no valor de frete cobrado para o envio. O peso cubado é a referência atual para fazer o cálculo correto considerando o peso em si e o espaço que uma embalagem ocupa.

Esse fator também impacta no espaço que você deve ter disponível para armazenar os produtos o que também tem um custo. Por isso, avalie esse critério para definir o que você vai vender e, consequentemente, os custos para enviá-lo.

Trabalhe com frete grátis para valor mínimo ou fixo para seus produtos

Um frete com valor muito alto é um dos principais motivos de abandono de carrinho nas lojas virtuais.

Para evitar essa barreira na sua log√≠stica para e-commerce, trabalhe com duas op√ß√Ķes:

- Frete grátis para valor mínimo de pedidos: você já deve ter visto e-commerces que oferecem frete grátis a partir de um valor X mínimo de compra. Assim, mesmo absorvendo uma parte dos custos, você ganha aumentando o ticket médio dos pedidos. Faça um estudo planejado para determinar o mínimo razoável que vai agradar os clientes.

- Frete fixo para produtos: outra op√ß√£o para esta etapa da log√≠stica para e-commerce √© o frete fixo calculado com base no tamanho, peso e quantidade de itens enviados. Para isso, √© importante estudar as op√ß√Ķes fornecidas pelas transportadoras. Compare, no m√≠nimo, tr√™s op√ß√Ķes para ter uma boa margem.

Invista em um serviço de entrega eficiente!

Com uma logística para e-commerce bem estruturada, o seu negócio vai ganhar uma boa reputação com os clientes, o que vai contribuir para o sucesso na vendas.

Se a sua empresa precisar de capital para reorganizar a logística ou investir em mais estoque, saiba que a GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas.

Acesse o site da GYRA+ e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integra√ß√Ķes da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.