LogĂ­stica para e-commerce: como funciona + importĂąncia para as vendas

E-commerce Jan 23, 2019

Se tem um detalhe para vender na internet que Ă© tĂŁo importante quanto a qualidade do produto ou do serviço que vocĂȘ oferece, Ă© a logĂ­stica para e-commerce.

A logística de uma loja virtual não inclui apenas o serviço de entrega ao cliente seja por uma transportadora ou pelos Correios.

É um conjunto de processos que engloba desde o planejamento de estoque, armazenamento atĂ© a polĂ­tica de troca e devoluçÔes — chamado de logĂ­stica reversa.

Um levantamento da NZN Intelligence apontou que 74% dos consumidores brasileiros tĂȘm preferĂȘncia pelas compras online ao invĂ©s das compras em lojas fĂ­sicas.

Diante desse pĂșblico em potencial, uma gestĂŁo de e-commerce bem estruturada Ă© determinante para que a organização da empresa contribua para o aumento das vendas e a satisfação dos clientes.

Se vocĂȘ vai abrir uma loja virtual ou estĂĄ precisando rever seus processos, neste post vocĂȘ vai aprender TUDO sobre logĂ­stica para e-commerce. Continue lendo!

O que Ă© logĂ­stica para e-commerce?

A logística para e-commerce é um conjunto de processos que organiza desde o pedido dos produtos até a entrega para o cliente.

Essa é uma das åreas onde os empreendedores devem ter mais atenção, pois é onde acontecem mais erros que comprometem a satisfação e o relacionamento com os clientes.

Um relatĂłrio da Episerver monitorou o mercado virtual e apontou que 62% dos consumidores faz, no mĂ­nimo, uma compra online por mĂȘs.

O que destaca ainda mais a importĂąncia da logĂ­stica para e-commerce. Com tantas pessoas querendo comprar Ă© preciso ter as mercadorias disponĂ­veis e fazĂȘ-las chegar atĂ© os clientes.

ImportĂąncia da logĂ­stica no e-commerce

Investir em uma logística para e-commerce bem estruturada tem uma importùncia determinante na satisfação do cliente.

Com todo passo a passo organizado, o cliente nunca encontra pĂĄginas de produto com estoque esgotado, o que pode levĂĄ-lo direto para o concorrente.

Além de garantir agilidade na entrega dos produtos com feedbacks para o cliente e acompanhamento da entrega com código de rastreio.

Todos esses detalhes impactam na experiĂȘncia de compra do cliente que, se positiva, vai resultar em avaliaçÔes 5 estrelas, contribuindo para o crescimento da sua loja virtual.

Como funciona a logĂ­stica de uma loja virtual?

A logística para e-commerce tem algumas etapas båsicas e a maioria dos negócios de pequeno e médio porte funcionam com essa estrutura.

Quanto maior for o fluxo de vendas, maior Ă© a complexidade e a importĂąncia da logĂ­stica no e-commerce.

Então confira o passo a passo para começar a estruturar sua logística da forma certa para aumentar suas vendas.

1. Abastecimento do estoque de produtos

O ponto de partida da logĂ­stica para e-commerce começa na compra e gestĂŁo de estoque de produto ou dos produtos, caso vocĂȘ trabalhe com mais de uma categoria de vendas, que estarĂŁo disponĂ­veis na sua loja virtual.

No inĂ­cio das operaçÔes, Ă© difĂ­cil prever quanto de estoque Ă© suficiente e o que vai vender mais. Portanto, para começar, planeje uma compra pequena e acompanhe a saĂ­da dos produtos — aprenda como calcular giro de estoque para ter indicadores seguros.

Caso jå exista uma operação de vendas consolidada, crie um planejamento para compra de estoque e refaça os pedidos de acordo com o fluxo de vendas.

Leia tambĂ©m: 7 ferramentas de controle de estoque que vocĂȘ precisa usar.

2. Armazenamento de produtos

Outro passo da logĂ­stica para e-commerce Ă© o armazenamento dos produtos. Mesmo que vocĂȘ tenha uma loja pequena, seu estoque Ă© um investimento valioso.

Por isso, desde o começo é importante ter um espaço reservado para o estoque ou, no mínimo, ter caixas para cada tipo de produto com etiquetas para facilitar a identificação.

Para o e-commerces maiores, um espaço arejado, com prateleiras bem organizadas é essencial para manter a logística funcionando.

Ao escolher um local para ser o centro da gestão do seu negócio, priorize a segurança para evitar que sua carga seja roubada e tenha bastante cuidado na hora de despachar os pedidos.

Aprenda tambĂ©m como calcular o prazo mĂ©dio de estocagem para evitar o acĂșmulo de mercadoria  no estoque.

3. Embalo e etiquetamento de pedidos

Essa etapa da logística para e-commerce também requer bastante atenção, pois serå como uma cartão de visita para o cliente.

Tenha embalagens nos tamanhos adequados para os produtos que vocĂȘ vende. Assim, vocĂȘ gasta menos com enchimento dentro da caixa.

Reserve um espaço do escritório para colocar:

  • as caixas desmontadas (ocupam menos espaço);
  • as fitas adesivas (de preferĂȘncia as grossas);
  • a cola para fixar as etiquetas (se nĂŁo forem de papel adesivo);
  • os materiais de enchimento (papel de seda, isopor, plĂĄstico bolha, etc).

Tenha um momento especĂ­fico do dia para separar os produtos para entrega, embalar e incluir a nota fiscal da forma correta em cada um dos pedidos.

Vende pelo Mercado Livre? Confira o post com ‘5 dicas de como embalar um produto do Mercado Livre 📩’.

4. Tipo de entrega

Com os produtos prontos para a entrega, Ă© necessĂĄrio despachĂĄ-lo pelo tipo de entrega escolhida para sua loja virtual.

Nesta etapa é importante avaliar qual a melhor opção. No primeiro momento, os Correios são a forma mais econÎmica de enviar os pedidos.

Com as vendas mais consolidadas, uma transportadora ou até um contrato com os Correios  para e-commerce pode contribuir para agilizar ainda mais o processo de entrega dos pedidos.

É fundamental escolher um mĂ©todo seguro, pois por menor que seja o valor da mercadoria, alguĂ©m fez este investimento e estĂĄ ansioso para recebĂȘ-la.

Quem vende pelo Mercado Livre tem o apoio da plataforma para enviar os pedido feitos pelo marketplace de forma economiza e segura. Confira dois posts aqui do blog sobre esse serviço:

- O que Ă© Mercado Envios e como funciona o sistema de frete.

- Como enviar pelo Mercado Envios + vantagens da entrega.

5. Acompanhamento e pĂłs-venda

A logĂ­stica para e-commerce nĂŁo termina com o despacho dos produtos. É importante acompanhar os canais de comunicação do site para responder a qualquer dĂșvida dos clientes.

Além disso, é importante que ele receba o código de rastreio para acompanhar o andamento do processo de entrega.

Outra etapa importante da logística no e-commerce é o pós-venda e comunicação para saber se o cliente recebeu e estå satisfeito com o seu pedido.

Se tudo aconteceu da forma correta e no prazo esperado, é o momento perfeito para pedir uma avaliação do produto na pågina.

Tipos de logĂ­stica de entrega

De acordo com as operaçÔes do seu negócio, é possível ter mais de um tipo de venda. Conheça os tipos de entrega mais usados na logística para e-commerce:

Entrega pessoal ou retirada no local

As primeiras opçÔes de logística para e-commerce que podem existir em paralelo com o modelo de envio à distùncia são as opçÔes de entrega pessoal e retirada no local.

A entrega pessoal funciona com vocĂȘ ou um funcionĂĄrio indo atĂ© o endereço do cliente fazer a entrega. Um motoboy tambĂ©m pode ser usado para esse tipo de entrega.

JĂĄ a retirada no local deve ser uma opção se vocĂȘ tambĂ©m tiver uma loja fĂ­sica. Isso porque nĂŁo Ă© seguro levar o cliente atĂ© o local onde vocĂȘ armazena estoque ou tem o seu escritĂłrio.

Estando na mesma cidade, o cliente economiza no frete indo até a loja ou pagando um motoboy que tem um valor bem mais baixo.

Porém, tudo depende do tamanho da cidade, complexidade do trùnsito, etc. Mas é uma opção eficiente.

Correios

Os Correios sĂŁo uma empresa mais usada pelos donos de loja virtual na logĂ­stica para e-commerce.

E as opçÔes de serviço vão das mais simples às mais complexas, atendendo a diversas operaçÔes de vendas online.

O Correios Log+, por exemplo, Ă© uma solução completa de e-fulfillment que faz toda a logĂ­stica de entrega — do armazenamento, embalagem atĂ© o despacho dos pedidos.

DICA: conheça as medidas de embalagem necessĂĄrias para enviar seu tipo de produto e as opçÔes que garantem segurança (para vocĂȘ e para o cliente) no caso de extravio e perda.

Transportadora

As transportadoras também são uma opção de tipo de entrega eficiente de logística para e-commerce.

As empresas de logĂ­stica para e-commerce especializadas em carga fracionada enviam produtos de pequeno porte, despachando conforme a fluxo de pedidos.

Além disso, oferecem ferramentas de monitoramento atualizadas, permitindo um acompanhamento eficiente por parte do e-commerce e do cliente. Sem contar na agilidade da entrega.

Vale a pena estudar os custos e analisar se eles se encaixam no seu gerenciamento financeiro.

LogĂ­stica reversa para e-commerce

A logĂ­stica reversa e-commerce tem uma importĂąncia grande no processo de vendas online. Mas primeiro vamos entender o que significa logĂ­stica reversa, nĂŁo mesmo?

LogĂ­stica reversa Ă© o fluxo contrĂĄrio ao de entrega, ou seja, quando o cliente escolhe trocar ou devolver um produto que nĂŁo gostou.

Esse processo Ă© importante porque o CĂłdigo de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução dos produtos em atĂ© sete dias, sem custo, se o cliente nĂŁo gastar quando recebĂȘ-lo.

Por isso é importante ter uma Política de Troca e DevoluçÔes que vai envolver tanto a Logística quanto o setor Financeiro.

Tanto a transportadora quanto os Correios fazem esse serviço para os e-commerces garantindo agilidade e segurança no processo.

Para que oferecer essa função Ă© importante que no site exista a opção de ‘Troca ou devolução’ para cada item de um pedido.

Estruturando um processo claro, o cliente consegue fazer tudo atravĂ©s de instruçÔes por e-mail, mas Ă© importante ter um SAC disponĂ­vel (chat online ou telefone) em caso de dĂșvidas.

Os principais tipos de logĂ­stica reversa que podem ser oferecidos sĂŁo:

  • Coleta no local: o cliente recebe um encarregado em casa para pegar o produto a ser devolvido;
  • Coleta com horĂĄrio prĂ©-agendado: o mesmo processo acima, porĂ©m com hora marcada para pegar o produto;
  • Troca simultĂąnea: o cliente devolve e pega o produto certo em caso de troca na mesma visita;
  • Ponto de entrega: geralmente, acontece pelo Correios e o cliente precisa levar o produto embalado e com a etiqueta de devolução para que o mesmo seja despachado.

Boas prĂĄticas para logĂ­stica de loja virtual

Tenha fornecedores confiĂĄveis

É fundamental na logística para e-commerce acertar na escolha dos seus fornecedores. Afinal, sem produtos não há como desencadear todo o processo que vimos acima.

Conheça o poder de barganha dos fornecedores para entender como o seu e-commerce depende dos fornecedores para funcionar.

Assim, vocĂȘ garante produtos de qualidade, de fornecedores que podem atendĂȘ-lo com agilidade, respeitando os prazos combinados.

Estude o custo médio de envio dos produtos

O peso dos produtos interfere no valor de frete cobrado para o envio. O peso cubado Ă© a referĂȘncia atual para fazer o cĂĄlculo correto considerando o peso em si e o espaço que uma embalagem ocupa.

Esse fator tambĂ©m impacta no espaço que vocĂȘ deve ter disponĂ­vel para armazenar os produtos o que tambĂ©m tem um custo. Por isso, avalie esse critĂ©rio para definir o que vocĂȘ vai vender e, consequentemente, os custos para enviĂĄ-lo.

Trabalhe com frete grĂĄtis para valor mĂ­nimo ou fixo para seus produtos

Um frete com valor muito alto Ă© um dos principais motivos de abandono de carrinho nas lojas virtuais.

Para evitar essa barreira na sua logística para e-commerce, trabalhe com duas opçÔes:

- Frete grĂĄtis para valor mĂ­nimo de pedidos: vocĂȘ jĂĄ deve ter visto e-commerces que oferecem frete grĂĄtis a partir de um valor X mĂ­nimo de compra. Assim, mesmo absorvendo uma parte dos custos, vocĂȘ ganha aumentando o ticket mĂ©dio dos pedidos. Faça um estudo planejado para determinar o mĂ­nimo razoĂĄvel que vai agradar os clientes.

- Frete fixo para produtos: outra opção para esta etapa da logĂ­stica para e-commerce Ă© o frete fixo calculado com base no tamanho, peso e quantidade de itens enviados. Para isso, Ă© importante estudar as opçÔes fornecidas pelas transportadoras. Compare, no mĂ­nimo, trĂȘs opçÔes para ter uma boa margem.

Invista em um serviço de entrega eficiente!

Com uma logística para e-commerce bem estruturada, o seu negócio vai ganhar uma boa reputação com os clientes, o que vai contribuir para o sucesso na vendas.

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NĂŁo se esqueça que se vocĂȘ for usuĂĄrio de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o emprĂ©stimo sĂŁo maiores.

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