Indicadores de capital de giro: aprenda como manter sua empresa saudável!

27 de Mar de 2023

Se você é um empreendedor, com certeza já sabe da importância do capital de giro para uma empresa. E para medir a saúde financeira da sua empresa, é necessário conhecer muito bem alguns indicadores de capital de giro.

O capital de giro é o total de recursos que uma empresa precisa para se manter ativa, sem contar os recebíveis. Para mantê-la saudável, é necessário ter o controle financeiro da empresa.

Uma forma de ter esse controle frequente é com esses indicadores. No entanto, muitos empreendedores não os conhecem muito bem e têm dificuldades na hora de analisá-los e extrair as informações mais importantes deles.

É por isso que neste artigo você vai aprender o que são os indicadores de capital de giro,  qual a importância de fazer uma análise financeira e ainda vai conhecer os 4 principais indicadores para o seu negócio! Veja tudo a seguir!

O que são indicadores de capital de giro?

Os indicadores de capital de giro são métricas capazes de apontar se a sua empresa está financeiramente saudável ou se precisa de alguma ajuda. Afinal, o capital de giro é um dos recursos mais importantes de uma empresa, capaz de informar se é possível ou não dar continuidade ao negócio.

Os indicadores serão os responsáveis por acusar se a empresa tem capacidade de crescimento, se será possível arcar com os pagamentos do mês ou se será necessário buscar empréstimos. E o controle do seu capital de giro e a análise financeira precisam caminhar juntos para garantir o sucesso do seu negócio.

Saber não só aplicar essas métricas, mas também avaliá-las da forma correta pode transformar a sua relação com o desempenho do seu negócio. Por isso, conheça a seguir os 4 principais indicadores de capital de giro!

Conheça 4 indicadores de capital de giro!

Agora que você já sabe o que são indicadores de capital de giro, chegou a hora de conhecer 4 indicadores para começar a usar no seu dia a dia e medir a saúde financeira da sua empresa!

Capital Circulante Líquido

O Capital Circulante Líquido de uma empresa é a diferença entre o seu ativo circulante e o seu passivo circulante. Ou seja, é necessário fazer a diferença entre a soma de todo o dinheiro ou bens da empresa e as suas contas a pagar.

Se o saldo total for positivo, significa que a sua empresa tem recursos suficientes para quitar as dívidas. Se o saldo for negativo, é possível que a sua empresa não tenha dinheiro suficiente para arcar com os gastos e pode estar em perigo de falência.

No entanto, esse indicador não deve ser analisado isoladamente, pois pode gerar análises equivocadas, já que essa diferença pode acontecer por conta da política de prazos da empresa.

O ideal é que você analise os 4 indicadores em conjunto para ter uma análise mais assertiva. Vamos conhecer o próximo?

Necessidade de Capital de Giro

A Necessidade de Capital de Giro demonstra quanto é necessário manter de dinheiro para cobrir os seus gastos durante um ciclo de caixa completo (comprar do fornecedor, estocar e vender o produto).

Para chegar nesse indicador, basta fazer a diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional. Simplificando, seria a soma do estoque e das contas a receber e o resultado subtraído pelas contas a pagar.

Se o resultado for positivo, significa que não é necessário manter dinheiro em caixa para cobrir as despesas provenientes dessa diferença. Se o resultado for negativo, significa que é necessário aumentar o capital de giro da empresa para que ela possa se manter.

Saldo de Tesouraria

O Saldo de Tesouraria é a diferença entre o ativo circulante financeiro e o passivo circulante financeiro. Com esse indicador é possível analisar como está a situação do fluxo de caixa da empresa.  

Mais uma vez, se o saldo da conta for positivo, significa que a empresa conseguirá honrar com as suas obrigações financeiras de curto prazo. Se o saldo for negativo, pode ser que tenha chegado a hora de procurar algum empréstimo para se manter no mercado.

Indicador de Liquidez

O Indicador de Liquidez é um índice que relaciona os ativos e passivos atuais da empresa. Ele serve para indicar se ela tem capacidade de pagar as suas contas em aberto.

Para calculá-lo, basta fazer uma operação entre dois indicadores mencionados anteriormente: o Saldo em Tesouraria dividido pela Necessidade de Capital de Giro.

Se o resultado dessa operação for maior que 1, significa que o grau de liquidez está bom. Se for igual a 1, significa que o grau está neutro. Se for menor do que 1, significa que a empresa não possui os recursos necessários para arcar com as suas obrigações financeiras.

Chegou a hora de cuidar do capital de giro e da análise financeira!

Em resumo, os indicadores de capital de giro são essenciais para manter a saúde de uma empresa. São eles que fornecem as informações necessárias para que você saiba se a sua empresa vai bem ou se precisará, por exemplo, de um empréstimo para continuar funcionando nos próximos meses.

É por isso que neste artigo você conheceu 4 indicadores de capital de giro. Agora que você já sabe quais são eles, chegou a hora de começar a usá-los no seu negócio!

Se, durante a sua análise, os resultados não saírem como você espera e você constatar que precisa de uma ajuda financeira para o seu negócio, que tal conhecer a Gyra+? Ela oferece crédito facilitado para seu negócio de modo rápido, seguro e digital!

A Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente!

Com a análise realizada e aprovada, você recebe o dinheiro em até 72h na sua conta. Venha conhecer!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.