Growth Hacking: o que é e como usar para vendas?

14 de Mar de 2022

Apesar de ser um dos termos em alta no mundo corporativo, muitas pessoas não sabem bem definir o que é growth hacking e como ele funciona na prática. Vamos explorar essa mentalidade ou conjunto de estratégias a fundo para que você saiba sua importância.

Afinal, o que é growth hacking?

O termo em inglês foi cunhado por Sean Ellis em seu livro “Hacking Growth” e, nas palavras do autor: “trata-se de uma técnica que busca o aumento de vendas e crescimento acelerado através de ideias inovadoras e experimentação prática”.

Essa mentalidade busca substituir preceitos antigos e ultrapassados do marketing tradicional e busca otimizar processos a partir do levantamento de hipóteses, modelagem de solução e avaliação dos resultados de uma ação.

Em suma, o growth hacking opera sempre levantando hipótese e realizando experimentos, algo num esquema de tentativa e erro, mas de maneira mais acelerada e sempre em constante atualização e renovação de todos os pontos.

Veja também: Descubra qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade e como calcular!

Como usar growth hacking na prática?

Agora que você já entendeu o que é growth hacking, já dá para notar que essa mentalidade de crescimento precisa ser incorporada à cultura da sua empresa para que tenha, de fato, maiores chances de sucesso dentro do seu negócio.

Por isso, para que possa ser bem aplicado é necessário seguir alguns preceitos básicos e metodologias para começar, veja quais são.

Identifique as demandas

Antes de começar a aplicar metodologias e técnicas que visam um crescimento rápido, primeiro é necessário encontrar quais as demandas que o seu negócio possui e o que deve ser prioridade em cada etapa.

Por isso, antes de mais nada, procure levantar os problemas que sua marca apresenta. Em cima desses problemas é que se deve começar a especulação de hipóteses para entender o que pode estar causando aquele problema.

Levante hipóteses

Se você identifica, por exemplo, que seu e-commerce recebe um número alto de visitas, mas as conversões não estão subindo, é aqui que você começa a levantar hipóteses sobre o que pode estar acontecendo.

Nem sempre se trata de um problema tão claro, às vezes se trata apenas de algo que pode ser melhorado. Por isso, comece a listar os possíveis motivos para explicar as situações e comece a listar hipóteses e soluções para cada um dos cenários.

Crie soluções possíveis

Depois de discutir o problema e levantar hipóteses e soluções, defina em reunião qual a hipótese para ser a mais plausível e que será a primeira a ser testada.

Depois disso, busque amarrar bem esse processo definindo:

  • quais funcionários estarão envolvidos neste teste;
  • quais as principais métricas devem ser acompanhadas e avaliadas;
  • quais ferramentas serão necessárias;
  • qual a ordem de cada atividade dentro deste experimento;
  • de quanto em quanto tempo será avaliada essa ação?

Testes as soluções criadas

Agora é o momento da ação, para isso, busque nomear alguém responsável pelo projeto e que será a pessoa que estará ali para garantir que cada um esteja cumprindo seu papel de forma adequada no momento certo.

Se você entendeu mesmo o que é growth hacking já deve ter percebido que esse momento é chave, por isso, procure estar próximo dessa liderança do projeto caso sejam necessárias ferramentas para auxiliar no processo.

Avalie os resultados para aplicar ou descartar a solução

Nenhum processo é bem ou mal sucedido sem que haja uma avaliação, por isso, esteja sempre acompanhando as métricas relevantes para avaliar com precisão e, mesmo que o resultado seja negativo, ele servirá de aprendizado.

Se o resultado for positivo, comece a trabalhar em formas de aumentar esse resultado estudando maneiras de aprimorar e expandir algo que foi implementado e que atingiu o sucesso.

Quais os benefícios das estratégias de growth hacking?

Nessa altura do texto você já deve ter percebido qual a relevância deste processo, mas quais os verdadeiros benefícios de se aplicar o growth hacking, o que é possível agregar a sua marca com isso na prática?

Crescimento obtido de vários lados

É difícil encontrar um hack que seja muito certeiro, no entanto o crescimento real será obtido em função de várias hipóteses sendo levantadas, soluções sendo elaboradas e testadas de todos os lados, isso aumenta muito suas chances de sucesso.

Sua marca não se acomoda nunca

Os experimentos costumam ser demorados para apresentar resultados realmente reais. Por isso, sua empresa passa a estar sempre em busca de aprimoramento, enquanto uma ação é concluída outra é iniciada em cima dos resultados da anterior e por aí vai.

Aprenda com o processo para aumentar a otimização

Como já destacamos anteriormente, mesmo um processo que apresenta resultados negativos gerará um aprendizado adquirido. Nem que esse resultado seja o de entender que uma hipótese foi equivocada ou a solução para ela não funcionou.

Conforme o growth hacking se tornar parte da cultura da sua empresa a tendência é que sua empresa conheça melhor seu público e esse aprendizado pode ser usado para que alguns resultados possam ser mais previsíveis.

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