Google Analytics e Mercadoshops: como fazer a integração e usar os dados para melhorar o ROI

E-commerce 7 de Jul de 2020

Porque e como integrar o Google Analytics ao Mercadoshops? Antes de responder a essa pergunta é importante que você compreenda a relevância da ferramenta do Google para suas estratégias de vendas e marketing.

O Mercadoshops é a plataforma de e-commerce do Mercado Livre, que permite uma integração perfeita entre a loja virtual própria e as vendas no marketplace. Uma das vantagens do uso do Mercadoshops é que as vendas realizadas pela plataforma também são contabilizadas para torna um vendedor um Mercado Líder.

Leia também: 5 dicas de como ser um vendedor de SUCESSO no Mercado Livre


O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta para e-commerce gratuita que permite que você acesse informações e dados sobre os usuários que visitam o seu site. Com esses dados em mãos você pode:

  • avaliar o desempenho do seu site;
  • reorganizar suas estratégias de marketing;
  • compreender o retorno sobre investimento de cada ação;
  • observar o perfil de usuários que acessam sua plataforma;
  • entender como cada usuário usa o seu site;
  • identificar oportunidades.

Com o Google Analytics no Mercadoshops você tem acesso a dados como:

  • o número exato de usuários que visitaram sua loja;
  • de onde eles vêm;
  • qual dispositivo (mobile ou desktop, IOS ou Android) eles estão usando e muito mais.

Com tudo isso em mãos, você poderá otimizar as páginas do site para aumentar as taxas de conversões, ou seja, aumentar as vendas do e-commerce.

Como integrar Google Analytics ao Mercadoshops

1. Crie uma conta no Google Analytics

Para isso acesse o site do Google Analytics e preencha todas as suas informações e de seu negócio.

2. Encontre seu código de acompanhamento

Cada conta do Analytics possui um ID e um código de acompanhamento, que você pode acessar fazendo login no cadastro.

Selecione o menu Administrador, como indicado abaixo:

Clique em Informações de acompanhamento e depois em Código de Acompanhamento

O sistema irá apresentar um código e um ID. Esses dados serão fundamentais para integrar ao Google Analytics ao Mercadoshops.

3. Encaminhe-se até a plataforma Mercadoshops

Os próximos passos da integração do Google Analytics com Mercadoshops são realizados na plataforma do e-commerce.

Acesse seu painel administrativo e clique em Tags.

No local destinado ao Google Analytics copie e cole o Código de Acompanhamento no espaço indicado. Lembre-se que esse código é o encontrado na plataforma de rastreamento, conforme indicado nos passos 1 e 2 deste guia.

Clique em Salvar, e pronto. Com esses 3 passos simples, a integração do Google Analytics com Mercadoshops já estará ativa e você terá acesso a todas as informações de navegação em seu site.

Porque usar o Google Analytics em seu e-commerce?

Como começamos a falar logo no início deste texto, o Google Analytics oferece muitos benefícios para quem utiliza os dados apresentados pela plataforma, como fonte de informação para tomada de decisão e estratégia.  

No Google Analytics, os dados de um e-commerce ficam reunidos em um submenu especial. Você encontra ele na dentro da plataforma de rastreamento, na barra de navegação a esquerda. Vá para Conversões e localize "E-commerce".

Nesse local, você terá acesso às informações sobre:

  • dados gerais de vendas;
  • informações transacionais;
  • comportamento de compras;
  • comportamento de checkout;
  • qual o tempo médio de compra dos usuários.

Ao acessar a plataforma você verá uma série de informações e dados. Cada um dos números ali presentes é uma informação mais ou menos valiosa para sua estratégia. Entre as métricas de e-commerce, colhidas pelo Google Analytics, que são mais importantes, estão:

  • Taxa de abandono de carrinho, ou seja, quantas pessoas chegaram a montar um carrinho e a entrar na página de pagamento, e desistiram de realizar a compra;
  • Taxa de conversão é a relação entre o volume de usuários que entram no seu site quantos realmente realizam uma compra;
  • Taxa de rejeição mede a porcentagem de usuários que visitaram apenas uma página do seu site e saíram da plataforma, em poucos segundos;
  • Custo por aquisição é importante para saber quanto cada usuário convertido custou. Ou seja, quanto você teve que investir em marketing para converter cada cliente (os valores são relativos aos anúncios feitos em plataformas Google);
  • Returning visitors é a porcentagem de visitantes voltaram ao site após a primeira visita.

O Google Analytics para Mercadoshops, ou para outras plataformas de e-commerce, possui muitas outras métricas para e-commerce além das apresentadas, entretanto, o conjunto indicado acima é um bom começo para sua análise se tornar mais estratégica.

Por exemplo, altas taxas de abandono de carrinho, muitas vezes, indicam que seus formulários são muito grandes ou o frete está alto. Ao identificar esses problemas você pode tomar atitudes para resolvê-los.

Mais importante do que reunir muitos dados é conseguir extrair deles, informações que possam ser aplicadas na melhoria de suas estratégias. Dentro disso, selecionamos o vídeo abaixo que mostra como transformar números em informações. Vale conferir para tirar melhor proveito de seu Google Analytics.

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  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

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