Fórmula do ponto de equilíbrio: o que é e como calcular?

Finanças Nov 25, 2020

A fórmula do ponto de equilíbrio tem como objetivo indicar quanto a sua empresa precisa vender, dentro de um determinado período, para ter capital suficiente para arcar com as despesas e custos dentro desse mesmo período.

Esse indicador financeiro ajuda a organizar investimentos e a priorizar esforços para garantir que a empresa não fique no vermelho. Além disso, a partir da identificação do ponto de equilíbrio, sua empresa passa a entender a partir de que montante vendido ela está tendo lucro.

O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio é exato momento em que as despesas e custos da empresa ficam em equilíbrio com as receitas, ou seja, quando despesas e faturamento estão em “zero”.

Em outras palavras, o ponto de equilíbrio da empresa é o exato valor que cobre todos os gastos da organização e não há prejuízos ou endividamentos, mas também não há lucros além dos necessários para o pagamento dos custos.

A partir da identificação do ponto de equilíbrio você tem acesso à necessidade mínima de faturamento para que sua empresa tenha capacidade de arcar com seus compromissos financeiros dentro de um período de tempo.

Ao identificar o marco “zero”, ou o ponto de equilíbrio, sua empresa também passa a saber quanto precisa faturar para  lucrar.

Fonte: Treasy

Fórmula ponto de equilíbrio

Mas, como calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa?

A fórmula do ponto de equilíbrio é:

(custos fixos / margem de contribuição)

Para encontrar a porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

Margem de contribuição

A margem de contribuição diz respeito aos custos variáveis da organização.

Representa o capital que sobra da receita da empresa, em determinado intervalo de tempo, após retirar o valor dos gastos variáveis da empresa (custos e despesas).

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

A margem de contribuição ajuda a empresa a identificar sua lucratividade. Por meio desse indicador financeiro sua empresa pode calcular a quantidade mínima de produtos que precisa comercializar dentro de um período para não sair no prejuízo. Além disso, ajuda a entender se a empresa é rentável, bem como avaliar seus produtos e serviços.

Para se aprofundar na compreensão sobre o que é margem de contribuição indicamos que assista ao vídeo abaixo.

Custos fixos

Outra variável da fórmula do ponto de equilíbrio é a variável de custos e despesas fixas.

Para encontrar esse montante, é importante que sua empresa faça o somatório dos valores pagos em:

  • aluguel,
  • IPTU,
  • salários,
  • Serviços terceirizados como contador, limpeza e portaria,
  • materiais de escritório,
  • matéria-prima;
  • comissões e mais.

Isso significa que, após pagar todas as despesas e não ter mais prejuízo, é quando você sabe o quanto irá lucrar.

O objetivo de todo negócio é ter lucro, mas antes disso é importante evitar dívidas, principalmente, quando estamos falando de períodos de crise e estagnação do mercado.

Por isso, acompanhar indicadores como o ponto de equilíbrio financeiro, também conhecido como break even point é fundamental para reorganizar as estratégias da sua empresa rumo à saúde financeira do negócio.

A importância da fórmula ponto de equilíbrio

Os indicadores financeiros são muito mais que números, eles são informações que devem ser usadas para gerar insights para seu negócio.

Combinando dois ou mais indicadores e ferramentas você é capaz de entender o que é preciso para gerar melhores resultados para a organização.

Por exemplo, ao saber que o ponto de equilíbrio da sua empresa é “x” e ao identificar, a partir do acompanhamento do fluxo de caixa, que sua empresa está longe de alcançar o break even point, é possível pensar em estratégias para aumentar as vendas de um produto, como promoções.

Se esse for um problema constante, sua empresa precisa reavaliar elementos como:

  • o tipo de produto ou serviço vendido,
  • o cálculo da margem de lucro (talvez ela esteja errada),
  • precificação,
  • estratégias de marketing,
  • taxas de retenção e mais.

É certo que quanto mais a sua empresa vende, maiores as chances de ter lucro, de alcançar o ponto de equilíbrio e superá-lo. Entretanto, sem um acompanhamento eficaz da gestão financeira empresarial você pode estar vendendo muito, mas lucrando pouco. E esse é apenas um exemplo de problema financeiro que sua empresa pode estar enfrentando.

O controle do capital de giro, associado à fórmula do ponto de equilíbrio, é eficiente para garantir uma visão estratégica da empresa, antes que os problemas financeiros realmente se tornem uma realidade.

Quando você identifica com antecedência "buracos" que podem acontecer em seu caixa pode buscar alternativas mais estratégicas para saná-los, como negociar com fornecedores.

Além disso, pode buscar por soluções como as oferecidas pela GYRA+: se você é empreendedor e utiliza as plataformas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, você pode aproveitar as integrações com a GYRA+ para dar aquele empurrãozinho no crescimento da sua empresa.

E tem mais: em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e responda todas as perguntas;
  • cadastre as contas das plataformas citadas acima e faça sua integração com a GYRA+
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 24h na sua conta.

Conheça mais sobre essas soluções no vídeo abaixo.

Gostou? Então solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.