Fintech de capital de giro: como funciona esse tipo de empresa

Finanças 19 de Dez de 2019

A tecnologia e a internet revolucionaram diversos setores do mercado, incluindo a área financeira. Com esse avanço surgiram empresas como as fintechs de capital de giro que ajudam empreendedores a conseguir crédito para investir nos seus negócios.

Além do setor de empréstimo, as fintechs também operam como empresas de cartão de crédito, seguro, conta digital, entre outros serviços.

Assim, um processo que antes era demorado e burocrático, agora tem a agilidade proporcionada pela tecnologia, sem deixar a segurança das operações de lado.

Uma fintech de capital de giro é tão confiável quanto as instituições bancárias tradicionais e são regularizadas e fiscalizadas pelo Banco Central.

Então se você pesquisou online maneiras mais baratas e ágeis de fazer um empréstimo para investir no seu negócio, provavelmente encontrou uma fintech.

Continue lendo e entenda o que é uma fintech de capital de giro, como funciona, as vantagens desse modelo de negócio e conheça um exemplo de empresa brasileira desse setor. 

O que é uma fintech de capital de giro?

Uma fintech é uma empresa que usa a tecnologia para oferecer serviços financeiros. A palavra fintech é a junção de dois termos em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia).

As empresas que trabalham com tecnologia financeira usam a internet para executar seus serviços e, assim, conseguem agilizar processos, minimizar custos operacionais e oferecer o melhor custo/benefícios aos clientes. 

No caso de uma fintech de capital de giro, o produto é o empréstimo financeiro e o processo de solicitação, envio de documentos e resposta é feito 100% digital. 

Ou seja, você pode conseguir o montante necessário para o seu investimento sem sair de casa!

Esse modelo de negócio está fazendo frente às grandes instituições bancárias, pois além de oferecer rapidez e agilidade na aprovação, também consegue taxas mais enxutas para os clientes.

Todo empreendedor precisa de capital de giro em algum momento do negócio para aumentar suas operações, criar um novo produto, investir em um projeto, etc.

As pequenas e médias empresas (PMEs) são as que mais se beneficiam em relação a fintech de capital de giro. 

Isso porque com juros mais controlados fica mais fácil incluir os pagamentos na realidade financeira da empresa.

Aprenda também como calcular a necessidade de capital de giro da sua empresa antes de solicitar seu empréstimo.

Como funciona uma fintech de capital de giro

fintech-capital-de-giro-como-funciona
Imagem: Tech in Asia.

Como toda fintech, as fintechs de capital de giro operam online através de um site oficial. Algumas empresas também possuem aplicativos para smartphone.

Assim, o cliente segue um passo a passo para informar seus dados e fazer a solicitação do crédito. Em linhas gerais, o processo segue o seguinte esquema:

1. Criar um cadastro no site da fintech de capital de giro;

2. Informar os dados básicos do negócio e as informações financeiras solicitadas para avaliação;

3. Aguardar a análise da empresa que retorna com o montante disponível para seu perfil de crédito e a proposta de pagamento;

4. Ao fechar a proposta, você completa seu cadastro informando os dados bancários e faz a assinatura digital do contrato.

Pronto! É simples, rápido e seguro trabalhar com uma fintech capital de giro.

Uma forma de ter ainda mais segurança é checar os dados de CNPJ da fintech de capital de giro que você deseja trabalhar no site do Banco Central (BC).

O BC é um órgão nacional que regula todo o mercado financeiro brasileiro, incluindo as instituições financeiras tradicionais e as novas fintechs. 

Assim, você reforça ainda mais a segurança de fazer negócio com uma empresa legítima.

Vantagens de uma fintech

Já abordamos algumas características que destacam as vantagens de trabalhar com uma fintech de capital de giro. 

A estrutura de funcionamento interna e externa de uma fintech é mais enxuta. Isso permite que as pessoas tenham acesso aos serviços financeiros de forma mais fácil e sem muita burocracia.

Outra vantagem de ter um modelo de negócio digital como esse é conseguir criar produtos sem repassar grandes custos para o valor do serviço prestado ao cliente.

As fintechs cresceram no mercado justamente por permitirem economizar custos e adquirir soluções financeiras com taxas reduzidas.

Por sua vez, a tecnologia permitiu agilidade na análise e resposta de crédito aos clientes. Tanto o recebimento quanto a checagem de dados é feita através de ferramentas virtuais.

Isso permite responder ao cliente rapidamente e fechar um empréstimo de crédito em poucos dias. 

Gyra+: empréstimos para empresas da nova era digital

A Gyra+ é um exemplo de fintech de capital de giro nacional.

A empresa trabalha fornecendo linhas de crédito para pequenas empresas, através de um processo simples para empreendedores de todas as áreas.

Precisa comprar estoque, investir ou financiar novos projetos? Conseguir capital de giro é importante para manter as operações atuais enquanto expande.

A Gyra+ criou um sistema ágil e digital que faz a análise em até 24h e envia a aprovação para o cliente com o valor disponível. Depois de aprovado, o dinheiro fica disponível em conta em até 72h.

As taxas são personalizadas e adequadas para cada negócio e o pagamentos é feito em 3 a 12 parcelas mensais iguais.

Entre as medidas de segurança adotadas pela empresa estão:

  • O sistema não guarda as senhas dos usuários;
  • A empresa não divulga as informações a terceiros;
  • O site tem conexões seguras e os dados transitam criptografados.

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.