Como criar a estratégia de frete do seu e-commerce

Gestão 15 de Out de 2019

Tão importante quanto a escolha dos fornecedores para os seus produtos ou o planejamento das ações de marketing, está o desenvolvimento da sua estratégia de frete. No e-commerce, o envio das mercadorias ocupa grande destaque, pois é motivo de intensa expectativa dos clientes. Afinal, tão logo se fecha o pedido no site, imediatamente começa a corrida pela entrega do artigo ao destinatário.

Quer saber como fazer esta etapa da experiência de compra dar certo e ter o frete como um aliado do seu negócio? Continue esta leitura!

Saiba como funciona o cálculo de frete

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, você precisa entender o que está envolvido no cálculo de frete. Considerando a importância da entrega nas compras pela internet, este é um fator decisivo para se ter sucesso no e-commerce.

Neste campo, as três informações básicas são os dados de origem/destino da encomenda, o peso e o prazo de envio. Entretanto, a precificação do frete é mais complexa e leva em conta também outros fatores para compor tabelas distintas para o serviço. 

Os custos poderão variar conforme cada transportadora, mas existe um elemento comum a todas elas e que é essencial para determinar o valor do frete: a cubagem.

Achou complicado até aqui? Não se assuste, temos um conteúdo que explica em detalhes cada parte crucial para o cálculo de frete. Leia mais em:

Como calcular frete e comparar preços

Entenda a importância do prazo na experiência de compra

Outro ponto importante a se ter em mente é a ansiedade do público para receber logo o item adquirido. Isso faz do prazo de entrega um constante relógio em contagem regressiva que os vendedores devem saber manusear. Ou seja, sua estratégia de frete requer agilidade no envio dos produtos, pois esta é uma etapa essencial para fidelizar clientes.

Pouco irá adiantar se o seu e-commerce oferecer uma experiência positiva ao consumidor que se encerra após o fechamento do pedido. Se você não zelar pelo cumprimento do prazo de entrega, todo o trabalho dedicado para captar visitantes e convencê-los a comprar terá ido por água abaixo.

A agilidade é um diferencial significativo e vamos esclarecer como é possível aumentar suas chances de garanti-la a seguir. 

Invista em alternativas de entrega

Em qualquer ramo, ter algumas cartas na manga é sempre interessante. No caso de uma estratégia de frete, isso remete a ter múltiplas opções de transportadoras. Portanto, se até agora ainda não havia passado pela sua cabeça utilizar mais de uma empresa para enviar seus pacotes, vamos mostrar agora o quanto isso pode ser benéfico para o seu negócio.

Além de ser um elemento extra para garantir condições competitivas de frete, você também estará um passo adiante para solucionar impasses logísticos. Afina, há como prever quando será deflagrada uma paralisação nos Correios ou uma greve dos caminhoneiros? Obviamente, não.

Entretanto, seu e-commerce pode estar previamente pronto para manter a agilidade das entregas, mesmo diante de períodos turbulentos. É por isso que reforçamos a relevância de trabalhar com diferentes modais (terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário) e transportadoras. Certamente você não ficou refém de um único fornecedor de produtos. Então por que correria esse risco com os seus fretes? Pense nisso!

Frete grátis vale a pena?

Esta é uma pergunta mais comum do que se imagina entre os vendedores online. Afinal, é possível fazer do frete grátis um aliado na decisão de compra sem impactar negativamente o faturamento? Quando disponibilizado a partir de um planejamento bem estruturado, a resposta é sim!

 Então, como acabamos de dizer, o primeiro passo para elaborar uma estratégia de entregas gratuitas é planejar como seu e-commerce irá fazer isso de forma sustentável. Obviamente, não há como colocar todos os seu produtos à venda  com esta condição. Mas temos algumas dicas que podem ajudá-lo a determinar como fazer essa escolha.

Comece com a definição de uma faixa de preço que contará com a isenção no custo do envio em seu e-commerce. Você pode conceder esse benefício nos pedidos acima de R$ 200,00, por exemplo. 

Se a maioria dos artigos comercializados são abaixo desse valor, não há problema. Incentive o consumidor a levar outros itens no mesmo pedido para atingir o mínimo para o frete grátis. Assim, além de evitar que o cliente vá para a concorrência, você também aumenta o ticket médio do seu negócio!

Política de troca e devoluções

Quer saber outro elemento fundamental para a competitividade do seu e-commerce? A política de troca e devoluções de encomendas! Claro que ninguém quer ver os produtos retornando para a loja. Mas os consumidores têm o direito de se arrepender da compra em até sete dias após entrega. Isso é um fato garantido por lei.

Então, resta somente se preparar para este tipo de situação, e também, quando existir a necessidade de substituir o artigo. Seja qual for o motivo para o retorno do objeto para o vendedor, este procedimento se chama logística reversa

Basicamente, a logística reversa é o frete que faz o trajeto inverso, voltando do consumidor para o lojista para troca ou devolução. Tratado como um novo envio, o processo está sob a responsabilidade do e-commerce que terá que arcar com o custo e viabilização desta postagem.

A dica nestas situações é pensar com antecedência em como elaborar sua logística reversa. Determine os fluxos do processo mapeando o que é preciso para implementar sua política de trocas e devoluções. Vale, inclusive, disponibilizar um formulário em sua página para que o cliente possa fazer a solicitação quando for necessário.

Conte com uma solução de fretes

Não poderíamos concluir este post sem falar da importância da tecnologia para a otimização da sua gestão de fretes. Esta pode ser uma contribuição decisiva para garantir a competitividade do seu negócio.

Imagine cotar fretes e gerar etiquetas de envio automaticamente e sem ter que negociar contratos individuais. Tenha praticidade para gerenciar todos os seus envios, tanto com Correios quanto com múltiplas transportadoras privadas em um só lugar.

Inclua neste pacote de ferramentas também um rastreio inteligente e integração com diversos marketplaces, plataformas de e-commerce, ERPs e HUBs. Você encontra todos esses serviços no Melhor Envio, uma solução de fretes completa voltada aos vendedores online!

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