Maiores empresas de e-commerces do Brasil: TOP 10 + como faturar com eles

E-commerce 30 de Nov de 2022

Se você está em busca das maiores empresas de e-commerces do Brasil, aqui é o seu lugar. Listamos a seguir as 10 plataformas com maior tráfego mensal, segundo o Relatório Setores do E-commerce, da Conversion.

Ter acesso a essa lista pode te ajudar como consumidor a encontrar canais confiáveis e experientes no comércio virtual, com um amplo leque de produtos e que atendem às suas demandas do dia a dia. Também é possível ter acesso a sites que oferecem bons custos de frete e prazos de entrega.

Ao mesmo tempo, a lista ajuda empreendedores digitais que estão considerando abrir uma loja virtual ou expandir seus canais de vendas. Afinal, todos os e-commerces da nossa lista também são marketplaces. Logo, é possível aproveitar todo o tráfego que recebem para divulgar e comercializar seu produto.

Convidamos você a continuar a leitura e descobrir nas próximas linhas quais são as principais empresas de comércio eletrônico no Brasil.

Quais são as maiores empresas de e-commerce do Brasil?

Os maiores e-commerces do Brasil são:

  1. Mercado Livre – 305 milhões de acessos
  2. Shopee –  214 Milhões de acessos
  3. Amazon Brasil – 126 Milhões de acessos
  4. Magazine Luiza – 108 Milhões de acessos
  5. Americanas – 106 Milhões de acessos
  6. AliExpress – 81 Milhões de acessos
  7. IFood – 66 Milhões de acessos
  8. Casas Bahia – 62 Milhões de acessos
  9. Netshoes – 41 Milhões de acessos
  10. Shein – 31 Milhões de acessos

Esse ranking foi feito com base no Relatório Setores do E-commerce elaborado pela Conversion até julho de 2022. O principal critério para montar o ranking com as principais empresas de comércio eletrônico no Brasil foi o volume de tráfego de visitantes.

Além disso, o Relatório da Conversion mostrou também o market share calculado sobre esses 10 primeiros colocados:

A seguir, apresentamos mais informações sobre cada um desses canais de venda para que você possa conhecer mais sobre eles e as possibilidades que oferecem para consumidores e lojistas. Confira!

1 - Mercado Livre

O Mercado Livre encabeça a lista das maiores lojas online do Brasil. Essa plataforma foi fundada em 1999, ano em que a internet ainda estava em fase embrionária aqui no país.

Mas, no decorrer dos anos, o Mercado Livre - que é uma empresa argentina - foi ganhando mais tração no mercado brasileiro.

Hoje, essa é a plataforma de e-commerce com maior volume de tráfego mensal. Por lá, é possível comprar e vender de tudo. Tudo mesmo! Roupas, eletrônicos, ferramentas, artigos de higiene pessoal, acessórios, maquiagens e por aí vai.

Operando em 18 países, o Mercado Livre já conta com mais de 132 milhões de usuários. A receita líquida da plataforma já bateu um novo recorde: US$ 2,6 bilhões no segundo trimestre de 2022. Isso representa um crescimento de 52,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em entrevista concedida para o Infomoney, Stelleo Tolda - um dos fundadores da empresa - anunciou um investimento de R$ 17 bilhões para a plataforma no Brasil em 2022. Segundo ele, o foco desse investimento será aprimorar a logística e também a área de compras de supermercado.

Um dos grandes benefícios que o canal oferece para lojistas é exatamente o alto tráfego de visitantes, que se tornam potenciais clientes de quem oferece seus produtos na plataforma.

Para consumidores, os benefícios são variados:

  • ferramenta de pagamento segura (Mercado Pago),
  • velocidade na entrega,
  • possibilidade de comparação entre diversos produtos e preços,
  • segurança de recebimento do produto ou retorno do dinheiro, e mais.

Leia também: Tudo sobre o Mercado Livre para começar na plataforma

2 - Shopee

Apesar de ter chegado há pouco tempo em comparação ao Mercado Livre, a Shopee já conquista uma fatia considerável do mercado de empresas de e-commerce no Brasil.

Atualmente, são mais de 1 milhão de vendedores brasileiros cadastrados na Shopee. Somente nos primeiros seis meses de 2022, a empresa viu o seu volume de acessos aumentar em 7%.

A plataforma chinesa funciona de forma semelhante às suas concorrentes. O usuário interessado em vender por esse canal faz um cadastro e pode começar a comercializar os mais diversos produtos com preços mais competitivos e até mesmo oferecer frete grátis.

Fundada em 2015 e atuante em solo brasileiro desde 2019, a Shopee acumula mais de 200 milhões de downloads do seu aplicativo em todo o mundo. O Brasil é a oitava filial da chinesa e a primeira em território não asiático.

A plataforma é organizada em 10 categorias de vendas:

  • Moedas Shopee;
  • Prêmios;
  • Frete Grátis;
  • Shopee Oficial;
  • Vendedores Locais;
  • Cupons Diários;
  • Vendedores Internacionais;
  • Vendedores Indicados;
  • Shopee Doações;
  • Espaço Tecnologia.

3 - Amazon Brasil

Em terceiro lugar no ranking de empresas de e-commerce do Brasil em relação ao volume de tráfego mensal, a Amazon alcança os 126 milhões de visitas todos os meses e é uma das gigantes do comércio online mundial.

As vendas são realizadas a partir de estoque próprio de produtos e também por meio de produtos de outras lojas, cadastradas como sellers da Amazon. Logo, você também pode ser um vendedor deste canal que funciona como marketplace.

Entre os nichos de mercado que melhor se adaptam ao tipo de consumo do canal estão:

  • equipamentos eletrônicos, como smartphones e headphones,
  • computadores, notebooks e acessórios,
  • livros,
  • games, entre outros.

O Amazon Prime Day, que é o evento que oferece descontos especiais para quem é assinante Prime, teve a sua maior edição em 2022 no que se refere ao volume de vendas.

Neste ano, foram vendidos mais de 100 milhões de itens de empresas de pequeno e médio porte em todo o mundo, totalizando mais de US$ 3 bilhões.

4 - Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma das lojas que mais vendem no Brasil. E isso se deve, em grande parte, aos investimentos que essa gigante do varejo fez para ampliar seus canais de vendas online e fortalecer sua presença digital.

Já há alguns anos a empresa investe alto nas estratégias de vendas online, sendo uma das pioneiras na realização de uma estratégia omnichannel. Hoje, o Magalu acumula um volume mensal de 108 milhões de acessos.

Em 2019, o Magazine Luiza adquiriu a Netshoes e é uma das empresas que mais crescem em vendas e na valorização de suas ações na bolsa de valores.

Veja também: Loja virtual da Magazine Luiza: como funciona? Vale a pena?

5 - Americanas

Com 106 milhões de visitantes no tráfego mensal e no 13º lugar entre os sites com maior volume de acessos no Brasil, o site da Americanas figura como uma das maiores lojas online do Brasil. Além disso, é o maior site do Grupo B2W, que ainda possui o Submarino e a Shoptime.

Um dos grandes atrativos da plataforma é o volume de itens e a reputação da empresa, que segue como uma das gigantes do comércio físico e online.

A Americanas Marketplace é uma oportunidade para empreendedores realizarem vendas dentro desse canal tão respeitado no comércio brasileiro e tão procurado por consumidores.

Fica a dica especial para investir em boas estratégias de preço e estoque para datas como a Black Friday, afinal, o canal geralmente faz campanhas especiais e massivas para essas datas, gerando muito tráfego e muitas vendas.

Leia também: 11 dicas para a Black Friday: aumente suas vendas

6 - AliExpress

Outra plataforma chinesa que também está entre as lojas que mais vendem no Brasil é o AliExpress.

A empresa foi fundada em 2010 e hoje pertence ao Grupo Alibaba, que é um conglomerado de empresas que atuam em serviços de varejo, pagamentos online, nuvem e comércio eletrônico.

As compras podem ser feitas tanto pelo site como pelo aplicativo do AliExpress. Por lá você encontra roupas, acessórios, eletrônicos e uma infinidade de produtos divididos em mais de 40 categorias na plataforma.

7 - iFood

O iFood também é uma das maiores empresas de e-commerce brasileiras. Em 2011, quando foi fundado, o iFood se apresentava como um guia de cardápios em formato impresso.

Hoje, a empresa é pioneira no mercado de aplicativos de delivery, conectando restaurantes, entregadores e clientes. Já são mais de 317 mil estabelecimentos cadastrados em cerca de 1.780 municípios brasileiros. Além disso, o aplicativo já foi baixado mais de 1,5 milhão de vezes.

Caso você nunca tenha feito um pedido pelo iFood, a gente te explica como funciona. Basicamente, você baixa o app, faz um cadastro e acessa a plataforma.

Ao fazer isso, você poderá navegar por diferentes categorias de alimentos e realizar buscas por produtos e estabelecimentos específicos.

O iFood funciona por geolocalização. Isso significa que você pode mapear quais são os restaurantes mais próximos da sua casa ou do local onde você quer que a entrega seja feita.

Depois de escolher o produto, você precisa cadastrar um meio de pagamento e finalizar o seu pedido.

8 - Casas Bahia

Outro gigante do varejo físico que também apresenta resultados milionários nas plataformas digitais, a Casas Bahia tem um tráfego mensal de 62 milhões de usuários.

A empresa faz parte do grupo Via Varejo Marketplace, que ainda inclui Pontofrio e Extra.

É uma referência para quem busca por eletrodomésticos, TVs e eletroportáteis.

9 - Netshoes

Quando o assunto são artigos esportivos, a Netshoes é uma das lojas que mais vendem no Brasil nesse segmento.

Quando foi criada - lá no ano 2000 -, a empresa atuava de forma física. Poucos anos depois, ela migrou para o digital e se consolidou no comércio eletrônico.

A Netshoes vende produtos próprios e também funciona como um marketplace para que outros lojistas também possam anunciar e vender pela plataforma.

Em 2019, a empresa recebeu um aporte de R$ 115 milhões do Magazine Luiza. Esta, por sua vez, tornou-se acionista majoritária da Netshoes.

10 - Shein

Fundada em 2008, a Shein encerra a nossa lista com os maiores e-commerces do Brasil.

A chinesa ganhou popularidade entre os brasileiros nos últimos anos por vender peças de vestuário com preços acessíveis, além de maquiagens, acessórios, produtos para casa, artigos pet e muito mais.

As compras podem ser feitas tanto pelo site da Shein como pelo aplicativo, disponível nas versões Android e iOS.

O grande diferencial da Shein é que a empresa se compromete em arcar com metade do valor dos impostos de importação das mercadorias. Além disso, há também a possibilidade de alterar a moeda para pagamento.

Como fazer parte do mercado de e-commerce no Brasil?

Agora que você já conhece os maiores e-commerces do Brasil, pode estar se perguntando qual é a melhor opção para sua empresa, marketplace ou loja virtual? Afinal, os maiores e-commerces do país também são marketplaces consolidados com poder de contribuir para o aumento de vendas da sua empresa.

De fato, é possível fazer os dois: ter uma loja virtual e vender por marketplace. O importante é saber aproveitar as diferentes oportunidades que esses canais de venda apresentam para o negócio.

Para isso, é necessário ter capital de giro suficiente para investir em estoque, ações de marketing, ampliação da produção, e nas demais áreas centrais da sua empresa.

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Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan