Como criar uma estratégia de e-mail marketing para dropshipping? 7 dicas práticas!

Marketing 7 de Ago de 2021

Para que você elimine qualquer dúvida sobre a efetividade do e-mail marketing para dropshipping vamos começar este artigo com dois dados: o ROI médio gerado por uma

estratégia de e-mail marketing é de 3800% e 44% dos leads realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional.

Entretanto, para ter acesso a esses resultados é preciso um planejamento eficiente. Não basta enviar e-mails em massa e esperar retorno em vendas e fidelização de clientes. Então, o que fazer para criar um e-mail marketing para vendas que realmente funcione?

A seguir, separamos sete dicas de como usar e-mail marketing para dropshipping. Confira, anote e coloque em prática para ampliar as vendas da sua loja virtual.

E-mail marketing para dropshipping: 7 estratégias para melhores resultados

Dentro de uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce, seja em dropshipping ou não, existem vários tipos de e-mail, entre eles os transacionais, que informam aos clientes os status de suas compras, e os promocionais, que são os tipos de e-mail que vamos tratar aqui.

Os e-mails promocionais não compartilham apenas promoções, mas também tem como missão promover:

  • novos produtos,
  • informações sobre a empresa,
  • conteúdo relevante sobre algum assunto relacionado ao universo da marca e mais.

Entenda a seguir, como usar esse tipo de e-mail na sua estratégia de marketing para e-commerce.

1. Crie estratégias de captação de leads

O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce é a captura constante de leads. Sem leads, não há contatos para receberem seu material.

Além dos usuários que se cadastraram na sua plataforma para fazer uma compra, tendo ou não concluído o pedido, é possível também criar outras formas de captura de leads, por exemplo, usando pop-ups com uma vantagem clara para o lead se cadastrar, como no exemplo abaixo.

Outra forma de capturar leads para e-commerce é usando as redes sociais, especialmente, ferramentas como Facebook Lead Ads.

Criar campanhas em que seus leads devem indicar outros contatos também é uma boa estratégia para o aumento qualificado da base de leads. Foi isso o que fez a marca de cosméticos “Quem Disse Berenice” na campanha que apresentamos a seguir.

2. Atenção ao assunto de e-mail

Com a captura de leads “resolvida” seguimos para a criação do e-mail marketing e o primeiro aspecto a ser analisado é a criação de bons assuntos de e-mail.

Se o assunto do seu e-mail não despertar interesse no lead, o contato não vai abrir o seu material e tudo o que está escrito lá dentro não será, sequer, lido!

Algumas dicas para criar assuntos de e-mail marketing são:

  • seja conciso e objetivo,
  • tenha como foco gerar curiosidade,
  • seja pessoal,
  • use gatilhos mentais como exclusividade, urgência e escassez,
  • considere o uso de dados e números para despertar interesse,
  • faça perguntas ao lead,
  • aposte no bom humor e seja engraçado, e mais.

A qualidade do assunto do e-mail está diretamente relacionada à taxa de abertura do mesmo, por isso, fique atento a esse elemento.

3. Segmente a base de leads

Nem todos os leads da sua base tem interesse no mesmo produto ou estão na mesma etapa da jornada de compra.

A segmentação da comunicação vai ajudar você a personalizar o conteúdo que será enviado a cada um e, consequentemente, vai ampliar suas chances de ser lido e de levar o lead pelas demais etapas do funil de vendas.

Para tornar a segmentação de leads mais eficiente sua empresa pode considerar o uso de uma ferramenta de automação de marketing, que fará esse trabalho de maneira automática, a partir de critérios estabelecidos por você.

4. Capriche na oferta ou conteúdo

Se o assunto do e-mail é o responsável por fazer um lead entrar no e-mail, o conteúdo é o responsável por engajar o contato com o material e fazê-lo seguir para as próximas etapas, ou seja, clicar no CTA.

Crie uma boa oferta e tenha certeza de fazer uma boa apresentação sobre ela.

O copywriting é o nome dado a estratégia de criação de uma escrita com objetivo de conversão.

Uma série de táticas estão por trás da copy para e-mail marketing, entre elas:

  • a compreensão da persona do negócio,
  • a etapa da jornada de compra,
  • o uso de gatilhos mentais,
  • empatia com o lead,
  • apresentação de uma dor e de uma solução, etc.

De maneira geral, crie um conteúdo que faça o lead agir, e ter vontade de agir.

5.  Atenção especial ao CTA

O CTA, ou call to action, é o botão de chamada para ação, dentro de um e-mail marketing para dropshipping. Observe o exemplo abaixo. O CTA é “Pegar meu presente”.

Pense em um CTA que seja atrativo, claro e conciso. Lembre-se que o objetivo de toda a estratégia criada até agora é fazer o lead clicar nesse “botão”. Por isso, não coloque qualquer texto lá dentro.

Entre os melhores exemplos de CTA para e-mail marketing e-commerce estão:

  • “Levar agora”
  • “Eu quero frete grátis”
  • “Eu quero esse desconto”
  • “Comprar com 10% de desconto”
  • "Ganhar presente e frete grátis”
  • "Aproveitar a semana do cashback”
  • “Pegar meu presente”
  • “Comprar com desconto”
  • “Comprar agora”

6. Atenção aos carrinhos abandonados e clientes inativos

A taxa de desistência de compras gira em torno de uma média de 69,57%. Ou seja, praticamente 7 a cada 10 carrinhos montados são abandonados. Isso significa muito dinheiro que poderia ter entrado na sua conta, mas não entrou.

Por isso, prepare sua estratégia de e-mail marketing para dropshipping para se comunicar com clientes que abandonaram carrinhos e estimulá-los a fazer a compra. Além de  descontos, para impulsionar a venda considere também:

  • enviar um cupom de frete grátis,
  • ampliar o cashback,
  • usar gatilhos de escassez, por exemplo, “ essa oferta expira amanhã, depois o preço vai aumentar", etc.

A mesma prática pode ser realizada com clientes inativos. Use o e-mail marketing para reativar clientes inativos e tenha mais resultados em suas ações de venda e fidelização.

Para fazer com que tudo isso realmente funcione, é indicado o uso de uma ferramenta de automação de e-mail marketing.

7. Crie fluxos de automação

Os fluxos de automação de e-mail marketing funcionam a partir de softwares de automação de marketing digital, que permitem a manutenção da comunicação de uma loja virtual com seus leads e clientes, sem que a equipe precise ficar 100% do tempo focada em enviar e-mails dos mais diferentes tipos às dezenas ou centenas de leads da base.

Com a entrada constante de leads, cada um realizando uma atividade dentro do seu site e tendo uma relação com a sua empresa fica inviável fazer a nutrição desses contato manualmente.

Além de ineficaz e de ocupar muito tempo seu e da sua equipe (caso você tenha uma), a nutrição sem uma ferramenta perde muito valor, pois não conta com recursos como qualificação de leads, segmentação, pontuação de leads, lead tracking e mais.

Além de liberar o seu tempo e da sua equipe, uma ferramenta como essa permite deixar o trabalho automatizado para que seja feito de maneira adequada e eficiente, enquanto você se concentra em outras ações.

De fato, a adoção de automação de marketing gera uma média de 53% de aumento nas taxas de conversão.

Logo, a própria ferramenta paga o investimento feito nela, e gera muito mais resultado ao permitir o aproveitamento dos leads de maneira mais eficiente, profissional e estratégica.

Para conferir mais dicas de como criar um e-mail marketing para dropshipping indicamos que assista ao vídeo abaixo, completo e com dicas extras!

E aí, gostou das nossas dicas de como criar um e-mail marketing para dropshipping? Agora é colocar a mão na massa e aproveitar essa estratégia para gerar mais vendas.

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