Como criar uma estratégia de e-mail marketing para dropshipping? 7 dicas práticas!
Para que você elimine qualquer dúvida sobre a efetividade do e-mail marketing para dropshipping vamos começar este artigo com dois dados: o ROI médio gerado por uma
estratégia de e-mail marketing é de 3800% e 44% dos leads realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional.
Entretanto, para ter acesso a esses resultados é preciso um planejamento eficiente. Não basta enviar e-mails em massa e esperar retorno em vendas e fidelização de clientes. Então, o que fazer para criar um e-mail marketing para vendas que realmente funcione?
A seguir, separamos sete dicas de como usar e-mail marketing para dropshipping. Confira, anote e coloque em prática para ampliar as vendas da sua loja virtual.
E-mail marketing para dropshipping: 7 estratégias para melhores resultados
Dentro de uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce, seja em dropshipping ou não, existem vários tipos de e-mail, entre eles os transacionais, que informam aos clientes os status de suas compras, e os promocionais, que são os tipos de e-mail que vamos tratar aqui.
Os e-mails promocionais não compartilham apenas promoções, mas também tem como missão promover:
- novos produtos,
- informações sobre a empresa,
- conteúdo relevante sobre algum assunto relacionado ao universo da marca e mais.
Entenda a seguir, como usar esse tipo de e-mail na sua estratégia de marketing para e-commerce.
1. Crie estratégias de captação de leads
O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce é a captura constante de leads. Sem leads, não há contatos para receberem seu material.
Além dos usuários que se cadastraram na sua plataforma para fazer uma compra, tendo ou não concluído o pedido, é possível também criar outras formas de captura de leads, por exemplo, usando pop-ups com uma vantagem clara para o lead se cadastrar, como no exemplo abaixo.
Outra forma de capturar leads para e-commerce é usando as redes sociais, especialmente, ferramentas como Facebook Lead Ads.
Criar campanhas em que seus leads devem indicar outros contatos também é uma boa estratégia para o aumento qualificado da base de leads. Foi isso o que fez a marca de cosméticos “Quem Disse Berenice” na campanha que apresentamos a seguir.
2. Atenção ao assunto de e-mail
Com a captura de leads “resolvida” seguimos para a criação do e-mail marketing e o primeiro aspecto a ser analisado é a criação de bons assuntos de e-mail.
Se o assunto do seu e-mail não despertar interesse no lead, o contato não vai abrir o seu material e tudo o que está escrito lá dentro não será, sequer, lido!
Algumas dicas para criar assuntos de e-mail marketing são:
- seja conciso e objetivo,
- tenha como foco gerar curiosidade,
- seja pessoal,
- use gatilhos mentais como exclusividade, urgência e escassez,
- considere o uso de dados e números para despertar interesse,
- faça perguntas ao lead,
- aposte no bom humor e seja engraçado, e mais.
A qualidade do assunto do e-mail está diretamente relacionada à taxa de abertura do mesmo, por isso, fique atento a esse elemento.
3. Segmente a base de leads
Nem todos os leads da sua base tem interesse no mesmo produto ou estão na mesma etapa da jornada de compra.
A segmentação da comunicação vai ajudar você a personalizar o conteúdo que será enviado a cada um e, consequentemente, vai ampliar suas chances de ser lido e de levar o lead pelas demais etapas do funil de vendas.
Para tornar a segmentação de leads mais eficiente sua empresa pode considerar o uso de uma ferramenta de automação de marketing, que fará esse trabalho de maneira automática, a partir de critérios estabelecidos por você.
4. Capriche na oferta ou conteúdo
Se o assunto do e-mail é o responsável por fazer um lead entrar no e-mail, o conteúdo é o responsável por engajar o contato com o material e fazê-lo seguir para as próximas etapas, ou seja, clicar no CTA.
Crie uma boa oferta e tenha certeza de fazer uma boa apresentação sobre ela.
O copywriting é o nome dado a estratégia de criação de uma escrita com objetivo de conversão.
Uma série de táticas estão por trás da copy para e-mail marketing, entre elas:
- a compreensão da persona do negócio,
- a etapa da jornada de compra,
- o uso de gatilhos mentais,
- empatia com o lead,
- apresentação de uma dor e de uma solução, etc.
De maneira geral, crie um conteúdo que faça o lead agir, e ter vontade de agir.
5. Atenção especial ao CTA
O CTA, ou call to action, é o botão de chamada para ação, dentro de um e-mail marketing para dropshipping. Observe o exemplo abaixo. O CTA é “Pegar meu presente”.
Pense em um CTA que seja atrativo, claro e conciso. Lembre-se que o objetivo de toda a estratégia criada até agora é fazer o lead clicar nesse “botão”. Por isso, não coloque qualquer texto lá dentro.
Entre os melhores exemplos de CTA para e-mail marketing e-commerce estão:
- “Levar agora”
- “Eu quero frete grátis”
- “Eu quero esse desconto”
- “Comprar com 10% de desconto”
- "Ganhar presente e frete grátis”
- "Aproveitar a semana do cashback”
- “Pegar meu presente”
- “Comprar com desconto”
- “Comprar agora”
6. Atenção aos carrinhos abandonados e clientes inativos
A taxa de desistência de compras gira em torno de uma média de 69,57%. Ou seja, praticamente 7 a cada 10 carrinhos montados são abandonados. Isso significa muito dinheiro que poderia ter entrado na sua conta, mas não entrou.
Por isso, prepare sua estratégia de e-mail marketing para dropshipping para se comunicar com clientes que abandonaram carrinhos e estimulá-los a fazer a compra. Além de descontos, para impulsionar a venda considere também:
- enviar um cupom de frete grátis,
- ampliar o cashback,
- usar gatilhos de escassez, por exemplo, “ essa oferta expira amanhã, depois o preço vai aumentar", etc.
A mesma prática pode ser realizada com clientes inativos. Use o e-mail marketing para reativar clientes inativos e tenha mais resultados em suas ações de venda e fidelização.
Para fazer com que tudo isso realmente funcione, é indicado o uso de uma ferramenta de automação de e-mail marketing.
7. Crie fluxos de automação
Os fluxos de automação de e-mail marketing funcionam a partir de softwares de automação de marketing digital, que permitem a manutenção da comunicação de uma loja virtual com seus leads e clientes, sem que a equipe precise ficar 100% do tempo focada em enviar e-mails dos mais diferentes tipos às dezenas ou centenas de leads da base.
Com a entrada constante de leads, cada um realizando uma atividade dentro do seu site e tendo uma relação com a sua empresa fica inviável fazer a nutrição desses contato manualmente.
Além de ineficaz e de ocupar muito tempo seu e da sua equipe (caso você tenha uma), a nutrição sem uma ferramenta perde muito valor, pois não conta com recursos como qualificação de leads, segmentação, pontuação de leads, lead tracking e mais.
Além de liberar o seu tempo e da sua equipe, uma ferramenta como essa permite deixar o trabalho automatizado para que seja feito de maneira adequada e eficiente, enquanto você se concentra em outras ações.
De fato, a adoção de automação de marketing gera uma média de 53% de aumento nas taxas de conversão.
Logo, a própria ferramenta paga o investimento feito nela, e gera muito mais resultado ao permitir o aproveitamento dos leads de maneira mais eficiente, profissional e estratégica.
Para conferir mais dicas de como criar um e-mail marketing para dropshipping indicamos que assista ao vídeo abaixo, completo e com dicas extras!
E aí, gostou das nossas dicas de como criar um e-mail marketing para dropshipping? Agora é colocar a mão na massa e aproveitar essa estratégia para gerar mais vendas.
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