Ecommerce de sucesso: como criar o seu? Conheça 7 dicas práticas

10 de Jan de 2022

Você já pensou em como transformar seu negócio em um ecommerce de sucesso? Entra ano e sai ano, e as lojas virtuais fazem mais sucesso, ampliando o faturamento e o número de clientes. Se você quer aproveitar esse movimento, pode iniciar um e-commerce.

Mas, como fazer isso? Esse artigo tem como objetivo ajudar a você a montar seu e-commerce de sucesso, mostrando algumas estratégias para e-commerce e técnicas de vendas online.

Quer saber como ter um ecommerce de sucesso? Confira agora algumas dicas, a seguir.

Como ter um ecommerce de sucesso? 7 etapas

Confira a seguir sete dicas que vão te ajudar a abrir seu negócio e transformar sua loja em um ecommerce de sucesso:

  1. Invista tempo no seu negócio
  2. Busque preencher uma lacuna do mercado
  3. Escolha produtos com boa margem de lucro
  4. Crie ligação com seu público gerando conteúdo
  5. Utilize as estratégias de marketing certas
  6. Teste seu produto antes de investir
  7. Venda bons produtos

#1 Invista tempo no seu negócio

Um dos principais investimentos que devem ser feitos inicialmente na criação de um novo negócio, é o investimento de tempo.

Muitas vezes as pessoas querem abrir sua loja virtual e usar como uma renda extra ou como segundo trabalho.

Pode dar certo? Pode claro, mas para transformar seu negócio em um ecommerce de sucesso, em menos tempo, é necessário investir seu tempo.

O seu negócio precisa de você. A primeira dica então fica sendo essa. Invista seu tempo trabalhando e estudando o seu negócio. Só assim ele tem chances de virar um ecommerce de sucesso.

#2 Busque preencher uma lacuna do mercado

Assim como dedicar seu tempo é fundamental para transformar seu negócio em um ecommerce de sucesso, também é fundamental acertar na hora de escolher o nicho de mercado que sua empresa vai trabalhar.

Procurar um ramo muito saturado pode aumentar sua concorrência e tornar sua loja mais uma entre milhões. Buscar atender a uma necessidade de mercado e investir neste ramo pode ser fundamental para criar uma loja de sucesso.

Leia também: O que as pessoas mais compram na internet? 5 categorias em alta!

#3 Escolha produtos com boa margem de lucro

Depois de escolher o nicho de mercado em que sua empresa vai atuar é fundamental escolher os produtos, dentro desse grupo.

Um produto muito barato por exemplo com baixa margem de lucro vai obrigar que você a buscar ganhos por meio da venda em grande volume. Será que essa é uma boa escolha? Pondere os prós e contras e faça suas escolhas.

#4 Crie ligação com seu público gerando conteúdo

Quantas lojas de maquiagem existem na internet? Difícil responder essa pergunta não é mesmo? Mas se a pergunta for, quantas lojas de maquiagem vendem os produtos e ainda ensinam a maquiar? O número vai cair não é verdade ?

Busque criar essa ligação com seu cliente, oferecendo mais do que simplesmente o produto, mas também uma experiência completa. Assim a chance dele se tornar um cliente fiel, que vai sempre procurar sua loja se torna muito maior.

Leia mais em: Como fidelizar o cliente: 6 dicas para continuar vendendo após a Black Friday

#5 Utilize as estratégias de marketing certas

Como ter um ecommerce de sucesso? Não basta investir em marketing para e-commerce e sair colocando anúncio em todos os lugares. Isso pode até gerar cliques inicialmente, mas nem sempre transforma esses acessos em clientes.

Crie uma estratégia para acertar o nicho específico de sua loja destinando as ações ao público certo. Só assim as visitas em sua loja vão se transformar em clientes de verdade.

#6 Teste seu produto antes de investir em volume

Outra dica importante quando estamos pensando em como ter um ecommerce de sucesso é testar seus produtos antes de criar uma loja com grandes estoques.

Você pode validar seu negócio utilizando os marketplaces, como Mercado Livre por exemplo.

Utilizar os marketplaces também é uma ótima estratégia para conseguir novos clientes já que o fluxo de pessoas que acessam esses sites é muito grande.

#7 Venda bons produtos

Por último, mas a principal dica é a qualidade do produto. Não adianta investir em marketing ou conteúdos da melhor qualidade para seu cliente se o seu produto não for de boa qualidade.

Você pode até conseguir vender a primeira vez, mas com toda certeza ele não vai voltar para realizar outra compra.

Caso o produto que você venda não seja de fabricação própria procure bons fornecedores, pois só assim seu negócio tem chance de crescer a médio e longo prazo

Estratégias para e-commerce: 5 técnicas importantes

Entendido como criar um e-commerce de sucesso, seguimos para as dicas de como fazer ele vender mais. Para transformar seu negócio em um ecommerce de sucesso, algumas estratégias de vendas online podem ser utilizadas para aumentar os ganhos.  

Fazendo uso dessas técnicas de vendas online você vai maximizar o potencial de sua loja, aumentando assim seu sucesso. Vamos passar para vocês agora 5 técnicas de vendas online que são utilizadas atualmente:

  1. Up-selling: nada mais é do que a tentativa de dar um up grade na compra do seu cliente. Tentar fazer que ele compre um produto mais novo ou mais moderno
  2. Cross-Selling: apesar de ser parecido com o anterior, nesta técnica de venda o objetivo é atrelar a venda inicial a um novo produto associado. Um exemplo simples é quando o cliente compra uma calça jeans e você oferece uma blusa que combina com ela.
  3. Carrinhos Abandonados: é muito comum acontecer de o cliente não realizar a compra na hora de finalizar o carrinho, e isso pode ter diversos motivos. Enviar e-mails e oferecer vantagens que estimulem o consumidor a concluir o pagamento dos produtos que estão no carrinho, é uma ótima estratégia para que a compra seja realizada.
  4. E-mail marketing: pode ser utilizado para trazer de volta à loja clientes que abandonaram o carrinho ou não. É uma ótima estratégia para oferecer descontos diretamente ao seu cliente, lançar novos produtos, reativas clientes que não comprar há algum tempo e mais.
  5. Programa de fidelização: criar programas que façam com que seus clientes estejam sempre ativos em sua loja é uma ótima maneira de garantir que não esqueçam da sua marca e se tornem clientes assíduos. Não adianta nada conquistar novos clientes se não mantivermos os antigos.

E agora, se sente pronto para criar um e-commerce de sucesso?

Um dos grandes impeditivos do crescimento das lojas virtuais é a falta de capital de giro, por isso, se esse for um problema que está te impedindo de ir mais longe, conheça a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

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