Diferença entre cliente e consumidor: entenda o perfil de cada um

Marketing 11 de Jan de 2021

Entender a diferença entre cliente e consumidor é crucial para aproveitar a oportunidade que esses dois perfis apresentam para a venda.

Os dois estão presentes tanto no varejo tradicional quanto nos tipos de e-commerce e podem converter em vendas se receberem o estímulo certo.

É comum que as estratégias foquem em clientes e na sua fidelização, mas os consumidores também são uma fatia importante do mercado.

Afinal, o objetivo deve ser vender para todos que chegarem à sua loja virtual, oferecendo um atendimento de qualidade.

Continue lendo para entender o que é cada perfil, seu comportamento e a diferença entre cliente e consumidor.

Boa leitura!

O que é consumidor?

O consumidor é alguém que precisa adquirir algo e compra de onde for mais conveniente.

Sua decisão de compra não é motivada por lealdade a uma marca, mas sim pelo preço, pela disponibilidade imediata de entrega ou outro fator prático que facilite a decisão de compra.

O comportamento do consumidor para fechar uma compra é mais objetivo, assim como o processo de pesquisa, no qual ele não investe mais tempo do que considera necessário.

O que é cliente?

Já o cliente, é aquele que ao precisar de um produto ou serviço recorre a empresas conhecidas, com as quais já teve experiências de compra anteriores.

Geralmente, os consumidores têm um histórico de relacionamento com as marcas das quais compra, independentemente de elas terem o menor preço do mercado ou não.

Por isso, são considerados clientes fiéis que não abrem mão da qualidade do produto/serviço, do bom atendimento e das vantagens.

Um comportamento comum dos clientes é aceitar pagar mais por uma experiência de compra diferenciada ou para ter uma marca exclusiva.

Muitas empresas criam programas especiais para clientes fidelizados, oferecendo benefícios especiais, promoções, ofertas e mais para quem faz questão de se manter fiel.

Diferença entre cliente e consumidor

Pelas descrições dos comportamentos acima fica fácil perceber a diferença entre cliente e consumidor.

O consumidor não baseia sua decisão de compra com nenhum vínculo anterior. É prático e decide de acordo com a sua necessidade no momento.

O cliente, por sua vez, busca sempre pelas marcas com as quais já teve uma experiência positiva, foi bem atendido ou obteve alguma vantagem.

Enquanto o consumidor é mais imediatista e objetivo, dando prioridade ao preço, o cliente negocia direto com uma empresa que já conhece e considera confiável.

Os dois perfis são comuns de encontrar no mercado e existe, inclusive, uma evolução do consumidor para cliente, já que muitas empresas investem em estratégias de fidelização.

Agora que você já sabe o que é, como se comporta e a diferença entre cliente e consumidor, vamos falar de como atrair consumidores e clientes para o seu negócio.

Como atrair consumidores e clientes para o seu negócio

Identificar a diferença entre cliente e consumidor, não significa necessariamente que um seja melhor ou pior que outro.

Os dois comportamentos favorecem o comércio tradicional e o comércio eletrônico.

No mercado de e-commerce, inclusive, é possível atender consumidor e cliente com a mesma eficiência. Afinal, ambos significam vendas!

A seguir, separamos algumas dicas para atrair consumidores e fidelizar clientes.

Faça campanhas direcionadas via e-mail marketing

Como dono de uma loja virtual, você está um passo à frente da concorrência, pois tem o endereço de e-mail de todo mundo que já comprou na sua loja.

Com essa informação, você pode criar campanhas direcionadas para consumidores (por exemplo, pessoas que compraram apenas uma vez na sua loja) e para os clientes (aqueles que fazem pedidos recorrentes).

Um detalhe importante é que cada campanha tenha o apelo certo.

Então, os consumidores precisam ser impactados por uma ação com excelente preço, por exemplo, ressaltando essa vantagem da oferta.

Outro detalhe relevante é o tipo de vantagem. Um cliente que comprou um smartphone da sua loja de eletrônicos, não quer receber ofertas sobre campanhas da categoria Brinquedos.

Então divida os consumidores por categorias para direcionar ainda melhor as campanhas de e-mail marketing. Ou faça uma oferta geral que valha para todas as categorias do site.

Para os clientes, uma estratégia eficiente é dar descontos em uma marca específica muito comprada ou muito desejada no site.

Planeje um desconto vantajoso ou adicione um brinde caprichado na compra que agregue qualidade e valor ao produto que já é premium.

Leia também: Como fazer e-mail marketing em 9 passos: do título ao CTA.

Crie promoções relâmpago para atrair consumidores

Outra ideia para explorar a diferença entre cliente e consumidor é criar promoções relâmpago que vão atrair quem está interessado em um bom preço.

É uma estratégia que deve ser bem planejada, pois para que a promoção dê certo e você consiga fechar várias vendas, o desconto precisa ser bem vantajoso.

Então analise com atenção os riscos e se você está disposto a perder uma parte da margem de lucro.

Como o alvo são os consumidores, os benefícios precisam estar ligados a um perfil de consumo geral, sem muitos requisitos para aproveitar a vantagem.

Promova queimas de estoque em épocas estratégicas do ano

É comum que alguns itens do estoque fiquem parados e circular essa mercadoria é importante para que outras novas e com mais saídas entrem no lugar.

Esse tipo de campanha pode ser divulgado nas redes sociais, por exemplo, para seu público geral, pois vai ser um atrativo para toda base de contatos e seguidores da empresa.

Essas ações atraem bastante o interesse, principalmente pela vantagem do preço, que fica mais atrativo.

Produtos antigos (em bom estado, claro) e até outros que possuem poucas unidades ou tamanhos específicos (no caso de roupas) são excelentes itens para queima de estoque.

Leia também >>> Prazo médio de renovação de estoque: fórmula e relevância para sua empresa.

Estruture um programa fidelidade

Ter um programa fidelidade pode contribuir para que consumidores se tornem clientes da sua empresa.

Uma tática usada em muitos segmentos de e-commerce é transformar as compras dos clientes em pontos e criar uma tabela de troca, de acordo com a pontuação.

Dessa forma, quanto mais o cliente comprar, mais pontos ele acumula e pode trocar por prêmios exclusivos da loja.

Entendeu a diferença entre cliente e consumidor?

Sabendo a diferença entre cliente e consumidor, você pode criar estratégias para esses dois perfis, o que mostra que você está de olho em todas as oportunidades.

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