9 dicas para divulgar um produto na internet

E-commerce 30 de Ago de 2018

Então, você idealizou, pensou e planejou todos os detalhes e, finalmente, conseguiu criar seu produto. Depois de passar por todos esses estágios, há uma pergunta: como aplicar as dicas para divulgar um produto e lançá-lo com sucesso no mercado?

Não importa o tipo de produto que você decide vender, há algo recorrente em qualquer mercado, seja online ou físico: uma divulgação bem-feita é essencial para que sua marca seja conhecida.

Você já ouviu o ditado “vale a pena anunciar”?

De certa forma, é verdade. Afinal, não adianta ter um produto bem pensado pronto para vender se as pessoas não estiverem expostas a ele.

É por isso que você precisa aprender a usar dicas para divulgar um produto atuais. Neste post, daremos algumas dicas sobre como promover bem seus negócios, para que seus esforços de criação não sejam perdidos.

Leia também: 5 maneiras de como captar recursos financeiros para empresas.

Dicas para divulgar um produto

1. Conhecer sua buyer persona muito bem

É um pouco clichê e repetitivo falar sobre sua buyer persona, mas, para qualquer empresa, é essencial conhecer seu cliente para que você possa elaborar estratégias que o abordem diretamente a fim de obter resultados.

Você pode ter ótimas dicas para divulgar um produto na manga, mas pra quem você vai divulgá-las?

Quando você começa a pensar em publicidade, a primeira pessoa que você precisa levar em conta é o seu cliente ideal, ou seja, a pessoa para quem você criou o seu produto em primeiro lugar. Afinal, o objetivo da publicidade é atingir um público-alvo para mostrar que você tem algo que pode ajudá-lo a resolver um problema.

Então, falar sobre buyer persona é sempre necessário para lembrá-lo de quão importante é esse personagem em suas campanhas.

2. Pense no tipo de linguagem que você usará em seu anúncio

Agora que você já sabe quem é a sua buyer persona, outra das dicas para divulgar um produto é começar a pensar no tipo de linguagem que seria mais apropriada para falar com esse público.

Quando pensamos em como anunciar, geralmente, a primeira coisa que descartamos é a linguagem mais formal, o que pode confundir seu público.

No entanto, você precisa pensar nas pessoas que deseja alcançar ao promover seu produto para encontrar a maneira perfeita de se comunicar com elas.

Vamos dar dois exemplos para deixar esse ponto mais claro:

Suponha que seu produto seja um curso online sobre como melhorar sua postura como palestrante em conferências sobre direito do trabalho.

Note que o público que você quer alcançar com um produto como este é extremamente específico: pessoas que já trabalham e conhecem direito trabalhista muito bem e até dão palestras sobre o assunto também.

Portanto, a linguagem que você usará para alcançar esse público-alvo pode e deve ser mais formal e você pode até usar alguns jargões da área.

Agora, imagine uma situação diferente: você possui um e-commerce que vende roupas esportivas. Ao anunciar sua empresa, o uso de linguagem formal não é interessante, mas você ainda pode usar gírias faladas em academias e entre atletas.

A verdade é que você precisa ter sua buyer persona como um guia para decidir a linguagem mais adequada para promover seu produto.

3. Analise a concorrência

Você já sabe para quem direcionar seu anúncio, então comece a analisar sua concorrência. Verifique o que outras pessoas que também trabalham no seu nicho estão fazendo para que você possa identificar o que é recorrente e o que está faltando em seu mercado.

Mas tenha muito cuidado neste estágio. Analisar a competição não significa copiar o que eles estão fazendo. Afinal, ninguém gosta de ver mais do mesmo.

Você precisa entender como os outros empreendedores estão fazendo marketing para tentar entender como o seu público recebe determinados anúncios, sendo assim capaz de determinar a melhor estratégia para você.

No entanto, lembre-se sempre de anunciar para sua empresa de uma forma inovadora que chame a atenção das pessoas, que é o nosso próximo tópico das dicas para divulgar um produto.

4. Seja inovador

Depois de analisar sua concorrência, você poderá notar algumas brechas em seu mercado e é aí que entra a inovação.

Pense em maneiras de fornecer o que seu mercado não tem. Inovar nem sempre é fazer algo completamente novo do zero ou algo que ninguém nunca viu antes.

Claro, se você é criativo e tem esse tipo de ideia, melhor ainda, porque o seu produto estará completamente fora da curva. No entanto, se sua empresa for semelhante a qualquer empresa existente no mercado, não entre em pânico porque você pode inovar na maneira como entrega seu produto ou o lança no mercado, por exemplo.

Muitas empresas conseguem brilhar em nichos super saturados com pequenas inovações. Então, tudo que você precisa fazer é descobrir como seu produto é melhor do que os outros no mercado de alguma forma e mostrá-lo ao seu público.

5. Fale todas as melhores qualidades do seu produto

Ainda pensando em inovação, uma boa dica é anunciar com foco nas qualidades do seu produto. Mostre à sua buyer persona todas as vantagens que ela terá se decidir comprar o que você está oferecendo.

Você terá que fazer isso especialmente se seu produto for parecido com outros que já existem no mercado.

Se você está vendendo um curso de idioma estrangeiro, por exemplo, você já sabe que outras pessoas ensinam o mesmo idioma que você. No entanto, o que diferencia você pode ser o método usado ou a rapidez com que os alunos que cursam o curso aprendem o idioma.

Assim, ao anunciar, uma das dicas para divulgar um produto é destacar esses recursos para que outras pessoas percebam o valor do seu produto.

Leia mais: O que mais vende no Mercado Livre: conheça os mais buscados.

6. Crie um slogan forte

Todo anúncio tem uma característica comum: o slogan. Seu anúncio não pode ser diferente.

Um slogan é uma frase curta que pode definir o produto que você está oferecendo ao seu público e, novamente, deve ser inovador e criativo.

Pense em tudo o que você achou do seu produto e tente defini-lo muito rapidamente. É como se você estivesse tentando fazer um discurso de vendas, sem tempo para explicar os principais recursos do seu produto (e, na verdade, é exatamente isso que você está tentando realizar: vendê-lo).

Você precisa criar um slogan que seja curto e direto ao ponto, mostrando sua oferta rapidamente e que, ao mesmo tempo, seja fácil para as pessoas entenderem o que você está oferecendo.

Uma boa idéia para começar a escrever seu slogan é pensar em palavras soltas que mostram o quão único e necessário é o seu produto. Pense também em frases que podem ativar os desejos das pessoas. Isso ocorre porque as pessoas que conseguem ver muito raciocínio por trás de um anúncio provavelmente poderão dizer “não” ao produto que está sendo oferecido.

Normalmente, as pessoas compram produtos que as ajudam a evitar dores ou a encontrar uma solução para seus problemas. Então, crie um slogan que se concentre nas necessidades emocionais de seu comprador. E nunca esqueça de mantê-lo curto.

Você gostaria de criar um slogan que as pessoas não consigam resistir?

  1. Fale sobre um desejo;
  2. Que gere um resultado;
  3. Em um tempo predeterminado;
  4. Lidando com as principais objeções e como resolvê-las;
  5. Sem riscos para o comprador.

Ao colocar essas cinco etapas em prática, é muito provável que você mostre às pessoas por que elas precisam comprar o que você oferece.

7. Escolha o tipo de anúncio para executar

Existem vários tipos de anúncios para escolher, como:

  • Vídeo de vendas;
  • Banners online e físicos;
  • Folhetos;
  • Anúncios em elevadores, ônibus e centros comerciais;
  • Comerciais de TV;
  • Podcasts;
  • Anúncios nativos;
  • Mensagens eletrônicas.

Mais uma vez, o formato que você escolhe depende do seu público, você precisa pensar nos canais de comunicação que eles mais usam, ou seja, aqueles que são mais relevantes para a sua persona. Mas não se limite apenas a um formato, você pode escolher quantos julgar estratégicos.

Além disso, mais uma das dicas para divulgar um produto é considerar as despesas que você terá que anunciar e escolher o formato que melhor se adapte ao seu bolso.

Você pode escolher entre as várias plataformas online para promover seus formatos de conteúdo como:

  • No Google Adwords: para melhorar o posicionamento nos resultados de buscas no Google.
  • Na estratégia de SEO para criar páginas com as palavras-chave e outros elementos fundamentais para impactar e converter seus lead.
  • Nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, etc. É difícil algum público-alvo não estar presente em uma dessas redes. Todas elas possuem plataformas de anúncios para publicidade estratégica de vendas.

8. Realize testes

Independentemente do formato de anúncio escolhido, a realização de testes é essencial para verificar se a sua promoção está realmente funcionando.

Fique de olho nos comentários que seu público escreveu em cada tipo de anúncio veiculado.

Você também pode conversar com pessoas que conhece e perguntar o que elas acharam de como seu anúncio aparece, as imagens ou qualquer outro elemento e, especialmente, perguntar se eles comprariam seu produto depois que o visualizassem.

Dessa forma, você pode fazer pequenos ajustes na sua promoção e testar para verificar qual funciona melhor.

9. Converse com influenciadores digitais

Essa é uma das dicas para divulgar um produto mais atuais e usada por empresas de todos os portes.

Quando você quiser fazer uma compra e ainda não tiver decidido a marca ou o produto que escolherá, não é bom obter referências de pessoas que conhece ou mesmo celebridades que já usaram a mesma marca/produto?

No mercado digital, os influenciadores digitais são grandes aliados para ajudá-lo a comercializar um produto. Isso é porque eles podem recomendar sua marca para milhares de seguidores que eles têm em suas mídias sociais.

É por isso que você pode tentar entrar em contato com eles e encontrar maneiras de promover seu produto. Ao fazer isso, você estará alcançando não apenas seu público-alvo, mas também o público desses influenciadores digitais.

Um critério importante ao escolher 1 ou mais influenciador para uma campanha é analisar se o público-alvo com o qual ele conversa e engaja tem conexão com o que sua marca deseja atingir. Do contrário pode ser um investimento desperdiçado.

Conclusão

No início deste post, dissemos que vale a pena anunciar, afinal, através do anúncio você consegue fazer mais vendas e atrair mais clientes. Então, sempre que você tiver um novo produto, não se esqueça de anunciá-lo da maneira que achar melhor.

Mas aposte também em estratégias que possam gerar um buzz orgânico, investindo em criatividade e ações inovadoras para chamar a atenção do público.

Se você ainda tiver dúvidas ou outras dicas para divulgar um produto que já testou, compartilhe com a gente nos comentários!

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