Dark social: o que é e como afeta a vida das pessoas?

Marketing 25 de Mai de 2022

O marketing digital criou um turbilhão de possibilidades para tornar os conteúdos publicados em sites ou blogs mais relevantes para seus usuários. O grande problema é que nem sempre é possível monitorar e analisar o comportamento do leitor, como, por exemplo, em informações postadas em dark social.

Embora o nome remete à obscuridade, dark social está longe de ser algo inapropriado. Ele é um ambiente de compartilhamento de conteúdos que consiste em ferramentas de análise de dados não avaliados por métodos tradicionais.

Com isso, é possível identificar características, interesses e comportamento da persona. Por essa razão, há cada vez mais profissionais envolvidos com dark social.

Mas, de fato, como utilizar o dark social? Ao longo deste artigo vamos explicar quais são as estratégias de marketing adotadas para o uso desse recurso, passando pelos seguintes tópicos:

  • O que é dark social?;
  • Aplicativos de mensagens: o “X” da questão;
  • Por que considerar o dark social no dia a dia?;
  • Como monitorar o dark social?

Continue com a gente, e boa leitura!

O que é dark social?

Dark social é uma métrica de compartilhamento de links não rastreáveis por ferramentas conhecidas, como o Google Analytics.

O termo foi criado por Alexis Madrigalapós escrever um artigo para a revista The Atlantic, em 2012, citando o termo e indagando os leitores sobre se realmente temos acesso a todo o volume de informações que deveríamos sobre os conteúdos da internet.

Esse questionamento possibilitou a criação de métricas de engajamento de dark social para incorporar as principais redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros.

Na prática, o dark social acontece quando o usuário copia o link de alguma publicação e compartilha com outras pessoas por esses canais sociais.

Para entender a dimensão da ferramenta, um estudo de 2016, realizado pela Radium One, considerou que 84% de todo compartilhamento de conteúdo é realizado como dark social, enquanto o Facebook registra 9%, e outras mídias, 7%.

Aplicativos de mensagens: o "X" da questão

O dark social entra no momento em que são compartilhados os links em aplicativos de mensagens instantâneas.

A alta segurança do volume de tráfego dificulta profissionais ligados ao marketing a mensurar resultados mais precisos, o que viabiliza novas ideias de criar conteúdos e de buscar novos leads.

Logo, ferramentas como WhatsApp, Facebook Messenger, Snapchat, Instagram Messenger, entre outros, têm suas conversas privadas para garantir a proteção de dados. Consequentemente, as ferramentas de análise de métricas de engajamento não detectam o compartilhamento de links.

Por que considerar o dark social no dia a dia?

Embora pareça novo, o dark social já existe há algum tempo. Não é de hoje que surgem ferramentas para análise de dados. Algumas se consolidam, outras não duram muito tempo.

O importante é que existe uma real preocupação com métricas escondidas. É o que explicaremos a seguir.

Mensurações incompletas

Como vimos, existe um número expressivo de compartilhamentos em plataformas privadas não detectadas em analytics. Só por essa informação já é possível perceber que o dark social não é uma novidade, nem um recurso obscuro.

O problema é que nem sempre o engajamento dos conteúdos são detectados por inteiro, o que realmente impacta no sucesso do trabalho.

Portanto, considerar a importância do dark social fará com que as informações sejam analisadas de forma completa e, assim, a mensuração por inteiro tornará sua estratégia de marketing ainda mais relevante.

Alto volume de informações

Sem dúvida, os aplicativos de mensagens são elementos fundamentais para estratégias de marketing. É muito comum as pessoas compartilharem informações no modo privado.

São hábitos já incorporados no dia a dia, porém, quem trabalha com marketing precisa rastrear os dados para criar estratégias, uma vez que essa conversão tem sistema de proteção.

Esse motivo salienta a importância de usar o dark social como modelo de mensuração.

Como monitorar o dark social?

Confira os principais aplicativos que monitoram e mensuram os compartilhamentos em dark social:

Get Social

O Get Social tem como vantagem mostrar quais canais o conteúdo está sendo compartilhado. Com essa plataforma, é possível mensurar o bom tráfego, embora não detalhe os canais de que se trata.

Dark Social Calculator

O Dark Social Calculator é um recurso simples que serve para ter respostas rápidas, sem detalhamento.

Para utilizá-lo, deve-se inserir o e-mail no Google Analytics. Assim, a calculadora analisará os resultados para filtrar os que são de dark social.

Google Analytics

O Google Analytics não dispõe de funcionalidade para mensurar o compartilhamento via dark social, mas é possível utilizar filtros que separam os visitantes gerais, o tráfego direto e quem não entrou na home do site.

Botões de compartilhamento

Os botões possibilitam que você monitore a fonte dos compartilhamentos. Existem alguns plugins que se movem com a rolagem da página, facilitando para que o usuário não precise procurá-los após a leitura do texto.

Não esqueça! O dark social pode ser um meio poderoso que deve ser mensurado para atrair novas estratégias. Mas mais do que isso: as redes sociais precisam de monitoramento, acompanhamento e investimento.

Se a sua empresa está precisando de capital de giro para investir em áreas como o marketing, conte com a GYRA+.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas. Acesse o site da GYRA+, faça uma simulação e converse com nossa equipe que vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.


Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores