O que é Cross Docking: entenda como implementar, vantagens e cuidados?

E-commerce 25 de Dez de 2020

O mercado virtual vem ganhando cada vez mais espaço e mais adeptos, tanto vendedores quanto clientes. Por conta disso, a concorrência é grande e é preciso se reinventar. Nesse cenário surgem algumas estratégias como o Cross Docking. Mas, afinal, o que é Cross Docking? Como essa técnica funciona e como implementar? Se essas são suas dúvidas, este artigo é para você!

Muitas empresas e negócios começam pequenos, às vezes na garagem de casa, à medida que o negócio cresce em número de clientes, a estrutura e a operação do seu negócio também precisa se aprimorar para que sua empresa se consolide no mercado de maneira saudável.

Nesse contexto, manter um estoque é sempre uma questão: até quando vale a pena manter tudo próximo a você?

Quando vale a pena buscar um local em separado para esse estoque?

Será que é possível montar um e-commerce sem estoque?

Essas dúvidas fazem parte de quem começa a vender online.

Além de ter um local para armazenar seu estoque é necessário manter funcionários para controlar o fluxo de entrada e saída de produtos, manter organizado o controle de estoque e deixar fácil de encontrar tudo, para que os pedidos possam ser processados, separados e despachados de forma ágil e econômica.

Nesse contexto existe uma estratégia que pode ser útil: o cross docking! O que é essa modalidade e como implementar você verá a seguir.

Cross Docking: o que é?

O Cross Docking é o nome dado a um sistema de distribuição em cadeia. Funciona assim: seu cliente faz o pedido no seu e-commerce, assim que o pagamento é processado essa demanda é enviada ao fornecedor, que envia o produto a um centro de distribuição ou armazém, a partir dali o pedido é separado e enviado para o endereço de destino.

Desde a chegada do produto ao centro de distribuição até a saída dele para entrega ao cliente, o tempo é de no máximo 24 horas.

Parece simples né? E a ideia central sobre o que é cross docking é bem clara mesmo: agilizar o processo de entrega e ao mesmo tempo não precisar manter um espaço físico de estoque.

Aplicar a logística de cross docking é um pouco mais complexo, mas totalmente viável.

É preciso atenção e cuidado na sincronização de ações para que os pedidos cheguem corretamente ao destino, no prazo e ilesos.

Na tradução literal o termo significa “Cruzar Docas” e remete a um sistema de mercadorias que vinham de navios que eram guardados em galpões e depois despachadas.

Quando e porque fazer Cross Docking?

Tão importante quanto os motivos para se implementar o que é Cross Docking é avaliar o momento que vive a sua empresa para ter certeza se vale a pena implementar essa modalidade.

Adotar uma prática como essa demanda um certo investimento e se você entende o que é o Cross Docking vai ver que é preciso ter certeza que sua empresa está pronta e principalmente se conta com bons fornecedores para ter firmeza de dar este passo, caso contrário pode ser o momento de esperar.

Por que implementar o Cross Docking?

Afinal, o que eu ganho de fato implementando essa técnica no meu negócio? Quais as vantagens desse modelo de logística para e-commerce?

Redução de gastos com estoque

Ao optar pelo cross docking você não precisa ter o seu próprio espaço para guardar seu estoque e isso vai representar uma economia porque você não precisará de um espaço muito grande, como um galpão, o que representa economia no aluguel, além dos custos com funcionários.

Agilidade

Utilizando o Cross Docking você terá um Centro de Distribuição especializado em separar, preparar e despachar a mercadoria, o que gera muito mais agilidade no processo..

Chega de produtos em falta

Como o fornecedor só mandará o produto ao centro de distribuição quando houver demanda, você não precisará se preocupar com a falta de produtos e nem um alto investimento em uma demanda fechada.

Implementando o Cross Docking

Pois bem, você entendeu o que é Cross Docking, analisou a situação da sua empresa e viu que é a hora certa de adotar essa prática no seu negócio, é chegada a hora então de implementar o que é Cross Docking no seu negócio.

Para ter sucesso nesse modelo é fundamental que você tenha como garantir que o produto chegará ao seu cliente na data informada. Para isso, você precisará coordenar e sincronizar toda a cadeia de suprimentos:

  • Invista em um ERP de qualidade: para que o Cross Docking dê certo é preciso ter uma sincronia muito grande entre o fluxo de mercadorias e as informações na empresa, por isso, contrate um bom ERP para e-commerce para gerir melhor os processos.
  • Tenha uma equipe treinada: como dissemos tudo precisa ser sincronizado, por isso você tem que ter um time preparado, integrado e com uma ótima comunicação com os fornecedores para ter sucesso.
  • Negocie com fornecedores: é primordial que você tenha boa relação com eles para fechar acordos mais flexíveis, de modo que eles separem quantidades de produtos específicas para você, assim você garante que sempre terá o produto e poderá entregar sempre dentro do prazo.
  • Tenha um centro de distribuição: a ideia é sempre evoluir, busque aprender com a operação do centro de distribuição que você terceirizar o serviço para que num futuro, se for vantajoso, você tenha o seu.

E aí o que achou do modelo de Cross Docking? Deixe sua impressão nos comentários.

Com uma logística para e-commerce bem estruturada, o seu negócio vai ganhar uma boa reputação com os clientes, o que vai contribuir para o sucesso nas vendas.

Se a sua empresa precisar de capital para reorganizar a logística ou investir em mais estoque, saiba que a GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Acesse o site da GYRA+ e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Solicite uma proposta de empréstimo para sua empresa e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores