Coronavírus: descubra como gerir suas vendas em tempos de crise e como manter a saúde financeira da sua empresa

Empresas Mar 21, 2020

Após a Organização Mundial de Saúde, ou World Health Organization (WHO), declarar estado de pandemia global devido a rápida propagação do coronavírus ao redor do mundo, medidas restritivas que impedem a circulação de pessoas nas ruas foram declaradas, interrompendo completamente as atividades econômicas de diversos países.

Dados divulgados pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento estimam um impacto mundial de até 2 trilhões de dólares caso a disseminação do vírus COVID-19 não seja contida. Já segundo uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, ou World Economic Forum, em média 72% dos maiores economistas dos Estados Unidos e da Europa acreditam que sofreremos uma provável recessão mundial causada pelo coronavírus.

Nesse contexto pessimista, se você também se preocupa com a saúde financeira da sua empresa e está curioso para saber se é possível gerenciar as vendas de seu negócio em tempos de crise devido ao coronavírus, você veio ao lugar certo, nós vamos compartilhar com você algumas dicas de gestão de crise. Fique ligado!

O que [não] fazer em tempos de crise

Vamos começar pelo que pode parecer mais óbvio e clichê, mas que pode ser o início de uma boa estratégia de estruturação e estabilidade para o seu negócio.

Você conhece aquela famosa frase: “em caso de emergência, mantenha a calma”? Pois então, tomar atitudes desesperadas e deixar-se levar pelo emocional podem te levar à tomada de decisões sem planejamento e que poderão (e irão) prejudicar sua empresa.

A melhor atitude que você pode tomar para a saúde financeira da sua empresa é: parar, pensar, observar, estudar e planejar com segurança os próximos passos. Quer algumas dicas do que você não deve fazer? Veja abaixo.

1. Não corte gastos essenciais

Uma das primeiras atitudes que empresários em meio a uma crise econômica tomam é cortar gastos. Mas, infelizmente, nem sempre eles percebem que a venda de ativos, a redução de gastos com fornecedores confiáveis e as demissões, por exemplo, podem não ser a decisão mais sábia, já que o corte de gastos essenciais reflete no bom funcionamento do negócio e pode ser fatal.

Portanto, aja com critério e busque reduzir custos supérfluos, que não terão impacto direto em suas operações e vendas, por exemplo, através da troca de marcas de produtos que não refletem na perda de qualidade.

2. Não deixe de investir em marketing e publicidade

Entre as tomadas de decisão mais comuns está o corte de gastos com marketing e publicidade, mas, lembre-se, estes departamentos são responsáveis pelo aumento e sustentação de vendas da sua empresa.

Ser lembrado pelos seus clientes e estar presente oferecendo suporte e soluções para os (novos) problemas que eles também podem estar enfrentando pode ser a atitude responsável não só por manter a sua empresa durante a crise, mas também por um possível aumento nas suas vendas.

3. Não apele por empréstimos com juros abusivos

Se for preciso recorrer a linhas de crédito, é importante que você saiba escolher a instituição financeira mais adequada para seu negócio, evitando pagar juros abusivos. Se você escolher sem propriedade pode acabar optando por modalidades de financiamento inadequadas.

Antecipe tendências e se prepare para as mudanças, com planejamento e estratégia. O estudo correto das formas adequadas de financiamento devem fazer parte de qualquer plano de negócios.

A Gyra+ oferece, além de ótimas condições de financiamento para empreendedores digitais, conteúdos completos sobre empréstimos e outras alternativas de conseguir crédito para a sua empresa.

Inovação em tempos de crise

Independente do porte de atuação da empresa, a inovação deve ser um compromisso constante — não somente em tempos de crise, já que essa atitude pode ser responsável por inspirar colaboradores, encantar e fidelizar clientes.

Dessa forma, em momentos de dificuldade e insegurança, a sua empresa estará preparada para lançar aquelas ideias que podem reverter este quadro de baixo desempenho.

Inovar significa explorar um mercado novo e desconhecido, oferecendo algo diferente a um público, agora, já imaginou aplicar isso utilizando estratégias alinhadas com o interesse do seu público de interesse?

Para praticar a inovação, e até aumentar as vendas em tempos de crise e potencializar ao máximo suas iniciativas perante a concorrência, leve em consideração as seguintes dicas:

  • Busque solucionar as necessidades do público que ninguém mais atende tornando-se assim, a nova escolha dos consumidores
  • Faça uma pesquisa digital buscando opções que poderão se tornar parte do seu produto ou serviço inovador
  • Realize um brainstorming com a sua equipe: além de entenderem as necessidades dos consumidores, eles podem já obter uma resposta
  • Mapeie as necessidades que o público quer solucionar, diminuindo assim, significativamente, os riscos

Como aumentar suas vendas em tempos de crise

Mencionamos anteriormente que a inovação tem papel fundamental no momento de uma gestão de crise — como a que temos prevista por consequência da rápida dissipação do coronavírus, pois além de ser uma ferramenta eficaz para manter a saúde de sua empresa pode contribuir no aumento de vendas.

Mas como isso funciona? Depois de mapear as minhas ideias e dar vida a um produto ou serviço inovador, como posso efetivamente aumentar as minhas vendas?

Abaixo listamos algumas dicas de visão estratégica que te ajudará a enfrentar a crise.

1. Analise o seu produto

Reavalie o seu plano de vendas, seus canais de comunicação, quais produtos ou serviços você oferece? Em tempo de crise econômica os consumidores tendem a abrir mão do supérfluo para dar espaço a consumos conscientes e de necessidade básica.

2. Faça promoções e facilite o pagamento

É importante que você tenha empatia pelas necessidades do seu público e entenda que, devido às transformações econômicas, a busca por descontos e métodos de pagamentos facilitados será maior. Portanto, busque adequar-se e aproveite para criar um relacionamento de confiança e fidelizar clientes.

3. Revise e automatize processos internos

A revisão dos processos internos de uma empresa, além de contribuir na identificação de possíveis falhas e perdas desnecessárias de capital de giro, pode auxiliar na aceleração e aumento de vendas.

Além disso automatizar processos através da integração de sistemas, economiza tempo, aumentando a produtividade, o desempenho e a projeção de vendas da sua empresa.

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