Como gerir as vendas em tempos de crise na empresa?

Empresas 26 de Jan de 2022

Depois de encarar 2020 e 2021, a pergunta "Como aumentar as vendas em tempos de crise?" pode ter passado pela sua cabeça várias vezes, não é mesmo?

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar estado de pandemia global devido a rápida propagação do coronavírus ao redor do mundo, medidas restritivas que impediam a circulação de pessoas nas ruas foram declaradas, interrompendo completamente as atividades econômicas de diversos países.

Dados divulgados pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento estimam um impacto mundial de até 2 trilhões de dólares caso a disseminação do vírus COVID-19 não seja contida.

Já segundo em uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, em média 72% dos maiores economistas dos Estados Unidos e da Europa acreditam que sofreremos uma provável recessão mundial causada pelo coronavírus.

Se você também se preocupa com a saúde financeira da sua empresa e está curioso para saber se é possível gerenciar as vendas em tempos de crise no pós-pandemia, você veio ao lugar certo.

Neste artigo, vamos compartilhar com você algumas dicas de gestão de crise. Fique ligado!

O que [não] fazer em tempos de crise?

Vamos começar pelo que pode parecer mais óbvio e clichê, mas que pode ser o início de uma boa estratégia de estruturação e estabilidade para o seu negócio.

Você conhece aquela famosa frase: “em caso de emergência, mantenha a calma”? Pois então, tomar atitudes desesperadas e deixar-se levar pelo emocional pode te levar à tomada de decisões sem planejamento e que poderão (e irão) prejudicar sua empresa.

A melhor atitude que você pode tomar para a saúde financeira da sua empresa é: parar, pensar, observar, estudar e planejar com segurança os próximos passos.

Quer algumas dicas do que você não deve fazer em relação às vendas em tempos de crise? Veja abaixo.

1. Não corte gastos essenciais

Uma das primeiras atitudes que empresários em meio a uma crise econômica tomam é cortar gastos.

Infelizmente, eles nem sempre percebem que a venda de ativos, a redução de gastos com fornecedores confiáveis e as demissões, por exemplo, podem não ser a decisão mais sábia.

Isso porque o corte de gastos essenciais reflete no bom funcionamento do negócio e pode ser fatal.

Portanto, ao passar pela fase de vendas em tempos de crise, aja com critério e busque reduzir custos supérfluos que não terão impacto direto em suas operações e vendas, por exemplo, através da troca de marcas de produtos que não refletem na perda de qualidade.

Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu negócio.

2. Não deixe de investir em marketing e publicidade

Entre as tomadas de decisão mais comuns durante as vendas em tempos de crise está o corte de gastos com marketing e publicidade.

Porém, lembre-se que estes departamentos são responsáveis pelo aumento e sustentação de vendas da sua empresa.

Ser lembrado pelos seus clientes e estar presente oferecendo suporte e soluções para os (novos) problemas que eles também podem estar enfrentando pode ser a atitude responsável não só por manter a sua empresa durante a crise, mas também por um possível aumento nas suas vendas.

3. Não apele por empréstimos com juros abusivos

Se for preciso recorrer a linhas de crédito, é importante que você saiba escolher a instituição financeira mais adequada para seu negócio, evitando pagar juros abusivos.

Se você escolher sem propriedade pode acabar optando por modalidades de financiamento inadequadas.

Antecipe tendências e se prepare para as mudanças com planejamento e estratégia. O estudo correto das formas adequadas de financiamento deve fazer parte de qualquer plano de negócios.

A Gyra+ oferece, além de ótimas condições de financiamento para empreendedores digitais, conteúdos completos sobre empréstimos e outras alternativas de conseguir crédito para a sua empresa.

Importância da inovação nas vendas em tempos de crise

Independentemente do porte de atuação da empresa, a inovação deve ser um compromisso constante — não somente nos momentos de vendas em tempos de crise, já que essa atitude pode ser responsável por inspirar colaboradores, encantar e fidelizar clientes.

Dessa forma, em momentos de dificuldade e insegurança, a sua empresa estará preparada para lançar aquelas ideias que podem reverter este quadro de baixo desempenho.

Inovar significa explorar um mercado novo e desconhecido, oferecendo algo diferente a um público. Agora, já imaginou aplicar isso utilizando estratégias alinhadas com o interesse do seu público-alvo?

Para praticar a inovação e até aumentar as vendas em tempos de crise e potencializar ao máximo suas iniciativas perante a concorrência, leve em consideração as seguintes dicas:

  • Busque solucionar as necessidades do público que ninguém mais atende tornando-se assim a nova escolha dos consumidores;
  • Faça uma pesquisa digital buscando opções que poderão se tornar parte do seu produto ou serviço inovador;
  • Realize um brainstorming com a sua equipe: além de entenderem as necessidades dos consumidores, eles podem já obter uma resposta;
  • Mapeie as necessidades que o público quer solucionar, diminuindo significativamente os riscos

Como aumentar as vendas em tempos de crise?

Mencionamos anteriormente que a inovação tem papel fundamental nas vendas em tempos de crise. Além de ser uma ferramenta eficaz para manter a saúde de sua empresa, pode contribuir no aumento de vendas.

Mas como isso funciona? Depois de mapear as minhas ideias e dar vida a um produto ou serviço inovador, como aumentar as vendas em tempos de crise efetivamente?

Abaixo listamos algumas dicas de visão estratégica que te ajudarão a enfrentar a crise e a planejar as vendas pós-pandemia.

1. Analise o seu produto

Reavalie o seu plano de vendas, seus canais de comunicação, quais produtos ou serviços você oferece. Em tempos de crise econômica os consumidores tendem a abrir mão do supérfluo para dar espaço a consumos conscientes e de necessidade básica.

2. Faça promoções e facilite o pagamento

É importante que você tenha empatia pelas necessidades do seu público e entenda que devido às transformações econômicas, a busca por descontos e métodos de pagamentos facilitados será maior.

Portanto, durante as vendas em tempos de crise, busque adequar-se e aproveite para criar um relacionamento de confiança e fidelizar clientes.

3. Revise e automatize processos internos

A revisão dos processos internos de uma empresa, além de contribuir na identificação de possíveis falhas e perdas desnecessárias de capital de giro, pode auxiliar na aceleração e aumento das vendas em tempos de crise.

Além disso, automatizar processos através da integração de sistemas, economiza tempo, aumentando a produtividade, o desempenho e a projeção de vendas da sua empresa.

Planeje-se para aumentar as vendas pós-pandemia

Se você é empreendedor e utiliza as plataformas do Mercado Livre, B2W Marketplace via SkyHub, BLING!, PagSeguro, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Conta Azul, Cielo e/ou Stone você pode aproveitar as integrações com a Gyra+ para auxiliar o crescimento da sua empresa.

A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio, em todos os momentos.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.