Como vender no Mercado Livre com frete grátis? 5 dicas para usar essa estratégia
Uma pesquisa da Ve Interactive apontou que a média de carrinhos abandonados nos e-commerces brasileiros é de 83%. Por isso, estratégias de como vender no Mercado Livre com frete grátis são muito utilizadas pelos lojistas no marketplace na intenção de convencer os consumidores a finalizarem suas compras.
O frete grátis é um grande atrativo para a compra, até mais que o desconto no valor do produto. Se o cliente encontra os dois juntos, é ainda melhor.
Porém, se o cliente fecha o carrinho feliz sem pagar nada de frete, quem fica com esse custo? Quem paga o frete no Mercado Livre é o vendedor - com algumas possibilidades de acordo com a venda.
Quer aprender como vender com frete grátis no Mercado Livre sem levar prejuízos e manter os clientes satisfeitos?
Continue a leitura e confira um guia que vai te explicar tudo sobre como funciona essa dinâmica na plataforma, o quanto isso pode pesar no seu bolso e como fazer para oferecer esse benefício aos seus clientes sem comprometer os lucros da sua loja online.
Frete grátis no Mercado Livre: como funciona?
Existe um detalhe importante quando se trata de como vender com frete grátis no Mercado Livre: esse benefício é obrigatório no marketplace em compras de produtos novos a partir de R$ 79.
Ou seja, nesse caso, o vendedor não tem a opção de não oferecer frete grátis. Se o valor da compra no carrinho for superior ao mínimo definido, o desconto do frete aparece automaticamente para o cliente.
Vale destacar que até julho de 2020 o valor mínimo para obter frete grátis no Mercado Livre era de R$ 120. Porém, após uma série de ajustes em suas tarifas, a plataforma estabeleceu que o valor mínimo para obtenção desse benefício deve ser de R$ 79.
Na maioria dos casos, é o lojista que cobre esse custo, mas existem algumas opções para fazer essa despesa ser o menos onerosa possível.
Confira no próximo tópico como funciona a taxa de frete no Mercado Livre.
Condições para o lojista usar frete grátis no Mercado Livre
O frete grátis é determinante para a decisão de compra de 84% dos entrevistados em uma pesquisa da ComScore. Eles consideram a isenção da entrega muito importante nas compras online.
Pensando nesse estímulo de compra, o Mercado Livre incluiu esse benefício na sua política e os vendedores precisam se adaptar.
O vendedor fica com uma parte do custo por unidade vendida ao enviar os produtos com a opção de não pagar frete no Mercado Livre. A plataforma desconta automaticamente e fica registrado nos detalhes da venda.
Existem três cenários possíveis ao colocar em prática como vender no Mercado Livre com frete grátis:
- Nos anúncios de produtos novos a partir de R$ 79, ao oferecer frete grátis ou descontos relevantes, o vendedor tem um desconto nos custos de acordo com a sua reputação. Mais à frente vamos explicar como é feita essa classificação.
- Nos anúncios de produtos abaixo de R$ 79, quando o vendedor escolhe dar frete grátis, os custos ficam 100% por conta dele.
- Se um vendedor fechar uma venda com vários produtos que juntos somem R$ 79, o comprador terá frete grátis, mas quem paga é o Mercado Livre.
Então fora da categoria de produtos acima de R$ 79, existem outras possibilidades para explorar e vender mais no Mercado Livre.
Os custos de oferecer frete grátis no Mercado Livre de acordo com a sua reputação
Como você pôde conferir até aqui, não há como não oferecer frete grátis no Mercado Livre se o valor da compra for superior a R$ 79. Além disso, quem paga o frete no Mercado Livre é o próprio vendedor.
Porém, a plataforma possui uma política de descontos que considera a reputação dos vendedores.
A reputação é definida a partir de avaliações de variáveis como o número de reclamações, as vendas que o lojista cancela e os despachos com atraso.
Um termômetro é utilizado para ilustrar a reputação. Ele é dividido em três cores: vermelho, amarelo e verde.
A reputação verde é a melhor de todas. Com ela, o vendedor pode conseguir a medalha de Mercado Líder. Essa medalha significa que você concluiu um bom volume de vendas, registrou bom faturamento e não obteve reclamações recentes.
Já a reputação vermelha indica o pior desempenho que uma loja pode ter. Quanto aos descontos por oferecer o frete grátis, o entendimento do Mercado Livre é o seguinte:
1 - Reputação Verde
As lojas de reputação verde, além das lojas oficiais e daquelas com selo de Mercado Líder, recebem 50% de desconto sobre o valor da taxa de frete grátis.
Esse desconto vale para produtos novos com valor superior a R$ 79 ou Premium no Mercado Shops.
Para produtos novos anunciados com preço menor que R$ 79, usados, Grátis no Mercado Livre ou Clássico no Mercado Shops esse desconto não se aplica para o lojista.
Já na venda de produtos pertencentes a categorias especiais, o desconto na taxa de frete grátis no Mercado Livre é de 25%.
Confira alguns exemplos de valores:
2 - Reputação amarela
Já para as lojas de reputação amarela ou sem reputação, o desconto no custo de oferecer frete grátis para os clientes cai para 40%.
Esse desconto é válido para produtos novos com preço a partir de R$ 79 ou Premium no Mercado Shops.
No caso de produtos novos com preço inferior a R$ 79, usados, Grátis no Mercado Livre ou Clássico no Mercado Shop, não há aplicação do desconto de 40%.
Para os produtos de categorias especiais, o desconto no custo do frete grátis para o lojista é de 20%.
Confira alguns exemplos de valores:
3 - Reputação laranja ou vermelha
Por fim, os lojistas que apresentam reputação laranja ou vermelha no Mercado Livre não têm dinheiro a nenhum desconto na taxa cobrada pelo frete grátis nas vendas.
Confira alguns exemplos de valores:
Para medir a reputação dos vendedores da plataforma, o Mercado Livre considera os últimos 60 dias, caso a loja conclua pelo menos 60 vendas.
Se o vendedor não alcançar esse volume mínimo de vendas, o Mercado Livre levará em consideração os últimos 365 dias.
Neste link você acessa a tabela completa de custos de frete grátis.
Como vender no Mercado Livre com frete grátis? TOP 5 estratégias
Agora que você já sabe como funciona o frete grátis no Mercado Livre, que tal conferir algumas estratégias valiosas para fazer um bom uso desse incentivo aos consumidores e alavancar as suas vendas na plataforma?
1. Analise a concorrência para comparar
O benchmarking é uma prática muito valiosa para qualquer modelo de negócio. Basicamente, ele consiste em analisar os concorrentes em busca de inspirações e insights sobre estratégias bem sucedidas que podem ser replicadas e erros que devem ser evitados.
Não significa necessariamente que você vai copiar as mesmas táticas de vendas até porque algumas informações sobre o motivo da estratégia você não terá acesso.
Mas entrar no site dos concorrentes e ver os anúncios que outros lojistas do mesmo segmento estão oferecendo já dá uma ideia sobre o que está sendo mais utilizado.
Com essa análise, você pode usar as tendências encontradas para criar suas próprias promoções e oferecer frete grátis de forma vantajosa.
2. Ofereça frete grátis para produtos específicos
Como você pôde ver nas tabelas de custo de frete grátis no Mercado Livre, o peso dos pacotes influencia no valor da taxa que a plataforma vai cobrar de você. A altura x largura x comprimento da embalagem também interfere no custo de envio dos produtos.
Por isso, para vender mais no Mercado Livre, vale a pena escolher os produtos menores para aplicar o benefício do frete grátis.
Assim, definir produtos específicos e mais leves é vantajoso, pois o peso será menor e o valor do frete que você vai absorver também.
3. Use o frete grátis como benefício para fidelizar
Outra estratégia de como vender com frete grátis no Mercado Livre é oferecê-lo como benefício em um programa de fidelidade para os clientes.
Você pode, por exemplo, aplicar esse benefício para os clientes que ativarem a função de compra recorrente na plataforma no momento da compra.
Essa é uma tática para atrair compras recorrentes e aumentar as vendas na sua loja virtual.
Esse tipo de vantagem pode ser divulgado nas redes sociais, enviadas por e-mail depois da compra dos clientes, entre outros canais.
4. Inclua frete grátis em campanhas promocionais
Promoção e frete e grátis juntos deve ser uma estratégia bem estudada, pois são dois custos que você precisará absorver.
Mas em momentos específicos do ano é possível aproveitar um estoque final, por exemplo, para fazer uma queima de estoque.
Se a sua loja vende produtos específicos para o Natal, por exemplo, o frete grátis pode ajudar a acelerar a venda dos produtos em estoque, evitando que eles fiquem encalhados quando essa época do ano passar.
É importante fazer um planejamento e analisar o custo dos produtos e de entrega para que as campanhas possam ser lucrativas.
DICA: organize um calendário com os períodos de baixa de estoque e quando você precisa repor as mercadorias para encaixar as promoções em épocas com maior potencial de lucro.
5. Planeje a logística reversa
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de desistir da compra até sete dias úteis depois da compra.
Por isso, pense na logística reversa, ou seja, no processo de devolução do produto pelo cliente para que você não tenha prejuízos.
Isso precisa ser levado em consideração na hora de definir quais produtos serão comercializados sem a cobrança do frete. Pense bem, você deverá arcar com os custos de envio da mercadoria da casa do cliente para a sua loja.
Em caso de troca, por exemplo, é importante receber o produto de volta caso seja possível retorná-lo ao estoque.
Estruturar a logística de entrega e devolução vai garantir a satisfação dos clientes que sempre esperam um atendimento rápido e eficiente.
O vídeo abaixo explica como funciona a logística reversa de uma loja online:
Gostou das dicas de como vender no Mercado Livre com frete grátis?
Os e-commerces que oferecem frete grátis possuem mais chances de converter clientes. Essa é uma estratégia muito eficaz para alavancar o desempenho das vendas e reduzir a taxa de abandono de carrinho.
No entanto, é preciso ter cautela antes de oferecer frete grátis em todos os seus produtos no Mercado Livre.
Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, “não existe almoço de graça”. Ou seja, mesmo que você não cobre a entrega dos seus produtos, esse custo será cobrado de você pelo mercado.
Por isso, é de extrema importância que você faça um planejamento financeiro, de modo a avaliar o impacto que a não cobrança do frete terá sobre o caixa da sua loja online.
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