Como vender mais no Natal: 12 dicas com tudo o que você precisa saber (e fazer)

E-commerce 12 de Nov de 2018

Você está pronto para as vendas de fim de ano? Já criou suas estratégias de como vender mais no Natal?

Para a maioria, a resposta é um retumbante “ainda não”, o que significa que não há melhor momento do que agora para começar a ter ideias para vender no Natal com campanhas de marketing perfeitas para o fim de ano.

A temporada começa formalmente com a Black Friday e Cyber ​​Monday (também conhecida como “Cyber ​​Week”) e vai até o Natal em dezembro.

Você não pode perder as oportunidades promocionais sazonais ou vendas de fim de ano – especialmente para seus concorrentes que já começaram a se preparar. Por isso é já passou da hora de começar a pensar no marketing e vendas da sua empresa.

Dito isso, agora estamos totalmente focados na fase de planejamento, criando um plano de marketing para e-commerce, para lojas físicas ou empresas que vendem apenas por meio das redes sociais. Essa primeira etapa é, possivelmente, a parte mais importante de uma temporada de sucesso.

Criatividade é fundamental para ganhar mindshare. No entanto, a escolha dos canais de comunicação que você vai usar também é fundamental para ganhar as vendas que você espera.

Este é o equilíbrio entre marketing e operações de vendas – dois departamentos de varejo que se misturam, já que as expectativas dos consumidores exigem experiências ininterruptas.

As dicas e ideias de como vender mais no Natal que listamos a seguir ajudarão você a refinar seus esforços para aumentar as vendas dos seus produtos, durante o período mais rentável do ano.

Fizemos esse infográfico com o resumo das ações, mas mergulhe em cada uma delas logo a seguir:

Como vender mais no Natal: planejamento e ação

1. Revise sua estratégia de marketing

As melhores estratégias de como vender mais no Natal, que você terá para executar este ano, começam com a revisão do que aconteceu no ano passado.

Comece com uma análise das ações de online realizadas neste período do ano passado e faça as seguintes perguntas:

    • Quais ofertas promocionais funcionaram melhor no site e por meio de e-mails?
    • Quais palavras-chave estavam sendo usadas nas pesquisas para acessar seu site?
    • Essas pesquisas levaram a compras?
    • Quais linhas de produto tiveram melhor desempenho/pior do que outras?
    • Quais foram seu top mais vendidos?
      • O que seus concorrentes fizeram no ano passado e como isso impactou o seu negócio?
    • Algumas pessoas respondem melhor a e-mails direcionados por conteúdo, como guias de presentes, ou respondem melhor a campanhas impulsionadas?

Entender quais ações deram certo e converteram usuários em clientes e quais ações não contribuíram para seus resultados vai ajudar você a otimizar seu investimento nas campanhas deste ano!

Invista mais no que deu certo e não perca tempo com ações que não contribuíram para resultado final. 

2. Crie uma boa experiência para o usuário

Criar uma página que possa levar facilmente seus clientes a compras é importante, seja em uma rede social, no site institucional ou no próprio e-commerce. 

Torne mais fácil para as pessoas entrarem em contato e comprar online durante a época de Natal – ou elas podem acabar indo para visitar o site do seu concorrente.

Seu site deve indicar claramente:

    • seus horários de abertura e fechamento;
    • números de contato;
    • taxas de entrega (se aplicável);
      • as ações especiais da temporada festiva;
    • as últimas datas de entrega antes do Natal.

Custo de entrega e política de devoluções/trocas sempre desempenham um papel importante na decisão de fazer uma compra e na experiência do usuário de forma geral.

Mas no Natal, quando muitos itens são comprados para presente eles podem não servir, o presenteado já têm ou ele não gosta – a garantia de poder devolver ou trocar, se necessário, pode fazer uma diferença ainda mais significativa nas vendas.

Deixe essa informação clara e acessível de qualquer lugar no seu site e nas páginas dos seus produtos.

3. Ajude seus clientes a escolherem os presentes

Nessa época do ano todo mundo precisa comprar presentes para muitas pessoas diferentes, como pai, mãe, marido, esposa, filho, chefe, e por aí vai!

Ajudar seus clientes com dicas no estilo “o presente ideal para…”, vai ajudá-los a não ter que pensar sobre aquela escolha e ir direto no presente certo (que estará esperando na sua loja).

É claro que isso não funciona para todos os presenteados, afinal, é comum que a esposa ou o marido queiram pensar em presentes com mais significado um para o outro, entretanto, em outras situações, como o presente para uma tia ou mesmo para um colega de trabalho, essa estratégia pode resolver o problema do cliente, e aumentar suas vendas de Natal!

Para alcançar seu público você pode usar estratégias como:

  • publicações em redes sociais;
  • os manequins e prateleiras da sua loja;
  • banners no e-commerce etc.

Um guia de presentes de Natal também pode ser uma ótima maneira de divulgar seus produtos e promoções, enquanto ajuda seu cliente.

Bônus: Essa dica também é uma ótima oportunidade de ampliar o ticket médio ou as vendas combinadas, afinal, você pode criar kits como um cinto e uma carteia ou dois sabonetes e um creme. Esse tipo de combo faz muito sucesso como presentes para a lista do seu cliente.

4. Crie uma vantagem muito clara para seu cliente comprar na sua loja – além do seu produto

Acima demos uma dica de como vender mais no Natal por meio do oferecimento de valor ao seu cliente. No caso acima, o valor era simplesmente não ter que “perder tempo” pensando em cada presente para cada pessoa da lista quilométrica.

Isso é muito valioso porque nessa época do ano é comum que todos estejam correndo entre eventos, balanços de final de ano no trabalho e filas de shopping e supermercado.

Aqui, nossa dica é que você considere algum valor muito especial para oferecer aos clientes, mas que vá além dos seus produtos, por exemplo:

  • frete grátis;
  • compre 2 e leve 3;
  • descontos na segunda peça …

Esses tópicos são diferenciais claros que podem fazer a diferença na hora de um cliente escolher entre você e seu concorrente.

Muitos empreendedores evitam fazer promoções nessa época do ano, mas atenção, se você está com uma oferta e seu concorrente não, é bem provável que seus clientes escolham você.

Promoção é atrativo para venda imediata e isso não é diferente durante as vendas de Natal.

5. Use as mídias sociais para engajar seus clientes

Além de usar as redes sociais como Instagram e Facebook para divulgar seu produto, você pode usar esses canais para engajar seguidores.

Para isso, crie uma enquete ou peça a seus clientes fiéis que usam o Facebook ou o Pinterest para começar a criar, por exemplo, listas de desejos de produtos que gostariam de receber como presentes de Natal ou pedir que eles deem ideias e sugestões de presentes nos comentários de posts.

Outra forma de como vender mais no Natal é incluir um link para uma página de comentários online, onde novas avaliações podem ser deixadas, ou um link direto para a página do produto, caso você tenha um e-commerce.

Tweetar e publicar ideias e sugestões de presentes no Facebook e Instagram ajudará na formação de uma imagem de marca positiva, gerando mais tráfego na web para seu site.

Aprenda dicas para divulgar um produto na internet com sucesso neste outro post do nosso blog.

6. Ative alguns influenciadores digitais locais

Os influenciadores digitais são pessoas com um bom número de seguires em canais digitais, principalmente no Instagram e Youtube, além de alto grande de engajamento de seus seguidores e claro, influência sobre as decisões de compra de quem acompanha esses perfis.

Existem influenciadores nacionais, internacionais e também os locais, que atuam em uma região divulgando marcas que tenham o mesmo perfil do público que segue essa personalidade digital.

Usar influenciadores digitais, atualmente, é uma das formas mais eficazes de conseguir clientes pela internet. Na grande maioria das vezes você atinge pessoas que ainda não conheciam a sua loja, ou que nunca compraram lá. Isso é ótimo, afinal, assim você amplia sua base de clientes!

Como vender mais no Natal

Encontre o influenciador local que dialoga com o mesmo público que você deseja atingir e proponha uma parceria.

7. Invista em anúncios pagos direcionados

Assim como as promoções, os anúncios são estratégias que aumentam o alcance da sua maca instantaneamente. Ficar refém deles em suas ações de marketing digital para e-commece ou loja física não é uma boa ideia, entretanto, em tempos de vendas de Natal é importante considerá-los para ampliar alcance e conversões.

Para obter um resultado de venda significativo é importante que você  construa um anúncio segmentado, que chegue até seu público.

Usar Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads e Google Adwords são opções inteligentes!

Se você é vendedor do Mercado Livre essa dica é ainda melhor!

Com uma campanha no Mercado Ads você destaca seus produtos frente aos concorrentes e alcança pessoas que já estão procurando pelo produto que você vende. Essa é ou não é uma boa dica de como vender mais no Natal?

Leia também: Como funciona a campanha de publicidade do Mercado Livre | Passo a Passo

Bônus: Sabe quando você faz uma pesquisa online sobre um produto e ele começa a aparecer em outras plataformas para você? Isso se chama remarketing e pode ser uma ótima oportunidade para ampliar as vendas de Natal no e-commerce.

8. Use o período antes do Natal para captar leads (se você ainda tiver tempo)

Ações de e-mail marketing são as que oferecem maior ROI entre as ações de marketing digital, por isso, uma dica valiosa é usar o período que antecede o Natal para criar campanhas para captar leads.

Cupons de desconto, brindes e “receba novidades” são boas estratégias para conseguir converter usuários em leads.

Com esses contatos em mãos, a dica é usar o e-mail marketing e o SMS para enviar notificações sobre:

  • promoções;
  • novos produtos que chegaram ao estoque;
  • dicas de presente;
  • ofertas especiais para assinantes e mais.

9. Reative antigos clientes oferecendo vantagens incentivos

Como vender mais no Natal? Reativando seus antigos clientes! Essa é uma fórmula certeira e de baixo custo para aumentar as vendas no Natal.

Seus antigos clientes conhecem a marca, gostam do produto e não precisam de muitos argumentos para voltar a comprar com você.

Crie uma campanha exclusiva e ative seus canais de comunicação para levara mensagem até eles. Telefone, SMS, e-mail ou WhatsApp são boas formas de convidar seus antigos clientes e viem na loja nesta época do ano.

Atenção: Não seja insistente nem inconveniente!

10. Use o WhatsApp com sabedoria!

Sim, você pode usar o WhatsApp como parte de sua estratégia para aumentar as vendas no Natal, mas tenha cuidado!

O WhatsApp é um canal de comunicação muito íntimo e, portanto, você deve ter a autorização do seu cliente para se comunicar com ele por lá!

Usar as listas de transmissão pode ser uma boa ideia se o seu público for bastante segmentado, mas atenção a dois pontos:

  • use o WhatsApp Business;
  • cuidado para não enviar produtos que não sejam de interesse de cada cliente. Segmentar é sempre a melhor decisão.

Assista o vídeo abaixo:

11. Crie um senso de urgência

Durante a época de Natal, a maioria dos consumidores farão compras automaticamente com um maior senso de urgência.

Por isso, outra estratégia de como vender mais no Natal  é definir prazos para ofertas ou promoções para chamar a atenção do cliente para a compra. Use frases como “Só mais 3 dias” ou “Faça o pedido agora para garantir a entrega até 24 de dezembro”.

Isso permite que os clientes saibam que, se eles não agirem imediatamente, eles se arriscarão a ficar sem o produto ou aquele benefício.

Você também pode criar produtos de edição limitada que só podem ser comprados nesta época do ano.

Em caso afirmativo, envie um e-mail para seus clientes e informe a eles que esse produto já está disponível, mas que estará disponível apenas por um tempo limitado.

No entanto, seja fiel à sua palavra e não estenda nenhuma promoção além da data especificada, pois você não quer arriscar perder a confiança do cliente.

Leia também: 6 maneiras de como vender bem um produto e inovar no mercado.

12. Dê e você receberá

A temporada de fim de ano é um ótimo momento para retribuir a seus clientes fiéis. Todos sabemos que custa muito mais atrair um novo cliente para manter um existente, por isso não ignore os clientes leais à sua marca.

Recompense seus clientes fidelizados: envie por e-mail com uma oferta de Natal tentadora. Dê-lhes um pequeno presente ou brinde e incentive-os a voltarem novamente.

Outra maneira de fazer isso é organizar um evento para seus maiores apoiadores. Campanhas de e-mail marketing exclusivas para os melhores clientes do ano com ofertas especiais é uma ótima estratégia para ativar esse segmento e aumentar vendas no Natal.

Dicas gerais para não perder venda!

Além das estratégias de marketing de como vender mais no Natal, que listamos acima, é importante organizar outros aspectos da sua empresa para garantir a venda do final do ano!

O estoque é um desses fatores. Para garantir que você terá um estoque em dia para atender todos os pedidos, confira como fazer um bom controle de estoque com 7 dicas certeiras.

Se você tem um e-commerce outro ponto importante é a logística de entrega, para garantir que o produto chegará antes do Natal!

Para lojas virtuais e lojas físicas é importante considerar a contratação de funcionários. No caso de lojas físicas esses funcionários serão responsáveis pelo estoque e atendimento. Na loja virtual a logística de embalagem pode precisar de apoio.

Estas dicas de como vender mais no Natal devem ajudá-lo a aumentar suas vendas nesta temporada festiva. Então, o que você está fazendo para maximizar a corrida de fim de ano? Compartilhe suas dicas nos comentários.

Com tantas ações de marketing e investimentos em outros setores da empresa, seu negócio pode precisar de capital de giro neste fim de ano. Para isso você pode procurar uma forma prática de como conseguir um empréstimo. Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online com segurança para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter o capital que precisa para investir mais no seu negócio:

    • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
      • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
    • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

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