Como os bancos definem as taxas de juros dos empréstimos?

Empréstimos 20 de Jun de 2023

Para muitos tomadores de empréstimos, os fatores que determinam a taxa de juros de um banco são um mistério. Como um banco decide qual taxa de juros cobrar? Por que cobra taxas de juros diferentes para clientes diferentes? E por que o banco cobra taxas mais altas para alguns tipos de empréstimos, como empréstimos de cartão de crédito, do que para empréstimos de carro ou hipoteca de casa?

A seguir está uma discussão dos conceitos que os bancos usam para determinar as taxas de juros. É importante observar que muitos bancos cobram taxas e também juros para aumentar a receita, mas, para o propósito de nossa discussão, focaremos apenas nos juros e assumimos que os princípios de precificação permanecem os mesmos se o banco também cobrar taxas e parâmetros para escolher o melhor banco para empréstimo.

Modelo de precificação de empréstimo de custo mais

Um modelo de precificação de empréstimo muito simples assume que a taxa de juros cobrada em qualquer empréstimo inclui quatro componentes:

  • o custo de financiamento incorrido pelo banco para levantar fundos para emprestar, sejam esses fundos obtidos por meio de depósitos de clientes ou por meio de vários mercados monetários;
  • os custos operacionais do serviço do empréstimo, que incluem o processamento do pedido e do pagamento, e os salários do banco, salários e despesas de ocupação;
  • um prémio de risco para compensar o banco pelo grau de risco de incumprimento inerente ao pedido de empréstimo; e
  • uma margem de lucro em cada empréstimo que proporcione ao banco um retorno adequado sobre seu capital.

Vamos considerar um exemplo prático: como esse modelo de precificação de empréstimo chega a uma taxa de juros sobre uma solicitação de empréstimo de R$ 10.000. O banco deve obter fundos para emprestar a um custo de 5 por cento. Os custos indiretos para manutenção do empréstimo são estimados em 2% do valor do empréstimo solicitado e um prêmio de 2% é adicionado para compensar o banco pelo risco de inadimplência ou pelo risco de que o empréstimo não seja pago no prazo ou integralmente.

O banco determinou que todos os empréstimos serão avaliados com uma margem de lucro de 1% sobre os custos financeiros, operacionais e relacionados ao risco. Somando esses quatro componentes, a solicitação de empréstimo pode ser estendida a uma taxa de 10% (taxa de juros de empréstimo de 10% = 5% de custo de fundos + 2% de custos operacionais + 2% de prêmio por risco de inadimplência + margem de lucro almejada do banco).

Desde que as perdas não excedam o prêmio de risco, o banco pode ganhar mais dinheiro simplesmente aumentando o valor dos empréstimos em seus livros.

Modelo de liderança de preços

O problema com a abordagem de custo mais simples para precificação de empréstimos é que ela implica que um banco pode precificar um empréstimo com pouca consideração pela concorrência de outros bancos. A concorrência afeta a margem de lucro pretendida de um banco em empréstimos.

No atual ambiente de desregulamentação bancária, a intensa competição por empréstimos e depósitos de outras instituições de serviços financeiros reduziu significativamente as margens de lucro de todos os bancos. Isso resultou em mais bancos usando uma forma de liderança de preço no estabelecimento do custo do crédito.

Uma taxa preferencial ou básica é estabelecida pelos principais bancos e é a taxa de juros cobrada dos clientes mais confiáveis ​​de um banco em empréstimos de capital de giro de curto prazo.

Essa taxa de "liderança de preço" é importante porque estabelece uma referência para muitos outros tipos de empréstimos. Para manter um retorno de negócios adequado ao modelo de liderança de preços, um banqueiro deve manter os custos operacionais e de financiamento e o prêmio de risco tão competitivos quanto possível.

Os bancos criaram muitas maneiras de diminuir os custos operacionais e de financiamento, e essas estratégias estão além do escopo deste artigo. Mas determinar o prêmio de risco, que depende das características do tomador individual e do empréstimo, é um processo diferente.

Sistemas de pontuação de crédito e precificação baseada em risco

Como o risco de um empréstimo varia de acordo com suas características e seu tomador, a atribuição de um prêmio de risco ou de inadimplência é um dos aspectos mais problemáticos da precificação do empréstimo.

Uma ampla variedade de métodos de ajuste de risco está atualmente em uso. Os sistemas de pontuação de crédito, que foram desenvolvidos pela primeira vez há mais de 50 anos, são programas de computador sofisticados usados ​​para avaliar potenciais tomadores de empréstimos e subscrever todas as formas de crédito ao consumidor, incluindo cartões de crédito, empréstimos a prestações, hipotecas residenciais, empréstimos imobiliários e até mesmo para pequenas empresas. linhas de crédito. Esses programas podem ser desenvolvidos internamente ou adquiridos por fornecedores.

A pontuação de crédito é uma ferramenta útil para definir um prêmio de inadimplência apropriado ao determinar a taxa de juros cobrada de um mutuário em potencial.

Definir esse prêmio padrão e encontrar taxas ideais e pontos de corte resulta no que é comumente referido como precificação baseada em risco. Os bancos que usam preços baseados no risco podem oferecer preços competitivos nos melhores empréstimos em todos os grupos de mutuários e rejeitar ou precificar com um prêmio os empréstimos que representam os riscos mais altos.

Então, como os modelos de classificação de crédito e preços baseados em risco beneficiam o mutuário que deseja apenas um empréstimo com prazos de pagamento razoáveis ​​e uma taxa de juros apropriada?

Uma vez que um banco está determinando um prêmio de inadimplência razoável com base no histórico de crédito anterior, os tomadores de empréstimos com bons históricos de crédito são recompensados ​​por seu comportamento financeiro responsável.

Usando preços baseados em risco, o mutuário com melhor crédito obterá um preço reduzido em um empréstimo como reflexo das perdas esperadas menores que o banco incorrerá.

Como resultado, tomadores de empréstimos de menor risco não subsidiam o custo do crédito para tomadores de empréstimos de maior risco.

Outros fatores de precificação baseados em risco

Dois outros fatores também afetam o prêmio de risco cobrado por um banco: a garantia exigida e o prazo, ou duração, do empréstimo. Geralmente, quando um credito com garantia, o risco de inadimplência do mutuário diminui.

Por exemplo, um empréstimo garantido por um carro normalmente tem uma taxa de juros mais baixa do que um empréstimo não garantido, como dívida de cartão de crédito.

Além disso, quanto mais valiosa a garantia, menor o risco. Portanto, um empréstimo garantido pela casa do mutuário normalmente tem uma taxa de juros mais baixa do que um empréstimo garantido por um carro.

No entanto, pode haver outros fatores a serem considerados. Primeiro, o carro pode ser mais fácil de vender, ou mais líquido, tornando o risco do empréstimo menor.

Em segundo lugar, o prazo ou duração de um empréstimo de carro é geralmente curto - três a cinco anos - em comparação com o prazo de 15 a 30 anos de um empréstimo para habitação.

Como regra geral, quanto menor o prazo, menor o risco, uma vez que a capacidade do mutuário de pagar o empréstimo é menos provável de mudar.

Avaliar a interação entre pontuação de crédito, garantia e prazo para determinar o prêmio de risco é uma das tarefas mais desafiadoras de um credor. Quer os modelos de precificação de empréstimos sejam baseados em uma abordagem simples de custo acrescido ou liderança de preço, usem pontuação de crédito ou outros fatores baseados em risco, eles são ferramentas valiosas que permitem às instituições financeiras oferecer taxas de juros de maneira consistente.

O conhecimento desses modelos pode beneficiar tanto os clientes quanto os bancos. Embora não possa ajudar os clientes a fazer seus pagamentos, o conhecimento dos processos de precificação de empréstimos pode diminuir a incerteza que pode estar envolvida na solicitação de um empréstimo.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.