Como funciona empréstimo online? Crédito rápido para a sua empresa

Empréstimos 14 de Mar de 2023

A necessidade de capital para investir no próprio negócio pode aparecer por vários motivos, mas nem sempre o custo é baixo.

Com o surgimento das fintechs, o cenário ficou mais favorável. Por isso, saber como funciona o empréstimo online pode te ajudar a obter capital com juros mais baixos.

Se, depois de tentar enxugar gastos da empresa e aumentar as vendas, o financeiro ainda não melhorou, saber onde pedir empréstimo online pode ser uma solução segura e rápida para resolver essa questão.

Mas, antes de fechar qualquer negócio, é fundamental entender como funciona e como conseguir empréstimo online.

Para te ajudar, elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade.

Convidamos você a continuar com a leitura deste conteúdo e conferir nos parágrafos a seguir:

  • Como funciona empréstimo online?
  • Quem pode pedir empréstimo online?
  • Onde pedir empréstimo online?
  • Como conseguir empréstimo online? Passo a passo
  • É seguro fazer empréstimo online? 5 cuidados a tomar
  • 5 vantagens do empréstimo online para empreendedores
  • Como conseguir empréstimo online com a Gyra+?

Como funciona empréstimo online?

O empréstimo online é uma modalidade de contratação de linhas de crédito. Ele funciona de maneira virtual; ou seja, todo o trâmite ocorre por meio da internet.

A pessoa física ou jurídica interessada em contratar um empréstimo procura uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central a prestar esse tipo de serviço, fornece alguns dados pelo site ou aplicativo de celular, aguarda a análise de crédito e, depois de um prazo específico, recebe o valor aprovado pela instituição na sua conta bancária.

Tudo é feito digitalmente, seguindo protocolos de segurança e proteção de dados.

Quem pode pedir empréstimo online?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar empréstimo online. No entanto, existem alguns critérios para que a linha de crédito seja liberada.

Por exemplo, é necessário ser maior de idade e ter histórico de bom pagador. Além disso, o solicitante não pode estar com o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito - apesar de haver instituições que não consideram isso como um critério obrigatório.

Além disso, é preciso comprovar que você tem condições de pagar a quantia que foi tomada, considerando o acréscimo de juros e outros encargos.

Onde pedir empréstimo online?

Diferentes instituições financeiras podem conceder empréstimo online para seus clientes, como bancos (digitais ou tradicionais), fintechs de crédito e cooperativas.

Além disso, é possível também pedir empréstimo online em plataformas peer-to-peer, que conecta investidores e empresas e pessoas físicas que precisam de uma linha de crédito para financiar projetos.

Veja também: Saiba o que é Marketplace Lending e porque isto pode ser um bom negócio para a sua empresa

Como conseguir empréstimo online? Passo a passo

A melhor forma de conseguir empréstimo para empresa a um custo acessível é buscando uma fintech confiável do mercado.

O processo de solicitação pode variar em alguns detalhes de uma instituição financeira para outra, mas segue o passo a passo que vamos explicar abaixo.

1. Cadastro no site

O primeiro passo de como funciona empréstimo online é preencher o cadastro no site da fintech que você escolheu para solicitar uma proposta.

Algumas informações iniciais são: o valor do empréstimo que você precisa, o número de parcelas que você planeja pagar, o objetivo de uso do crédito, CNPJ da empresa e entre outras informações.

IMPORTANTE: é fundamental que você tenha bastante claro o objetivo para obter crédito para empresas rápido, pois existem vários como:

  • capital de giro;
  • compra de equipamentos;
  • compra de estoque;
  • consolidação de dívidas;
  • expansão;
  • marketing e vendas;
  • reforma;
  • uso pessoal, entre outros.

Planeje o uso do dinheiro para que resulte em retorno positivo que vai contribuir para o pagamento do empréstimo online no futuro.

Análise de crédito

Um dos pontos que garante que o empréstimo online é seguro é a análise de crédito. Ou a fintech vai pedir uma documentação ou vai fazer a análise dos seus dados bancários.

Outras ainda integram seu sistema com o de plataformas de venda e pagamento para negócios como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard.

Por isso, é importante saber todos os detalhes de como funciona empréstimo online de cada instituição.

2. Análise da proposta e do CET

Depois de preencher os dados iniciais, as fintechs geralmente enviam a proposta em até 24h para o e-mail informado no cadastro.

Nesta etapa, é importante avaliar o Custo Efetivo Total do empréstimo online, chamado também de CET. Ele inclui as taxas e os juros somados ao valor emprestado.

O mais vantajoso, claro, é buscar uma proposta com o menor CET possível. Por isso, não olhe apenas o valor da parcela, analise a proposta em todos os detalhes.

Como calcular o CET?

A Resolução n° 3.517 do Conselho Monetário Nacional, de 2017, determina que o cálculo do Custo Efetivo Total de empréstimo seja feito a partir da seguinte fórmula:

Sendo:

  • FC0: é o valor do crédito concedido sem incidência de despesas e tarifas antecipadas;
  • FCj: são todos os valores cobrados pelo crédito, como juros, tarifa de cadastro, taxa de renovação de cadastro, encargos, tributos, etc;
  • J: tempo entre o pagamento das quantias periódicas e o desembolso inicial em dias corridos;
  • N: prazo do contrato em dias corridos;
  • dj: data do pagamento das quantias cobradas, sendo periódicos ou não (FCj);
  • d0: data de liberação do empréstimo.

Neste outro conteúdo, a gente apresenta uma ferramenta que te ajuda a calcular o CET dos seus futuros empréstimos online: Como calcular o CET? Entenda as taxas do seu empréstimo (+ calculadora)

3. Forma de pagamento

Outro passo importante de como funciona empréstimo online é a forma de pagamento.

Via de regra quanto menos parcelas, menor são os juros e vice-versa. Mas não precisa se apertar, planeje um cenário realista e negocie.

Uma dica é colocar a data de vencimento próxima a data onde acontecem a maioria das entradas no caixa da empresa, assim você não se esquece.

Algumas fintechs, operam com boletos mensais então basta escolher a data para receber a cobrança todo mês no mesmo dia.

4. Documentação e assinatura do contrato

Analisou a proposta e vai fechar negócio? O próximo passo de como funciona empréstimo online é enviar a documentação adicional pedida pela fintech para o fechamento.

Depois, a assinatura do contrato é feita digitalmente, tornando o processo de liberação do dinheiro ainda mais rápido. Tenha sua documentação organizada com cópias digitais para facilitar a anexação no sistema.

5. Recebimento do crédito para empreendedores

Concluindo o passo a passo para entender como funciona empréstimo online está a liberação do crédito. O dinheiro é recebido na conta corrente informada em até 48h, dependendo da instituição.

A conclusão é rápida e tão longo o dinheiro estiver em conta, ele pode ser investido!

É seguro fazer empréstimo online? 5 cuidados a tomar

Bom, agora que você já sabe como funciona empréstimo online e conhece o passo a passo de como conseguir crédito nessa modalidade, fica o questionamento: é seguro fazer empréstimo online?

A resposta é sim! Porém, é fundamental que você tome alguns cuidados, atentando-se a pontos importantes para garantir a sua segurança de dados e financeira durante a transação.

Para evitar cair em golpes, adote as seguintes práticas:

1 - Não faça depósitos adiantados

Uma prática muito comum de golpe envolvendo empréstimo online é a cobrança de adiantamentos como condição para a liberação da linha de crédito.

Não caia nessa. Uma instituição financeira séria não cobrará depósitos adiantados. Caso você se depare com algum “banco” que imponha essa condição, desconfie e, se possível, denuncie.

2 - Consulte o nome da instituição no site do Banco Central

É imprescindível que você contrate empréstimos apenas de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a oferecer esse tipo de serviço.

Para saber se o banco digital, fintech de crédito ou cooperativa está regulamentada pelo Banco Central, faça uma breve pesquisa no site do órgão. Se você não encontrar o nome da instituição, é mais seguro não fazer negócio com ela e estudar outras alternativas.

3 - Verifique se o site é seguro

Na hora de pedir empréstimo online em uma instituição financeira, todo o trâmite ocorre em ambiente virtual. Por isso, é de extrema importância que você verifique se o site em que a transação acontece é, de fato, seguro.

Basta verificar alguns sinais na página, como a presença de um cadeado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador. Observe também se a URL do site começa com “https” e não “http” - o “s” significa que é uma página segura.

4 - Desconfie de propostas com muitas facilidades

Se a empresa não faz uma checagem mais aprofundada do seu histórico e oferece facilidades e vantagens pouco realistas em comparação com o que é observado no mercado, pode ser um golpe.

Portanto, você deve avaliar bem diferentes opções para ter uma noção mais clara sobre o quão plausíveis são essas vantagens.

5 - Investigue a reputação e o CNPJ da empresa

O que os outros clientes dessa empresa de crédito tem a dizer sobre ela?

Para investigar a reputação da instituição, visite sites como o Reclame Aqui e verifique quantas reclamações ela tem e qual sua pontuação na resolução dos problemas.

Além disso, vale a pena dar aquela “stalkeada” no perfil da empresa nas redes sociais.

E não deixe de consultar o CNPJ site da Receita Federal para garantir de que ele está ativo e de que se trata de uma empresa legítima.

IMPORTANTE: Não contrate empréstimos pelo WhatsApp. Apesar de essa ser uma boa ferramenta de comunicação entre empresas e clientes, prefira fazer as transações pelo site da instituição credora.

5 vantagens do empréstimo online para empreendedores

Recorrer ao empréstimo online pode ser bastante vantajoso para a sua empresa. Destacamos abaixo as principais vantagens da modalidade digital:

  1. - É mais barato: as fintechs conseguem praticar juros e taxas bem abaixo das instituições tradicionais por causa da sua estrutura de operação enxuta, o que favorece 100% o cliente.
  2. - Parcelas fixas: pagar o empréstimo através de parcelas fixas facilita a organização financeira da empresa, pois o valor não muda.
  3. - Permite um planejamento financeiro prévio para pagar: antes de se comprometer você consegue analisar se o valor é viável dentro do prazo proposta e se cabe ou não no seu bolso.
  4. - É rápido: em menos de uma semana você consegue diversas propostas de empréstimo online, faz a análise e recebe o dinheiro em conta pronto para usar.
  5. - Sem garantias: para o empréstimo online não é exigido nenhum dos bens da sua empresa como garantia.

Como conseguir empréstimo online com a Gyra+?

E então, ficou claro para você como funciona empréstimo online e suas vantagens? O que você achou das dicas de segurança que trouxemos aqui? Conta pra gente nos comentários.

E se você estiver em busca de uma empresa confiável e preparada para disponibilizar o crédito que a sua empresa precisa para crescer, pode contar com a Gyra+.

Precisa de capital para investir no seu negócio? Um empréstimo online com certeza vai descomplicar esse processo.

Independentemente de ser um empréstimo para MEI ou para autônomo com CNPJ, a GYRA+ te ajuda a conseguir crédito para empresas rapidamente em até 24 horas.

A análise de crédito é feita de maneira automática a partir da integração com plataformas parceiras.

Portanto, se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Solicite uma proposta em nosso site que nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.