Como funciona antecipação de recebíveis: quando solicitar?

Empréstimos 16 de Ago de 2018

Como funciona antecipação de recebíveis? Em uma empresa, antecipar recebíveis é antecipar o recebimento de um pagamento que só seria feito no mês, ou meses, seguintes.

Atualmente, uma grande parcela dos negócios oferecem formas de pagamento além do à vista em suas vendas.

Seja por meio do cartão de crédito, boleto, cheque ou carnê, para estimular a compra, as empresas passaram a oferecer parcelamentos e vantagens de prazo para seus clientes.

Existem diversas instituições financeiras, tais como securitizadoras e factorings, que fazem a antecipação de recebíveis para empresas. Ou seja, elas adiantam o recebimento de um boleto, cheque ou mesmo do cartão de crédito, em contrapartida, você deverá pagar a elas uma taxa para obter esse adiantamento.

Como funciona antecipação de recebíveis? A empresa adianta um recebimento futuro para o presente. Então se você emitiu um boleto para um cliente com prazo de pagamento de 30 dias, ao solicitar a antecipação desse recebível, você terá o dinheiro em mãos hoje e não daqui há 30 dias.

Essa é uma das formas de como captar recursos financeiros para empresas.

Como funciona antecipação de recebíveis, suas vantagens e desvantagens

Como já falado acima, no processo de como funciona antecipação de recebíveis, o empresário arcará com uma taxa ao contratar os serviços de uma securitizadora, factoring, ou outra instituição financeira que realize esse serviço. Entretanto, se a empresa está precisando arcar com seus compromissos financeiros, existem algumas vantagens dessa modalidade.

É claro que nem só de vantagens esse tipo de acordo é construído, por isso, além das vantagens separamos também algumas desvantagens da antecipação de recebíveis. Dessa forma, você como pessoa jurídica pode tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Vantagens da antecipação de recebíveis

Antes de falar das vantagens de como funciona antecipação de recebíveis é preciso fazer uma nota importante: assim como no caso das modalidades de empréstimos só faça a antecipação de recebíveis se realmente estiver precisando.

Leia mais: Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa.

A seguir listamos as principais vantagens de recorrer a uma antecipação de recebíveis:

  • Arque com as obrigações financeiras de curto prazo de seu negócio
  • Capital rápido. As antecipações acontecem muito mais rapidamente do que empréstimos que dependem de uma série de documentos e aprovações
  • Taxa de juros menores do que as praticadas pela maioria dos empréstimos. As taxas de resgate são, em média, em torno de 3 a 12% a.m. Mas, fique atento à taxa praticada pela instituição que você deseja contratar e confira se corresponde a essa média.
  • Utilize os créditos que a sua empresa já possui. Na antecipação de recebíveis sua empresa não está pegando recursos emprestados, ela está usando seus próprios recursos para necessidades urgentes.
  • Diminua o percentual de endividamento do seu negócio. Aprendendo como funciona antecipação de recebíveis suas contas ficarão em dia e sua empresa manterá um bom nome para crédito.
  • Menos impacto pela inadimplência. Quando um cliente não paga um boleto ele entra na lista de inadimplentes e você fica sem receber. Quando você adianta seus recebíveis, em muitos casos, as instituições financeiras é quem lidam com esses problemas.

As vantagens de como funciona a antecipação de créditos apresentadas acima, não estão sozinhas. É necessário que você também esteja atento às desvantagens desse processo.

Desvantagens da antecipação de recebíveis

Entender todos os lados de como funciona a antecipação de crédito é fundamental para a tomada de decisão consciente de um empreendedor.

Por mais que todas as vantagens apresentadas acima, tornem esse processo tentador, é preciso também ficar atento às suas desvantagens.

  • Pagamento de taxa para o recebimento antecipado. É claro que essa seria a principal desvantagem. Se você tem a receber R$ 1.000 e a taxa da instituição financeira é de 7% você receberá apenas R$ 930.
  • Atenção à reorganização do fluxo do caixa. Ao fazer uma antecipação você precisa atualizar suas planilhas financeiras, garantindo que elas não estejam mostrando números de recebimento que não são reais.
  • Prejuízo no planejamento financeiro da empresa. Se você não souber utilizar a antecipação somente quando realmente precisar poderá prejudicar e muito o fluxo e planejamento financeiro da empresa.
  • Cuidado com as taxas. No caso das antecipações, as taxas devem ser menor do que a taxa das outras linhas de crédito. Se não for esse o caso, opte sempre pela opção mais barata de crédito.
  • Entenda o desconto real da antecipação. Algumas taxas extras, além do juros podem incidir sobre sua antecipação, então fique atento no custo global.

Leia também: O que é CET: o custo efetivo total em linhas de crédito

Para evitar que você se arrependa de ter antecipado seus recebíveis, é preciso que você fique atento a alguns pontos importantes. Por isso separamos algumas dicas para que sua empresa use sabiamente esse dinheiro.

6 tópicos para ficar de olho ao antecipar recebíveis

Se você realmente optar por realizar a antecipação de recebíveis, fique atento a algumas dicas que separamos para te ajudar a manter a saúde financeira da sua empresa.

  • Fique atento às taxas de juros cobradas pelas instituições que fazem a antecipação de recebíveis.
  • Organize um planejamento financeiro que contemple as antecipações, entendendo quais custos serão quitados com esse dinheiro.
  • Atualize o planejamento financeiro, retirando os títulos adiantados para entender o que você ainda tem a receber.
  • Faça uma projeção futura para garantir que os títulos que estão sendo antecipados não farão falta para outros pagamentos. Não adianta resolver um problema e criar outro.
  • Cuidado para que a antecipação de recebíveis são seja usada com muita frequência. Caso isso esteja acontecendo procure uma linha de crédito mais condizente com sua realidade.
  • Entenda o papel da instituição financeira. Algumas também assumem os riscos pela eventual falta de pagamento dos clientes finais. É importante saber como funciona essa relação, pois em casos nos quais as instituições não assumem o risco da inadimplência, o pagamento pode se tornar responsabilidade da sua empresa.

Esperamos que este guia tenha te ajudado a entender como funciona antecipação de recebíveis e a analisar se a sua empresa pode aproveitar essa facilidade.

A antecipação de recebíveis é comumente utilizada para pagamento de obrigações financeiras imediatas, como fornecedores, salários, contas fixas e cartões de crédito, por isso a antecipação é muito usada para empresas que aprenderam a como calcular necessidade de capital de giro e sentiram que precisam de um aporte nesse setor.

Outra solução para injetar investimento em seu capital de giro é a busca por linhas de crédito específicas para essa finalidade. Te convidamos então para conhecer a GYRA+.

A GYRA+ é uma plataforma que tem como propósito a democratização de crédito para pequenas e médias empresas online através do uso da tecnologia e compartilhamento das informações. Você pode solicitar um empréstimo para seu capital de giro e recebe-lo em até 72 horas após nossa análise.

Você só precisa seguir 3 passos simples para ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail
  • Com acesso seguro e contínuo às suas contas, conseguimos avaliar a sua atividade em uma fração do tempo dos bancos tradicionais e prover o empréstimo do tamanho ideal e no momento certo.
  • Análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta

Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.