Como divulgar minha loja virtual no Instagram: Confira 5 Dicas essenciais!

Marketing 14 de Out de 2020

As redes sociais hoje são a principal ponte entre pessoas e marcas. Uma interação que há poucos anos exigia que você enviasse uma carta ou um fax, hoje pode ser realizada através de aplicativos com poucos toques. Neste artigo, você vai aprender como usar uma delas para alcançar novos clientes. Afinal, como divulgar minha loja virtual no Instagram?

Com um público que alcança mais de 1 bilhão de usuários sendo mais de 50 milhões de contas brasileiras, o Instagram é uma das redes sociais que devem estar em um plano de marketing para e-commerce.

Esses números por si só já mostram a importância e a necessidade de estar nessa rede social, no entanto algo torna o Instagram ainda mais interessante como ferramenta de venda: o engajamento!

O Instagram superou o Facebook em relação a engajamento de usuários, sendo a rede com mais engajamento. Além disso, a mesma pesquisa apontou que 90% desses um bilhão de usuários segue ao menos um perfil comercial, de acordo com o próprio Instagram. Isso quer dizer que os usuários estão dispostos a interagir com contas comerciais.

Percebeu como é imprescindível estar nessa rede não é mesmo?

Então, vamos para as cinco dicas essenciais para que você tire suas dúvidas sobre como divulgar minha loja virtual no Instagram.

Como divulgar minha loja virtual no Instagram?

Quer que a sua loja virtual faça sucesso? Então confira cinco dicas de como divulgar sua loja virtual no Instagram:

  1. Crie seu perfil profissional e se posicione enquanto marca
  2. Utilize hashtags e busque inspirações e parcerias através delas
  3. Qualidade da imagem é tudo
  4. Consistência, planejamento e relacionamento
  5. Conheça seu cliente e faça anúncios

1. Crie seu perfil profissional e se posicione enquanto marca

O primeiro passo que você que está se perguntando sobre como divulgar minha loja virtual no Instagram é ter uma conta profissional no aplicativo.

É bem simples de criar, ao baixar o app ele te dará um passo a passo e é só você ir preenchendo os dados.

É muito importante que você tenha consciência que para utilizar o Instagram a favor da sua loja virtual você vai precisar ter página da sua empresa no Facebook para vincular à sua conta no Instagram, isso vai trazer algumas vantagens como a possibilidade de anunciar no Instagram.

O processo é bem simples, ao criar sua conta no Instagram vai aparecer a opção de vincular conta, é só escolher a sua página e pronto.

Após colocar o nome da sua empresa você irá escolher a opção de conta comercial isso irá te trazer algumas funcionalidades interessantes como estatísticas das postagens e opção de patrocínio.

Preencha seu perfil e coloque na bio seu site ou o link para o Whatsapp da empresa, assim que entrar no seu perfil terá esse clique para saber mais sobre você fora da sua página, lembrando que é ali a única forma de clique sem patrocínio que o Instagram permite, exceto nos stories.

Para não ter dúvidas ao criar uma página comercial, assista ao vídeo abaixo.

Depois é importante você definir o posicionamento da sua marca, sua página representa quase que uma pessoa mesmo, ao se relacionar com seus cliente no Instagram é importante saber como você vai se portar:

  • se vai ser mais sério ou descontraído,
  • com linguagem informal ou formal,
  • qual tipo de conteúdo vai escrever e mais.

Tudo isso é importante ser pensado antes de sair postando.

2. Utilize as hashtags e busque inspirações e parcerias através delas

As hashtags são como etiqueta que você cola numa publicação para que as pessoas saibam do que ela fala.

Elas geram um engajamento interessante uma vez que as pessoas buscam por uma hashtag que você usou, podem encontrar sua empresa. Isso torna mais fácil um cliente em potencial achar você no meio de tantas contas no Instagram.

Você que se pergunta como divulgar minha loja virtual no Instagram as hashtags podem ser uma aliada poderosa.

Além de facilitar que uma pessoa chegue ao seu perfil pelos interesses em comum, você pode usá-las para fazer pesquisas e buscar inspirações sobre quem está no seu ramo ou é referência, além de criar a sua própria hashtag.

Além disso, você também pode usá-las para encontrar parceiros em potencial ou influenciadores para ampliar o alcance da sua marca.

Uma loja de material esportivo, por exemplo, pode buscar influenciadores para fazer parcerias e divulgar seus produtos ou mesmo encontrar estamparias para fazer trabalhos em conjunto, um ajudando o outro e ambos ampliando seu alcance e número de seguidores.

Um dica é buscar por influenciadores que se comuniquem com o público que você deseja alcançar. Se você não tem muito capital para investir, aposte em influenciadores menores ou de nicho. Você não precisa ir de cara em um influenciador com milhões de seguidores.

Fonte: Instagram @camilacoutinho

3. Qualidade de imagem é tudo

O Instagram é acima de tudo uma rede social de imagem, ele foi criado com esse intuito de compartilhamento fácil e remoto de fotos e vídeos. Por isso a qualidade das imagens é algo fundamental para se atentar.

Hoje em dia muitos modelos e marcas de celulares possuem câmeras que proporcionam uma qualidade muito boa de imagem, então fique atento para a resolução que sua máquina ou celular oferece. Nem precisa falar para nunca postar nenhuma foto printada de outro lugar né?

Outro fator importante para você que se questiona sobre como divulgar minha loja virtual no Instagram é a quantidade de texto na imagem.

Como foi dito anteriormente, o Instagram sempre preza por imagens e quanto mais texto você incluir na imagem menor será o alcance delas, por isso, guarde a maior parte do texto para o corpo da postagem.

Para criar as postagens e controlar isso você pode contratar um profissional da área ou para começar pode utilizar ferramentas mais simples como Canva.

4. Consistência, planejamento e relacionamento

Outro fator importante para você que busca colocar sua empresa no Instagram é a consistência e o planejamento.

Depois de definir qual a será o posicionamento da sua empresa é importante você pensar qual será a periodicidade das postagens e planejar tudo com antecedência.

Planejar quais assuntos você vai abordar na sua página é imprescindível. Essa organização facilitará para você identificar quais assuntos a sua audiência gosta mais e quais é melhor evitar.

O Instagram já possui hoje uma forma de programar postagens, utilize essa ferramenta ao seu favor.

É muito importante que você tenha uma frequência, mesmo que pequena. Se você posta uma vez por semana, então não deixe a semana passar sem publicações.

Se sentir que dá pra fazer mais faça, mas sem ficar repetitivo e massante e sempre com propósito, lembre-se de que ninguém gosta de parecer que está forçando a barra.

O relacionamento também é muito importante, responder os clientes que mandam mensagens inbox, interagir com quem comenta suas postagens é muito bem visto pelo Instagram (que vai aumentar a sua visibilidade) e pelos usuários que se sentirão muito mais especiais.

5. Conheça seu cliente e faça anúncios

Por último, se você se pergunta como divulgar minha loja virtual no Instagram é muito importante você mapear seu cliente e fazer anúncios em cima dos gostos e interesses desses ditos “ideais”.

Primeiro você cria sua persona, que nada mais é do que uma junção de características como:

  • idade,
  • gênero,
  • interesses,
  • localização e etc.

Tudo isso vai servir como guia das suas postagens, toda publicação tem que ser voltada a persona.

Sempre que você for planejar o que postar você tem que se perguntar se essa publicação vai de encontro com os dados do seu cliente ideal e conferir as estatísticas de conversão de assuntos como esse que você pensa em publicar.

Depois de definir isso, é chegada a hora de anunciar no Instagram. É claro que todo mundo quer ter o maior alcance sem pagar e é por isso que todas essas dicas anteriores são muito importantes para isso, mas no geral o Instagram mostra para cerca de 5% dos seus seguidores as publicações não patrocinadas, por isso é necessário esse investimento.

Esse é um processo um pouco mais complexo, então sugerimos que você busque um especialista da área ou estude um pouco mais sobre o tema antes de impulsionar suas publicações.

No vídeo abaixo você aprende passo a passo de como criar um anúncio no Instagram. Confira!

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Erico Cheung

Diretor de Marketing da GYRA+, é responsável pelas estratégias de construção de marca, aquisição e conversão de clientes, conteúdo, CRM e analytics.