Como conseguir um empréstimo alto e manter um bom score de crédito?

Empréstimos 16 de Dez de 2022

É comum que a falta de planejamento das finanças da empresa gere momentos de aperto. E se você não honrar os seus compromissos financeiros e ficar com uma reputação de mau pagador, amargará um score baixo no Serasa.

Assim, não haverá como conseguir um empréstimo alto para investir no desenvolvimento do seu modelo de negócio, pois quase nenhuma instituição financeira vai aceitar conceder crédito para quem tem um baixo score para empréstimo pessoal.

Ficar com o nome sujo junto aos órgãos de crédito pode ser um dos motivos para que o seu score fique abaixo do que é considerado “confiável”.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar como funciona a pontuação perante os serviços de proteção ao crédito e quais fatores são levados em consideração na hora de definir o score.

Continue a leitura para descobrir também como conseguir um empréstimo alto a partir de um bom score.

O que é e como é gerado o score para empréstimo?

O seu score são os pontos que todas as instituições de crédito utilizam para liberar um valor emprestado para você. Ele é como se fosse a sua avaliação como consumidor e retrata muito bem se você é um bom pagante ou não.

Um exemplo de atraso que pode colocar o seu nome no SPC é com relação ao cartão de crédito. Caso você atrase as faturas com frequência, seu score tende a ficar mais baixo. Antes de saber como manter o score alto, vamos entender como ele é gerado.

A nota pode variar de 0 a 1000 pontos que demonstram sua reputação financeira em categorias:

  • 0 a 200 – Risco Muito Alto de Inadimplência;
  • 201 a 400 – Risco Alto Inadimplência;
  • 401 a 700 – Risco Médio de Inadimplência;
  • 701 a 900 – Risco Baixo de Inadimplência;
  • 901 a 1000 – Risco Muito Baixo de Inadimplência.

Quais históricos são utilizados para gerar a pontuação?

Para definir a pontuação do seu score para empréstimo, leva-se em consideração alguns fatores importantes. São eles:

Contas atrasadas e pagas

Se você não costuma atrasar as suas contas e as paga sempre em dia, sua pontuação tende a ser maior.

Se está ou esteve com o nome sujo

Quando o seu nome está (ou já esteve) na lista dos órgãos de proteção ao crédito, menor será o seu score para empréstimo.

Pedidos de crédito (financiamentos, empréstimo, cartão etc)

Se você tiver muitas solicitações de crédito ou financiamento, a sua pontuação pode abaixar. Isso porque os órgãos de proteção ao crédito podem entender que, com uma pontuação alta, você solicite novos empréstimos e contraia mais dívidas que não conseguirá honrar.

Relação geral com as instituições financeiras

Se você possui um bom relacionamento com bancos e outras instituições financeiras, sua pontuação aumenta. Na prática, isso significa não dever no cheque especial, pagar as faturas do cartão de crédito em dia, honrar eventuais financiamentos, etc.

Todos esses dados são repassados aos órgãos por lojas e outros locais que você compra ou pede crédito. Por isso, manter a relação com quem você está devendo é essencial.

Como ver meu score Serasa?

Como está o meu Score? Como faço para ver minha pontuação no Serasa?

Para responder essas dúvidas frequentes, elaboramos um passo a passo bem simples.

  • Passo 1 - Acesse o site do Serasa Score
  • Passo 2 - Faça o seu cadastro (se ainda não tiver)
  • Passo 3 - Entre na plataforma e o seu score estará disponível na tela

Como conseguir um empréstimo alto? 5 dicas para melhorar seu score

Como você bem sabe, não há como conseguir um empréstimo alto se o seu score estiver baixo.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora 5 dicas para que você melhore a sua pontuação e tenha acesso a linhas de crédito menos modestas para investir no seu negócio.

1. Pague as contas em dia

Esta é uma das dicas primordiais pois ela quer dizer muito sobre o seu comportamento como pagante! Sendo assim, evite atrasar as suas contas, por mais que ela seja de um valor pequeno ou instituição que não seja de necessidade essencial, como contas de luz e água.

Ao atrasar o pagamento, seu histórico fica sujo, o que acaba dificultando você conseguir crédito em qualquer instituição.

2. Tenha contas em seu nome

Se você não está negativado e mesmo assim não consegue ser aprovado para tomar um crédito, é possível que isso aconteça por você não ter contas em seu nome, ou seja, você não é um consumidor reconhecido. Isso acarreta até mesmo para que o seu próprio score não seja gerado por falta de informações. Algumas contas simples como água, internet, telefone ou luz podem ajudar, se as contas forem pagas em dia.

3. Atualize seus dados

Para conseguir deixar seu score para empréstimo alto, é importante manter todos os seus dados atualizados nos bancos e instituições de empréstimo, ou órgãos de proteção ao crédito. Caso não tenha cadastro nesses sites, é possível se inscrever gratuitamente e atualizar as informações.

4. Negocie suas dívidas

Se você tem dívidas, não deixe com que elas virem uma bola de neve. Para solicitar um novo crédito, o mais recomendado é que você esteja com as suas dívidas em dia. Portanto, vá atrás de soluções para encontrar uma forma de encaixar este pagamento no seu orçamento. Isso pode resultar em uma redução das taxa de juros.

O fato de você mostrar que deseja honrar com a sua dívida para manter um bom relacionamento com a instituição, demonstra que é um bom pagador e pode acarretar até alguns pontinhos no seu score.

Outra informação que vale ressaltar é que, no momento em que sua dívida é negociada e paga já na primeira parcela, você é retirado da lista de nomes do Serasa e você volta a ficar com o nome limpo.

5. Frequência de pedidos de crédito

O famoso “atirar para todos os lados” também pode ser bem prejudicial na hora de manter o seu score alto. Pedir vários cartões de crédito, aumento de limite e empréstimo online ao mesmo tempo, pode não passar uma boa impressão para as instituições financeiras.

Os sistemas acabam entendendo que quem está fazendo isso é uma pessoa má intencionada, usando seu CPF para conseguir crédito em vários locais. Como forma de defesa, seu score é baixado para que os bancos não liberem os valores.

E então, o que você achou das nossas dicas de como conseguir um empréstimo alto com um bom score?

Com essas recomendações, você será capaz de aumentar o seu score, mas isso não acontecerá de um dia para o outro. Por conta do processo e até por segurança, sua pontuação demora um tempo até voltar a subir. O importante é começar!

Texto escrito por Lendico, uma fintech de empréstimo pessoal que busca oferecer soluções adequadas para quem busca um empréstimo com taxas de juros mais justas.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.