Como automatizar dropshipping? 4 áreas que podem ganhar com a automação e te ajudar a vender mais
Como automatizar dropshipping? Por que essa deveria ser uma preocupação da sua empresa? A automação funciona para que tipo - e tamanho - de negócio?
Quando falamos sobre automação, ainda é comum que empreendedores pensem que esse é um tipo de tecnologia só pode ser absorvida por grandes empresas, com amplo capital. “Afinal, tecnologia custa muito dinheiro”, mas isso não é mais verdade!
Graças a transformação tecnológica nós podemos dizer que a tecnologia é cada vez mais útil e acessível a pequenas empresas. Até mesmo em empresas com uma única pessoa.
Por isso, esteja você começando um negócio de dropshipping ou já faturando alto nesse mercado, investir no dropshipping automatizado pode ser a sua tábua de salvação para realizar todas as atividades que esse tipo de negócio demanda.
A importância do dropshipping automatizado
Pense comigo, uma grande empresa tem capital suficiente para investir na contratação de dezenas de funcionários para executar centenas de tarefas. Uma empresa pequena, geralmente, não tem esse capital.
Por essa lógica, a automação de uma loja online dropshipping é ainda mais necessária para empresas que não possuem uma mão de obra capaz de absorver todas as tarefas do dia a dia de um negócio.
Ok, o dropshipping não se preocupa com o estoque ou envio de mercadorias, mas precisa se preocupar com:
- a seleção de produtos junto aos fornecedores,
- cadastro dos esses produtos nas loja,
- atualização de preços,
- envio dos pedidos ao fornecedor,
- envio de e-mail marketing segmentado e personalizado,
- atendimento ao cliente,
- conversão de carrinhos abandonados,
- conversão de boletos não pagos,
- compartilhamento de rastreamento de pedido,
- criação de campanhas de marketing eficientes, que atinjam o público certo,
- remarketing,
- redes sociais e mais.
Toda empresa gasta muito tempo executando atividades repetitivas e tediosas, que ocupam tempo dos profissionais envolvidos, tirando deles um valioso tempo que poderia ser investido em atividades estratégicas, como avaliação de resultados de marketing e vendas, otimização de processos, atendimento eficiente e mais.
No dropshipping esse tipo de situação não é diferente: empreendedores gastam grande parte do dia com atividades monótonas, enquanto áreas estratégicas da empresa ficam em segundo plano porque, afinal, é preciso que as tarefas enfadonhas sejam executadas.
O dropshipping automatizado é a saída para esse ciclo vicioso que acaba fazendo com que a sua empresa alcance menos resultados.
Afinal, você já deve ter sentido, que muitas tarefas importantes para sua estratégia não são realizadas da forma que deveriam, porque o dia tem apenas 24 horas.
Como automatizar dropshipping?
Dropshipping automatizado é o processo de transformar tarefas manuais em tarefas que são realizadas automaticamente, por meio do uso das tecnologias corretas.
Logo, a resposta para como automatizar dropshipping está relacionada a sua capacidade de escolher as ferramentas certas para a automação. Confira algumas, a seguir.
1. Minerar e adicionar produtos na sua loja dropshipping
Essa é uma das etapas que podem fazer você perder muito tempo se não usar a automação a seu favor. Por meio de sistemas para minerar produtos você pode migrar itens das páginas dos fornecedores para dentro da sua loja, trazendo junto fotos, descrições e outras informações. Tudo isso com um clique.
Com ferramentas como Oberlos, Dseres e TopDser é possível minerar produtos dentro do Aliexpress e trazê-los para sua loja por meio de uma extensão gratuita para Google Chrome.
No vídeo abaixo você tem acesso a mais informações sobre essas ferramentas e como usá-las para automatizar sua loja dropshipping.
2. Processando pedidos com um clique
Os mesmos aplicativos que apresentamos acima podem ser usados para processar pedidos feitos dentro da sua loja, encaminhando-os para seus fornecedores para que possam dar andamento à separação e envio do produto.
Mais uma vez, tudo é feito em poucos cliques e algumas funcionalidades permitem que você envie os pedidos em massa, para seus fornecedores.
Se você faz isso manualmente, pode imaginar o tempo que vai economizar ao realizar todo o processo de escolha dos produtos, cadastro e pedidos, com os cliques.
3. Pixel para Facebook Ads e Google Ads
Anúncios em canais como Facebook Ads e Google Ads estão entre as principais estratégias de marketing digital para e-commerce. Entretanto, existe um caminho que vai contribuir para a criação de anúncios com altas taxas de conversão e cliques: anúncios de remarketing.
Sabe aqueles anúncios que ficam te acompanhando quando você faz uma pesquisa sobre um produto ou entra em uma loja?
Esse é um exemplo de anúncios de remarketing, que podem ser “rodados” e apresentados aos clientes certos, de forma automática por meio da instalação de pixels do Facebook e Google Ads.
O pixel é um tipo de código que vai te ajudar a melhorar seus esforços de marketing, por meio de anúncios de redirecionamento automático.
Leia também: Como divulgar minha loja virtual no Facebook e outros canais online
4. Automação de recuperação de carrinhos e boletos
Talvez você já tenha ouvido falar - ou sentido na pele - que as taxas de carrinhos abandonados e desistência de boletos é bastante alta.
Automatizar a comunicação que visa mudar esses cenários é uma das formas mais eficientes de ampliar as taxas de conversão da sua empresa.
Segundo pesquisas, e-mails de carrinhos abandonados exibem uma taxa média de abertura de 45%. Um número bastante significativo que mostra que grande parte das pessoas que abandonam seus carrinhos ainda tem interesse em concluir a compra.
Já pensou como pode ser útil automatizar o envio desses e-mails? Por meio da ferramenta ai aplicativo certo é possível programar para que um e-mail seja disparado 12 horas depois que um cliente abandonar um carrinho, por exemplo.
O mesmo pode ser feito com o intuito de recuperar boletos que não foram pagos. Uma média de 30% ou 40% das vendas feitas por boletos não são concluídas, o que impacta diretamente o orçamento das lojas virtuais.
Mudar essa realidade pode ser mais fácil com o uso de aplicativos para recuperar boletos, que automatizam o envio de e-mails e SMS.
Essas são algumas das soluções que podem contribuir para a otimização das atividades da sua loja online.
Aprender como automatizar dropshipping vai te ajudar a ganhar mais tempo e mais dinheiro, garantindo a execução de tarefas importantes, mas repetitivas, que podem ser mais facilmente realizadas por meio da automação.
Para realizar investimentos em diversas áreas da sua empresa, indicamos que conheça a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios.
Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
- a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.
Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.