Como aumentar as vendas no e-commerce: 9 táticas de conversão

E-commerce 16 de Nov de 2018

O objetivo das ações de marketing para e-commerce é usar táticas promocionais para direcionar tráfego para sua loja online, convertendo esse tráfego em clientes e mantendo esses clientes fiéis após a compra. Entretanto, uma pergunta comum é, como aumentar as vendas no e-commerce?

Uma estratégia para e-commerce é composta de táticas de marketing dentro e fora do seu site.

As ações de como aumentar as vendas no e-commerce tem o objetivo de:

  • Criar reconhecimento da marca
  • Estimular a fidelidade do cliente
  • Aumentar as vendas

Você pode usar o marketing para promover sua loja online como um todo ou gerar mais vendas para produtos específicos. Abaixo está uma visão geral de algumas ideias práticas para você experimentar.

Como aumentar as vendas no e-commerce: 9 ideias de marketing para comércio eletrônico

1. Ofereça upsell de seus produtos

A maioria de nós já acessou uma loja virtual e recebeu a seguinte mensagem, “Você gostaria de ampliar o seu pedido?”. Esse é um exemplo de upselling. Uma abordagem que tem o objetivo de vender um produto um pouco mais premium do que o que o cliente estava considerando originalmente.

Para muitas empresas, o upselling pode ser mais eficaz do que adquirir um novo cliente. Às vezes, seus clientes não sabem que um produto premium está disponível ou podem simplesmente precisar de mais evidências para entender como um upgrade é mais adequado às suas necessidades.

Há 3 considerações principais ao usar o upselling para aumentar as vendas:

  • Certifique-se de que seus upsells estão relacionados ao produto original
  • Seja sensível à faixa de preço que seus clientes já demonstraram interesse
  • Seu produto precisa atender às necessidades originais do cliente

Qualquer pessoa que já tenha comprado um computador pela internet já passou por isso. Depois de selecionar um modelo específico, as empresas geralmente destacam as atualizações do modelo ou os acessórios adicionais (crosselling) a serem considerados.

2. Experimente o Instagram

O segundo passo para você aprender a como aumentar as vendas no e-commerce é utilizando o marketing no Instagram.

Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram é um dos aplicativos sociais de mais rápido crescimento, conectando consumidores, influenciadores e marcas.

Se você tirar fotos atraentes, usar hashtags estrategicamente e postar nos horários certos, estará no caminho certo para criar um grande número de seguidores no Instagram.

A chave para ampliar sua presença no Instagram de maneira orgânica é o envolvimento com seus seguidores.

A seguir separamos algumas maneiras para você se envolver com seu público na rede social:

  • Você pode tentar realizar promoções incentivando seus seguidores a divulgarem sua marca para seus amigos
  • Pode mostrar os bastidores de produção de seus produtos
  • Criar campanhas no Instagram Ads
  • Utilizar o stories para levar seus usuários diretamente para seu e-commerce

3. Reduza os carrinhos abandonados

Verdade cruel: você está perdendo dinheiro toda vez que um visitante abandona o carrinho sem comprar.

Este fenômeno é bem comum. Os visitantes adicionam itens a seus carrinhos, mas os abandonam durante o processo de pagamento. Segundo o Baymard Institute, 69,23% dos carrinhos de compras são abandonados.

Utilizar ferramentas de automação de marketing é especialmente valioso em casos como este. Isso porque os usuários que abandonam os carrinhos poderiam receber automaticamente um desconto ou frete grátis, por exemplo, com o objetivo de fazê-los finalizar as compras.

Resumindo, crie um e-mail que incentive seus visitantes a voltarem para seus carrinhos, lembrando-lhes o que eles consideraram comprar e por quê.

4. Capture mais assinantes de email

O e-mail marketing é um dos canais mais eficazes à sua disposição para fazer vendas e gerar clientes fiéis.

Cerca de 17% dos gastos com marketing digital acontecem no e-mail. Em contrapartida a estratégia contribui com 24% da receita, de acordo com um estudo de 2015 da Forrester Research.

Há muitos tweets e postagens no Facebook para nós acompanharmos, mas o e-mail é uma interação mais íntima. Além disso, o e-mail oferece espaço para você dizer coisas que não cabem em uma postagem de mídia social.

Para começar sua estratégia de e-mail marketing, promova ativamente seu boletim informativo, blog e outros esforços para converter visitantes em leads.

Se você se interessou pelo assunto sugerimos a leitura do artigo: 9 técnicas realmente eficientes para aumentar a conversão de leads.

5. Melhore suas campanhas de e-mail marketing

A quinta dica de como aumentar as vendas no e-commerce está intimamente relacionada a anterior, afinal, não é suficiente simplesmente capturar vários endereços de e-mail e aumentar sua base de leads. Você precisa enviar e-mails regulares e relevantes para seus contatos, criando uma campanha de e-mail marketing realmente será eficaz.

Há muitas ocasiões que são perfeitas para enviar e-mails que seus assinantes vão realmente apreciar:

  • Envie um e-mail de boas-vindas assim que o cliente fizer uma compra.
  • Forneça códigos promocionais exclusivos e brindes.
  • Envie regularmente boletins informativos para alertar os assinantes sobre novas ofertas de descontos, dicas de produtos e, quando apropriado, notícias da empresa.
  • Compartilhe conteúdo relevante para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seus itens comprados recentemente.

6. Inicie um programa de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma resposta para como aumentar as vendas no e-commerce.

Toda loja de comércio eletrônico deve considerar os blogs regularmente para se conectar com os clientes e se classificar melhor nos mecanismos de busca como o Google.

Não se esqueça, existem outras maneiras de aproveitar o marketing de conteúdo do que simplesmente desenvolver posts para blogs. A seguir uma lista de possibilidade oferecidas pelo marketing de conteúdo:

  • Inicie um podcast para destacar sua experiência ou construir uma comunidade mais forte
  • Invista em propor guest posts em outros sites e blogs para criar consciência e gerar backlinks, que também ajudam com SEO
  • Crie um conteúdo longo e desenvolva ebooks e guias para ajudar os clientes a usar seus produtos de maneira mais eficaz

7. Otimize suas páginas de produtos

A otimização da taxa de conversão, o CRO, é a prática de otimizar seu site para conversões e aumentar suas vendas.

Praticar ações que auxiliam na otimização da taxa de conversão ajuda você a identificar áreas problemáticas em seu site.

  • Onde você está perdendo vendas?
  • Quem acessa seu site mas não está comprando e porque não está comprando?
  • O que você pode fazer para capturar essas oportunidades perdidas?

Esse processo é feito por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, para que você tenha uma visão holística e imparcial de como o seu site é orientado à conversão.

Leia também: Como aumentar a taxa de conversão de um site? 4 formas de estudo e mais 10 hacks práticos

Depois de conduzir sua pesquisa para identificar desafios e oportunidades, você pode desenvolver hipóteses e testes a/b para ver quais abordagens geram mais vendas.

8. Otimizar para mobile

Até 2021, mais da metade de todas as compras online devem acontecer em dispositivos móveis, de acordo com a Statista. Por isso se você quer aprender como aumentar as vendas no e-commerce, esse ponto é indispensável.

Atenção: Otimizar sua loja para dispositivos móveis significa mais do que ter um design responsivo.

Pense no processo de compra de um usuário e desenvolva funcionalidades que o ajude a comprar em sua plataforma mobile.

  • Talvez você tenha um botão “adicionar ao carrinho” maior em todas as páginas de produtos para dispositivos móveis, facilitando a inclusão do produto no carrinho.
  • Você também pode apresentar suas imagens em um formato diferente, tornando mais rápido para os visitantes carregarem fotos do produto

9. Recompense seus clientes fiéis

Concentrar-se na retenção de clientes é uma maneira econômica de aumentar as vendas online. Os clientes fiéis são responsáveis por uma média de 22% da receita de um varejista. Eles também gastam 15% a mais ao longo de um ano do que novos clientes. Então, é importante que você crie uma estratégia para fidelizar clientes.

Uma forma de recompensar clientes fiéis é por meio de um programa de fidelidade. Há muitas maneiras pelas quais seus clientes e você podem se beneficiar de um programa de fidelidade.

Eles dão aos clientes incentivo extra para fazer uma compra e mantêm a sua marca mais lembrada por meio de lembretes automáticos.

Você escolhe como recompensar os clientes, com que frequência e para quais ações.

Este post foi escrito pela Supersonic. Somos uma empresa focada em Otimização de Conversão (CRO) que ajuda empresas a melhorarem seus sites para transformar visitantes em clientes.

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