Qual é o CNAE para dropshipping e como regularizar sua loja?

3 de Dez de 2021

Uma das principais dúvidas de empreendedores que estão pensando em iniciar um negócio é como se regularizar. Dentro do processo de adquirir um CNPJ, uma necessidade se faz presente: encontrar um CNAE para dropshipping.

O CNAE é um código de 7 dígitos que identifica qual é a atividade econômica exercida por um negócio. Definir o CNAE é o primeiro passo para conseguir o CNPJ para sua empresa, seja ela física ou online, no modelo tradicional ou dropshipping.

Vale lembrar que uma única empresa pode ter mais de um CNAE, estabelecendo uma atividade primária e outras atividades secundárias.

Qual o CNAE para dropshipping?

O CNAE para dropshipping ideal é 7490-1/04, que trata de negócios com “atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.

Se você está começando agora a aprender sobre o que é e como regularizar o dropshipping, é importante que entenda que dropshipping é um modelo de logística de e-commerce em que os donos das lojas online fazem a intermediação entre compradores e fornecedores, por isso, o CNAE que melhor se enquadra neste modelo é o que aborda, justamente esse tipo de atividade.

Muitas pessoas usam como CNAE para dropshipping o código 7319-0/02, entretanto, esse código é relacionado a atividades de promoção de vendas, que são as que ocorrem em um PDV (ponto de venda). Pontos de venda são físicos e não online. Por isso, o CNAE 7319-0/02 não é indicado para dropshipping.

Como regularizar dropshipping?

Para regularizar seu negócio, não basta definir o CNAE para dropshipping. A atenção a outros elementos é fundamental. O dropshipping ainda é um modelo de vendas que não possui regulamentação própria. Isso quer dizer que deverá seguir as regras que já existem sobre o comércio eletrônico.

O primeiro passo para garantir essa regulamentação é que você tenha um CNPJ para começar a emitir notas fiscais, arcar com impostos devidos e se manter de acordo com as leis do comércio.

Para conseguir um CNPJ você vai precisar procurar um contador que fará todo o processo de registro da sua empresa junto aos órgãos competentes.

Vale lembrar que empresas que trabalham com dropshipping não podem ser MEI (MicroEmpreendedor Individual).

Atualmente, esse é o tipo de empresa que oferece menos custos, sendo necessário apenas o pagamento de uma taxa fixa mensal que gira em torno de R$55 a R$60.

Leia também: MEI para e-commerce: qual categoria devo me enquadrar?

Não podendo optar pelo MEI, outros tipos de empresas que mais se assemelham às demandas do dropshipping são:

Lembre-se que o porte da empresa, como MEI, ME e EPP, não é sinônimo de regime tributário.

O regime tributário do e-commerce estabelece o percentual e os tipos de impostos que a sua loja irá pagar, sendo o Simples Nacional, a opção mais eficiente, pelo menos para empresas que estão começando a vender.

Por ser um negócio caracterizado como prestação de serviços, a tributação do dropshipping começará com 6% sobre o lucro da sua operação.

Com o passar do tempo, um planejamento tributário pode indicar que a mudança para Lucro Presumido é uma boa opção para a empresa.

CNAE para vendas online com produtos trazidos do exterior

Uma das práticas mais usadas por empresas de dropshipping é o modelo de dropshipping internacional, quando você anuncia um produto de um fornecedor que está fora do Brasil, como é o caso de fornecedores da China que você encontra em canais como o Aliexpress, por exemplo.

Nesses casos, sua empresa continua com CNAE de intermediador de negócios, entretanto, o que muda, é que as regras de importação também precisam estar sobre o seu radar. Em suma, sua posição será de intermediador de negócios de importação.

Dentro dessa atividade é possível optar pelo modelo de importação por conta de terceiro, que ocorre quando uma empresa intermedia o comércio entre o fornecedor e o cliente, mas o negócio é "concluído" com o recurso do consumidor, e não com o da empresa intermediária.

Entendido o que é CNAE para dropshipping e como regularizar seu negócio, é hora de receber algumas dicas extras, mas que vão fazer muita diferença para quem deseja ter um negócio em crescimento, e dentro da lei. Confira no vídeo abaixo algumas informações importantes para dar continuidade ao seu negócio. Aproveite também para acessar o artigo, Dropshipping do zero: 6 passos para abrir seus e-commerce”.

Como você já deve ter visto em suas pesquisas, existem vantagens e desvantagens no dropshipping, assim como em outros modelos de vendas, como o próprio e-commerce tradicional.

Entretanto, iniciar um negócio online é uma boa ideia, afinal, estamos falando de um mercado que não para de crescer e vem conquistando ainda mais a confiança dos consumidores.

Por isso, seja por uma loja virtual comum, por marketplace ou dropshipping, investir no comércio eletrônico pode representar uma grande oportunidade.

Entretanto, vale lembrar que se você está em busca de começar um dropshipping porque tem um capital de giro curto para comprar produtos, uma loja virtual demanda investimentos além da compra de mercadorias para venda e revenda.

É preciso investir, principalmente, em marketing, em boas opções de atendimento e na criação e manutenção da loja e mais.

Para isso, você pode contar com a GYRA+. Oferecemos planos de empréstimo ideais para o seu negócio digital. Aqui você consegue o aporte financeiro necessário para alavancar seu negócio. Você faz a solicitação do valor desejado e recebe capital de giro em até 24 HORAS, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado.

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Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan