Catálogo do WhatsApp: como criar e divulgar seus produtos?

Gestão 28 de Jan de 2022

Já imaginou ter uma vitrine de vendas dentro do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil? É o que você pode ter utilizando o recurso Catálogo do WhatsApp.

Comodidade é a prioridade número para clientes de todos os segmentos. Então, fornecer uma opção de compra no aplicativo que ele mais usa é uma grande vantagem, não é mesmo?

O recurso está disponível apenas para os negócios que usam o WhatsApp Business. Se você não conhece essa versão do WhatsApp para empresas, leia também o artigo: ‘O que é WhatsApp Business’.

Agora, continue lendo e entenda o que é e como criar o recurso de Catálogo do WhatsApp e utilizá-lo como estratégia de vendas.

O que é o catálogo do WhatsApp?

O catálogo do WhatsApp é um recurso disponível para os usuários de contas Business. Por meio dele, é possível cadastrar produtos com fotos, nome do produto, preço, descrição, link e código do produto ou serviço.

Exemplo de Catálogo do WhatsApp | Imagem: Blog WhatsApp.

O catálogo funciona como uma vitrine virtual, facilitando a visualização e o compartilhamento dos produtos e serviços com os clientes.

Quem usa o WhatsApp para vender, tem o costume de mandar fotos (haja memória no celular!) e as informações sobre a venda separadas.

Com o catálogo do WhatsApp, a exibição dos produtos fica organizada e torna o posicionamento das empresas mais profissional.

Além disso, o engajamento dos clientes é muito melhor, pois eles conseguem visualizar, negociar e receber um link para pagamento tudo dentro do WhatsApp.

Gostou da novidade e quer saber como funciona o catálogo do WhatsApp e criar um dentro do seu perfil Business? Veja no próximo tópico.

Como criar um catálogo do WhatsApp?

Para começar a criar um catálogo do WhatsApp, primeiro, é preciso baixar o WhatsApp Business e cadastrar o telefone de contato da sua empresa.

Em seguida, siga o passo a passo para começar a criar um catálogo com seus produtos:

No sistema Android

1. Clique nos três pontinhos (⋮) no canto superior direito do app;

2. Selecione a opção Configurações > Ferramentas comerciais;

3. Clique na opção Catálogo;

4. Comece a adicionar produtos clicando em ‘Adicionar item’;

5. Preencha as informações pedidas:

- Foto (até 10 - podem ser adicionadas da galeria de imagens do seu celular ou computador);

- Nome do produto ou serviço;

- Preço;

- Descrição (tamanho, marcas, medidas, sabores);

- Link (para sua loja virtual (caso tenha) ou link de pagamento do PagSeguro, por exemplo);

- Código do produto ou serviço.

6. Depois de preencher todos os campos, clique em ‘Salvar’.

No sistema iOS (iPhone)

Para criar um catálogo do WhatsApp nos aparelhos com sistema iOS é bastante simples. Veja o passo a passo:

1. Na página inicial do WhatsApp Business clique em ‘Ajustes’ (canto inferior direito da tela);

2. Clique em ‘Ferramentas comerciais’;

3. Selecione ‘Catálogo’;

4. Adicionar produto ou serviço;

5. Cadastre seus produtos/serviços preenchendo todas as informações;

6. Salve item por item.

Dê o play no vídeo abaixo para ver o tutorial passo a passo em vídeo:

É possível ocultar um item ou vários dentro do catálogo do WhatsApp. Isso é útil quando algum produto se esgota ou quando um serviço para de ser vendido.

Dentro do catálogo, clique no item que deseja editar e, em seguida, clique Mais opções > Ocultar > OCULTAR.

Para ocultar vários itens de uma vez, clique e segure no primeiro item até criar uma seleção verde. Depois, clique nos outros itens e selecione a opção ‘Ocultar’.

Esse passo a passo é igual nos aparelhos Android e iOS, apenas com nomes diferentes no menu.

Os itens podem voltar ao catálogo do WhatsApp, seguindo os mesmos passos, mas, agora, basta clicar na opção ‘Mostrar’.

O produto ou serviço vai sair permanentemente do catálogo do WhatsApp? Então, para mantê-lo organizado, é importante apagá-lo para não ter confusão. Siga as etapas abaixo para incluir:

  1. Abra o app o seu catálogo do WhatsApp Business;
  2. Toque e segure a imagem do produto ou serviço que você deseja apagar.
  3. Depois, clique no ícone Apagar > SIM.

Para que seu catálogo de vendas fique ativo e disponível para os clientes, siga corretamente todas as diretrizes da Política Comercial do WhatsApp.

Como acessar os produtos do catálogo de vendas do WhatsApp?

Para acessar e compartilhar os produtos do seu catálogo do WhatsApp nas conversas com os clientes, basta clicar no ícone de anexo (clips) > Catálogo > escolher o produto que você quer compartilhar.

Assim, o cliente pode ver o item que deseja adquirir, além de conhecer mais o portfólio de produtos da empresa.

Dúvidas frequentes sobre o catálogo do WhatsApp Business

O pagamento acontece dentro do WhatsApp?

Não. O pagamento de qualquer item de um catálogo do WhatsApp é feito em um site externo como o PagSeguro (que tem um recurso que gera link de pagamento) ou na loja virtual da empresa, caso ela tenha um e-commerce montado.

Como é calculado o frete para envio?

Caso você não tenha uma loja virtual que calcula o frete automaticamente e venda apenas pelo catálogo do WhatsApp, pode montar previamente uma tabela de preços para as regiões do Brasil.

Assim, você evita longas conversas com embates sobre o preço. Uma dica é padronizar com os valores oferecidos pelos Correios. No WhatsApp Business não existe uma ferramenta para calcular o frete.

Precisa pagar para usar o catálogo de vendas do WhatsApp?

Não. O recurso de criação de catálogo no WhatsApp é totalmente gratuito.

A função catálogo está presente apenas no WhatsApp Business?

Sim. É preciso ter uma conta no WhatsApp Business para ter acesso ao catálogo e compartilhar seus produtos com os clientes.

Profissionalize suas vendas online

Agora que você já sabe o que é e como criar um catálogo do WhatsApp, pode dar um upgrade para profissionalizar o seu negócio e investir no aumento de suas operações.

Precisa de uma injeção de crédito para crescer? A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.