O que é capital de giro próprio? Aprenda como calcular e administrar!

Capital de Giro 23 de Dez de 2022

Administrar um negócio é coisa séria. Existem diversos fatores que um empreendedor precisa levar em conta quando decide seguir com uma empresa e uma delas é saber como administrar o capital de giro próprio da forma correta.

Basicamente, o capital de giro próprio é importante para uma empresa porque corresponde ao total que ela tem em capital sem contar sua dependência de outras empresas ou terceiros. No entanto, muitos não sabem como administrá-lo e sequer sabem como calcular esse valor, o que pode levar um negócio e ter diversos problemas financeiros.

É por isso que neste artigo você vai aprender tudo sobre o assunto: o que é capital de giro próprio, para que serve e como administrá-lo no seu negócio. Gostou? Então continue a leitura!

O que é capital de giro próprio (CGP)?

O capital de giro próprio, também conhecido pela sigla CGP, nada mais é do que o total de capital que uma empresa possui sem contar empréstimos ou investimentos de terceiros. Ele serve como uma reserva de dinheiro de fácil acesso para honrar as obrigações e manter o funcionamento da empresa.

Ou seja, o CGP aparece quando há uma diferença positiva entre O Ativo Circulante (o que pode ser convertido em dinheiro no curto prazo) e o Passivo Circulante (obrigações que são pagas no período de um ano).

Normalmente é um dinheiro que deve ser utilizado a curto prazo. E por ser inteiramente da empresa e não depender de terceiros (como acontece com os empréstimos ou investimentos) a sua aplicação em determinadas áreas pode ser realizada de modo mais fácil e rápido.

No entanto, essa facilidade e rapidez, se não for acompanhada de uma boa administração, pode atrapalhar (e muito!) o desenvolvimento da sua empresa e até mesmo comprometer o futuro dela. Por isso, aprender a administrar o seu CGP é tão importante quanto saber calculá-lo.

É importante destacar também que existem outros termos que têm o mesmo significado, como é o caso do Capital Circulante Próprio e o Capital de Giro Líquido.

O que é capital circulante próprio e capital de giro líquido?

Tanto o capital circulante próprio quanto o capital de giro líquido são sinônimos de capital de giro próprio, portanto significam o capital total de uma empresa excluindo os empréstimos ou investimentos de terceiros.

Agora que você entendeu a teoria, antes de darmos algumas dicas de como administrar o seu CGP da melhor forma possível, que tal aprender como calcular o capital de giro próprio de uma empresa?

Como calcular o capital de giro próprio?

Para calcular o capital de giro próprio (CGP) de uma empresa é necessário saber alguns outros valores correspondentes à empresa, como por exemplo:

  • Patrimônio Líquido: corresponde à riqueza de uma empresa (subtração entre bens da empresa e os seus gastos);
  • Ativo Permanente: corresponde à soma dos ativos e dos investimentos de longo prazo de uma empresa.
  • Ativo Realizável a Longo Prazo: corresponde ao ativo que se tornará líquido em um prazo maior que um ano, mas que já podem ser previstos em orçamentos e planejamentos financeiros.

Com esses três valores você consegue facilmente calcular o seu capital de giro próprio por meio de uma simples fórmula.

Qual a fórmula do capital de giro próprio?

A fórmula do capital de giro próprio para você começar a aplicar agora mesmo é:

CGP = PL-(AP+RLP)

Em que CGP corresponde ao Capital de Giro Próprio;

PL corresponde ao Patrimônio Líquido;

AP corresponde ao Ativo Permanente;

E RLP corresponde ao Ativo Realizável a Longo Prazo.

Mas não basta conhecer a fórmula e saber qual o seu CGP. Precisa também saber como administrá-lo sem perdas e gastos desnecessários!

Como administrar o capital de giro próprio?

Agora que você já entendeu o que é e como calcular o capital de giro próprio, que tal aprender como administrá-lo da melhor forma para que o seu negócio prospere?

Para administrar bem o seu CGP você vai precisar monitorar de perto tanto os fatores que ajudam a reduzir quanto os que ajudam a aumentar esse valor.

Entre os fatores que reduzem o CGP estão os prejuízos, os gastos e a distribuição de lucros. Já os fatores que aumentam o CGP são os lucros e as vendas. Por isso, um bom administrador precisa ter esses fatores supervisionados de perto para intervir quando necessário.

Mas também não basta apenas conhecer os números, é necessário também agir a favor do seu negócio. Para manter o seu capital de giro próprio positivo você deve:

Com atenção nesses pontos, você poderá controlar melhor o seu CGP e evitar que a sua empresa caia no vermelho.

Aprendeu o que é capital de giro próprio?

Em resumo, o capital de giro próprio corresponde ao capital de uma empresa quando excluídos os investimentos de terceiros e os empréstimos. É muito importante saber como administrá-lo corretamente, caso contrário você poderá enfrentar problemas muito grandes com o financeiro da sua empresa.

Além disso, com esse cálculo é possível medir a saúde financeira da sua empresa e avaliar de forma mais assertiva se ela é auto suficiente ou se é necessário buscar outros recursos para mantê-la no mercado, como é o caso dos créditos e dos investimentos externos.

É por isso que neste artigo você aprendeu o que é, como calcular e como administrar corretamente o capital de giro próprio da sua empresa!

E se precisar de uma ajuda financeira para o seu capital de giro, a Gyra+ é o que faltava para o seu negócio decolar! Isso porque ela facilita o recebimento de crédito, tornando o processo rápido, seguro e digital.

Com mais de R$ 5 bilhões em solicitações e mais de 1,5 mil cidades atendidas, a Gyra+ é uma plataforma de capital de giro, que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos! Venha conhecer agora mesmo!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.