Como obter capital de giro para empresas ME? Descubra quais são as melhores linhas de crédito

Capital de Giro 28 de Dez de 2022

Se você é um microempresário, deve saber que imprevistos em um negócio acontecem. E por isso é tão importante ter um capital de giro para empresas ME. Afinal, pode ser que as vendas esfriem por um período, que a empresa tenha que se inovar ou que as contas aumentem repentinamente por diversos motivos.

Mas nem sempre é possível obter um capital de giro próprio e pode ser necessário buscar crédito com terceiros para a sua sobrevivência. O problema é que muitos empresários não sabem muito bem como obter ou quais as melhores linhas de crédito e por conta disso podem cair em algumas ciladas.

É por isso que neste artigo você vai descobrir justamente o que é o capital de giro para empresas ME e como obter as melhores linhas de crédito do mercado. Se interessou? Então continue a leitura!

O que é capital de giro para empresas ME?

Capital de giro é o montante de recursos que uma empresa tem em caixa para funcionar de uma forma saudável e pagar todos os seus gastos. É muito importante principalmente para empresas iniciantes que ainda não possuem lucros dos seus produtos ou serviços.

O capital de giro para empresas ME é essencial para o seu planejamento, afinal, você pode se deparar com alguma emergência ou oportunidade de crescimento que necessitam de gastos. Se você não tiver recursos para suprir esses gastos ou você não poderá arcar com eles ou ficará com dívidas. E isso pode custar o seu negócio se não for bem administrado.

Entre as emergências que você pode enfrentar estão a queda nas vendas e o aumento dos custos operacionais. Já entre as necessidades de crescimento, você pode se deparar com o aumento do quadro de funcionários e o investimento em novas tecnologias e inovação.

Como não é tão fácil iniciar um negócio já com um capital de giro robusto, muitos microempresários acabam buscando financiamento. Se você não sabe nem como começar, confira a seguir como obter capital de giro empresarial.

Como obter capital de giro empresarial?

Se a sua microempresa não tem a capacidade de ter um capital de giro próprio, o ideal é que você busque esse capital de terceiros. Não existem limitações para realizar esse pedido, mas dependendo da instituição podem existir algumas exigências.

Para obter capital de giro empresarial de modo seguro você pode optar por algumas instituições. Veja a seguir quais são elas!

BNDES

O BNDES tem algumas linhas de crédito para capital de giro para diversos setores. Mas no caso das micro, pequenas e médias empresas a operação das linhas de crédito é terceirizada para bancos comerciais, o que aumenta os juros.

Bancos tradicionais e instituições financeiras

Existem também os bancos tradicionais e instituições financeiras que oferecem crédito para capital de giro para empresas ME, mas normalmente costumam trabalhar com garantias (principalmente imóvel como garantia).

Fintechs de crédito

As fintechs de crédito são empresas que surgiram para oferecer créditos de capital de giro para empresas. Existem, inclusive, algumas especializadas em oferecer esse recurso para micro e pequenas empresas de modo a facilitar o negociação entre elas, já que trabalham mais no limite e com menos recursos.

Você já sabe que todo empreendimento começa com gastos primeiro para se obter lucro depois. É por isso que o capital de giro é tão importante: sem ele o negócio não vai para frente. Mas você sabe quais são as melhores linhas de crédito para capital de giro?

Melhores linhas de crédito para capital de giro

Se você se interessou em obter crédito, chegou a hora de conhecer quais são as melhores linhas de crédito para capital de giro disponíveis para empresas ME no mercado!

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma operação que permite que você receba o recurso financeiro antes do prazo previsto. Ou seja, você troca os seus valores “a receber” por capital à vista por meio de um acordo com uma empresa especializada nesse tipo de operação. Normalmente é descontado uma percentagem do total.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia nada mais é do que o empréstimo de um valor ao mesmo tempo que é oferecido em troca uma garantia equivalente em valor para confirmar que você irá quitar a dívida. Se você não conseguir pagar esse valor, a sua garantia é tomada por quem ofereceu o capital como empréstimo. Normalmente há juros para quitar o valor.

Investidores externos

Os investidores externos são pessoas ou empresas terceiras que acreditam no propósito e nos seus resultados do seu negócio e que resolvem oferecer um investimento para que ele cresça. Existem diversos tipos de investimentos externos, como investimento anjo, obtenção de sócios e programas de investimento.

Linha de crédito de capital de giro

Existem também as linhas de crédito específicas para capital de giro. Essas linhas são muito interessantes porque são desenhadas especificamente para esse fim e, por isso, tem o fornecimento dos recursos financeiros facilitado.

Vantagens do crédito para capital de giro ME

Se você se interessou pela opção das linhas de crédito, precisa conhecer as principais vantagens de obter um crédito para capital de giro para empresas ME. Entre essas vantagens estão:

  • Menor burocracia se comparada com outras linhas de crédito;
  • Liberação rápida do valor requisitado;
  • Possui diversas formas de contratação;
  • Não há necessidade de justificar o motivo do empréstimo;
  • É uma operação de curto prazo.

Aprendeu como obter capital de giro para empresas ME?

Em resumo, ter um capital de giro é essencial para o funcionamento saudável de uma empresa. Afinal, imprevistos ou novas oportunidades podem acontecer a todo momento e qualquer um que tenha um negócio quer vê-lo prosperar e crescer, não é mesmo?

E se você não tem condições de bancar sozinho o seu capital de giro, pode buscar um empréstimo por meio das linhas de crédito, que possuem menos burocracia, liberação rápida do valor e sem necessidade de justificar o motivo, entre outras vantagens.

Então agora que você já aprendeu como obter capital de giro para empresas ME, que tal buscar uma linha de crédito para a sua microempresa? Se você está precisando de uma ajuda financeira, a Gyra+ é perfeita para você, porque oferece crédito facilitado para seu negócio, tornando esse processo rápido, seguro e digital.

Com mais de R$ 5 bilhões em solicitações e mais de 1,5 mil cidades atendidas, a Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente! Venha conhecer agora mesmo!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.