Canal de venda para e-commerce: 6 opções para vender mais online

E-commerce 10 de Fev de 2021

Entrar no mercado virtual exige que estejamos sempre atentos às novidades para não ficar para trás. Os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes e o mercado teve que ficar mais maleável para atendê-lo. Nesse contexto, encontrar um canal de venda para e-commerce é uma das estratégias que podem te ajudar a gerar mais resultados para sua empresa.

É sempre bom lembrar que um canal de venda para e-commerce pode ou não se encaixar no seu tipo de negócio, cabe a você avaliar as características do seu produto ou serviço e o perfil do seu cliente.

É claro que é importante estar presente em diversos canais, afinal quanto mais se é visto, mais se é lembrado, no entanto algumas dessas opções são pagas ou podem ter taxas, por isso, leia sobre cada uma para escolher corretamente os canais de venda para e-commerce que melhor funcionam para você.

O que é canal de vendas para e-commerce?

Em suma, um canal de venda para e-commerce é por onde o seu cliente chega até seu produto.

Geralmente, os canais de venda são usados para expandir sua marca, usando outras ferramentas, de modo chamar a atenção do seu público-alvo, mesmo que ele ainda não conheça a sua empresa.

Existem diversos canais de vendas disponíveis, no entanto nem todos são indicados para qualquer um, como já dissemos, existe um custo e pode ser ou não vantajoso estar nele. É necessário estudar o seu tipo de negócio e e-commerce, as personas de consumidores da sua marca, fazer testes e aplicar com estratégia, além de acompanhar os resultados para saber se vale a pena.

Melhores canais de venda para e-commerce

Quando você pensar em um canal de venda para e-commerce, sempre abra sua mente, alguns espaços que aparentemente não cabem uma abordagem comercial, muitas vezes são ferramentas poderosas se usadas corretamente, veja a lista:

  1. Marketplace
  2. Google
  3. Instagram
  4. Facebook
  5. Marketing de Afiliados
  6. Comparadores de preço

Conheça mais sobre cada um, logo a seguir.

Marketplace

Esse talvez seja o canal de venda para e-commerce mais badalado do momento. Se você ainda não conhece essa forma de vender saiba que o marketplace opera de forma simples.

De maneira geral, você divulga seu produto usando uma plataforma de vendas terceirizada, que também apresenta produtos de outros vendedores (incluindo concorrentes). A grande vantagem é utilizar uma plataforma famosa como vitrine e aproveitar todo o fluxo de clientes que ela oferece, sem que você precise investir em marketing.

Grandes marcas como Americanas e Amazon têm um espaço de marketplace muito grande.

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Faça um teste, pesquise um produto nesses sites e veja que diversas opções vão aparecer e muitas delas são de outras empresas que anunciam seus produtos nesse site.

Os Marketplaces de marcas famosas no entanto tem dois “poréns”:

 você vai precisar dividir o espaço com muitas outras marcas e com seus próprios produtos, o que aumenta a concorrência.

 apesar de grande parte das plataformas não cobrarem nada para hospedar seus produtos, eles taxam suas vendas, por isso leia atentamente sobre essa porcentagem para fazer seu preço real.

Além de marcas famosas existem também as plataformas que são 100% Marketplace como OLX e Mercado Livre, que vendem somente produtos de outros vendedores.

Nesses casos não existe tarifa por venda, mas para ficar melhor rankeado e publicar mais produtos você precisará contratar um plano para anunciar mais produtos e pagar para o anúncio ficar em destaque nas pesquisas, é o que acontece quando você faz um anúncio usando o Product Ads no Mercado Livre.

Os marketplaces são meios de vendas pela internet muito interessantes para quem está começando, isso porque você estará dentro de um site já consagrado, com milhões de acessos, tendo uma visibilidade que sozinho o seu negócio dificilmente alcançaria.

Conheça mais sobre como aproveitar esse canal de venda para e-commerce no vídeo abaixo.


Google

A maior ferramenta de busca também é um canal de venda para e-commerce.

Existem muitas formas de usá-lo e a primeira é a partir das campanhas de Google Adwords para e-commerce.

Nelas você paga para que seu site apareça entre os primeiros resultados de pesquisas feitas por usuários com determinadas palavras-chaves.

Outra forma de anúncio no Google, que também pode ser encarado como um exemplo de canais de venda é o Google Shopping.

É parecido com o Adwords, mas ao invés do site mais bem colocado ele também exibe foto e preço linkado diretamente com este produto dentro do seu e-commerce. Para trabalhar com essa modalidade é necessário estar cadastrado no Google Merchant Center.

Na imagem abaixo, marcado de vermelho, você tem um exemplo de resultados do Google Shopping para uma pesquisa no Google.

Instagram

As redes sociais também são uma excelente forma de contato direto com seu cliente, o que pode representar mais vendas.

O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos e seus recursos comerciais estão cada vez mais presentes.

Isso vale principalmente se você trabalhar vendendo acessórios de beleza e moda, nesses casos é certo que você pode encontrar clientes nessa rede social.

Nesse aspecto, usar o Instagram para encontrar influenciadores digitais também é uma estratégia que pode trazer seus produtos para um novo público engajado.

Entretanto, se não quiser investir nesse formato, o Instagram Shopping é um excelente exemplo de canal de venda para e-commerce.

Fonte: Facebook

Facebook

Ainda muito relevante para o e-commerce, o Facebook é um canal de venda que segue com uma boa gama de opções de abordagem ao cliente, que fazem com que o alcance da sua marca ou do seu produto chegue a mais pessoas.

Seja através de anúncios patrocinados linkados em Landing Pages, postagens em fanpages ou até mesmo propaganda em grupos específicos, tudo isso usando a segmentação de público para que você faça a propaganda  mais assertiva possível.

Para quem trabalha com eventos, patrocinar e movimentar os eventos dentro do Facebook também é uma ótima pedida para divulgação e claro venda de ingressos.

Marketing de Afiliados

Mais um canal de venda para e-commerce muito relevante e atual são os programas de afiliados.

Essa forma de vendas funciona de uma forma indireta, onde você atinge produtores de conteúdo como blogs, canais no Youtube, Podcasts o que for que seja relevante para divulgar os seus produtos em troca de comissão.

Plataformas famosas como Hotmart, Eduzz e Monetize são especialistas para criar essa ponte entre as marcas e os produtores de conteúdo.

Você passa para elas quais produtos quer utilizar nessa estratégia e elas geram links personalizados para os afiliados.

O produtor de conteúdo que se encaixar com o perfil de seu produto, ou simplesmente tiver uma audiência interessante, pega esse link que é só dele e divulga para o seu público e cada venda feita naquele link tem uma comissão, funciona como um ganha-ganha.

Leia também: Como vender produtos de outras lojas? 2 modelos de negócio!

Comparadores de preço

Outro canal de venda para e-commerce muito interessante são os buscadores de preço. Alguns sites como Buscapé e Zoom são especializados em buscar os menores preços em cima de uma pesquisa feita pelo usuário.

No entanto, apesar de ser um leilão onde o menor preço costuma ser o que mais conta, o canal também possui avaliação dos usuários, por isso, se você tiver um bom produto e realizar as entregas no prazo, essa boa reputação pesa ao seu favor também nesse tipo de site.

E aí conseguiu escolher o canal de venda para e-commerce ideal para o seu negócio?

Já trabalha com algum deles? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre sua experiência.

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