Bandeiras de cartão de crédito: quais aceitar em minha loja?

4 de Fev de 2022

Atualmente existem diversas bandeiras de cartão de crédito e débito espalhadas pelo Brasil. Mas qual bandeira de cartão devo aceitar no meu estabelecimento?

Cada vez mais os brasileiros efetuam as compras através do uso dos cartões de crédito e se torna fundamental entendermos quais as bandeiras que devo aceitar no meu negócio para atender da melhor forma possível meus clientes.

Neste artigo, vamos mostrar algumas das maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo e quais são as bandeiras de cartão de crédito no Brasil que são mais utilizadas.

O que é e pra que serve as bandeiras de cartão de crédito?

Antes de falarmos sobre quais são as maiores ou melhores bandeiras de cartão de crédito é importante entendermos o que são as bandeiras e para que servem.

As bandeiras do cartão de crédito servem para regulamentar as operações dos cartões de crédito. São essas empresas que vão validar o pagamento que foi efetuado pelo consumidor.

São essas empresas que são responsáveis por validar as compras realizadas no cartão, comunicando com os bancos e autorizando o pagamento.

Mas, e aí, quais são as principais bandeiras de cartão de crédito brasileiras e suas diferenças?

Quais são as bandeiras de cartão de crédito no Brasil?

Durante um bom tempo o mercado brasileiro era dominado basicamente por duas empresas, Visa e Mastercard, mas esse cenário vem mudando com o passar do tempo e novas empresas vêm crescendo.

Algumas das principais bandeiras de cartão de crédito que atuam no Brasil são:

  • Visa
  • MasterCard
  • Elo
  • American Express
  • Hipercard

Visa

A Visa é uma das principais bandeiras de cartão de crédito que atuam no território brasileiro e está entre as maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo. Atualmente a bandeira Visa é aceita em mais de 200 países.

MasterCard

Junto com a Visa o Mastercard está entre as maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo que atuam no Brasil, dominando o mercado nacional há muito tempo.

A bandeira Mastercard é aceita em 210 países espalhados pelo mundo além de possuir parceria com 25 mil instituições financeiras, o que permite que seja aceita em todo o mundo.

Elo

Uma das bandeiras de cartão que vem crescendo cada vez mais é a Elo. Uma empresa totalmente brasileira que nasceu da junção de três bancos importantes:

  • Bradesco
  • Caixa Economica Federal
  • Banco do Brasil

Sua bandeira é aceita em mais de 35 milhões de estabelecimentos espalhados pelo mundo.

American Express

Entre as maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo, a bandeira americana tornou-se especializada em clientes com poder aquisitivo alto e grande poder de compra.

No Brasil a bandeira é aceita em mais de um milhão de estabelecimentos, enquanto no mundo passa dos treze milhões de usuários.

Hipercard

Uma empresa genuinamente brasileira com sede em Recife, a Hipercard, atualmente é gerida pelo banco Itaú.

Uma pesquisa realizada em 2016 apontou que o Hipercard tem participação no mercado nacional de 3,7% no mercado de cartões de crédito.

Qual bandeira de cartão de crédito devo aceitar?

Agora que já falamos um pouco sobre as principais bandeiras de cartão de crédito do mercado brasileiro e do mercado mundial chegou a hora de falarmos sobre quais as bandeiras devo aceitar no meu estabelecimento.

Com a grande variedade de bandeiras que existem hoje em dia é fundamental saber quais bandeiras e qual máquina de cartão devo escolher.

Escolha de acordo com o perfil de seus clientes

O  mais importante em um negócio é agradar e atrair seus clientes, não é verdade? Então escolha a maquininha que aceita as bandeiras que seu público alvo utiliza normalmente.

Depois disso, faça uma pesquisa para entender melhor quais são as máquinas que aceitam essas bandeiras.

Os líderes de mercado, e que estão entre as maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo como já falamos anteriormente, são Visa e Mastercard, então o importante é começar por elas, já que a maioria dos clientes possivelmente vão possuir essas duas bandeiras.

E como são as duas principais empresas, quase todas as máquinas de cartão aceitam as duas.

A coisa pode complicar um pouco quando começamos a falar sobre as outras bandeiras, já que algumas são voltadas para o público mais popular e algumas mais voltadas para um público com o poder aquisitivo mais alto.

Bandeiras de cartão de crédito para o público de menor renda

Algumas bandeiras de cartão de crédito são voltadas para o público de menor renda, caso o seu negócio seja voltado para o público dito popular, vai ser importante você escolher máquinas de cartão de crédito que aceitam essas bandeiras.

Algumas bandeiras que são voltadas para esse público são a Elo e Hipercard, e as máquinas que aceitam essas bandeiras são:  

  • Cielo,
  • PagSeguro,
  • iZettle,
  • SumUp

Leia também: Cielo ou PagSeguro: qual oferece a melhor máquina de cartão?

Bandeiras de cartão de crédito para o público de maior renda

Agora se seu público alvo for um público de alta renda provavelmente eles vão possuir cartões de crédito com bandeiras como a do American Express ou Diners Club.

Essas bandeiras são voltadas para clientes com alto poder de compra e que buscam vantagens como acúmulo de milhas por exemplo ao utilizar os cartões.

Então caso seu estabelecimento seja voltado para esse público é importante possuir máquinas de cartões de crédito que aceitam essas bandeiras como:

  • Mercado Pago Point.
  • iZettle
  • SumUp
  • Pag seguro  

Independente do tipo de bandeira de cartão de crédito que você optar em usar na sua loja, seja física ou online, você pode contar com a GYRA+ para conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Acesse o site da GYRA+, faça uma simulação e converse com nossa equipe que vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, ContaAzul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores. Fique tranquilo, seus dados ficam protegidos e são usados apenas para avaliação do crédito a ser liberado.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.