Como aumentar os resultados com o atendimento ao cliente no escritório de contabilidade [GUIA]
É bem provável que você tenha alguma ideia sobre a importância do atendimento ao cliente que a sua empresa oferece e como ele pode impactar nos resultados mais estratégicos do negócio, como atração e retenção de clientes.
Entretanto, é bastante comum que surjam dúvidas sobre como fazer atendimento ao cliente no escritório de contabilidade e como gerar melhores resultados a partir dele.
Em um mercado em que 61% dos clientes afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos ou serviços, não há possibilidade de deixar de lado essa área da empresa que deve oferecer uma experiência de qualidade desde o processo de atração de novos clientes até a retenção e fidelização dos atuais.
E porque manter clientes é tão - ou mais - importante que conquistar novos clientes? Porque é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual.
Com todas essas informações em mente, você deve estar ainda mais preocupado sobre como fazer um atendimento ao cliente no escritório de contabilidade de qualidade. Então, vamos às dicas!
Atendimento ao cliente no escritório de contabilidade
Existem muitas práticas dentro de um processo de atendimento ao cliente no escritório de contabilidade que podem ser postas em prática, entretanto, se você está começando, indicamos que dê o primeiro passo com as dicas a seguir:
- Crie uma base de conhecimento para autoatendimento dos clientes
- Oferecer omnichannel para atendimento
- Inclua o chat como ferramenta
- Aplique pesquisas de satisfação
- Adote uma ferramenta de atendimento ao cliente
Precisa de uma ajudinha para entender cada uma dessas etapas? A seguir, apresentamos detalhadamente cada uma dessas dicas. Confira!
Crie uma base de conhecimento para autoatendimento dos clientes
Cada vez mais os clientes buscam por soluções rápidas que resolvam suas dúvidas sem precisar falar com um atendente. Isso é verdade para diferentes tipos de negócios e empresas, incluindo a contabilidade.
Por isso, para criar um atendimento ao cliente no escritório de contabilidade considere oferecer um base de conhecimento estilo FAQ, perguntas frequentes, para que seus clientes possam resolver suas dúvidas por eles mesmos, sem depender de uma ligação para sua empresa.
Além de agilizar o atendimento, permitindo que o cliente resolva sua dúvida imediatamente, o autoatendimento também reduz o número de chamados que sua equipe recebe, reduzindo assim o custo que você tem com esses profissionais e o tempo que eles gastam atendendo a demandas simples.
Além de ajudar os clientes, uma base de conhecimento completa também pode ser disponibilizada para a equipe de atendimento, que poderá acessá-la em busca de respostas para as demandas - mais complexas ou não - dos clientes.
Essa também é uma forma de tornar a busca por soluções mais eficiente e rápida, diminuindo o tempo de espera no atendimento.
Ofereça omnichannel para atendimento
89% é a taxa de retenção das empresas com estratégias de omnichannel, uma empresa de contabilidade também pode oferecer esse tipo de suporte e, consequentemente, aproveitar esse benefício.
Na tradução literal, omnichannel significa todos os canais, mas na prática vai muito além de disponibilizar diferentes canais para seus clientes. Estamos falando de uma estratégia que deve integrar todos os canais, oferecendo a mesma experiência em todos eles, e permitindo que os clientes resolvam suas demandas em qualquer um.
Entre os canais de atendimento mais comuns em uma estratégia como esta estão:
- telefone,
- e-mail,
- redes sociais,
- chat no site e mais.
O omnichannel melhora a experiência do cliente com a empresa, permitindo que seu cliente encontre as soluções que precisa, no canal que preferir.
Inclua o chat como ferramenta
Dentro do modelo omnichannel é cada vez mais comum o uso de chats dentro de sites.
Eles tornam a comunicação instantânea e oferecem um upgrade na experiência do cliente. Talvez seja isso que faça com que 90% das equipes de atendimento considerem o chat um bom canal para o suporte aos clientes.
Os chats devem estar integrados aos demais canais e oferecer um atendimento eficiente.
Aplique pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação são importantes para que você possa medir a eficiência do setor, identificar falhas, resolvê-las a tempo, bem como avaliar pontos de melhoria e otimizar o setor e seus processos.
Além de tudo isso, as pesquisas de satisfação mostram para seus clientes que você se importa com a opinião deles e em como eles estão sendo tratados, bem como com o sucesso dele com o seu serviço. Por isso, conheça também nosso “Modelo de pesquisa de satisfação: aprenda a criar o seu”.
Para se aprofundar no assunto, antes de aplicar uma pesquisa como essa, indicamos que assista ao vídeo a seguir.
Adote uma ferramenta de atendimento ao cliente
Uma ferramenta de atendimento ao cliente vai permitir que todo esse trabalho voltado para o atendimento ao cliente no escritório de contabilidade realmente aconteça de maneira harmoniosa e eficiente, garantindo qualidade para os clientes e eficiência para seu time.
A tecnologia é uma importante aliada para garantir a centralização dos atendimentos, priorização dos tickets, atendimento de todas as demandas, armazenamento do histórico de cada cliente.
Além disso, as ferramentas de atendimento ao cliente também permitem que você integre a base de conhecimento da qual falamos, bem como ofereça atendimento omnichannel.
Este artigo foi escrito pela Movidesk, um software completo que auxilia desde a automação dos processos, o acompanhamento dos gerentes pelos relatórios de métricas e a implementação de uma estratégia multicanal, sendo ideal para o atendimento ao cliente no escritório de contabilidade.
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